PERGUNTAS FREQUENTES

Colégio


A forma de ingresso é simples. Após conhecer a proposta pedagógica do Colégio e a nossas instalações, basta efetivar a matrícula na secretaria, munido dos documentos solicitados.
Não. Os nossos alunos utilizam livros didáticos. O Ensino Médio utiliza os livros durante os três anos, na sua maioria. Algumas coleções contam também com a versão digital, para facilitar os estudos e as tarefas de casa.
Não. O transporte de nossos alunos é feito pelas Vans (serviço contratado pelos pais de alunos), ou por ônibus – circular que realizam o embarque e desembarque dentro do campus da Fundação Santo André.
Não. Os nossos alunos estudam no período da manhã. Eles têm, no período da tarde, a opção de práticas esportivas, monitorias e oficinas.
Não. O Colégio não possui processo seletivo para ingresso ou para bolsa de estudo. No caso de irmãos na mesma Instituição, existe um desconto de 5% para um dos irmãos, mesmo de unidades diferentes. Alunos dependentes de associados a sindicatos que mantêm convênio com a FSA têm 10% de desconto. Para saber mais acesse o Menu-Projetos-Bolsas/Incentivos.
O Colégio trabalha com o método sócio-construtivista, no qual o aluno participa das aulas de diferentes maneiras: projetos digitais, atividades em grupo e individuais, aulas expositivas, entre outros.
A Fundação Santo André realiza parcerias com várias empresas. Com relação à bolsa atleta, neste momento, o Colégio não possui, mas procura sempre incentivar a participação maciça de nossos alunos nos Jogos Escolares, o que vem se concretizando já há alguns anos.
Sim, pois o acesso de nossos alunos aos outros prédios ou as outras unidades é sempre acompanhado pelos professores ou pela inspetora e com a supervisão dos guardas patrimoniais da Fundação Santo André.
Os nossos alunos estudam no período da manhã das 07h20 às 12h50, em um prédio próprio, com cantina, anfiteatro, laboratórios de química, física, biologia e informática, salas multiuso e interativas, com toda tranquilidade e segurança necessária à sua faixa etária. Acreditamos que o contato com os demais alunos do Centro Universitário da Fundação Santo André, é de grande valia para o amadurecimento de nossos alunos.

Graduação


A matrícula deverá ser requerida durante o prazo fixado no Calendário Escolar, juntando ao requerimento o comprovante de pagamento da parcela inicial da anuidade original e cópia do comprovante de endereço. A matrícula somente será efetuada se o aluno estiver com sua situação acadêmica e financeira regularizada.
A compensação de ausência é o processo destinado ao aluno em afastamento médico igual ou superior a 15 dias, exceto em caso de doença infecto-contagiosa, e também para alunas gestantes ou por licença maternidade. No caso de aluna gestante, o afastamento será de três meses a partir do 8º mês de gestação, devidamente comprovado por atestado médico. Após o início da ausência, o representante do aluno terá o prazo máximo de 48 horas para apresentar o requerimento na Secretaria, anexando atestado médico original que especifique a data de início e término previsto do afastamento e identifique o problema de saúde pelo CID (Código Internacional de Doença), para análise e visto do Departamento Médico, Secretária e Direção.A este  aluno será autorizado o processo de compensação de ausência, por meio através de trabalhos domiciliares.
O trancamento de matrícula deverá ser requerido junto à Secretaria, por motivo de força maior, comprovado, após o decurso de três meses do início do ano letivo, caso o aluno não tenha ultrapassado o número limite de faltas, estar com a situação acadêmica e financeira regular. Nesse caso, terá sua vaga garantida, podendo retornar ao Curso no próximo ano letivo, sem necessidade de novo vestibular. Esta situação não se aplica à alunos do 1º ano.
Caso a solicitação seja indeferida por qualquer um dos motivos acima, o requerente será informado no prazo máximo de 5 dias úteis, a contar da data do protocolo do requerimento.
O aluno ingressante (calouro) poderá requerer o cancelamento de sua matrícula, cessando assim todos os direitos e obrigações com a Faculdade. Para isto, deverá protocolar na secretaria requerimento, juntando a este o comprovante de pagamento da 1ª parcela da anuidade, com prazo máximo até o dia anterior ao início do ano letivo, com direito a devolução de 80% (oitenta por cento) do valor pago.
O aluno que quiser desligar-se da Faculdade, sem garantia de vaga, deverá protocolar requerimento na secretaria, solicitando a desistência formal do curso, em qualquer período do ano.
O aluno que desistir ou abandonar o curso, sem oficializar este fato, continuará acumulando faltas e débitos até o final do ano letivo. Para evitar este problema, deverá requerer sua desistência formal ou trancamento de matrícula junto à Secretaria.
Quando não concluir o curso dentro do prazo máximo previsto para sua integralização,o aluno terá sua matrícula recusada, ficando na condição de jubilado.Para dar continuidade aos estudos, o aluno deverá se submeter a novo processo seletivo, com aproveitamento de estudos das disciplinas já cursadas, acompanhada de resultados satisfatórios de acordo com as exigências regimentais.

