Extensão
FSA

Contribuindo para a formação cidadã do aluno, desenvolvendo sua consciência como um indivíduo crítico, participante da vida da comunidade e comprometido em ações voltadas à melhoria da vida da comunidade de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

"O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.”
CArlos Drummond de Andrade
Mãos Dadas, 1940

APRESENTAÇÃO

Com a regulamentação do registro e inclusão das atividades de extensão em nossa instituição, pela Resolução CONSUN 056/2019, a partir de 2020 foram implantadas as ações de extensão, dentro da disciplina Ação Curricular de Extensão – ACEx, ou de outras disciplinas, de acordo com a matriz curricular específica. Essas ações podem envolver a participação do aluno em programas e projetos de extensão, prioritariamente em áreas de pertinência social, na organização e oferta de cursos de extensão, na organização e execução de eventos, em trabalhos de conclusão de curso com finalidade social, em atividades de extensão em instituições conveniadas. O trabalho de extensão deve priorizar os alunos do Ensino Médio e estar alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo sistematizado de acordo com as seguintes áreas temáticas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho. Acreditamos que as atividades de extensão irão transformar o perfil do egresso de nossa instituição, assim como irão ampliar a prática docente, no enfrentamento dos problemas sociais, promovendo a autonomia, a ética, a solidariedade, a formação cidadã e humanista, enfim, contribuindo para a formação integral do nosso aluno e para a concretização da nossa RAZÃO DE SER: “Formar profissionais que reflitam sobre seu papel na sociedade e sejam agentes de transformação”.

Profa. Dra. Marcia Zorello Laporta
Coordenadora Geral de Extensão

SAPEX

Informações relevantes e pôsteres virtuais sobre os trabalhos de extensão apresentados no XIII Simpósio de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Fundação Santo André.

PROJETOS DE EXTENSÃO 2020

COORDENADOR: PROF. DR. ANTONIO FERNANDO GOMES ALVES

PSICOLOGIA 3º SEM A

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ ANA PAULA
+ ANTONUCCI JACOPUCCI
+ ANTONIA PEREIRA IRMÃ
+ PRISCILA GHIRARDELLO DOS SANTOS
+ RENATA BARBOSA DE OLIVEIRA
+ SARA SOUZA DE FRANÇA

Proposta:
O presente projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento pessoal dos adolescentes, alunos do projeto campos de Paranapiacaba, na faixa etária de 13 a 17 anos, buscando melhoria da qualidade de seus comportamentos, conhecimentos, habilidades, atitudes. Possibilitar a esses adolescentes que se reconheçam como cidadãos e sujeitos ativos dentro do sistema em que vivemos. Serviremos de instrumentos auxiliares na concepção e construção de uma visão crítica diante do mundo, utilizando o esporte como meio para esse fim.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ MARIA EDUARDA ANDRADE FERREIRA
+ MARIA EDUARDA CUNHA

Proposta:
Esta pesquisa será realizada com o intuito de compreender a existente desigualdade social entre pessoas de baixa renda numa indústria vidreira, onde são divididos entre: a classe dos trabalhadores que não tem uma qualidade de vida digna, se baseiam em trabalhar apenas para conseguir sobreviver, tendo mínimo acesso a lazer, limitando suas perspectivas a apenas isso e a classe mais favorecida economicamente, que consegue acesso a uma melhor qualidade de vida, direitos básicos e a oportunidades que os outros não desfrutam, criando um abismo social entre as classes e causando no indivíduo uma vulnerabilidade social, ou seja, fragilidade moral e o psicólogo ajuda-o a ter forças para seguir em frente.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ ABNER LUÍS SARTÓRIO BERTALA
+ LUCILENE A. GOMES F. DE LIMA
+ MIRIAM ALONSO MASTROPIRRO
+ TELMA MARIA GOMES OLZANY SILVA

Proposta:
Investigar as experiências dos idosos frente ao isolamento social:  percepções sobre a pandemia de covid-19, seus medos, inseguranças, angustias e quais os mecanismos que estão utilizando para se manterem saudáveis mentalmente.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ AMANDA BARBOSA ROMANCINI
+ SABRINA DUARTE MARTINHO

Proposta:
Pretende-se com este projeto ampliar a discussão e ancorar em números e dados o tamanho e dimensão da problemática envolvendo os profissionais de saúde em suas questões psicológicas e no seu desgaste diante da pandemia atual, a Covid 19, tendo em vista que esta situação é apenas uma amostra de tempos onde pandemias será cada dia mais um fato vivenciado, devido a globalização e outros fatores ambientais e culturais.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+
YASMIN CAMARGO SANTOS

Proposta:
O objetivo desse trabalho é fazer uma pesquisa com pessoas de diferentes faixas etárias e de acordo com o resultado, mostrar para elas que, mesmo em tempo de quarentena, onde o isolamento social é imprescindível e a psicoterapia presencial se tornou online, fazendo com que muitas vezes dificulte o acesso de pessoas que não possuem acesso à internet ou aparelhos que utilizem a mesma, apresentar atividades alternativas que podem ser usadas como fuga para sintomas que levem a depressão ou ansiedade e que tragam bem estar para levar essa quarentena de modo mais leve.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ ADRIELE CRISTINA CRUZ BARIZÃO PULCINO
+ LORENE QUADROS DIAS
+ MILENA SILVA DOS SANTOS

Proposta:
Temos como objetivo, investigar os profissionais da saúde, em especifico da enfermagem, o nível do impacto psicológico durante, e após catástrofe pandêmica, do qual é o momento em que os mesmos recebem uma carga de responsabilidade muito maior do que o vivenciado diariamente em sua função, cobranças internas e externas, perdas de familiares, colegas de trabalho e pacientes.

Pôster Virtual:
https://drive.google.com/file/d/1qWxLgxGt-tUpLpRaW1gKj_V-dvqiIUOr/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+
ELAINE OLIVEIRA DE MORAIS
+ ISABELA LIMA DE SOUSA

Proposta:
Este trabalho tem como objetivo descobrir formas de prevenção e enfrentamento da violência doméstica uma vez que essas violências ocorrem por meio de violência psicologia, violência sexual e violência física contra adolescentes acarretando nesse público consequências como danos psicológicos.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ LETICIA VALIN CAMPANA
+ MATHEUS DE SOUZA GIOLO
+ MILENE DE MORAES AMARAL
+ PAMELA LIRIAN DOS SANTOS MACHADO

Proposta:
O objetivo geral deste trabalho procura analisar os sintomas apresentados por idosos com depressão e investigar sua possível origem, ajudando a população mais idosa a lidar com os problemas que lhe causa, junto com as limitações que aparecem por conta da idade avançada e alguns fatores externos.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ FRANCISCA CARNEIRO BANDEIRA
+ MICHELLY FLORIANO
+ MARIA VIRGÍNIA SOUZA NASCIMENTO

Proposta:
Este estudo tem como objetivo identificar as dificuldades do adolescente quando diagnosticado com depressão e como eles se sentem.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ DANIELE PAN DA SILVA
+ MICHELE RIBEIRO NASCIMENTO

Proposta:
Verificar como as pessoas que apresentam o transtorno de ansiedade estão utilizando o método de arterapia para diminuir os níveis de ansiedade.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ KARINA LAVORATO AMORIM DE LIMA
+ NEUTA DOURADO BEZERRA

Proposta:
O objetivo é, através do conhecimento sobre a saúde mental, analisar a relação do suicídio entre jovens de 12 a 18 anos na cidade de São Bernardo do Campo, e algumas noções das características epidemiológicas desses jovens.

