Prezados,

Em consonância às diretrizes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e no adiantamento das informações, comunicamos que a partir de 16/03/2020, as aulas do Colégio da Fundação Santo André estão sendo ofertadas no formato virtual – Google “Sala de aula”, permanecendo nesse modelo até nova determinação da Direção Escolar.

Seguindo as recomendações das autoridades da Saúde, estamos trabalhando para mitigar o impacto das consequências acarretadas pela pandemia do  Coronavírus. Foram adotadas providências para evitar aglomerações e, por essa razão, desde 13/03, as aulas de todos os cursos (Graduação, Pós-graduação e Colégio) foram suspensas temporariamente. 

Visando manter a qualidade do Ensino oferecido pelo Colégio da Fundação Santo André, informamos que o atendimento aos alunos será de forma virtual.

Ressaltamos que este formato não pressupõe qualquer mudança na Matriz Curricular, e que ao término desse período de emergência sanitária retornará ao seu modelo presencial. É um formato temporário para que os estudos de nossos alunos não fiquem comprometidos

O ambiente virtual segue as recomendações do Conselho Nacional de Educação e está em conformidade com as orientações da Secretária da Educação do Estado de São Paulo, e visa preservar a vida de nossos estudantes e professores, bem como o desenvolvimento acadêmico durante este grave período pelo qual o país atravessa.

Assim, as aulas virtuais iniciaram no dia 16 de março. Os alunos devem acessar o Google “Sala de Aula”, ambiente já conhecido e utilizado pelos docentes e discentes para desenvolver os conteúdos propostos. As atividades do “Classroom” são consideradas matéria dada, inclusive algumas atividades estarão especificado o valor das mesmas e serão para compor nota de processo. É de suma importância a realização de todas as atividades, exercícios e outros conteúdos feitos pelos alunos e postados na data determinada pelo docente.

Caberá ao discente durante o período de duração deste formato, para cada aula:

∙  participar de conteúdos de estudo de suas respectivas disciplinas, por meio do ambiente Google “Sala de Aula”.

∙   interagir com os docentes nos moldes de plantão de dúvidas on-line.

∙  participar das atividades propostas pelo professor.

Durante o período em que durarem as atividades virtuais, não será computada presença, porém, a realização e o envio dos conteúdos serão utilizados para fins avaliativos.

Reflexões sobre a Aprendizagem

Aproveite o período sem aulas presenciais para repensar sua forma de estudo no formato virtual.  

Adaptar atividades de laboratório é um dos maiores desafios do ensino on-line. Como muitos laboratórios exigem equipamentos específicos, eles são difíceis de reproduzir fora do espaço físico. No entanto, teremos restrição de acesso ao prédio, assim o docente passará as devidas orientações de uso de laboratório virtual, caso haja necessidade da disciplina.

A mesma adaptação deve ocorrer em relação aos trabalhos que envolvam pesquisas de campo ou em laboratórios, tais temas devem ser revistos para pesquisas conceituais e teóricas com encontros e orientações virtuais.

Calendário escolar

Ficam determinadas as seguintes alterações no calendário escolar do ano letivo 2020:

  1. o período destinado à prova do primeiro trimestre presencial passa a ser destinado pelo formato virtual. As atividades e provas trimestrais serão realizadas no “Classroom”.  As datas das provas permanecem de acordo com o calendário escolar. Se houver alteração nos dias das avaliações, feita pela equipe pedagógica, comunicaremos à comunidade escolar, com antecedência.
  1. o período destinado à reposição de aulas no primeiro trimestre passa a ser destinado à oferta de aulas pelo modelo virtual.

Considerações finais

O término desse formato virtual será comunicado oficialmente pela Direção do Colégio  da Fundação Santo André.

Queremos oferecer a maior tranquilidade e facilidade neste momento tão turbulento que enfrentamos.

Sabemos da complexidade do problema e contamos com a colaboração e compreensão de todos para que juntos superemos esta grande crise de saúde pública.

Atenciosamente

Profa. Elenir Sarro – Diretora do Colégio da Fundação Santo André

Prof. Dr. Rodrigo Cutri – Presidente da Fundação Santo André

Categorias: Notícias

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *