Nota de falecimento do Prof. Sebastião Haroldo de Freitas

O Centro Universitário Fundação Santo André expressa seu grande pesar pelo falecimento do professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FAFIL, Sebastião Haroldo de Freitas Corrêa Porto, ocorrido na noite da última quarta-feira, 18 de abril.

O professor Sebastião era Mestre em Educação, pós-graduado em Filosofia, Bacharel em Ciências Sociais e Pedagogo pela Universidade de São Paulo (USP). Atuava como professor do Centro Universitário Fundação Santo André desde agosto de 1985, desempenhando suas atividades como docente em vários cursos, especialmente no curso de Pedagogia e todas as demais Licenciaturas e sempre com muita dedicação, em defesa da qualidade da Educação Pública.

O Centro Universitário Fundação Santo André também expressa condolências todos os familiares. A FAFIL permaneceu fechada durante o dia de ontem e reabrirá para as atividades acadêmicas no dia de hoje.

Homenagem do Colegiado de Pedagogia da FAFIL

Dia 27 de agosto, exatamente no dia 27 de agosto de 1985 entrava pelas portas do curso de Pedagogia nosso querido professor Sebastião Haroldo de Freitas Corrêa Porto. Passos calmos, fala tranquila, entusiasmo aparente e todo um futuro de contribuições que daria durante estes quase 33 anos de Fundação Santo André.

Formado em Pedagogia e Ciências Sociais pela USP além de pós-graduado em Filosofia e Mestre em Educação pela mesma universidade, passava pelas salas da FAFIL sempre expressando suas reflexões sobre o mundo, sobre os homens, sobre a educação.
Militante em defesa da qualidade da Educação Pública chegou a atuar na Secretaria da Educação do Estado com a finalidade de fazer a diferença em ações da Educação Básica.

Deixou um legado bonito como mediador de conflitos, inspirador de soluções que pudessem melhorar cada espaço de convívio, de problema, de relações. Fossem elas trabalhistas, de amizades ou de projetos.

Seu jeito querido de ser, sempre com um sorriso no rosto de aparência serena fazia com que os alunos e professores tivessem muito carinho pela sua pessoa.
Enquanto Educador e grande incentivador da pesquisa e da publicação, tanto com os alunos quanto com os professores que tiveram suas pesquisas publicadas, a partir de sua ação como editor da Editora Porto de Ideias.

Enquanto Professor de Filosofia da Educação, História da Educação, Didática, Experiências Educativas da Pedagogia e Políticas Públicas da Educação, deixou marcas na capacidade de reflexão dos alunos, no desenvolvimento do raciocínio crítico e na inquietação por tudo o que é incoerente para a humanidade.
Enquanto Amigo de trabalho, sempre tinha um bom papo a oferecer, ideias inovadoras, como se todos os problemas fossem rapidamente solucionados a partir da ação das ideias.

Enquanto ser humano, um grande amigo, para toda hora. Sempre presente e prestes as ajudar cada um que precisasse de sua acolhida. Tinha uma escuta sempre pronta e uma solidariedade evidente. Nosso coração está em seu coração, Sebastião.

Colegiado de Pedagogia da FAFIL

Fechar Menu