Pôster Virtual:
https://drive.google.com/file/d/1NAuOrLo2QJqQNv6qBwCGY2WIj1SSJqjw/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ KARINA OLIVEIRA MARTINS
+ GIOVANNA SIGNORINI

Proposta:
A partir do exposto, o objetivo geral do trabalho é analisar a eficácia da aplicação das técnicas de mindfulness e verificar sua eficácia para amenizar o mal-estar psicológico causado principalmente pelo estresse e ansiedade, utilizando a seguinte metodologia.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ ANNE CAROLINE ALVES CERQUEIRA
+ LARISSA LIMA DE SOUZA

Proposta:
Esse projeto tem como o objetivo a compreensão e o interesse de pais ou responsáveis a brincar com seus filhos.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ ALEXANDRE RODRIGUES SILVA
+ INGRID CARVALHO DINIZ
+ MARCELO ALVES
+ VÍTOR MORINE KASAI

Proposta:
Investigar quais os efeitos e impactos psicológicos que prevalecem nas pessoas durante o período de quarentena, os principais fatores de estresse e apresentar medidas que podem ser implementadas visando reduzir os efeitos negativos.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ BRUNA LETÍCIA RODRIGUES
+ ISADORA BIZAN
+ JENNIFER STEFANY VIEIRA DA SILVA

Proposta:
Demonstrar como um relacionamento tóxico pode afetar o psicológico de uma mulher.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ JÚLIA DANTAS CARVALHO SILVA

Proposta:
O presente trabalho tem como objetivo analisar o número de pessoas que tem tendência a ser dependente alcoólico no município de Santo André, sendo ambos os sexos e com a faixa etária de 18 a 35 anos.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+
DILMA PAZ LANDIM

Proposta:
O objetivo é a tentativa de compreender disfunções psíquicas imbuídas numa questão cultural, social e/ou econômica, aplica-se o termo “psicologização”, utilizando-se da psicologia como forma de “empurrar” um problema que não é possível obter uma solução anterior ao ato violento, imputando casos de violência contra a mulher, ao psicólogo, como último recurso, visto o esgotamento das possibilidades de intervenções sócio financeiras.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ ANGELA MARQUES DE SOUZA
+ CAMILA SILVÉRIO PEREIRA
+ FRANCELI SALVADOR DOS SANTOS

Proposta:
Como objetivo geral, queremos conscientizar os movimentos pedagógicos das crianças. Onde faremos uma conexão do emocional, cognitivo e motores nas etapas de crescimento. Contribuindo para a estruturação do esquema corporal e motivação da capacidade sensitiva.

COORDENADOR: PROF. CELSO RAMOS DE OLIVEIRA

PSICOLOGIA 3º SEM B

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ SUELLEN DE ARAÚJO VINTURI
+ AMANDA MUNIZ SKOWRONSKI

Proposta:
A esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais e apesar do seu impacto social, ainda é pouco conhecida pela sociedade, cercada de tabus e preconceitos. O trabalho mostra como as pessoas acometidas de esquizofrenia podem e devem ter uma vida em sociedade normal com medicamento e tratamentos adequados. O objetivo é mostrar os desafios dos indivíduos com esquizofrenia e familiares diante uma sociedade que pouco conhece sobre a doença. Para isso, será feita uma revisão da literatura especializada e serão analisados relatos de pessoas acometidas de esquizofrenia.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ BRUNA MULIN LÁZARO
+ GUSTAVO MUNIZ BRANDÃO
+ MICHELLY CAROLINI DE SOUZA
+ WASHINGTON ANDRADE DA SILVA

Proposta:
O projeto busca Investigar o quanto as famílias de classe C,D,E estão sofrendo com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de permanecer em suas casas sem poder trabalhar, a angústia por falta de provisão financeira, nesse tempo de quarentena, procuramos levantar esses dados e comprara-los, traçamos a medição dos conflitos sociais em vários aspectos sociais, sendo eles impactados pela economia, educação, quebra de rotina e ao fator estressante do risco de um provável contágio, não só aos moradores do lar mas aos familiares e amigos. Relacionar os dados das questões propostas e principalmente um olhar para aqueles que no momento estão sendo mais atingidos.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ AGNALDO D. SANTOS
+ CARLOS HENRIQUE FERREIRA LOURENÇO
+ KATHARINE PEREIRA VISACHI

Proposta:
O presente estudo terá como principal objetivo explorar a relação entre a utilização da Internet através das redes sociais, e a sintomatologia depressiva, em adolescentes e adultos jovens. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a principal causa de problemas de saúde e incapacidade em todo o mundo. Para isso, pesquisaremos sobre como a internet, através das redes sociais, tem impactado e contribuído para o aumento de quadros de depressão, analisando ainda se há uma relação entre perfil, gênero e tempo de exposição à internet que pode deixar esse público mais vulnerável.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ LUARA APARECIDA GONÇALVES

Proposta:
O objetivo do trabalho é pesquisar a ocorrência de desigualdades sociais no bairro Recreio Borda do Campo, Santo André, SP, para se entender o porquê de sua ocorrência e apresentar possíveis soluções para resolvê-las. Além disso conscientizar as pessoas que grande parte das doenças autoimunes estão ligadas com o Psicológico de cada indivíduo.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ ALICIA SANTOS SOUZA
+ BEATRIZ APARECIDA SANTOS FRANCISCO
+ LAURA DE OLIVEIRA SANTOS
+ PRISCILA DE SOUZA NASCIMENTO LAZARO

Proposta:
O objetivo do trabalho é verificar qual as condições de trabalho, e o nível de qualidade da saúde mental desses profissionais. Visando trazer melhores condições de bem estar, para que o trabalho seja desenvolvido de uma forma técnica e objetiva, sem interferir em sua vida pessoal.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ ADRIANE CASAGRANDE DE MELLO
+ MARINA MAGALHÃES DÂMASO
+ NAYRA VITÓRIA DUARTE
+ RAFAEL LUIZ LUZ SOUZA

Proposta:
O principal objetivo da pesquisa é apresentar auxílios as mães que começam a sentir sintomas que se enquadram na situação da depressão pós parto e assim mostrá-las que há uma saída, que é necessário buscar tratamento.

ODS 03 – Saúde e bem-estar
ODS 10 – Redução das desigualdades

Nomes: 
+
AMANDA BATISTA
+ AMANDA RODRIGUES
+ GABRIELA MARQUES
+ GUILHERME BIANCHI

Proposta:
Desenvolver um artigo com o objetivo de analisar a relação da tanatofobia durante pandemia, avaliando qual é a afinidade desse fenômeno com a desigualdade social. Pesquisar sobre o que está sendo mais agravante durante a pandemia, se é o próprio vírus ou a relação do ser humano com o vírus resultando no medo, especificamente no medo exagerado da morte, se tornando tanatofobia, aferindo as consequências desse fenômeno no tratamento da doença. Por outro lado, analisar se a questão social influência nessas questões, avaliando se o acesso, capital cultural e posição socioeconômica estão relacionados aos principais sintomas de pacientes diagnosticados com tanatofobia. Para alcançar os resultados esperados a pesquisa foi realizada com 527 participantes com idade entre 18 até 71 anos, sendo que o maior público que respondeu a pesquisa foi entre 18 a 28 anos, onde a maioria foi do sexo feminino totalizando 81% dos entrevistados. As pessoas mais afetadas pela Covid-19 foram a que tinham renda familiar entre 2 a 5 salários mínimos e a cidade com maior n° de participantes foi São Bernardo do Campo com 38%. Notamos que o maior sintoma emocionais sentidos desde o início da pandemia da Covid-19 foi a da tristeza atingindo cerca de 68,90% dos participantes e os sintomas mentais mais notado foi de repetição de pensamentos sobre o vírus e a possibilidade de contaminação atingindo cerca de 52,20% dos entrevistados, por fim tivemos os sintomas físicos onde a maioria dos participantes o equivalente a 54,60% não tiveram nenhuns sintomas físicos, porém 22,90% sentiram palpitações. O produto da pesquisa gerou um artigo sobre o tema abordado.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1WNmJfzdrZrI7zELj2BqVgA6EecpU1vfm/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+
BEATRIZ ADÃO
+ JOÃO PAULO MORAIS
+ KATHARINA ZAPPAROLI
+ SORAIA MARQUES

