Especialização

Engenharia Urbana

carga horária

360 horas

modalidade

presencial

duração

18 meses

Por que fazer este curso?

Consequência da ocupação desordenada de seu território nos últimos 50 anos, o Brasil sofre na atualidade com problemas característicos de uma nação que possui uma das maiores taxas de urbanização do mundo, em que se pesa a falta de políticas públicas eficientes e bem articuladas entre, assim como a ausência de um planejamento adequado para cidades, regiões, ou melhor, para o próprio país. Tal cenário tem impedido o acesso à habitação para grande parcela da população brasileira e tem causado problemas urbanos dos mais variados, como o aumento do número de favelas, uma rede caótica de transportes coletivos, além da poluição de rios, lagos e praias pela falta de saneamento. A solução dos problemas urbanos realizada tão somente por meio do enfoque técnico baseado no controle do uso do solo e da regulamentação através de planos diretores não parece ser suficiente para o país. O desenvolvimento urbano em países como o nosso necessita de um enfoque na gestão, âmbito em que a sustentabilidade urbana encontra respaldo prático. Neste contexto, o curso objeto deste Projeto Pedagógico busca dar uma visão de conjunto, analisando causas e efeitos, de modo a evitar que a solução de um problema no âmbito da engenharia urbana possa causar problemas de outra ordem (econômico, social, territorial ou organizacional), algumas vezes com impacto negativo no ambiente construído.

DISCIPLINAS E EMENTAS

Busca explicar os assentamentos humanos a partir das diversas visões da cidade contemporânea (pósindustrial) e os processos de metropolização. Apresenta as origens da cidade moderna (industrial) e as transformações ocorridas no séc. XX – por de exemplos e contexto histórico, questões atuais da forma da cidade em relação à cidade em construção, a estrutura social e o projeto físico.

Estuda a interação humana e a vida social em áreas urbanas, abordando temas como tendências demográficas, desigualdade, segurança social e pobreza, tendências econômicas, migrações e relações sociais em meios urbanos, destacando as metrópoles brasileiras. Aborda o gerenciamento do setor público, considerando os conceitos de modernização para instituições públicas e privadas, as mudanças gerenciais e as funções estratégicas do desenvolvimento de recursos humanos e organizacionais, bem como os processos de planejamento urbano participativo. Trata da habitação popular, autoconstrução, favelas, loteamentos irregulares, demografia, crescimento demográfico, expansão urbana, plano diretor, políticas de provisão habitacional e do seu impacto nos sistemas urbanos. Estuda as dimensões básicas e as interações entre sociedade e natureza, os conceitos de participação e mediação de conflitos e a Agenda 21.

Discute as principais teorias do desenvolvimento regional e urbano. No que se refere ao desenvolvimento urbano, aborda a teoria centralidade, da subordinação territorial e a teoria do crescimento das cidades. Para o desenvolvimento regional, aborda as teorias da base de exportação, a teoria dos polos de crescimento e a teoria do desenvolvimento desigual. Procura estabelecer os conflitos e as sinergias entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais do desenvolvimento urbano e regiona.

Inter-relações do urbanismo com projetos urbanos. O traçado urbano e seu processo de desenvolvimento. Teorias e modelos de desenvolvimento urbano. A estruturação do espaço urbano, seus agentes modeladores e promotores. Qualificação, quantificação e distribuição das atividades e usos dos equipamentos urbanos. Infraestrutura e serviços urbanos.

Entender como o Desenho urbano determina circulações efluxos, cria sistemas de mobilidade, com flexibilidades de redesde comunicação. Planos Municipais de Transporte e suas interligações metropolitanas. Tecnologias aplicadas aos Transportes. Estudos de Viabilidade de Infraestrutura de Transportes.

Atividades que dão origem aos deslocamentos. Usos do solo, distribuição das diversas atividades no espaço urbano. Localização e as formas de pagamento, preço do solo. Infraestruturas e formas de acesso. Direito à cidade. Mapeamento de dados socioeconômicos – Pesquisa Origem Destino, Censo IBGE. Conecta-se com zoneamento, plano diretor e economia urbana.

Estudar desde a geração, transporte e descarte dos resíduos urbanos até a sua destinação final, visando o processo e formas ambientalmente corretas para o manejo, nas etapas de geração, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final tendo como objetivo evitar danos ao meio ambiente e a saúde pública.

Estudo da formação das cidades e sua dependência das águas. Entender morfologicamente os fundos de vale e sua ocupação. Drenagem Urbana ou Manejo de águas pluviais. Estudar a causa e as soluções dadas às movimentações de águas pluviais. A expansão urbana e as áreas de alagamento. O aquecimento global e a Agenda 21. A relação entre saneamento básico e meio ambiente.

Revisão crítica e pessoal de todos os conteúdos ministrados, através da escolha de um tema-problema a ser explorado em um artigo científico – a ser apresentado em SAPEX

+ informações sobre o curso

mensalidade: R$492,90

semestralidade: R$2.957,40*

* O valor da semestralidade pode ser dividido em 6x, 5x ou 4x, dependendo do mês de ingresso.

REAJUSTE DE MENSALIDADE: O reajuste de mensalidade acontece semestralmente.

Valor aplicável para o 2° semestre de 2022. Sujeito a reajuste nos próximos semestres.

a) Será concedido desconto de 10% para ingressantes na pós-graduação que tenham sido ex-alunos da Fundação Santo André desde que o pagamento ocorra até a data de vencimento da parcela.

b) Será concedido desconto de 10% para ingressantes na pós-graduação que sejam associados, funcionários, estagiários ou aprendizes (e respectivos dependentes) atuantes em empresas que tenham convênio com a Fundação Santo André. 

Sábados, das 8h às 17h.

explore nosso campus

OBJETIVOS

professor responsável

Prof. Me. Enrique Grunspan Staschower

INTERESSADO?

Para mais informações, entre em contato através do telefone ou e-mail

8h às 12h e 13h às 17h

8h às 12h e 13h às 17h

(11) 4979-3300

fale com nossa equipe

(11) 4979-3333

entre em contato por WhatsApp

  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab

© 2022 | Fundação Santo André