O Colégio da FSA foi criado em 1990, mas a ideia foi gestada na década de 1980, momento de luta pela redemocratização – fim da ditadura militar, campanha pelas “Diretas Já” etc.
O momento histórico de sua criação norteou seus princípios fundamentais. Nos seus regimentos e nas práticas cotidianas, o Colégio prevê instâncias de participação, valorizando a formação do aluno como protagonista político e social. Os alunos participam de conselhos, elegem periodicamente o Diretor do Colégio, bem como o Reitor da Fundação Santo André, participam do Grêmio, promovem e participam de debates e palestras sobre temas acadêmicos e atualidades etc. Enfim, em sala de aula e em múltiplos espaços do Centro Universitário e da sociedade, o aluno instrumentaliza-se para o mundo acadêmico e relaciona-se com conhecimentos contextualizados nos problemas do mundo contemporâneo.
O Colégio da FSA foi criado por um grupo de professores dos cursos de Licenciatura da Faculdade de Filosofia (FAFIL). Já na sua origem, a vocação de integração ao ensino superior se concretizava. Hoje, as parcerias com as graduações se estenderam para além da FAFIL, abrangendo FAECO e FAENG. Palestras, oficinas, minicursos e projetos são realizados envolvendo o Colégio e as graduações do Centro Universitário Fundação Santo André (Licenciaturas, Engenharia, Psicologia etc.) e, também, a Faculdade de Medicina do ABC.
Na sua primeira década de vida, funcionou no prédio da Faculdade de Economia (FAECO), porém com o aumento de número de turmas ganhou um prédio próprio construído de forma a atender às suas necessidades. Dessa forma, passou a contar com instalações adequadas: laboratórios de Química, Física e Biologia; atelie; auditório e teatro e, mais recentemente, a “Sala Google”. Além disso, podemos utilizar os espaços do campus universitário: três auditórios, laboratórios (de todos os cursos de Licenciatura), biblioteca, quadras, biotério, viveiro etc., tudo isso situado em um amplo campus de 58 mil m² de área verde.
Nessas três décadas de História, tivemos o privilégio de participar da vida de milhares de jovens que percorreram trajetórias de dedicação ao mundo acadêmico, de construção de carreiras profissionais e de protagonismos político e social.
Isso nos orgulha e nos anima para continuar nesta jornada.
Venha fazer parte desta história!