Proposta:
Esse projeto teve como objetivo obter dados, através de uma pesquisa via formulário do Google, sobre os profissionais da saúde na linha de frente ao combate da COVID-19 que trabalham em hospitais situados no estado de São Paulo. As informações coletadas servirão de base para elaboração de um artigo que, reunido a outras pesquisas e artigos já existentes sobre o assunto, focará na descrição detalhada e estendida da situação desses trabalhadores durante a pandemia. Assim visa esclarecer as condições de serviço e condições psicoemocionais e físicas dos atuantes da área da saúde diante da atual situação de pandemia para comparação e para futuro enriquecimento de relato histórico detalhado sobre a época da COVID-1. No final dos trabalhos de pesquisa o tema gerou um artigo sobre a discussão efetuada.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1dmyAaxm86Dbj4HlJZyxoCi7XlYio8uKp/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+
GLEYSON MARQUES DE LIMA
+ MARCELA MILITÃO DA SILVA
+ RICARDO SOUTO DA ROCHA
+ RODRIGO DOS SANTOS

Proposta:

Durante o período de pandemia, muitos jovens abandonaram sua vida social, seus relacionamentos, sua vida acadêmica. Deixando de lado hábitos saudáveis, tais como: alimentação saudável, atividades físicas e interação social. Deste modo refletindo de forma negativa na saúde mental e física. Ao longo do nosso projeto iremos apresentar alternativas e sugestões, para que nosso público alvo, jovens com idade entre 16 aos 35 anos, apresentem uma melhora, em sua qualidade de vida. Desta forma, apresentando meios para a retomada de uma vida saudável, tanto no aspecto social, quanto no aspecto físico. Apresentar dicas e orientação, para que ocorram avanços positivos na qualidade de vida, e nos aspectos físicos e mentais, neste momento de pandemia.

Com base nos dados apresentados durante a pesquisa, desenvolvemos nossa proposta. Deste modo, conseguimos atuar na melhoria da saúde mental, física e hábitos alimentares. Vale ressaltar, que toda esta proposta, foi aplicada através das mídias sociais, porém nosso melhor parceiro foi o WhatsApp, onde montamos grupos informativos e grupos de plantão que no final gerou o produto pôster.

Ao longo deste projeto, buscou-se auxiliar e orientar jovens do município de Santo André, que se encontravam em situações de extrema precariedade nos quesitos mencionados na proposta, devido a pandemia. Deste modo, conseguimos apresentar a eles dicas e orientações que foram fundamentais para auxilia-los com práticas mais saudáveis durante a pandemia.

Pôster Virtual:
https://drive.google.com/file/d/1ue_CpadjmhLtETmZUjl1L0oAZ9tJKUgy/view?usp=sharing

COORDENADORA: PROFA.DRA. CARMEN BEATRIZ TAIPE LAGOS DA COSTA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 1º SEM B

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ BEATRIZ BARRETO
+ ROBERTA BEATRIZ BUENO DA SILVA
+ RAPHAEL LUIZ SILVA

Proposta:
Essa estratégia de intervenção educativa visa conscientizar aos jovens sobre fatores relacionados com modos e hábitos de vida bem associados ao stress e suas consequências e contribuindo com a prevenção.

Vídeo
https://drive.google.com/file/d/1TRl6O_vCe0g3yHx8VsuGyI_jB0-TvOQD/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ CIBELE TORRES
+ GIOVANNA PELAIS
+ TAYNARA DA SILVA VASCONCELOS
+ MATHEUS FALCÃO

Proposta:
Existem muitas doenças que assolam moradores de regiões carentes pela falta de saneamento básico, muitas delas podem ser preveníveis. Essa estratégia te o objetivo de propor possíveis formas de prevenção e conscientização das doenças mais comuns devido à falta de saneamento básico.

Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=MD50nWOVSdQ&authuser=0

ODS 03 – Saúde e bem-estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ BEATRIZ TEIXEIRA AMADO
+ GIOVANNA HAMZO
+ GIULIA LUCHETA
+ KEISY GABRIELLY ALVES

Proposta:
Conscientizar sobre a importância da vacinação na prevenção das doenças e contribuir com as mudanças de atitude a favor da vacinação.    

Vídeo
https://drive.google.com/file/d/1hW-BP8LoPHLKmmW5eWpXUb_OHEwWohml/view?usp=sharing_eil&ts=5f4423e6

ODS 03 – Saúde e bem-estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ISABELA VEIGA LUCHETTI GONÇALVES
+ SORAIA MARTINEZ ZAKALSKI

Proposta:
Utilizando-se de um questionário e a partir das respostas dos internautas, sobre o sexo, gravidez indesejada. Essa estratégia, promove a conscientização sobre a importância da prevenção das doenças IST bem como da possibilidade de uma gravidez indesejada. Abordagem sobre métodos contraceptivos e preservativos também são argumentados.

Vídeo:
https://drive.google.com/file/d/1Xlxcyuj1cfyex1HkOUm80SRtcTIw6NIz/view?usp=sharing_eil&ts=5f2b03a4

COORDENADOR: PROF. ME. JOÃO CARLOS MUCIACCITO

ADMINISTRAÇÃO 3º SEM B/4º SEM B

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ ISABELA FERREIRA
+ BUZZANELLI MELOS 
+ STEPHANY BIANCA RODRIGUES RAYMUNDO
+ JOÃO PEDRO MATOS DE OLIVEIRA

Proposta:
Comunidade não favorecida no município de Santo André, iremos pesquisar sobre a saúde e bem estar nesse bairro, em que moradores supõem que deveriam melhorar, quais recursos eles realmente pensam que está acessível para eles e as vantagens de ter uma vida mais saudável como o estilo de vida no dia a dia, e também contribuir para a conscientização da reeducação em vários aspectos no ser humano, para que eles possam viver durante uma vida toda de forma mais saudável no decorrer do tempo.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1BVXLmG7dznrhnQGq0WMV5itU4P8eGCPx/view?usp=sharing

ODS 02 – Fome zero e agricultura sustentável

Nomes: 
+ AMANDA KELLY SALES ARAÚJO
+ GUSTAVO TUCCI AMARAL
+ LAIS VALVERDE GARCIA
+ LUCAS DE LIMA MIAM

Proposta:
O estudo aborda o tema “Fome Zero e Agricultura Sustentável” e foi realizado no bairro Parque das Flores, subdistrito de São Rafael, localizado em São Mateus, com intuito de observar desigualdades existentes nessa comunidade. Através de documentos, pesquisas e um questionário online, observamos que apesar da comunidade estar em uma área de alta vulnerabilidade social e apresentar os piores índices de IDH da cidade, os moradores que responderam nossa pesquisa apresentam não ter muita dificuldade com a alimentação porém conhecem pouco sobre a sustentabilidade e não a praticam.

COORDENADORES: PROF. DR. MURILO ANDRADE VALLE & Profa. Dra. Priscila Reina Siliano da Silva

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 3º SEM B/ 4º SEM B/ 4º ANO B

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ GIOVANNA LIMA
+ LAIS RODRIGUES DE OLIVEIRA
+ PEDRO AUGUSTO NUNES MAIA

Proposta:
O objetivo é aproximar as pessoas do tema “produção de vacinas” e esclarecer suas dúvidas, considerando, principalmente as notícias falsas (“fake news”) disseminadas sobre o tema. Para isso, será elaborado um scrapbook, a partir de levantamento feito na mídia, em entrevistas e questionários e será elaborado o modelo para a divulgação digital material.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ GIOVANNA MORETTI TASCA
+ MILENA ALLEGRINI

Proposta:
O objetivo é aproximar o público-alvo do conhecimento sobre precauções e riscos da higienização inadequada das mãos no cotidiano, pois a partir da boa higienização das mãos as pessoas adoeceriam menos, já que muitos dos microrganismos aos quais estamos expostos são nocivos à saúde. Para isso, serão pesquisados os microrganismos presentes nas superfícies de contato do nosso dia-a-dia, bem como os problemas de saúde que eles podem causar, para assim informar ao público-alvo sobre a importância da higienização correta das mãos.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ CAROLINE DAVID DE ANDRADE
+ JÚLIA CARVALHO TAKATSU
+ LÍVIA NAVES TORRES
+ VIVIANE DE JESUS GOVEIA

Proposta:
O objetivo é aproximar o público-alvo do conhecimento sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, contribuindo para o conhecimento, o esclarecimento de dúvidas, a quebra de tabus e a diminuição dos índices de transmissão de DSTs. Para atingir diferentes públicos alvos em grande extensão, iremos apresentar folders virtuais, questionários de investigação para averiguar o conhecimento sobre o assunto, além de vídeos informativos e divulgação nas redes sociais.

