...

Especialização em

História: cidades, manifestações
identitárias e culturais

360 horas

DURAÇÃO

18 meses

CATEGORIA

Pós-Graduação Especialização

MODALIDADE

PRESENCIAL

INVESTIMENTO

HORÁRIO

Sábado: das 8h às 12h e das 13h às 17h

POR QUE FAZER ESTE CURSO?

A formação acadêmica é uma exigência que se coloca na realidade contemporânea, dada as constantes indagações e questionamentos provenientes dos diversos espaços de atuação profissional. Este curso se propõe a estabelecer relações entre os saberes produzidos em diferentes âmbitos do campo profissional da HISTÓRIA, tendo em vista as necessidades regionais da formação de profissionais capazes de articular ensino e pesquisa. Assim, os eixos temáticos História, Cidade, Manifestações Identitárias e Culturais, que orientam este curso, visam discutir os vários olhares e conhecimentos produzidos ao longo do tempo e no espaço, o ensino e a aprendizagem de História, as múltiplas identidades construídas e vivenciadas historicamente na cidade e suas intervenções no espaço urbano a partir das diversas dimensões da vida social e cultural. 

Essas questões apresentam-se, também, como espaço promissor para a problematização de concepções arraigadas na história, à medida que possibilitam o diálogo entre o saberes e problemáticas colocadas por diferentes vivências e pela prática profissional, quer seja no exercício do magistério, quer seja em outras instituições responsáveis pela discussão e implementação de projetos acerca da Identidade e Memória Social, e do Patrimônio Histórico e Cultural.

OBJETIVOS

Este curso objetiva contribuir para a complementação da formação acadêmica e atualização permanente dos profissionais do ensino e da pesquisa. Com base na reflexão e discussão de temas relacionados à História, Cidade, Educação, Manifestações Identitárias e Cultura, capacita profissionais para trabalhar nas áreas de pesquisa, educação e patrimônio cultural, atuando nas escolas públicas e privadas, centros culturais, casas de memórias, museus, arquivos e centros de formação docente. Especificamente, o curso objetiva abordar as complexas relações entre os seus diferentes eixos temáticos, de modo a formar especialistas capacitados ao trabalho de ensino e pesquisa histórica em diferentes campos de atuação profissional como também seguir seus estudos no nível Stricto Sensu.

RESPONSÁVEL

Profa. Dra. Lilian de Cássia Miranda de Gioia

DISCIPLINAS

Brasil-África: espacialidades e identidades

Culturas indígenas: espacialidades e identidades

Identidades, culturas e movimentos sociais na América Latina

História e memória local/regional

História, cultura e mídias: novas representações na pós-modernidade

Cultura e cidade

Educação patrimonial no espaço urbano: identidades e cultura

História e arte: educação, identidades e expressões urbanas

Metodologia da pesquisa

INFORMAÇÕES

Telefone: (11) 4979-3410 ou (11) 4979-3361
Email: pos@fsa.br

Horário: 14h às 21h

(11) 4979-3300

fale com nossa equipe

(11) 4979-3333

entre em contato por WhatsApp

© 2019 | Fundação Santo André

Skip to content