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Especialização em

Psicologia Organizacional:
Aspectos Práticos e Comportamentais

360 horas

DURAÇÃO

18 meses

CATEGORIA

Pós-Graduação Especialização

MODALIDADE

PRESENCIAL

INVESTIMENTO

HORÁRIO

Terças e quintas-feiras, das 19h às 23h.

POR QUE FAZER ESTE CURSO?

Para se conquistar resultados e atingir os objetivos organizacionais não basta necessariamente obter recursos financeiros ou ainda contar com tecnologia de ponta. É evidente e lógico que esses fatores contribuem para a consecução dos objetivos, porém, é fundamental que as organizações saibam administrar e desenvolver o seu capital humano, tendo ele como foco principal e referência para se diferenciar em termos de competitividade, criatividade e inovação, levando assim as empresas a se destacarem no mercado em que elas atuam.

Administrar pessoas sempre foi um desafio para as organizações e no atual contexto do mercado de trabalho, onde se encontra um ambiente corporativo cada vez mais competitivo e carente de mão de obra competente, qualificada e motivada, esse desafio se torna ainda maior.

O curso de Psicologia Organizacional: aspectos práticos e comportamentais surge justamente para promover o uso de práticas, técnicas e procedimentos comportamentais no âmbito dos subsistemas de Recursos Humanos, de modo a gerar um ciclo virtuoso de alto desempenho e comprometimento com o trabalho.

Este curso de Pós-Graduação Lato Sensu, também se propõe a considerar as questões acadêmicas assim como as de produção científica, para tanto, o estudante terá a oportunidade de estruturar e executar uma pesquisa, realizando o seu relato em formato de artigo que será submetido à comunidade acadêmica para avaliação e publicação.

Aliar a teoria com a prática e demonstrar os resultados obtidos é uma competência cada vez mais valorizada pelo mercado de trabalho, demonstrando autonomia na conquista do conhecimento por parte do estudante pesquisador.

O curso ainda atende as premissas institucionais que pretende consolidar a integração entre os processos de ensino, pesquisa e extensão do Centro Universitário Fundação Santo André, resgatando o verdadeiro sentido da existência de uma Instituição de Ensino Superior que é o de atender as demandas profissionais e sociais da região.

O município de Santo André possuía 676.407 habitantes segundo o censo de 2010, porém, conforme estimativa do IBGE, esse número estava estimado em 716 109 habitante em 2018. Ainda segundo o IBGE, a cidade possuía 25.555 empresas ativas em 2017, caracterizando-se como um importante polo industrial e de prestação de serviços e, consequentemente, necessitando de mão de obra qualificada que possa atender as demandas de gestão de pessoas como é a proposta desse curso de especialização.

Vale ressaltar, que além do município de Santo André, os demais municípios do Grande ABC também serão beneficiados com a oferta desse curso, principalmente pela expressiva população e quantidade de empresas ativas conforme descrito na tabela 1.

 

Tabela 1: População e número de empresas ativas da região do ABC

Município

População *

Empresas ativas **

Diadema

420.934

8.555

Mauá

468.148

6.938

Ribeirão Pires

122.607

2.828

Rio Grande da Serra

50.241

430

São Bernardo do Campo

833.240

26.097

São Caetano do Sul

160.275

10.612

Fonte: IBGE. * dados estimativos de 2018. ** Dados de 2017.

 

Portanto, a região do Grande ABC tem uma estimativa de 2.770.000 habitantes e de 81.000 empresas ativas, englobando vários setores de fundamental importância da economia, como por exemplo, indústria química, automotiva, petroquímica, moveleira e ainda a de prestação de serviços.

Todas essas empresas necessitam de profissionais especialistas em Psicologia Organizacional que estejam preparados para os desafios de atrair profissionais qualificados e de manter o desempenho deles em um nível de excelência por meio de práticas efetivas de gestão de pessoas. É justamente essa demanda que este curso pretende atender.

A proposta de um curso de especialização em Psicologia Organizacional se justifica ao reunir um conjunto de práticas de gestão de pessoas que se tornam cada vez mais importantes para o desenvolvimento e manutenção das organizações, pois as empresas necessitam de profissionais que possuam as competências essenciais para:

  • Atrair e selecionar colaboradores idôneos, motivados e preparados para as suas funções;
  • Criar atrativos para reter esses colaboradores em seus quadros;
  • Promover o desempenho dos colaboradores em um alto nível de produtividade e qualidade;
  • Propor meios para avaliar o desempenho desses colaboradores.

Além disso a região do ABC é um grande polo gerador de empregos, com uma considerável quantidade de empresas dos mais diversos setores da economia. Por isso, torna-se altamente necessário e relevante a oferta de um programa educacional para formar especialistas em psicologia organizacional, atendendo assim a essa demanda de profissionais bem preparados para promoverem desempenhos organizacionais efetivos e extraordinários por meio dos seus recursos humanos.

OBJETIVOS
  • Apresentar uma efetiva estratégia de administração de pessoas nas organizações de forma prática e por meio de modelos comportamentais de captação, desenvolvimento, gestão, avaliação e reconhecimento dos profissionais que realmente contribuem para a consecução dos resultados propostos.
  • Possibilitar o aprendizado de técnicas, metodologias e modelos de atuação para administração do fator humano nas organizações e então utilizá-las para alavancar desempenho e resultados positivos para a sua própria empresa ou para a organização na qual ele presta serviço.
  • Aperfeiçoar a gestão de pessoas e o relacionamento entre clientes internos e externos numa abordagem compreensiva e instrumental.
  • Facilitar a relação com os atores organizacionais de qualquer nível hierárquico.
  • Capacitar líderes e equipes nos processos de desenvolvimento de pessoas.
  • Transformar uma organização e alterar o status quo por meio de treinamento e desenvolvimento.
  • Oferecer ferramentas para a captação e retenção de capital humano de alta performance.
  • Propiciar alternativas de remuneração estratégica atreladas ao desempenho do trabalhador em relação aos ganhos e resultados por ele gerados.
  • Apresentar modelos de avaliação de desempenho baseados em critérios descritos de modo objetivo e concreto.
  • Alavancar resultados positivos em ambientes competitivos.
  • Descrever ferramentas para medir e gerir a cultura e o clima organizacional.
  • Apontar práticas de qualidade de vida no ambiente de trabalho.
  • Indicar ações de Responsabilidade Social Corporativa.
  • Levar o estudante a planejar, executar e relatar uma pesquisa na área de recursos humanos.

RESPONSÁVEL

Prof. Me. Marcio de Cassio Juliano

DISCIPLINAS

Aspectos conceituais e históricos da Psicologia Organizacional

Avaliação, desempenho e retenção de talentos

Capacitação e aprendizagem organizacional

Captação e identificação de talentos

Consultoria em psicologia Organizacional e do Trabalho

Criatividade, inovação e empreendedorismo

Cultura organizacional e gestão da mudança

Ética profissional, responsabilidade social corporativa e diversidade da força de trabalho

Gestão de equipes e liderança organizacional

Motivação e gerenciamento do clima organizacional

Plano de carreira e estratégias para remuneração

Qualidade de vida no ambiente de trabalho

Trabalho de conclusão de curso

INFORMAÇÕES

Telefone: (11) 4979-3361
Email: pos@fsa.br

Horário: 14h às 21h

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