Folder:
https://drive.google.com/file/d/1D3jk99NfPnTFU4zAY8a-QWntLINDpYXa/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ ANA BEATRIZ DE PAIVA MATOS
+ ANNY CAROLINY
+ BEATRIZ CIRINO CREMA

Proposta:
O objetivo é sensibilizar o público-alvo sobre a importância da vacinação. Para isso, será produzido um guia de vacinação com vista a atender a diversas faixas etárias e diversos tipos de vacinações. Sabe-se da existência de guias de vacinação de diversos órgãos oficiais governamentais, todavia a pesquisa realizada mostrou que algumas informações não estão claras ou completas. Dessa maneira, justifica-se a produção de um material com linguagem que atenda todos os públicos, ressaltando a importância da vacinação nas diferentes faixas etárias, voltado à sensibilização das pessoas em relação a saúde pública.

Folder:
https://drive.google.com/file/d/1A36YSIH18BjTRDJk8QuNSQlApAv_hVO3/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ ANA CLARA CHINCHIO NASCIMENTO
+ GABRIELLA SAMPAIO BIGONI
+ LAÍS DA MOTA

Proposta:
O objetivo é sensibilizar e promover esclarecimento sobre a importância da vacinação. Cotidianamente é possível observarmos o grande fluxo das chamadas “fake news” por toda a internet, e notícias falsas sobre o tema vacinação não é algo raro de se encontrar. Independente da escolaridade, faixa etária ou gênero, é indiscutível que todos possuem alguma dúvida para ser esclarecida e esse é o principal ponto do projeto. Para isso, será elaborado um formulário online, para levantar dados que nos permita identificar as principais dúvidas sociais sobre o tema vacinação. Por meio de um panfleto virtual, as dúvidas sobre o tema serão respondidas de forma clara e acessível para todos os públicos.

ODS 03 – Saúde e bem-estar
ODS 06 –Água potável e saneamento

Nomes: 
+ JULIA PURCINELLI MELO COSTA
+ MARINA EDWIGES OREFICE RANGEL
+ TAUANE KETHELEEN DA CUNHA SOUZA
+ THYAGO BORELLA FERREIRA

Proposta:
A água é um dos mais importantes recursos para a existência da vida, entretanto, quando não se tem saneamento básico, aliado à contaminação da água, representam uma das maiores ameaças à saúde humana. Este trabalho tem como objetivo a conscientização da população, com ênfase aos moradores em locais susceptíveis à problemas de saneamento básico, sobre os perigos de ingerir alimentos e/ou água contaminada com parasitas, possibilitando também conhecer os sintomas das principais parasitoses que podem lhe acometer. Serão produzidos materiais digitais sobre o que são parasitas e sobre as parasitoses selecionadas (Cólera, febre tifóide, leptospirose, amebíase, hepatite A e esquistossomose), para consequente divulgação em mídia(s) social(is) a ser(em) definida(s).

COORDENADOR: Prof. Paulo Roberto Lucas de Oliveira

ADMINISTRAÇÃO 2º SEM B

ODS 04 – Educação de qualidade
ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ LEONARDO DE ANDRADE SANCHES
+ NATÁLIA CRISTINA PEREIRA DE SOUZA
+ ROBERTA VAZ CATTO
+ VANESSA VIANA DA SILVA
+ VITÓRIA VIANA DA SILVA

Proposta:
O objetivo é melhorar o acesso à informação digital para o idoso. Para isso, serão elaborados vídeos sobre como utilizar a internet, as redes sociais, os aplicativos, como realizar compras digitais. Serão divulgadas dicas para um consumo correto e elaborados manuais. Com isso, pretende-se contribuir para aumentar a produtividade do idoso ajudando-o a ser mais feliz, evitando o estresse e a depressão.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ LUCAS DOS SANTOS BARBOSA
+ ANDRESSA LEONINA SOUZA
+LUIZA BASTOS PERES
+ GUILHERME PEDROSO GARCIA
+ LUCAS GALDINO DE LIMA

Proposta:
O objetivo é divulgar conteúdo sobre a doação de sangue e cuidados a serem tomados devido ao Covid, tendo em vista a redução expressiva no número de doadores devido à pandemia. Para isso, serão elaborados folders informativos sobre a doação de sangue e os cuidados em relação ao coronavírus.

ODS 02 – Fome zero e agricultura sustentável

Nomes: 
+ BRYAN DE CARVALHO NOVAIS
+ GEOVANNA DE OLIVEIRA E SILVA KEROLLYN NADJA
+ NATASHA CAROLINI

Proposta:
O objetivo é promover momentos e ações benéficas à saúde e ao bem estar, visando contribuir com a qualidade de vida. A saúde e qualidade de vida são, atualmente, dois fatores de constante preocupação da população em geral. Manter um corpo saudável, que até pouco tempo era um privilégio, tornou-se uma forte preocupação, devido ao aumento da expectativa de vida dos seres humanos, e trazendo para o cotidiano das pessoas atividades, como caminhar, correr, praticar exercícios em academias, fazer ioga, entre outros tantos tipos de situações voltadas a formas mais saudáveis de vida, que passaram a ser referenciais para o ser que procura não apenas manter-se em forma, mas também evitar doenças, melhorar os aspectos físicos e mentais, que, consequentemente, podem elevar sua autoestima e prazer de viver. Para isso, será incentivada a adoção de boas práticas, como exercitar-se diariamente e  alimentar-se de forma correta.

COORDENADOR: Prof. Roberto Bezerra Nóbrega

ADMINISTRAÇÃO 4º ANO B | CIÊNCIAS ECONÔMICAS 4º ANO B

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ AILTON ALVES DOS SANTOS
+ LUCAS DA SILVA RODRIGUES
+ SIDNEI DA SILVA MORTAGUA
+ SIMONA GARCIA DE AMORIM

Proposta:
Objetivo: incentivar a população a fugir do sedentarismo e buscar um envelhecimento saudável.
Justificativa: colaborar com os indivíduos que buscam uma vida mais ativa, que querem fugir do sedentarismo e envelhecer de maneira mais saudável.
Procedimento: pesquisa e elaboração de material consultivo que será divulgado pelas redes sociais. Divulgação de posts informativos sobre bem estar e cuidados com a saúde através de blog. Será enviado pesquisas periódicas que visam medir o grau de interesse e coletar sugestões com o objetivo de compreender se o material disponibilizado está atingindo o objetivo proposto.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ AMANDA DE CAMPOS
+ BIANCA GIOVANA MAZZI
+ VLADIMIR NUNES JUNIOR
+ GABRIEL DE OLIVEIRA JESUS

Proposta:
Objetivo: Descrever o conhecimento de pessoas próximas ao grupo, a respeito da prevenção do COVID-19 e seus sintomas.
Justificativa: Essa nova doença transformada em pandemia têm se alastrado rapidamente fazendo com que todos tenham novos hábitos de vida. Sem a prevenção correta, a própria pessoa e todos em sua volta correm sérios riscos de vida.
Procedimentos: Amigos, familiares e colegas de trabalho receberão o link com o formulário por e-mail ou Whats-App sobre quais cuidados eles estão tomando, se há contaminação de pessoas próximas e qual o conhecimento deles sobre os sintomas e modos certos de prevenção. Essas informações serão organizadas em tabelas e comparadas. Será elaborada uma cartilha digital (folheto virtual informativo) sobre os cuidados e prevenção corretos do COVID-19, mapeamento de contaminados próximos e sintomas com a necessidade da ida ao hospital. Essa cartilha será enviada a todos os participantes para divulgação

COORDENADORa: PROFA. DRA. KAREM SORAIA GARCIA MARQUEZ

QUÍMICA 3º SEM B/ 4º SEM B/ 4º ANO B/ 5º ANO B

ODS 03 – Saúde e bem-estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ARTHUR LUIZ LIMA
+ MARCO ANTÔNIO SOUZA ROMANINI
+ ICARO RODRIGUES
+ WILSON ALVES ROCHA

Proposta:
Em razão do isolamento social pelo Novo Corona Virus e suas consequências psicológicas, realizou-se um mapeamento por amostragem da saúde mental dos cidadãos da Grande SP através de questionário online, utilizando-se da plataforma Google Forms, de forma a verificar a alteração de humor e felicidade dos pesquisados, com objetivo de associar fatores de maior influencia na variação de felicidade. No final da pesquisa foram dadas orientações de obtenção de ajuda psicológica gratúita, de forma que ao participar da pesquisa, o indivíduo já pudesse receber auxílio. Para elaboração da pesquisa foram feitos estudos sobre elaboração de questionários e sobre solidão e saúde mental. O total de participantes foi de 367, o que gerou uma grande quantidade de material de análise, onde foram associados fatores de maior influencia na variação de felicidade.

