O que é a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela avaliação interna da Fundação Santo André, abrangendo alunos, professores e demais funcionários. A partir dos resultados desta avaliação, a CPA propõe e acompanha ações de melhoria contínua para a Fundação Santo André como um todo. Todas as atividades da CPA seguem as diretrizes mencionadas na Lei n. 10861/2004 e demais instrumentos legais disponíveis.

Sua importância

Além de conduzir os processos de avaliação interna da FSA conforme os requisitos do MEC, as informações geradas pela CPA são essenciais para o credenciamento e recredenciamento dos cursos da FSA. 

Paralelamente, os resultados das avaliações promovidas pela CPA auxiliam os gestores e demais lideranças da FSA a promoverem  melhorias contínuas em seus cursos, infraestrutura e procedimentos.

Selo CPA

Ação mais votada pelos Alunos, no período 2020 e 2021:

Portal de vagas e estágios disponibilizado no Portal do Aluno: 38,3% (Ação vencedora)

Demais ações votadas pelos alunos:

  • Adequações de acessibilidade nos prédios da FAENG e FAFIL: 29,8%
  • Atendimento aos alunos via WhatsApp: 12,8%
  • Sistema de registro de atividades complementares no Portal do Aluno: 12,8%
  • Placas de sinalização no campus: 4,3%
  • Chatbot para atendimento virtual automático pelo site: 2%

Ação mais votada pelos Professores, no período 2020 e 2021:

Treinamentos aos professores nas Semanas de Inovação Acadêmica: 25,8% (Ação vencedora)

Demais ações votadas pelos professores:

  • Divulgação de treinamentos internos e externos sobre diversos temas no grupo “FSA – informação docente”, dedicado aos professores: 19,4% 
  • Adequações de acessibilidade nos prédios da FAENG e FAFIL: 16,1% 
  • Divulgação da campanha de arrecadação de alimentos promovida pelos alunos: 16,1%
  • Treinamentos aos funcionários: office, tratamento inclusivo a portadores de necessidades especiais, entre outros: 12,9% 
  • Divulgação da campanha de reciclagem em parceria com a ONG Oito Elementos: 6,5% 
  • Novas placas de comunicação e localização: 3,2%

Ação mais votada pelos Funcionários, no período 2020 e 2021:

Treinamentos aos funcionários: office, tratamento inclusivo a portadores de necessidades especiais, entre outros: 57,7% (Ação vencedora)

Demais ações votadas pelos funcionários:

  • Adequações de acessibilidade nos prédios da FAENG e FAFIL: 23,1% 
  • Novas placas de comunicação e localização: 7,7% 
  • Divulgação da campanha de reciclagem em parceria com a ONG Oito Elementos: 7,7% 
  • Divulgação da campanha de reciclagem em parceria com a ONG Oito Elementos: 7,7% 

SÍNTESE DOS RESULTADOS

Pesquisa CPA 2022

Fale com a CPA: cpa@fsa.br

Integrantes

COORDENADORA DA CPA

Prof.ª Mariana Bonome de Souza Marques 

DOCENTES 

Profª. Ana Paula Navarro Teixeira
Profª. Edilaine Ferreira dos Reis Rodrigues
Profª. Edith Marie Malateaux
Prof. Márcio de Cassio Juliano
Profª. Marlene Bueno Zola 
Prof. Nivaldo Palmeri

FUNCIONÁRIOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

Srª. Cristina Stephano Lara
Srª. Patricia Pucci Cavalheiro
Srª. Thais Sales Dias

DISCENTES

Sr. Dante Lopes Costa – FAENG
Srª. Leane de Souza Santos – FAECO
Sr. Rodrigo Gonçalves – FAFIL

SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

Srª. Gabriela Conceição Rodrigues Mousse – Conselho Municipal de Educação de Santo André

Conheça o Plano de Desenvolvimento Institucional (2022 - 2026)

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver. Plano de Desenvolvimento Institucional.

O projeto de avaliação institucional do CUFSA contempla as 10 (dez) dimensões de autoavaliação institucional, definidas pela Lei nº 10.861/2004 e o Plano de Desenvolvimento Institucional. Clique aqui para acessar. Caso queira consultar o projeto anterior, clique aqui.

