Psicologia

Duração:

10 semestres

Formação:

Bacharelado em Psicologia

Modalidade:

Presencial

O curso de Psicologia da FSA tem o objetivo de desenvolver competências e habilidades para a formação de profissionais qualificados nas principais abordagens teórico-metodológicas e modelos explicativos da Psicologia, enquanto ciência e profissão, para assegurar a atuação do profissional em diferentes contextos sociais.

Quem se forma em Psicologia pode trabalhar na área da saúde e processos clínicos, em espaços institucionais públicos e privados, entidades assistenciais e de defesa de direitos humanos e sociais, no campo organizacional e do trabalho e na docência.

O Núcleo Específico do curso, constitui um conjunto delimitado e articulado de competências e habilidades que possibilitam o aprofundamento do conhecimento de unidades curriculares e estágios específicos.

Oferecido a todos os alunos, no CUFSA, é organizado em 3 (três) ênfases:

1. Saúde e processos clínicos;

2. Psicologia e processos de prevenção e promoção de saúde;

3. Psicologia e processos de gestão.

Proporciona aos alunos o Estágio Supervisionado, ato educativo desenvolvido no ambiente de trabalho, com destaque para os estágios realizados no Serviço – Escola de Psicologia, do CUFSA, na área de Psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos, Orientação Profissional, além de Triagem e Avaliação Psicológica.

Também, possibilita o estágio clínico em Ambulatórios da Faculdade de Medicina do ABC, em especial, nas áreas de Hebiatria, Psiquiatria com tratativas de ampliação para a área de Dermatologia.

O Estágio de enfoque psicossocial é desenvolvido em parceria com Instituições Públicas do Município de Santo André junto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS; CREAS; Centro POP), além da parceria com o Tribunal de Justiça da Comarca de São Caetano do Sul e Indústrias da região.

Clínicas, hospitais, ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde – UBS, Centros de Atendimento Psicossocial – CAPS, escolas e creches, departamento de recursos humanos, Varas de Infância e Família, Delegacias e Fundações de atendimento socioeducativo, além de Organizações não Governamentais – ONGs, são algumas das possíveis áreas de trabalho para o profissional de psicologia.

Fale com o Coordenador:

Profª. Drª. Marlene Bueno Zola
Email:  marlene.zola@fsa.br
Currículo Lattes: Acesse aqui

Matriz Curricular: Acesse aqui.