ODS 03 – Saúde e bem-estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ CAROLINE VIÚDOS DE OLIVEIRA
+ GIOVANNA NAZARIN SILVA
+ RICARDO LOPES SEMENEC DE ABREU

Proposta:
O objetivo é a obtenção de informação dos brasileiros para então desenvolver uma divulgação de conscientização a todos sobre a automedicação e uso medicamentoso. Foi realizado um levantamento de dados por meio de pesquisas on-line, via questionário do Google Forms, com a temática em volta do uso de medicamentos pela população brasileira, buscando dados a respeito de automedicações, e do grau de instrução dos mesmos a respeito dos perigos e consequências vividas por essa conduta, para realizamos uma análise dos riscos que envolvem essa prática. E também pesquisar quais tipos de medicamentos são mais utilizados pela população e se dentre eles há automedicação.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1SrxSLgDLzqeUdw4A23mwEdDwesRxYkvc/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem-estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ANDERSON AUGUSTO BATISTA

Proposta:
O projeto aborda a história a da homeopatia e a demonstração de sua eficácia do ponto de vista químico. O objetivo é demonstrar a composição dos remédios homeopáticos através de cálculos de diluição. O trabalho envolve pesquisa teórica sobre a história e a aplicação da homeopatia e cálculos de diluição usando medicamentos específicos.

coordenadora: PROFA. MA. MAYRA COAN LAGO

CIÊNCIAS SOCIAIS 4º ANO B | HISTÓRIA 3º SEM B/ 4º SEM B/ 4º SEM B | RELAÇÕES INTERNACIONAIS 4º ANO B

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Nomes: 
+ LETÍCIA MARIA BRANDINO DE SOUZA
+ GUSTAVO MENEZES
+ FELIPE GOMES

Proposta:
Faremos uma análise do impacto do COVID-19 no Brasil, principalmente na população mais pobre do Estado de São Paulo, que sofre diretamente com os problemas da falta de água e saneamento básico, dificultando a higienização e piorando a saúde dessas pessoas. Deste modo, buscaremos a conscientização e ajuda para as aqueles que estão mais vulneráveis nesta pandemia por meio de um podcast.

Link:
https://www.facebook.com/100003643134047/videos/2123792011085549

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ RODRIGO GONÇALVES
+ GIOVANNA RODRIGUES CORDEIRO
+ ALINE CARVALHO DOS SANTOS

Proposta:
Visando melhorar a qualidade de vida dos idosos que tiveram acidente vascular cerebral (AVC) e perderam a capacidade de fala, ofereceremos tanto aos idosos quanto aos funcionários do asilo e/ou casa de repouso escolhido aulas da língua brasileira de sinais (LIBRAS) às quais nós ministraremos.
Tal necessidade de desenvolver esse projeto se constituiu na medida em que tomamos proporção do quão prejudicial à vida de alguém é perder a fala, ainda mais quando o paciente se encontra diante de uma idade vulnerável e de uma doença como o AVC. É fato que, a maneira mais utilizada pelo ser humano para se expressar é através das palavras, e que, com a perda dessa capacidade, os idosos afetados se veem frustrados por não conseguirem realizar suas necessidades básicas, como dizer que sente fome, dor, ou que quer utilizar o banheiro, por exemplo. Todavia, as dificuldades não se limitam às condições físicas, a frustração desencadeia uma série de sentimentos negativos que podem levar o idoso a se sentir deprimido e ficar depressivo. Dessa forma, o ensino de libras partindo do alfabeto e de sinais mais simples e essenciais, colabora para que a comunicação seja realizada de uma maneira diferente a qual eles estavam acostumados, porém efetiva.

coordenadora: Profa. Ma. Elaine Maria Sarapka

Engenharia Civil 6º semestre B

ODS 06 – Água limpa e saneamento
ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+
BEATRIZ MORAES F. E. MANZANO
+ GABRIEL SERATTI DE OLIVEIRA
+ GABRIEL SIQUEIRA FIRMINO SILVA
+ ISABEL SATANA OLIVEIRA
+ JOYCE CAROLINE DA SILVA
+ SIDNEY ROBERTO FLOR DA CRUZ

Proposta:
Este projeto consiste em criar uma cartilha digital, informando a importância da limpeza da caixa d’água e demonstrando suas etapas de limpeza. A distribuição será de forma virtual através do site da FSA e redes sociais. Muitos não têm o conhecimento de que é fundamental a caixa d’água ser limpa pelo menos duas vezes por ano, segundo a Norma ABNT NBR 5626/2020, e a forma correta de se fazer, evitando assim o acúmulo de sujeiras e outros resíduos que contaminam a água, prejudicando a saúde de todos que a consomem. A cartilha digital é uma maneira sustentável de divulgação, não dependendo de impressões. Tem como público alvo os alunos da graduação do CUFSA e a população em geral. O objetivo geral é orientar a comunidade, através da cartilha digital informativa, a forma correta de limpar a caixa d’água e a importância que essa ação tem para melhorar a qualidade da água consumida, mantendo a potabilidade da água tratada que chega à nossa residência. Foram feitas pesquisas a bibliografias especializadas atendendo a Norma ABNT NBR 5626/2020, sobre o tema limpeza da caixa d’água e ODS. Foi feito uma pesquisa através das redes sociais para sabermos como está a conhecimento das pessoas com relação a importância da limpeza da caixa d’água e a maneira correta, para manter a potabilidade da água. Foi criada uma cartilha digital informativa, falando sobre a importância da limpeza da caixa d’água e a forma correta. Através de pesquisa realizada foi observado que as pessoas sabem da importância da limpeza da d’água, mas por falta de informação não sabem o tempo e nem a maneira correta de limpar a caixa d’água. Baseados nessa pesquisa, foi criada uma cartilha digital informativa falando sobre a importância da limpeza da caixa d’água e a forma correta, para manter a potabilidade da água. A cartilha digital informativa foi distribuída através das redes sociais e o site da FSA.

Cartilha:
https://drive.google.com/file/d/1DXv96TcvcoWdyc-j1a_3qsts_5u8-xC_/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+
ALINE CRISTINA DE SOUZA PARRA
+ BRUNO CODEVILA GOFFI
+ DIEGO JOSÉ DOS SANTOS
+ FÁBIO CARVALHO BOSSO
+ GEOVANI SASSO DOS SANTOS
+ TIAGO BESERRA DA SILVA