Procedimento FAECO:A transferência de turno está condicionada à existência de vagas. O requerimento deverá ser protocolado na Secretaria. Se houver mais pedidos do que vagas, a seleção levará em consideração, primeiramente, a nota média do aluno no ano anterior, ou para os 1° anistas, a nota do processo seletivo(Vestibular). Se houver empate, o aluno casado. Persistindo o empate, o aluno mais velho, e se mesmo assim houver empate, sorteio.

Procedimento FAFIL:O aluno deve preencher requerimento, anexar atestado de trabalho com horário.

Procedimento FAENG:O aluno deve preencher requerimento, anexar atestado de trabalho com horário. Não há transferência de período para alunos calouros.

A transferência de candidatos procedentes de outros estabelecimentos de ensino superior congêneres, nacionais ou estrangeiros, deverá ser requerida no período estabelecido no Calendário Escolar, na Secretaria da Faculdade. O candidato deverá apresentar a documentação exigida (histórico escolar com carga horária e programa das disciplinas cursadas). Caso seja aprovado, o aluno transferido está sujeito às adaptações curriculares que se fizerem necessárias, conforme orientação da Secretaria.
O aluno regularmente matriculado que desejar transferir-se para outra Instituição de Ensino Superior, deverá regularizar sua situação acadêmica, solicitando a desistência formal junto à secretaria, evitando, assim, o acúmulo de débitos até o final do ano letivo.
O Valor em 2016 é de R$ 13,71 para cada documento.

Procedimento FAENG: O Prazo para entrega de declaração é de 5 dias úteis e o prazo para histórico escolar e de 15 dias úteis. 

Procedimento FAFIL: O Prazo para entrega de declaração e Histórico parcial é de 03 à 05 dias úteis. O Histórico Escolar de alunos concluintes é de 05 à 07 dias úteis.

Procedimento FAECO: O Prazo para entrega de declaração e Histórico é de 03 dias úteis.

Procedimento FAENG: O estágio supervisionado obrigatório é realizado a partir do quarto ano de cada cursos. O aluno deve realizar 320 horas de estágio. Outras informações encontram-se no site da FSA, no Menu-Serviços-Estágio/Emprego.
Cartão Bom: formulário deve ser preenchido no guichê da Secretaria. A Secretaria irá cadastra-lo no site da empresa e no prazo de 7 dias o aluno deverá acessar o site através de seu número de RG e concluir o cadastro. Após conclusão do cadastrado, o aluno ira imprimir o boleto e paga-lo e apresentar o boleto e os documentos descritos no site da empresa www.emtu.sp.gov.br. O cartão será encaminhado pela empresa para a Secretaria no prazo de até 45 dias.

Bilhete Único: formulário deve ser preenchido no guichê da Secretaria. A Secretaria irá cadastra-lo no site da empresa e no prazo de 48 horas o aluno deverá acessar o site www.sptrans.com.br. com o número de RG e data de nascimento para finalizar o cadastro. Com relação ao recebimento do cartão o aluno poderá optar pela entrega na Secretaria ou a retirada em algum posto autorizado pela SPTrans, no prazo de 45 dias.

EPT - ônibus municipal : procedimento online a partir de 2016. Acesse o site www.aesanet.com.br.

Passe escolar municipal: o aluno deverá adquirir as informações no site de cada empresa.

