II Semana Integrada da Educação

“Construir Escolas é Contribuir Para a Grandeza da Pátria”.

desafios atuais
da educação

(21/09/20) | SEGUNDA-FEIRA

Mini resumo da palestra: O autor abordará as principais ameaças à educação pública, gratuita e para todas e todos: o discurso empresarial, focado em atender seus próprios interesses; a perseguição à atividade docente e à auto-organização dos estudantes; e o conservadorismo que ameaça o caráter laico, livre e científico do ambiente escolar. Busca provocar reflexões sobre assuntos atuais, temas como revisionismo histórico, experiências de educação popular, financiamento do ensino público e os dilemas da educação a distância.

Nome da palestrante: Dr. Fernando Luiz Cássio Silva

Mini Currículo: Professor adjunto da Universidade Federal do ABC. Possui bacharelado em Ciências Moleculares pela Universidade de São Paulo (2006), além de bacharelado (2006) e licenciatura (2011) em Química e doutorado em Ciências (Físico-Química) pela mesma universidade (2011), com período sanduíche (2009-2010) na Wayne State University (Detroit, MI, EUA). Seus interesses atuais de pesquisa incluem: currículo e políticas curriculares; políticas públicas de educação; crenças e conhecimentos de professores; ética e docência; desigualdades educacionais; e direito à educação.

Mesa: Prof. Dr. Valteir Benedito Vaz

INSCREVA-SE:
https://www.sympla.com.br/se—educacao-contra-a-barbarie__975290

(22/09/20) | TERÇA-FEIRA

Mini resumo da palestra: Reflexão sobre receios e anseios dos professores das redes ensino na pandemia: desafios do trabalho com o uso de tecnologias; perspectivas de volta às aulas e os protocolos de segurança para professores. Como recuperar perdas: valores humanos, saúde mental x conteúdo disciplinar?

Nome da palestrante: Anita Iracema Simão

Mini Currículo: Mestranda em Ensino, História da Ciência e Matemática (UFABC), Licenciada em História (FASB), Especialista em Gestão Educacional (UNICAMP). Lecionou História na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por 31 anos, para o Ensino Fundamental II e Médio.

Mesa: Profa. Dra. Mirna Busse Pereira

INSCREVA-SE:
https://www.sympla.com.br/se—desafios-enfrentados-por-professores-durante-a-pandemia-e-perspectivas-de-volta-as-aulas__975296

(23/09/20) | QUARTA-FEIRA

Mini resumo da palestra: Os desafios do ensino de História no Brasil a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular na Educação Básica.

Nome das palestrantes: Profa. Dra. Lílian Miranda e Profa. Dra. Maria Antonia Dias Martins

Mini Currículo:
Lílian Miranda: Bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo. Mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Professora do curso de História da CUFSA. Autora de livros didáticos e paradidáticos. Assessora e consultora na área de História.

Maria Antonia Dias Martins: Doutora em História Social, Professora nos cursos de História, Pedagogia e Ciências Sociais da FSA; Pesquisadora de história política intelectual da Ibero-América.Mesa: Profa. Dra. Lílian Miranda e Profa. Dra. Maria Antonia Dias Martins.

INSCREVA-SE:
https://www.sympla.com.br/se—a-bncc-e-o-ensino-de-historia__975303

Mini resumo da palestra: A proposta é dialogar sobre o que envolve o financiamento da educação no Brasil, como esse conhecimento é estratégico para o desenvolvimento da educação contemporânea e como os educadores podem situar-se e participar das formas de utilização, acompanhamento e controle dos recursos disponíveis.

Nome da palestrante: Dra. Rosemary Roggero

Mini Currículo: Doutora em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUSP, docente titular e pequisadora do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais da Uninove. Autora do livro A Vida Simulado no Capitalismo e de diversos capítulos de livro e artigos acadêmicos sobre temas de educação.

Mesa: Profª Ms Andréia Menarbini

INSCREVA-SE:
https://www.sympla.com.br/se—financiamento-da-educacao-o-que-e-para-que-serve-como-se-usa__975307

Mini resumo da palestra: A comunicação analisa os diversos discursos sobre a “morte da literatura”. O fim do século XX, coincidindo com o fim de um milênio, viu um verdadeiro enxame de discursos em torno da “fim da literatura”. Neste contexto, diversos teóricos e pensadores apressaram-se para anunciar suas notas de falecimento desta arte milenar. Mas, felizmente, até o momento em que escrevo estas linhas, nada se concretizou, aliás, a literatura vive e manda lembranças.