Proposta:
Criação de cartilha para acesso a informação técnica de instalação de caixa sifonada, com o intuito de conscientizar a população de seus benefícios, gerando maior qualidade de vida e bem estar, além de capacitação das pessoas para que se tornem profissionais. A caixa sifonada e a tubulação de ventilação são Itens básicos em uma instalação hidráulica, apesar disso são muito comuns imóveis que apresentem problemas decorrentes de erros de instalação desses componentes. Um dos problemas mais recorrentes é o odor de esgoto que exala dos banheiros, o que causa certo desconforto e mal-estar aos moradores. O público alvo são os alunos de graduação do CUFSA e a população em geral. O objetivo geral é a elaboração de cartilha digital informativa de fácil entendimento através de textos e ilustrações sobre a instalação correta de caixa sifonada. Primeiramente, o grupo realizou uma pesquisa bibliográfica sobre a instalação da caixa sifonada, logo em seguida com a pesquisa realizada, elaboramos perguntas para criação de um formulário, e divulgamos os formulários para que as pessoas pudessem responder as perguntas relativas à caixa sifonada. Com os resultados obtidos através do formulário foi possível identificar as necessidades dos usuários e começar a elaborar o roteiro e ilustrações da cartilha através destes dados. O resultado obtido na pesquisa foi que pouco mais da metade dos entrevistados não sabem o que é e não sabem a função da caixa sifonada. A maioria dos entrevistados também não pagariam pela instalação dela, o que demonstra a importância desta cartilha com a informação da necessidade do isolamento dos gases que retornam da tubulação. Contudo, nota-se que há um desejo ao aprendizado da instalação e que a porcentagem de pessoas receptivas a este conhecimento é bem alta. Com a pesquisa bibliográfica e os dados obtidos do formulário, foi possível elaborar a cartilha que será divulgada no site da FSA, com o intuito de conscientizar a população de seus benefícios, gerando maior qualidade de vida e bem estar, além de capacitação das pessoas para que se tornem profissionais.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1HoEz3LSPm0kOaxtwMBUI4PsCcxaGE1gi/view?usp=sharing

COORDENADORA: PROFA. DRA PRISCILLA RODRIGUES SANTANA

PSICOLOGIA/4º SEM A

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+
ALEXANDRE RODRIGUES SILVA
+ GUSTAVO MUNIZ BRANDÃO
+ INGRID CARVALHO DINIZ
+ MARIA EDUARDA CUNHA
+ MARCELO ALVES
+ VITOR MORINE KASAI

Proposta:
 Este estudo pretende investigar quais os efeitos psicológicos foram (ou ainda estavam sendo) gerados após a quarentena causada pela pandemia do COVID-19. Foram pesquisados artigos que se referiam ao isolamento social, depressão e outros transtornos, além de pesquisa que se referia ao estado do indivíduo durante a pandemia. Foi elaborado e adaptado um formulário para obter respostas de um grupo (baseado nas escalas de Beck) referente a sua experiência sentida na quarentena. Após a realização dos gráficos foi apurado e comparado os resultados destoantes e similares com a da pesquisa citada anteriormente, além de citado práticas que amenizam os efeitos psicológicos gerados diante do isolamento social.

Pôster Virtual:
https://drive.google.com/file/d/1dOLAjK-_g8SzhXtiC9cH8tGWEbfYUHzU/view?usp=sharing

 

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+
BRUNA LETÍCIA RODRIGUES FALCÃO
+ DANIELE PAN DA SILVA
+ ELAINE OLIVEIRA DE MORAIS
+ ELLEN VITORIA RIBEIRO DE LIMA
+ ISADORA BIZAN FRANÇA

Proposta:
Este artigo explora os impactos da pandemia do COVID-19 no processo de educação entre estudantes e professores universitários da região do ABC Paulista, focando no surgimento de dificuldades tecnológicas, adaptação ao ensino à distância (EAD) em conjunto de reajustar a rotina pessoal, tudo isso mostrou-se presente neste novo período ou já existiam e foram agravados. Por intermédio de dois questionários diferentes, um direcionado aos alunos e outro aos professores, com a finalidade de compreender a metodologia atual de ensino, bem como investigar a saúde mental e qualidade de vida da comunidade acadêmica. Sendo que, o total de amostras dos alunos foram de 50 enquanto de professores a totalidade obtida foram de 11 respostas, com a possibilidade de estudantes e professores tanto de universidades privadas quanto públicas, ocorrendo adversidades na análise dos dados devido a alguns equívocos cometidos na hora de responder o questionário de forma adequada e atenta. Constatamos que, muito dos desafios declarados, como a sobrecarga, ansiedade e estresse, dificuldade para dormir e descansar e alteração no nível de aprendizagem foram acentuados nessa nova crise. Diante dos resultados obtidos, fizemos uma discussão dos dados em relação à problemática. Buscamos possíveis alternativas para superar os impasses que se apresentaram durante o percurso do aprendizado à distância, como a discussão em conversas entre amigos e familiares nas redes sociais para que a população em geral compreenda os obstáculos e também incluir novos espaços online disponibilizados pelas universidades para debater o assunto, facilitando então, a vivência no meio online através de novos moldes da vida acadêmica.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1uT7fUFo0EmfeDi87t4KzLkZ5AB7gKxwb/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+
ABNER LUIZ SARTÓRIO BERTALA
+ FRANCISCA CARNEIRO BANDEIRA
+ MICHELLY FLORIANO

Proposta:
Esse estudo pretende levantar as principais dúvidas e dificuldades em pessoas diagnosticadas com depressão, em especial, na fase da adolescência. O aprofundamento nessa questão é fundamental para que o profissional de psicologia possa auxiliar no diagnóstico e tratamento pois a depressão é uma das doenças apontadas como mais incapacitantes pela OMS. O objetivo foi entender a dificuldade do diagnosticado quanto ao tratamento e apoio de amigos e familiares. A amostra constituiu-se de 15 adolescentes com idade entre 14 e 22 anos, indicados por familiares e amigos dos adolescentes; a pesquisa foi feita via internet pelo formulário Google Forms, somente com aqueles que foram diagnosticados com depressão por um profissional da saúde. A partir da leitura e análise dos conteúdos das falas dos entrevistados, extraímos duas categorias, sendo elas: entender a reação e auxílio de familiares quanto ao diagnóstico e como se sente o adolescente frente ao diagnóstico. Foi elaborado um jornal com informações sobre sintomas, tratamento, como procurar ajuda profissional e demais característica da depressão, em especial na adolescência.

Jornal:
https://drive.google.com/file/d/145-2UHGItQ849SZNS4Y83EUkO4BpdGbr/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+
ISABELA DE SOUSA LIMA
+ JÚLIA DANTAS CARVALHO SILVA

Proposta:
A redução de danos na dependência química é uma importante ação de políticas públicas, pois através dela podemos encontrar alternativas para aqueles que não conseguem alcançar a abstinência e prevenir complicações graves na vida do sujeito devido ao abuso de substâncias. O presente artigo busca compreender a política de redução de danos como uma estratégia de diminuição das consequências negativas do uso de drogas para pessoas que não conseguem se tornar abstêmias, se a política de redução de danos aos dependentes químicos funciona no Brasil e a eficácia da redução de danos no tratamento de dependência química de forma ética.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1_WigPTFd3Ndp-xmCwUVsbBWhQw8ovESP/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+
KARINA LAVORATO AMORIM DE LIMA
+
NEUTA DOURADO BEZERRA

Proposta:
Em que momento o luto considerado normal se torna luto patológico? O objetivo foi compreender a elaboração do luto patológico/estendido por meio da saúde mental. Face a qualquer perda significativa, de uma pessoa ou até de um objeto estimado, desenrola-se um processo necessário e fundamental para que o vazio deixado, com o tempo, possa voltar a ser preenchido. Esse processo é denominado de luto e consiste numa adaptação à perda, envolvendo uma série de tarefas ou fases para que tal aconteça. (MELO, 2004, p.4). Deste modo, é importante que os psicólogos conheçam quais são as fases do luto, pois o luto pode ser confundido com a depressão e sabendo os conceitos, eles saberão a maneira ideal de intervir, ajudando seus pacientes enlutados a ultrapassar por este momento delicado de forma menos dolorosa. A perda de um familiar traz mudanças significativas afetando a saúde mental, o luto normal pode estender tornando-se patológico, isso significa que o indivíduo não conseguiu elaborar de maneira eficaz. Escolhemos essa temática para aprofundarmos o conhecimento sobre esta área, nós como estudantes de psicologia, futuramente teremos pacientes em sofrimento psíquico com a perda de um ente querido e queremos estar preparados para essa demanda, trazendo melhor qualidade de vida para eles.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1kXzU3-nhxT31PxXRjWwmeprYuI-Ih8td/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+
LETICIA VALIN CAMPANA
+ MATHEUS DE SOUSA GIOLO
+ MILENE DE MORAES AMARAL
+ PAMELA LIRIAN DOS SANTOS MACHADO