A CPA é responsável pela avaliação interna da Fundação Santo André, abrangendo alunos, professores e demais funcionários. A partir dos resultados desta avaliação, a CPA propõe e acompanha ações de melhoria contínua para a Fundação Santo André como um todo. Todas as atividades da CPA seguem as diretrizes mencionadas na Lei n.º 10861/2004 e demais instrumentos legais do Ministério da Educação.

Além de conduzir os processos de avaliação interna da FSA conforme os requisitos do Ministério da Educação, as informações geradas pela Pesquisa CPA são essenciais para o credenciamento e recredenciamento dos cursos da Fundação Santo André, bem como para a composição das notas atribuídas pelo Ministério da Educação para cada um dos cursos.
Paralelamente, os resultados das avaliações promovidas pela CPA auxiliam os gestores e demais lideranças da FSA a promoverem melhorias contínuas em seus cursos, infraestrutura e procedimentos.

A Auto Avaliação Institucional – Pesquisa CPA é o instrumento pelo qual a CPA coleta informações sobre a percepção de seus alunos, professores e funcionários sobre a Fundação Santo André.

A Auto Avaliação Institucional é elaborada pelos integrantes da CPA a partir dos requisitos e diretrizes da Lei n.º 10861/2004 e demais instrumentos legais do Ministério da Educação. Seus resultados são essenciais para o credenciamento e recredenciamento dos cursos da Fundação Santo André, bem como para a composição das notas atribuídas pelo Ministério da Educação para cada um dos cursos.

A participação na Pesquisa é voluntária. Contudo, as respostas obtidas através desta Pesquisa são analisadas pela CPA e repassadas para que os gestores e demais lideranças tenham uma visão clara de como alunos, professores e funcionários percebem a Fundação Santo André, seus pontos fortes e a desenvolver. Portanto, mesmo não havendo obrigatoriedade, a participação de cada aluno, professor e funcionário é importante para a melhoria contínua da FSA.

A participação de cada aluno, professor e funcionário é anônima. Os dados solicitados no início da pesquisa são usados apenas para estas finalidades:

identificar qual a faculdade e o curso dos alunos que preenchem a pesquisa.
distinguir professores e funcionários;
eliminar participações duplicadas.

A CPA tem o compromisso de analisar e divulgar os resultados à toda FSA, além de manter total sigilo sobre a identificação dos respondentes e a confidencialidade de suas respostas.

Informamos sempre as formas de acesso aos links das pesquisas no início de cada período de auto avaliação. Para acessar estes links, fiquem atentos às atualizações deste site, às mensagens enviadas pela CPA para seu e-mail institucional @fsa.br, e às postagens feitas pela CPA nas redes sociais da FSA.

Fique atento aos comunicados em seu e-mail institucional e nas redes sociais da FSA, onde serão divulgadas as datas e os links para acesso. Quando esta pesquisa estiver disponível, basta acessar seu Portal do Aluno e seguir este Tutorial : Tutorial PDF

Não, pois é possível participar através de seu PC, Mac e smartphones com sistemas Android e IOS.

A Pesquisa é rápida e objetiva, abrangendo temas como infraestrutura, políticas acadêmicas e de gestão, e as atividades da CPA. O tempo de preenchimento é estimado entre quatro e seis minutos.

Sim, você poderá preencher as pesquisas direcionadas aos alunos e aos funcionários. Basta acessar o link correspondente ao seu perfil. Para participar, fique atento às orientações em seu e-mail institucional @fsa.br.

Sim, você poderá preencher as pesquisas direcionadas aos professores e aos funcionários. Basta acessar o link correspondente ao seu perfil. Para participar, fique atento às orientações em seu e-mail institucional @fsa.br.

A previsão de distribuição dos relatórios com resultados é de até 60 dias após a data final do período de aplicação de cada pesquisa. Os resultados estão na seção “Relatórios e Planos elaborados pela CPA” do site www.fsa.br/cpa

Você pode acessar clicando em https://www.fsa.br/cpa/. Eles estarão na seção “Relatórios e Planos elaborados pela CPA”.

Sim. Semestralmente os alunos avaliam professores e disciplinas. Acompanhe o calendário de avaliações consultando o Projeto de Auto Avaliação Institucional vigente, que está disponível em https://www.fsa.br/cpa/ , na seção “Relatórios e Planos elaborados pela CPA”.

(11) 4979-3300

fale com nossa equipe

(11) 4979-3333

entre em contato por WhatsApp

  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab

© 2022 | Fundação Santo André

Skip to content