Nome da palestrante: Prof. Dr. Valteir Vaz

Mini Currículo: Pós-doutorando sobre a produção teórico-biográfica de Roman Jakobson durante sua permanência na Checoslováquia (1920 – 1939). É também professor de Teoria da Literatura e de Literatura Brasileira no Centro Universitário Fundação Santo André. Professor colaborador do programa de pós-graduação do Departamento de Letras Orientais da Universidade de São Paulo (USP), professor de Língua Portuguesa e Literaturas na Escola Técnica Estadual Roberto Marinho. Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2006). Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP), com dissertação sobre a poética de Guimarães Rosa. Doutorado em Literatura e Cultura Russa pela USP. Frequentou os seminários de Literatura Medieval Europeia na Universidade de Toronto (Victoria College) entre junho e agosto de 2011. Estudou Língua Inglesa na English School of Canada, de Toronto (2011), Língua Inglesa na International House London, de Londres (2014) e Língua Francesa na Académie Linguistique Internationale, de Montreal (CA) (2013).

Mesa: Prof. Dr. Valteir Vaz

INSCREVA-SE:
https://www.sympla.com.br/se—a-morte-da-literatura—notas-sobre-um-funeral-adiado__975309

Mini resumo da palestra: A utilização de formulários virtuais no ambiente escolar podem facilitar e otimizar a rotina docente, favorecendo desde o levantamento de informações diagnósticas até a conclusão de um processo avaliativo, com a geração de dados extremamente significativos em todo o processo de aprendizagem. Após a apresentação de algumas possibilidades de aplicações na rotina escolar, serão apresentados recursos que fornecem subsídios para a tomada de decisões a partir de parâmetros personalizados para diversas situações.

Nome da palestrante: Ms. Rafael de Lima Moreira

Mini Currículo: Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André e Mestre em Matemática pela Universidade Federal do ABC. Professor efetivo na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, desde 2007 e da rede SESI-SP, desde 2012, com ampla experiência no Ensino Fundamental e Ensino Médio no desenvolvimento das disciplinas de Matemática e Robótica. Atua também em formações docentes na área de tecnologia na Escola Municipal de Novas Tecnologias de São Caetano do Sul.

Mesa: Profª Dra. Eliana Borba Cattaruzzi

INSCREVA-SE:
https://www.sympla.com.br/se—formularios-google-no-ambiente-escolar__975313

(24/09/20) | QUINTA-FEIRA

Mini resumo da palestra: A palestra, A Pedagogia da Cooperação e seus processos, visa oportunizar uma partilha acerca de princípios, procedimentos e práticas da Cooperação e dialogar sobre diversos olhares cooperativos que possam contribuir no trilhar do “ensinar-e-aprender”.

Nome da palestrante: Márcio Tubarão

Mini Currículo: Apaixonado pela cooperação; Mestrando em Educação; Graduado em Educação Física; Pedagogo da Cooperação; Pós Graduado em Recreação e Lazer, Jogos Cooperativos e Gestão Pública; Gerente dos Centros Educacionais de Santo André; Professor de Pós Graduação; Idealizador do curso: A Pedagogia da Cooperação e seus processos, que já formou quase 100 educadores/as; Autor do Livro: A Cooperação e a Psicomotricidade na Educação Infantil: Práticas e Reflexões; Idealizador do CD: Professor Márcio Tubarão – cantando e cooperando.Mesa: Prof. Dra. Eliana Borba Cattaruzzi.

INSCREVA-SE:
https://www.sympla.com.br/se—a-pedagogia-da-cooperacao-e-seus-processos__975315

(25/09/20) | SEXTA-FEIRA

Mini resumo da palestra: A avaliação na escola ainda que necessária tem sido utilizada como um instrumento mais punitivo do que construtivo. Como forma de mensurar a qualidade do ensino, a avaliação tem servido para classificar e excluir os alunos, no seu processo de ensino e aprendizagem. As demandas dos alunos durante o processo de escolaridade, precisam ser compreendidas nas várias dimensões e nos diversos fatores intervenientes. Avaliar precisa ser um processo contínuo e constante da prática pedagógica como forma de rever caminhos e gerar intervenções para o sucesso escolar. No cenário atual de pandemia do COVID-19, a avaliação enfrenta desafios que precisam ser discutidos, analisados e quiçá reconstruídos na direção de uma nova forma de organizar o trabalho pedagógico na perspectiva de uma escola mais inclusiva.

Nome da palestrante: Dra. Marli Vizim

Mini Currículo: Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo com estudos na área de Políticas Públicas relativas às questões da formação docente, gestão escolar, organização do trabalho pedagógico na escola, educação especial e educação inclusiva com publicações na área. Assessoria de redes públicas e privadas de ensino. Professora da educação básica e ensino superior com experiência em coordenação pedagógica e de cursos.

Mesa: Profª Dra. Eliana Borba Cattaruzzi

INSCREVA-SE:
https://www.sympla.com.br/se—desafios-da-avaliacao-em-tempos-de-pandemia__975319

(11) 4979-3300

fale com nossa equipe

(11) 4979-3333

entre em contato por WhatsApp

  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab

© 2020 | Fundação Santo André