...

Especialização

Engenharia de Segurança do Trabalho

carga horária

600 horas

modalidade

presencial

duração

18 meses

Por que fazer este curso?

O curso está formatado de maneira a suprir o mercado dos profissionais graduados em engenharia e/ou arquitetura, com um curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, modalidade presencial , conforme Lei Federal nº 7.410 de 27/11/1985 e Decreto Federal nº 92.530 de 09/04/1986 tornando-os profissionais especializados para atuarem nas áreas de segurança e higiene do trabalho, num contexto prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional e nas diversas etapas dos setores de produção e de bens e serviços.

DISCIPLINAS E EMENTAS

História e a evolução do prevencionismo, o papel e a responsabilidade do engenheiro de segurança do trabalho. 

Noções de Psicologia. Características de Personalidade. Aspectos Psicológicos do Trabalho e do Acidente. A Importância do Treinamento na Engenharia de Segurança do Trabalho. Técnicas de Comunicação e Expressão. 

Riscos das principais atividades laborais, os riscos e as medidas de controle em Máquinas e Equipamentos, Sistemas de Proteção Coletiva, Equipamentos de Proteção Individual. 

Localização Industrial. Edificações. Arranjo Físico. Obras de Construção, Demolição e Reformas. Eletricidade: Cabines de Transformação, Aterramento Elétrico, Para-raios, Ambientes Especiais, Eletricidade Estática, Instalações Elétricas Provisórias. Legislação e Normas relativas à Proteção contra Choques Elétricos. 

Conceituação, Classificação e Reconhecimento dos Riscos. Ruído.  Vibrações. Radiações Ionizantes. Radiações não Ionizantes. 

Contaminantes Químicos. Contaminantes biológicos. Elaboração de PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. 

Sobrecarga Térmica. Temperaturas Baixas. Níveis de Iluminância. Pressões Baixas e Elevadas. Ventilação Geral. Sistemas de Ventilação. Projetos de Ventilação Industrial. Laboratório de Higiene do Trabalho (Manuseio de Equipamentos de Avaliação de Agentes Nocivos). 

Conceituação e Importância da Preservação do Meio Ambiente. Programas de Prevenção do Meio Ambiente. Qualidade do Ar. Qualidade da Água. Preservação do Solo. Serviços de Saneamento. Destinação dos Resíduos Industriais. Aspectos Legais da Proteção Ambiental. 

Conceitos, Importância e Participação da Engenharia de Segurança do Trabalho na Proteção contra Incêndio. Programas de Proteção contra Incêndio. Química e Física do Fogo. Produtos de Combustão. Proteção Estrutural. Conceito e Avaliação de Carga-Incêndio. Sistemas de Alarme e Detecção. Agentes Extintores. Sistemas de Extinção de Incêndio. Equipes de Combate a Incêndio. Técnicas de Salvamento. Explosivos. Técnicas de Controle de Explosões. Técnicas de Inspeções e Análise de Causas de Incêndios e Explosões. Inspeções Oficiais. 

Natureza dos riscos. Identificação de riscos. Check-lists e inspeções de segurança. Investigação e análise de acidentes/ incidentes.  Programas de prevenção e controle total de perdas. Retenção de riscos e seguros. Técnicas de análise, avaliação e tratamento de riscos (apr, árvore de causas, árvore de falhas, hazopticishikawamaspearpgrtpmfmeapdca, etc.). modelos de sistemas de gestão de riscos. 

Conceitos e Princípios de Administração. Políticas e Programas de Engenharia de Segurança do Trabalho. Organização dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho. Aspectos Éticos do Engenheiro de Segurança do Trabalho. 

Conceituação. Aspectos físicos, organizacionais e cognitivos. Metodologias de avaliação de risco ergonômico (OCRA, NIOSH, etc). Noções de antropometria e biomecânica. Dimensionamento de postos de trabalho. Elaboração de Análise Ergonômica do Trabalho. 

Conceituação e Importância. Serviços de Medicina do Trabalho. Doenças do Trabalho. Doenças causadas por agentes físicos, químicos e biológicos. Doenças do trabalho na indústria e no meio rural. Aspectos epidemiológicos das doenças do trabalho. Toxicologia. Primeiros Socorros. Transporte de acidentados. Equipes de primeiros socorros. 

Conceituação. Legislação Acidentária. Legislação Previdenciária. Legislação Sindical. Consolidação das Leis do Trabalho. Trabalho da Mulher e do Menor. Atribuições do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho. Responsabilidade profissional, trabalhista, civil e criminal. Embargo e Interdição. Técnicas para Elaboração de Instruções e Ordens de Serviço.  

Metodologias para a elaboração de perícias trabalhistas e programas preventivos, tais como: PCMAT – Programa de Conservação e Meio Ambiente na Indústria da Construção, PGR – Plano de Gerenciamento de Risco e PAE – Plano de Ação para Emergências.  

Informática aplicada à Engenharia de Segurança. Instrumentos de medição. 

+ informações sobre o curso

18 parcelas de R$703,20*

Valor aplicável para o 1° semestre de 2021. Sujeito a reajuste nos próximos semestres.
a) Os vencimentos das parcelas ocorrerá sempre no dia 10 de cada mês, porém, o aluno que efetuar o pagamento até o último dia útil, gozará de 8% de desconto e, caso o pagamento seja efetuado até o 5° dia útil de cada mês, gozará de 4% de desconto.
b) Será concedido desconto de 0,5% ao mês, para os alunos que optarem pelo pagamento integral de semestralidade do curso no ato de matrícula.
c) Será concedido desconto de 10% para ingressantes na pós-graduação que tenham sido ex-alunos da Fundação Santo André desde que o pagamento ocorra até a data de vencimento da parcela. (Desconto acumulável com os descontos dos itens a e b).
d) Será concedido desconto de 10% para ingressantes na pós-graduação que sejam associados, funcionários, estagiários ou aprendizes (e respectivos dependentes) atuantes em empresas que tenham convênio com a Fundação Santo André. (Desconto acumulável com os descontos dos itens a e b).

Terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 23h.

explore nosso campus

OBJETIVOS

  • Supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
  • Estudar as condições de segurança dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos, com vistas especialmente aos problemas de controle de risco, controle de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, proteção contra incêndio e saneamento.
  • Planejar e desenvolver a implantação de técnicas relativas a gerenciamento e controle de riscos.
    Vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos, tais como: poluentes atmosféricos, ruídos, calor, radiação em geral e pressões anormais, caracterizando as atividades, operações e locais insalubres e perigosos.
  • Analisar riscos, acidentes e falhas, investigar causas, propor medidas preventivas e corretivas e orientar trabalhos estatísticos, inclusive com respeito a custo.
    Propor políticas, programas, normas e regulamentos de Segurança do Trabalho e zelar pela sua observância.
  • Elaborar projetos de sistemas de segurança e assessorar a elaboração de projetos de obras, instalações e equipamentos, opinar do ponto de vista da Engenharia de Segurança.
    Estudar instalações, máquinas e equipamentos, identificar seus pontos de risco e projetar dispositivos de segurança.
  • Projetar sistemas de proteção contra incêndios, coordenar atividades de combate a incêndio e de salvamento e elaborar planos para emergência e catástrofes.

professor responsável

Prof. Me. Wladmir Zyrianoff

INTERESSADO?

Para mais informações, entre em contato através do telefone ou e-mail

8h às 12h e 13h às 17h

8h às 12h e 13h às 17h

(11) 4979-3300

fale com nossa equipe

(11) 4979-3333

entre em contato por WhatsApp

  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab

© 2021 | Fundação Santo André

Skip to content