O certificado de conclusão somente é entregue na colação de grau. O aluno pode participar da colação oficial ou requerer uma colação simplificada.
A informação é dada de acordo com o horário de aulas e o horário também encontra-se afixado nos murais da faculdade.
Ter concluído todas as disciplinas da matriz curricular, estar regular junto ao ENADE, ter apresentado monografia/TCC e ter finalizado o Estágios.
Disciplinas com duas aulas semanais – 18 faltas. Disciplinas com quatro aulas semanais –36 faltas. Disciplinas com seis aulas semanais – 54 faltas.
O aluno que obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e média anual igual a 7 (sete) ou mais, já está automaticamente aprovado. Se o resultado da mesma média for superior a 3 (três) e inferior a 7 (sete), o aluno terá direito a exame, devendo obter nele, para aprovação, a nota que falta para 10 (dez). Se, após o exame, a nota do aluno for igual ou superior a 5 (cinco), ele terá obtido aprovação na disciplina, estando atendida também a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento). O aluno será considerado reprovado, se obtiver média aritmética inferior a 3 (três), ou, após o exame, média final for inferior a 5 (cinco). Também estará reprovado o aluno de frequência anual inferior a 75% (setenta e cinco por cento), independente da nota final obtida.
Sim, para mais informações o aluno deverá acessar o Menu-Projetos-Bolsas/Incentivos
Os cursos que têm duração de 04 anos, o período de integralização é de 07 (sete) anos e os cursos de têm duração de 05 anos, o período de integralização é de 08 (oito) anos. Caso o aluno ultrapasse o tempo de integralização do curso, deverá submeter-se ao novo concurso Vestibular, solicitar a convalidação de estudos e se adequar à nova grade, caso necessário.

Pós-Graduação


Existem dois tipos de pós-graduação lato sensu: MBA e Especialização. MBA é a sigla, em inglês, para Master in Business Administration, ou, em português, Mestre em Administração de Negócios. Traduzindo, MBA é um curso de formação de executivos, nas diversas disciplinas da administração, em que são estudadas matérias de marketing, finanças, RH, contabilidade, etc., voltadas à gestão em determinada área ou segmento. Especialização tem um caráter mais técnico, voltado ao aprofundamento em determinados temas na área do curso.
Sim, os certificados possuem validade nacional uma vez que a FSA é um Centro Universitário, credenciado pelo CEE (Conselho Estadual de Educação) e obedecem às regulamentações exigidas pelo MEC.
Sim, conforme ato legal de credenciamento da instituição emitido pelo CREA.
Sim, se for o mesmo conteúdo programático e a mesma carga horária.
A Pós-Graduação não tem bolsa. Ex-alunos do Centro Universitário têm 10% de desconto. Alunos associados a sindicatos que mantêm convênio com a FSA também têm direito a 10% de desconto mais informações acesse Menu-Projetos-Bolsas/Incetivos
Critérios de aprovação: frequência mínima de 75% do total de atividades programadas, aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete inteiros) na média final e nota mínima 5,0 (cinco inteiros) por disciplina.
Sim. É exigência para a conclusão do curso de Pós-Graduação a elaboração e apresentação de um trabalho de conclusão de curso, ou uma monografia final, ou um artigo científico.
Existem dois tipos de pós-graduação: o lato sensu e o stricto sensu. O stricto sensu compreende os cursos de mestrado e de doutorado e destina-se àqueles que pretendem aprofundar as práticas de pesquisador e que desejam aperfeiçoarem-se como docentes no ensino superior. Tais cursos demandam uma dedicação maior e duram, em média, de 24 a 48 meses. Exigem a elaboração de uma dissertação (mestrado) ou de uma tese (doutorado) e conferem diploma.
Os cursos de lato sensu possuem foco nas necessidades do mercado (seja ele público ou privado) e visam a aperfeiçoar, atualizar ou complementar conhecimentos adquiridos na graduação. Tais cursos demandam uma dedicação menor e tem uma duração média de 18 meses. Exigem a elaboração de um trabalho de conclusão de curso (geralmente uma monografia) e conferem certificado.
Todos aqueles que concluíram um curso superior (tecnólogo, bacharel, engenheiro), conforme os requisitos exigidos em cada curso.
Não. Somente disciplinas de cursos de Pós-Graduação poderão ser analisadas para a possível dispensa.

