Este curso possui uma grande importância social, pois pretende oferecer a oportunidade de qualificação a profissionais da educação com o objetivo de melhorar a qualidade da Educação Básica no país. Por estar fundamentado no estudo de teorias relacionadas ao ensino-aprendizagem de Matemática, este programa se constitui em excelente meio de desenvolvimento profissional de professores ou profissionais interessados no ensino de Matemática, contribuindo, desta forma, para a melhoria da qualidade de ensino na Educação Básica. Principalmente em função da escassez de cursos dessa natureza na região do Grande ABC, os alunos interessados em continuar seus estudos nesta área não precisarão se locomover para outras regiões.
Fundamentos teóricos dos processos de ensino-aprendizagem de Geometria. As demonstrações em Geometria. Estudos dos objetos científicos para objetos de ensino. A Geometria Plana e a Espacial e seus fundamentos teóricos e didáticos.
O estudo dos fundamentos básicos para a compreensão dos diversos tipos de aprendizagem é o foco desta disciplina, particularmente, quanto às teorias construtivistas no que se refere ao ensino e à aprendizagem de Matemática, trabalhando-se assim os principais resultados de pesquisas oriundas da Psicologia da Educação Matemática.
Estudo das construções dos conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e reais detalhados por seus sistemas axiomáticos. Definições das operações e demonstrações das respectivas propriedades. Abordagens metodológicas para ensino dos números inteiros, racionais e irracionais no ensino fundamental e médio.
Estudos fundamentados na evolução de conceitos matemáticos contextualizados. Serão estudados conceitos como os de números irracionais, números negativos e outros que causaram impacto entre as evidências históricas. Serão estudados à luz da História também temas que, sem sombra de dúvida, causam sérios problemas na aprendizagem de seus conceitos como trigonometria, probabilidade, logaritmos, etc.
Com base nas teorias estudadas na disciplina Metodologia do Trabalho Científico, este módulo tem o objetivo de orientar os alunos na elaboração, execução e apresentação de uma pesquisa científica na área de Educação Matemática.
A disciplina se propõe a construir um cenário da Educação Matemática, a partir da análise de seus campos de investigação, de sua articulação com outras ciências e das principais referências de pesquisas internacionais e nacionais. Para isso, serão desencadeados estudos sobre teorias e investigações na área de Educação Matemática, buscando compreender a contribuição das mesmas para a melhoria das aprendizagens dos alunos nos diversos níveis de ensino e a formulação de algumas práticas em sala de aula baseadas nessas investigações.
O curso tem por objetivo estudar as ideias e tendências em resolução de problemas para ensino de Matemática, desde Polya até os dias atuais. O curso também se propõe a apresentar possibilidades de aplicações da resolução de problemas nas aulas de matemática nos níveis fundamental e médio.
Análise das potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino e a aprendizagem da Matemática, analisando, principalmente, o uso do computador e softwares específicos em sala de aula.
Fornecer aos alunos um embasamento teórico em relação às teorias mais atuais sobre formação de professores; Discutir algumas tendências e experiências atuais sobre a formação do professor de Matemática, Identificar as necessidades formativas básicas do professor de matemática, em especial para os níveis fundamental e médio, rompendo com visões simplistas ou de “senso comum”; Analisar criticamente a formação atual dos professores de Matemática, confrontando-as com as teorias.
– Valor aplicável para o 2° semestre de 2021. Sujeito a reajuste nos próximos semestres.
a) Os vencimentos das parcelas ocorrerá sempre no dia 10 de cada mês, porém, o aluno que efetuar o pagamento até o último dia útil, gozará de 8% de desconto e, caso o pagamento seja efetuado até o 5° dia útil de cada mês, gozará de 4% de desconto.
b) Será concedido desconto de 0,5% ao mês, para os alunos que optarem pelo pagamento integral de semestralidade do curso no ato de matrícula.
c) Será concedido desconto de 10% para ingressantes na pós-graduação que tenham sido ex-alunos da Fundação Santo André desde que o pagamento ocorra até a data de vencimento da parcela. (Desconto acumulável com os descontos dos itens a e b).
d) Será concedido desconto de 10% para ingressantes na pós-graduação que sejam associados, funcionários, estagiários ou aprendizes (e respectivos dependentes) atuantes em empresas que tenham convênio com a Fundação Santo André. (Desconto acumulável com os descontos dos itens a e b).
Para mais informações, entre em contato através do telefone ou e-mail
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Proc. FSA n. 9081/08: A Fundação Santo André informa aos ex-alunos a respeito da decisão prolatada nos autos do processo nº 0000351-25.2008.4.03.6126, que garante o direito ao ressarcimento dos valores pagos no período de 24/01/2003 a 24/01/2008 a título de expedição e/ou registro da 1ª via de diplomas, excetuada a hipótese em que contratante optou pelo diploma de apresentação decorativa, com utilização de papel ou tratamento gráfico especiais (art. 32, §4º, da Portaria Normativa do MEC nº 40/2007). A íntegra da decisão pode ser consultada em:
https://pje1g.trf3.jus.br/pje/ConsultaPublica/listView.seam
(mediante o preenchimento do número do processo)
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