Semana da Pedagogia terá participação da Comunidade com oficinas, teatro e circo

Evento terá contará com a Biblioteca Viva e a participação de grupos de dança da comunidade com aproximadamente 100 crianças.

A Fundação Santo André realiza até o próximo sábado, dia 16 de junho, a Semana de Pedagogia 2018. Este ano o evento acontece com o tema “Biblioteque-se”, cujo objetivo é promover intervenções de leitura e produções artísticas para o discernimento de cultura na comunidade. O evento conta ainda com palestras e oficinas e o ápice do evento, acontece no encerramento, quando haverá apresentações de dança, circo, teatro, jogos e brincadeiras para todas as idades. Haverá ainda uma apresentação especial com aproximadamente 100 crianças da comunidade do entorno que se apresentarão em um número de dança.

De acordo com a professora Maria Elena Villar e Villar, uma das organizadoras do evento do Colegiado de Pedagogia, a semana dará um enfoque especial para a Biblioteca Viva, um projeto que começou em 2011. Ela relata que foi a partir de pesquisa quantitativa nas comunidades de Sacadura Cabral e Catapreta que foi detectado que as crianças possuem um baixíssimo capital cultural. “Quando elas não estão na escola elas estão em casa, só com a televisão e sem acesso a nenhuma atividade cultural. Foi ai que dedidimos investir na Biblioteca viva”, relatou a professora.

Coordenado pela professora Maria Elena Gouvêa, a Semana da Pedagogia terá as palestras nas salas, 21, 22 e 23. Para acontecer o evento, os alunos do curso foram diretamente a campo, aprender na prática, ou seja, em seus respectivos locais de moradia e no encerramento, todos da comunidade, que estão envolvidos no projeto estarão presentes.

Desta forma, nos primeiros dias as lideranças locais vêm para participar das oficinas e no sábado, dia do encerramento, toda a programação será para todas as idades. “Nós estamos investindo na construção do capital cultural destas crianças que moram em territórios vulneráveis, portanto estamos contribuindo socialmente.

A professora Marilena Nakano, voluntária da ONG SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura), que colabora para a organização do evento, informou que as oficinas são voltadas para educação e pessoas da rede de ensino de Santo André e da comunidade, que atuam no campo da Biblioteca Viva. As oficinas foram de Mediação de Leitura, Arte de Contar Histórias e Pedagogia dos Saraus.

Já na quinta e sexta-feira os alunos da Pedagogia com ajuda dos estudantes do Curso de Arquitetura vão criaram um projeto para o espaço da Biblioteca Viva na Fafil. “Esperamos que, com este evento, a Biblioteca Viva ganhe mais espaço e que de fato, por meio dela, os cidadãos possam fazer o seu direito da leitura”, concluiu a professora Nakano.

A Semana de Pedagogia trata de temas que abordam a educação em sala de aula, assim como o papel do pedagogo para a construção da educação. A Semana é aberta a toda a comunidade Acadêmica. O Bliblioteque-se que acontece neste sábado terá entrada gratuita e aberto ao público, a partir das 11h da manhã. A Fundação Santo André fica na Avenida Principe de Gales, 821, Santo André.

 

Fechar Menu