Processo Seletivo - Vestibular


Sim. Nossos cursos de Tecnologia são semestrais, os demais são anuais.
Por meio do Menu-Processo Seletivo-Graduação
A nota do ENEM pode ser utilizada para fins de ingresso. Para realizar a inscrição no Vestibular, com a nota do ENEM de anos anteriores, o candidato deve comparecer ao Posto de Inscrição com o comprovante de notas, e pagar a taxa de inscrição de R$30,00 (trinta reais), ausentando-se desta forma, de realizar a prova.
Os valores dos cursos estão disponíveis no Menu-Processo Seletivo-Graduação 
A FSA possui convênio com várias empresas e sindicatos, bem como, com a Prefeitura Municipal de Santo André, nestes casos, sendo o aluno dependente, filiado ou funcionário, poderá apresentar uma declaração que comprove o vínculo, e obter um desconto de 10%, no caso das empresas ou sindicatos e de até 50%, para funcionários da PMSA.Há também descontos para EX-ALUNOS formados na FSA (10%), ou de 5%, na hipótese do aluno apresentar para matrícula 01 (um) irmão, filho ou cônjuge.
Por meio do Menu-FSA-Como Chegar?
Não. O aluno realiza, no ato da matrícula, pagamento de uma mensalidade referente ao mês de janeiro;

Serviço Social


R: A FSA possui convênio com várias empresas e sindicatos, bem como, com a Prefeitura Municipal de Santo André, nestes casos, sendo o aluno dependente, filiado ou funcionário, poderá apresentar uma declaração que comprove o vínculo, e obter um desconto de 10%, no caso das empresas ou sindicatos e de até 50%, para funcionários da PMSA.Há também descontos para EX-ALUNOS formados na FSA (10%), ou de 5%, na hipótese do aluno apresentar para matrícula 01 (um) irmão, filho ou cônjuge. 
O aluno deverá solicitar a documentação necessária para a análise sócio-econômica no Setor de Arrecadação e Cobrança, que encaminhará ao setor de Serviço Social para a devida análise e, em seguida, a realização de entrevista social.
Alunos já matriculados nos cursos aptos para o ano de adesão. Para os alunos que concluíram o Ensino Médio, a partir de 2010, somente terão direito ao FIES aqueles que obrigatoriamente realizaram o ENEM.
É a realização de atendimento, orientação e encaminhamento dos casos, na área de assistência social, de acordo com a especificidade da realidade demonstrada, tais como: problemas familiares, dependência química, problemas de saúde, entre outros.
COEPP – Centro de Orientação Educacional, Profissional e Psicológico, é o atendimento psicológico, aberto à comunidade, realizado pelos próprios alunos do curso de Psicologia da Fundação Santo André, com a supervisão de um professor com vasta experiência e titulação, respeitando-se os critérios éticos e a legislação vigente.
As inscrições para o atendimento em 2015, deverão ser realizadas no Setor de Serviço Social por meio do telefone 4979-3336, ou por e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Devido à Fundação ser uma Instituição privada, de caráter público, não se enquadra nas regras para a liberação destas duas modalidades de benefício disponibilizadas pelo governo.
São Instituições distintas, portanto, o atendimento do Serviço Social da Fundação Santo André é direcionado apenas aos alunos da referida Instituição, não tendo vinculo algum com a área da saúde da Fundação ABC.
Desde que esteja em processo de acordo dos débitos, junto à Instituição, o aluno poderá realizar a rematrícula.
O horário de funcionamento do Setor de Serviço Social é de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Setor de Arrecadação


