Colégio da FSA:
Tecnologia a serviço da educação

Ao longo dos últimos anos, tecnologias de informação e comunicação foram incorporadas em nossas salas de aula.
Foi um processo gradativo que demandou por cursos, assessoria, instrumentalização de professores e alunos para a utilização de ferramentas, plataformas e aplicativos.

No Colégio da FSA

A utilização intensiva de novas tecnologias em sala de aula já é uma realidade. Nosso colégio tem uma parceria com a Google e utiliza a plataforma “Google Sala de Aula” há quatro anos. Por meio dessa plataforma, os alunos têm acesso a textos e propostas pedagógicas. Contamos com Chromebooks que são utilizados na “Sala Google” e propomos que as famílias invistam na aquisição de um Chromebook ou Tablet ou Laptop para utilização em sala de aula.

Constatamos que os livros didáticos, em geral, sofrem diante da velocidade das mudanças no mundo contemporâneo e não possibilitam trabalhar com temas emergentes e atuais.  Dessa forma, reiteramos nossa opção por trabalhar com tecnologias de informação e comunicação em sala de aula. Para o 1º ano que ingressa no ano de 2019, não usaremos livros didáticos ou apostilas, porém, é claro que, utilizaremos muitos materiais pedagógicos (físicos e digitalizados), pois contamos com professores que são os verdadeiros autores de seus cursos.

Os professores do Colégio da FSA, em suas aulas, fazem uso de materiais pedagógicos diversos e atualizados.  Ao usar essas tecnologias, o professor passa a ser protagonista de seus materiais pedagógicos, pois elabora e publica na plataforma propostas atualizadas, significativas e necessárias àquela sala de aula em específico.

Os alunos, por sua vez, acessam o “Google Sala de Aula” pelo e-mail institucional  ou pelo aplicativo (no celular), e-mail este (@fsa.br) com capacidade ilimitada de armazenamento. A agilidade e originalidade de iniciativas didáticas propiciadas são admiráveis. Dentre alguns exemplos, citamos a possibilidade de enviar: textos acadêmicos, textos jornalísticos, vídeos, músicas, exercícios, tarefas, artigos recém-lançados, artigos sobre temas emergentes (atualidades) etc.

Sobre os impasses da utilização de livros didáticos e de apostilas, leia também o artigo escrito pelo professor Ricardo Alvarez (Mestre em Geografia e professor do Colégio da FSA) publicado no jornal Diário do Grande ABC em 11/08/2018 (página 02) e acessível em: (inserir link da matéria no site da fsa)

Matéria publicada no jornal Diário do Grande ABC em 11/08/2018. Prof. Ricardo Alvarez

Colégio Fundação Santo André © 2020