Proposta:
O objetivo foi relatar a presença de sintomas depressivos e suas correlações com idade e independência em atividades domésticas. Para isso, foi desenvolvida uma cartilha de prevenção de sintomas depressivos em idosos que explica de forma simples as várias formas que os sintomas depressivos podem aparecer e os possíveis desencadeadores deles. A cartilha ainda conta com sugestões de exercícios físicos e atividades que os idosos podem fazer além de números de órgãos municipais de Santo André que podem oferecer auxilio nessas atividades.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1BytY2g3eOnm10G3n-EpMelgEMTNxIEDh/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+
ADRIELE CRISTINA CRUZ BARIZAO PULCINO
+ LORENE QUADROS DIAS
+ MILENA SILVA DOS SANTOS

Proposta:
Quem cuida de quem cuida? Essa indagação moveu nossa discussão, uma vez que a saúde transcende simplesmente a um cuidado do corpo, de repente um corpo são, não tem uma mente sã, e uma mente sã, precisa de um corpo são. Se os dois estão bem, é então estabelecido o cuidado de si. Assumir a responsabilidade sobre si para poder cuidar do outro, é fundamental. “Partimos do fato, de que o ser humano é por sua natureza a essência, um ser de cuidado. Sente a predisposição de cuidar e a necessidade de ser ele também cuidado. Cuidar e ser cuidado são existências (estruturas permanentes) e indissociáveis” (BOFF, 2012 apud OLIVEIRA,2018, p.37). O objetivo foi identificar para minimizar os danos psíquicos causados durante a pandemia nos profissionais de saúde, em específico a enfermagem.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1CECfAvlYlwhXG-PWLQEpABkochR5vcrj/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+
ANA PAULA ANTONUCCI JACOPUCCI
+ ANTÔNIA PEREIRA IRMà
+ PRISCILA GHIRARDELLO DOS SANTOS
+ RENATA BARBOSA DE OLIVEIRA

Proposta:
O projeto tem o objetivo de auxiliar os adolescentes que participam do Projeto Campos de Paranapiacaba, no seu desenvolvimento no geral, entender como eles se sentem, de que forma eles se enxergam no projeto e na sociedade. Havendo momentos de trocas que são muito importantes para o desenvolvimento deles, dessa forma podendo ter uma melhoria consigo mesmo e com o próximo também.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1KsYnrh97bk3TeOauIl12bUuKssBin5VL/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+
LUCILENE APARECIDA GOMES FERREIRA DE LIMA
+ MIRIAM ALONSO MASTROPIRRO
+ TELMA MARIA GOMES OLZANY SILVA

Proposta:
O objetivo foi relatar como os idosos estão enfrentando os desafios decorrentes da necessidade de isolamento social devido a Pandemia de COVID 19. O trabalho traz os relatos de idosos sobre suas experiências, percepção sobre a doença, sentimentos, comportamentos, medos, angústias e os mecanismos de defesas utilizados para os manterem mais saudáveis devido ao isolamento social proposto pelas autoridades sanitárias em todo o país em função da pandemia de Covid-19. Foram entrevistadas pessoas acima de 60 anos da cidade de São Paulo e Região do ABC.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1O7k0xZfOPJf7IwPZINY4YvKqOJhl1kEb/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+
VANESSA LEMES AZEVEDO

Proposta:
Este trabalho apresenta um projeto realizado com gestantes, com o intuito de auxiliá-las na área emocional durante a gestação, minimizando estresse, ansiedade, medos e uma possível depressão pós parto. Foi feito um grupo de encontro online, com seis gestantes selecionadas através de sorteio, que foi divulgado na página do Instagram. Verificou-se que grande parte dos medos e conflitos emocionais que as mulheres tinham, estavam relacionados a transgeracionalidade psíquica e crenças aprendidas através de vivências familiares. As mulheres apresentam inúmeros conflitos emocional decorrentes do mal relacionamento com a figura materna, culpas sobre a maternidade trazidas por situação não analisadas. Também verificou-se grande comportamento inconsciente de lealdades familiares, reproduzindo comportamentos de gerações anteriores. Através desse projeto pudemos verificar que as gestantes tomaram consciência de algumas atitudes e puderam escolher uma nova forma de pensar e de entender os acontecimentos do passado, acolhendo esses acontecimentos sem culpa, dor ou mágoa, e fazendo escolhas de forma conscientes e não mais relacionadas aos seus conflitos do passado.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1chL5Fc_-biKiQjAel3v22-L205RvyB9j/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+
BRUNA CAROLINE FERREIRA BELO
+ BRENDA DA SILVA SANTOS
+ JESSICA VICTÓRIA SANTOS SANTANA
+ MIRELLA APARECIDA SILVEIRA DA SILVA
+ VITORIA DA CONCEIÇÃO BAMIDELE

Proposta:
Esse projeto tem como objetivo relatar e analisar as mudanças no tratamento psicológico durante a pandemia causada pelo Coronavirus (Covid-19), e as perspectivas para um futuro próximo. O problema do projeto em questão é “Em pleno século XXI. Ainda há preconceito da parte do psicólogo(a) para com as pessoas que apresentam algum tipo de transtorno mental?”; a qual direciona o grupo a seguinte justificativa: a temática é considerada importante e relevante ao profissional Psicólogo pois acrescenta a ele maior competência e consciência sobre todo o contexto social e cultural que as pessoas com algum tipo de transtorno mental se encontram. O objetivo desse projeto é observar e analisar o posicionamento do psicólogo(a) em relação a seus pacientes que apresentam algum tipo de transtorno mental.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1p7kd8aXSEGYHaWOn8JucYU2o1G4MrJjk/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+
KARINA OLIVEIRA MARTINS
+ GIOVANNA SIGNORINI

Proposta:
O tema proposto é devido ao crescimento no Brasil do número de pessoas com a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, doença incluída recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma síndrome crônica. A OMS incluiu o Burnout na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2020. Embasamos nossa pesquisa em autores como Mark Williams, John Teasdale e Zindel Segal estudiosos do assunto durante 30 anos na Universidade de Oxford, autores do livro Atenção Plena, Mindfulness. Quanto à correlação entre a Síndrome de Burnout e o Mindfulness, o estudo realizado pelo médico Dr. Marcelo Gobbo Jr.2 constatou que: Um grupo de pesquisadores revisou 23 estudos envolvendo práticas de Mindfulness entre profissionais de saúde. Destes, nove tinham como objetivo específico avaliar os sintomas de Burnout médico e sua relação após as práticas de Mindfulness. Os resultados mostram que as práticas meditativas conseguiram atuar nas três dimensões do Burnout aumentando a motivação, diminuindo a exaustão emocional e ampliando a empatia e compaixão, diminuindo assim a despersonalização. O objetivo é o aprofundamento científico psicológico correlacionando ao Mindfulness como método complementar de amenização de sintomas da Síndrome de Burnout.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1YCU9fcfyl58mYoul5gyNj-Uq3Qojq_v3/view?usp=sharing

COORDENADOR: PROF. DR. ANTONIO FERNANDO GOMES ALVES

PSICOLOGIA 3º SEM A

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes

Nomes: 
+ BRUNA CAROLINE FERREIRA BELO
+ JÉSSICA VICTÓRIA SANTOS DE SANTANA
+ MIRELLA APARECIDA SILVEIRA DA SILVA
+ VITÓRIA DA CONCEIÇÃO BAMIDELE

Proposta:
Esse trabalho tem como objetivo geral analisar e refletir sobre o termo e tratamento social e médico de pessoas com algum tipo de transtorno mental por meio de opiniões e respostas de pessoas consideradas leigas na área de psicologia. Além disso, relatar a evolução histórica da loucura em relação a saúde mental, e desconstruir os modos conservadores e desrespeitosos de atuação para com os pacientes. Tudo isso, na cidade de Santo André, região do grande abc, São Paulo, Brasil.