O boleto pode ser retirado via site por meio do Menu-Serviços-Boletos, ou no Setor de Arrecadação.
Mesmo após o pagamento do boleto, ele permanece disponível no site da FSA, e somente será retirado na geração do próximo boleto.
É necessário que, para verificação e posterior cadastro do crédito em sua próxima parcela, você nos encaminhe uma cópia deste boleto por e-mail ou tragá o diretamente ao Setor de Arrecadação.
A data de vencimento não pode ser alterada, por se tratar de cláusula contratual.
Para que possamos verificar a possibilidade de um parcelamento do seu débito, é necessário que você compareça ao Setor de Arrecadação, munido de seu CPF, RG, e um comprovante de residência.
Caso tenha a intenção de pagar os boletos em atraso, um a um, sem efetuar um acordo, você poderá retirá-los via site por meio do Menu-Serviços-Boletos, ou no Setor de Arrecadação.OBS: A impressão destes boletos deverá ser no dia que pretender efetuar o pagamento.
Você pode entrar em contato com o setor Jurídico pelo telefone – 4979-33-16 ou pelo endereço – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O horário de atendimento é das 8h00 às 22h00. Você poderá também comparecer ao setor de Arrecadação, para verificar a possibilidade de efetuar um acordo, diretamente com a FSA, neste caso é necessário que venha com seu CPF, RG e um comprovante de residência.
Não, para o caso de haver parcelas de mensalidades em aberto, estas deverão ser quitadas ou negociadas, caso o débito se refira a acordos, estes não poderão ser renegociados, e deverão ser quitados.
A FSA possui convênio com várias empresas e sindicatos, bem como, com a Prefeitura Municipal de Santo André, nestes casos, sendo o aluno dependente, filiado ou funcionário, poderá apresentar uma declaração que comprove o vínculo, e obter um desconto de 10%, no caso das empresas ou sindicatos e de até 50%, para funcionários da PMSA. Há também descontos para EX-ALUNOS formados na FSA (10%), ou de 5%, na hipótese do aluno apresentar para matrícula 01 (um) irmão, filho ou cônjuge. Mais informações acesse o Menu-Projetos-Bolsas/Incentivos 
Não é possível, orientamos o aluno, que em caso de dúvida referente a débitos, que entre em contato com o Setor de Arrecadação para verificação.
O Setor de Arrecadação fornece apenas declarações relativas a valores, esta declaração deve ser solicitada na secretaria de sua unidade.
Não, o Setor de Arrecadação não faz o recebimento de pagamentos de nenhuma espécie.

Biblioteca


A Biblioteca Comunitária pode ser frequentada pela comunidade acadêmica (FAECO, FAFIL, FAENG, PÓS-GRADUAÇÃO E COLÉGIO) e a comunidade externa.
O Prédio da Biblioteca Comunitária está localizado no campus da FSA, próximo à Portaria Central, entre os prédios da FAECO e FAFIL, na entrada principal da instituição.
Na Biblioteca, iremos atender os usuários, oferecendo suporte quanto ao levantamento bibliográfico e à orientação para pesquisas.Também  auxiliamos em relação às principais dúvidas a respeito da normalização de trabalhos acadêmicos. Quando não possuímos o material acerca do que tema que o aluno precisa pesquisar, nós o auxiliamos na realização da Comutação bibliográfica (COMUT), e fazemos o Empréstimo entre Bibliotecas (EEB). Como parte de nossos serviços, também oferecemos visitas orientadas à Biblioteca e damos apoio à consulta de bases de dados externas.
Alunos e frequentadores da Biblioteca podem solicitar serviços de atendimento diretamente no balcão, ou entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Sim. É necessário que sempre seja apresentado pelo usuário algum tipo de documento quando houver a entrada na Biblioteca, e também para a solicitação de empréstimo de algum material. Para alunos do Centro Universitário, exige-se o cartão magnético, de uso exclusivamente acadêmico.
Não. Não é permitida a entrada na Biblioteca com bolsas, mochilas e similares. Nós oferecemos o serviço de guarda-volumes. É só retirar a chave no balcão e devolvê-la ao sair da Biblioteca.
Não. O empréstimo é feito somente para o titular do cartão de identificação, e mediante a assinatura de comprovante de empréstimo.

No empréstimo e na devolução, o pessoal da Biblioteca sempre emite um comprovante, que será assinado tanto pelo funcionário como pelo usuário. Neste comprovante, consta a relação de materiais emprestados, a data de empréstimo e de devolução prevista. Sugerimos sempre que os usuários guardem o comprovante até o próximo empréstimo, pois quando existe alguma dúvida, é por meio dele que conseguimos esclarecê-la.
O usuário deve anotar os dados do material que deseja pegar emprestado e dirigir-se ao balcão da Biblioteca, pois, lá , os funcionários farão a reserva solicitada. Mas, atenção: se o usuário estiver com a situação acadêmica irregular, ou se o mesmo livro estiver emprestado, não é possível fazer a reserva.
Os materiais da Biblioteca existem para atender a toda a comunidade acadêmica, e também a comunidade externa. Os prazos e as quantidades estipuladas desses materiais auxiliam a administração da Biblioteca na reposição dos itens no rodízio de utilização entre usuários. Quando algum aluno se esquece de devolver um material, ou não o devolve por não querer ir à Biblioteca ou quando a pessoa perde o material e não o repõe, o maior prejudicado é o outro usuário, que ficará sem utilizar o material, ou terá de comprar algo que ele poderia facilmente consultar sem ter um prejuízo extra para repô-lo. Para minimizar os danos de situações como essas, é que a Biblioteca aplica a penalidade para o usuário que atrasa a devolução do material. Seguindo o exemplo de outras instituições, a Biblioteca não cobra multa em dinheiro, mas suspende o empréstimo por um período igual ao tempo de atraso, multiplicado pela quantidade de itens em atraso. A intenção, portanto, não é a de prejudicar o aluno que, por diversos motivos, não devolve o material, mas, sim, de forma educativa, disponibilizar os materiais a todos que deles precisam, com regras claras de utilização, e contar com a solidariedade dos colegas na forma consciente de utilizar um material que é de uso público.
Quando você retira os materiais da Biblioteca, você se torna responsável por eles. Em caso de roubo, ou furto de livros, ou de qualquer outro material retirado sob sua responsabilidade, lembramos que a Biblioteca conta com esta reposição. Converse conosco. Não deixe o problema aumentar, pois além do prazo de atraso se transformar em restrição de empréstimo, constará que você possui um débito conosco. Negociaremos com você dos livros de tal forma a reposição que atenda ao acervo da Biblioteca em um prazo que não te atrapalhe nesse momento difícil. Estamos aqui para colaborar com você.
Segundo nosso Regulamento, o empréstimo do material só pode ser feito pelo titular do Cartão de Identificação. Logo, quem fica responsável pela retirada do material é quem faz o empréstimo. Caso o seu amigo atrase, ou mesmo não devolva o material, a pendência fica com você, e é por isso que alertamos sobre tal prática de empréstimo, pois a restrição de empréstimo, e mesmo a reposição do material, será exigida do responsável. Sugerimos que todos os usuários fiquem em dia com a Biblioteca, e caso você precise conversar sobre esses problemas, nos envie um email e converse com o Bibliotecário.
Sim. Qualquer pessoa pode efetuar a devolução para você: ela deve entregar o material no balcão de atendimento e guardar o boleto com o comprovante da devolução.
Todos os funcionários da Biblioteca. Nossa rotina inclui diversos serviços técnicos, mas a prioridade é atender você. Sempre que necessário, chame um funcionário, e caso a dúvida persista, envie um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., e diga em que podemos te ajudá-lo.
Sim. A Biblioteca aceita doações de material bibliográfico, mas necessitamos de uma listagem com a relação dos itens antecipadamente, constando: autor, título e data. O doador deve concordar que o material pode, ou não, ser incorporado ao acervo, e caso não seja incorporado, ele se transforma em material de doação e permuta para outras instituições.
A ficha catalográfica dos Trabalhos Acadêmicos do Centro Universitário Fundação Santo André, seja de Graduação (TCC) ou Pós-graduação (Monografia), deverá ser feita pelo(s) próprio(s) autor(es) do trabalho.
A ficha é a descrição bibliográfica de um documento, e contém informações fundamentais, tais como: autor, título, local, data, assunto, número de folhas e pontos de acesso do material. Ela deve ser impressa na parte final do verso da folha de rosto do trabalho.
No Menu-Serviços-Biblioteca, você encontra os modelos para download e qualquer dúvida, consulte o bibliotecário.
O nosso Regulamento fica disponível no Menu-Serviços-Biblioteca-Regulamento. Lembre-se de que o conhecimento do Regulamento é a melhor forma para usar os nossos serviços.
A gestão da Biblioteca é participativa: entre em contato conosco e exponha suas ideias, sugestões e críticas. A sua dúvida pode ser a de muitas pessoas, e seu problema, resolvido, pode nos ajudar a resolver o de vários outros usuários. O nosso email é O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Ouvidoria


As demandas para a Ouvidoria Geral podem ser feitas da seguinte maneira:

Site: www.fsa.br/ouvidoria

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Tel.: (11) 4979-3439

Pessoalmente, no campus da FSA (Anexo I)

Carta: Av. Príncipe de Gales, 821. Bairro Príncipe de Gales - Santo André - SP – CEP 09060-650.

O horário de funcionamento presencial e telefônico da Ouvidoria Geral é de segunda à sexta-feira, das 10h30 às 13h30, e das 14h30 às 19h30.

Denúncia: indica irregularidade na administração; abuso de cargos, empregos e funções, como também infrações disciplinares; prática de atos de corrupção ou improbidade administrativa, que venham a ferir a ética e o Estatuto da FSA.

Reclamação: relata uma manifestação de desagrado ou protesto sobre determinado serviço prestado, ação ou omissão da administração da FSA.

Crítica/Sugestão: apresenta uma ideia ou proposta para a melhoria e aprimoramento dos serviços prestados pela FSA.

Elogio: demonstra apreço, reconhecimento ou satisfação pelo bom serviço prestado pela FSA.

A Ouvidoria Geral pode ajudar você ouvindo, registrando e encaminhando sua manifestação ao setor ou à unidade, para a devida apreciação e resposta.

Qualquer cidadão pode utilizar os serviços da Ouvidoria Geral: alunos, funcionários (docentes e técnico-administrativos) e comunidade externa.

A Ouvidoria da Fundação Santo André é um órgão de promoção e defesa dos direitos dos alunos, funcionários (docentes e técnico-administrativos) e da comunidade externa em suas relações com a instituição, e em suas diferentes instâncias, tanto a administrativa, quanto a acadêmica.

Trata-se de um setor de natureza mediadora, que visa à melhoria de processos, produtos e serviços e a prevenção e correção de erros, omissões, desvios e abusos.

O principal objetivo é de acolher as manifestações não solucionadas por outros canais de atendimento ou setores da instituição. A Ouvidoria quer analisar e atuar na busca por soluções.

À Ouvidoria Geral compete receber, avaliar, acompanhar e encaminhar manifestações do público em relação aos serviços prestados pela FSA, direcionando-as às unidades e setores competentes, mediando diálogos entre eles e buscando as soluções adequadas.

Não compete a Ouvidoria Geral:

- Receber denúncias de cunho pessoal e calunioso;

- Atuar como instância ou consulta sobre direitos trabalhistas e previdenciários;

- Receber manifestações, cujas soluções dependam, exclusivamente, de recursos orçamentários e financeiros da instituição;

- Prestar informações sobre processos judiciais e seus andamentos ou receber reclamações quanto à atuação desses órgãos e dos profissionais que nele atuam.

Ao receber a manifestação, via formulário eletrônico, e-mail, telefone ou pessoalmente, a Ouvidoria a encaminha para o setor competente. Em seguida, passa a acompanhar os encaminhamentos e tão logo tenha alguma resposta, será imediatamente encaminhada ao manifestante.

É importante esclarecer que a manifestação deve ser um relato completo do assunto, com o maior número de informações possíveis (data, hora, local, pessoas envolvidas, provas materiais como fotos, vídeos etc.) para que seja viabilizado o seu correto encaminhamento.

A reclamação é uma expressão de insatisfação ou opinião desfavorável (crítica, protesto, queixa) a um serviço prestado.

A denúncia é uma forma de manifestação, na qual são informadas ocorrências fraudadoras ou contrárias à lei ou à ordem pública.

Não é próprio da Ouvidoria Geral, apurar responsabilidades, instaurar sindicâncias, realizar auditorias ou procedimentos administrativos pertinentes.

A Ouvidoria Geral registra e encaminha as manifestações à direção das unidades e setores competentes, intermediando e buscando soluções para as demandas.

O Fale Conosco é o canal no qual o cidadão pode fazer reclamações, pedir informações e solicitações. O serviço serve também para solucionar problemas. É o primeiro lugar que o cidadão procura para sua manifestação.

A Ouvidoria é um passo acima do Fale Conosco. É um setor da organização mais focado na solução de problemas que não foram solucionados por outros meios. Geralmente, é a última instância que o cidadão procura na organização.

O prazo de resposta final é de até 20 (vinte) dias corridos da data de registro da manifestação, conforme previsto no Artigo 20 do Decreto nº 60.399, de 29 de abril de 2014. Este prazo poderá ser prorrogado por mais 10 (dez) dias corridos, mediante justificativa fundamentada.

A identificação é obrigatória, para que a Ouvidoria Geral possa informá-lo acerca do resultado de sua manifestação. A Ouvidoria Geral assume o compromisso de manterá os seus dados em sigilo.

A Ouvidoria Geral da FSA se ampara nos valores da ética e do respeito aos direitos do cidadão, fundamentando suas atividades na preservação do sigilo e anonimato, quando for solicitado pelo manifestante.

Caso a denúncia seja anônima, é importante ressaltar que os fatos denunciados serão submetidos à avaliação do Ouvidor Geral, que analisará a possibilidade de prosseguimento.