ODS 10 – Redução das desigualdades

Nomes: 
+ PEDRO HENRIQUE SALA
+ EDUARDO MENEZES

Proposta:
Estabelecer um ambiente aonde as pessoas possam se expressar artisticamente e ter um auxilio psicológico.

PEDAGOGIA 3º SEM B E 4º ANO B

ODS 05 – Igualdade de gênero

Nomes: 
+ MAELLY PEREIRA DOS SANTOS
+ MARIA EDUARDA CARRION GIORGI
+ ISABELLA CARVALHO PUZZI

Proposta:
O objetivo é mostrar como a feminização do magistério e os homens na docência, as representações sociais de gênero já arraigadas na nossa cultura, ainda estão presentes na prática e no discurso docente, apontando para a necessidade de abandonar a visão bipolar de gêneros na qual o masculino tem que ser necessariamente oposto ao feminino e vice-versa, como se só existisse um tipo de homem e um tipo de mulher, bem como profissões adequadas para cada um deles, negando a possibilidade de haver homens e mulheres com perfis próprios e autonomia de personalidade.

ODS 05 – Igualdade de gênero

Nomes: 
+ THAYNARA C. LOUBACK DA SILVA
+ VITÓRIA MOREIRA PRETO DOS SANTOS

Proposta:
Dialogar com o adolescente sobre a importância de conhecer o seu próprio corpo tanto no campo da saúde física e suas transformações, quanto no campo psíquico, visando a promoção da saúde sexual.

COORDENADOR: PROF. CELSO RAMOS DE OLIVEIRA

PSICOLOGIA 3º SEM B

ODS 05 – Igualdade de gênero

Nomes: 
+ BEATRIZ NOGUEIRA DA SILVA
+ LETÍCIA ELLEN DE ALMEIDA FONTES
+ NICOLE APARECIDA SOUZA DO ANJOS

Proposta:
O projeto busca abranger relatos e situações em que pessoas LGBTQ+ vivenciaram de homofobia e preconceitos diversos, apresentando a realidade das pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQ+ e os sofrimentos que os rondam junto a homofobia, a forma como eles lidam com isso ou os casos extremos que podem levar até mesmo a morte. O objetivo é descrever como a homofobia impacta na vida de todas as pessoas dentro da comunidade LGBTQ+ e em vários aspectos. Para isso, será pesquisada a literatura pertinente, serão analisados relatos de pessoas na situação descrita assim como serão feitas entrevistas e aplicados questionários.

ODS 05 – Igualdade de gênero

Nomes: 
+ GABRIELA CALDERÓN YONAHA
+ GRAZIELA BOEIRO DE SOUZA
+ MARIA MÉRCIA DOS SANTOS
+ TAINÁ RICCI GOMES

Proposta:
Nesse trabalho o principal objetivo é abordar consequências do relacionamento abusivo na vida das pessoas, tendo em vista as influências do fator cultural, e o porquê algumas relações abusivas são romantizadas pelas vítimas.

ODS 05 – Igualdade de gênero

Nomes: 
+ SAMARA SANTINI
+ GUILHERME FERNANDES

Proposta:
A proposta do trabalho tem como objetivo abordar os desafios propostos pelo movimento feminista e de cenários de feminicídio apresentando ações e propostas para prevenir e combater estes crimes de gênero.

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+ BRUNA ANDREA
+ MARIANA PRADO
+ RITA GONÇALVES

Proposta:
O presente trabalho terá como principal objetivo fazer uma discussão sobre a dificuldade de pessoas trans na sociedade que ainda possui tabus acerca a igualdade de gênero. A identidade de gênero ainda é pouco discutida e estudada no Brasil e para que pudéssemos entender um pouco mais sobre esta realidade, fizemos um breve levantamento sobre as definições e diferenças de termos e analisamos artigos e pesquisas sobre o assunto.

COORDENADOR: PROF. JEFERSON ROBERTO DE LIMA

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 4º ANO B

ODS 10 – Redução das desigualdades

Nomes: 
+ DANILO BENTO DA SILVA
+ RAFAEL FREITAS SILVA
+ YAGO URIAS DE SOUZA GARCIA
+ YAGO FERNANDO LOPES

Proposta:
A desigualdade pode ser medida por faixas de renda, em que são consideradas as médias dos mais ricos em compara-ção às dos mais pobres. Isto se torna um problema para uma região ou país quando as distância entre as rendas são muito grandes dando origem a fortes disparidades. Inúmeras são as causas que aumentam a distância entre a renda dos mais ricos e dos mais pobres, ocasionando pobreza, miséria, favelização, aumento das taxas de desemprego, mar-ginalização de parte da sociedade, aumento dos índices de violência e criminalidade, atraso no progresso da economia do país

COORDENADOR: PROF. ME. JOÃO CARLOS MUCIACCITO

ADMINISTRAÇÃO 3º SEM B

ODS 01 – Erradicação da pobreza

Nomes: 
+ DEIVA DE SOUZA ROCHA
+ JANAINA LIMA DA SILVA

Proposta:
A ação de extensão proposta tem como finalidade contribuir para a discussão sobre pobreza e formas existente para erradicar, neste sentido obtivemos uma pesquisa online com a ferramenta Google forms, que traz alguns principais pontos que contribuem para a pobreza no nosso país e especificamente da Cidade de Diadema, bairro Eldorado onde foi realizada a pesquisa, essa população os envolvidos que mais sofrem com desigualdades.

ODS 05 – Igualdade de gênero: um estudo feito na comunidade Silvino

Nomes: 
+ EDUARDO MARTINS
+ HEINRICK B. GUEZINE

Proposta:
De acordo com a lei 9.504/1997 não deveria haver desigualdade de gênero no Brasil, pois ela defende que todos nós devemos ser tratado de forma igualitária independente de classe, cor e gênero, porém nossa realidade é muito diferente disso, ainda mais se a pesquisa for realizada em uma comunidade, como a do Silvina. Sendo assim o trabalho teve como objetivo levantar as informações, para analisarmos à opinião dos moradores, do bairro do Silvina localizado em São Bernardo do Campo, sobre o tema abordado. Com a pesquisa conseguimos ter a sensação dessa desigualdade de gênero na comunidade, notamos também suas criações, seus estudos e sua profissão. Por meio dessa analise antropológica notamos a desigualdade de gênero enraizada em nossa sociedade, se não por meio de ação, por meio submissão.

ODS 17 – Parcerias e meios de implantação

Nomes: 
+ HENRIQUE GOMES DE OLIVEIRA
+ JOÃO PEDRO RIBEIRO FERREIRA
+ LUANA CRISTINA VISIGNANI

Proposta:
Analisando diversos contextos remotamente em uma comunidade situada no Morro da Kibon, podemos citar alguns conflitos preocupantes relacionados à infraestrutura, saúde, segurança, educação e necessidades básicas que estão sendo questões de preocupação para diversas populações brasileiras, que não tem uma base estrutural e passam por muitas desigualdades sociais no Brasil, como apresenta-se nesta entrevista, uma grande falta de serviços básicos como podemos citar a água, segurança e saúde, nas quais são essenciais para todos os brasileiros sem nenhum nível de desigualdade, tendo também dificuldades de atenção do Governo nesses locais mais precários, não disponibilizando um acesso desses serviços importantes nas comunidades, de acordo com moradores. No momento em que estamos vivendo com está pandemia, certamente seria necessário um apoio maior do Governo, visto que a situação veio a se agravar, em áreas com menos condições e com mais dificuldades de prevenção e cuidado sobre saneamentos básicos, na qual a população está disposta a fazer parte dessa mudança para o bem de todos moradores da comunidade, conseguindo atingir um único objetivo: melhoria sobre as necessidades básicas nas comunidades e igualdade social à todos. Para que ocorra uma melhoria para todos, inclusive neste momento delicado de pandemia que estamos vivendo atualmente, a população cita alguns recursos que o Governo pode-se adotar para ajudar, como por exemplo fazer campanhas de conscientização e que olhe com mais cuidado e atenção redobrada à essas pessoas mais necessitadas no momento e fazem solicitações de algumas ações nas mídias sociais, na qual, podem-se chamar atenções da sociedade em geral, podendo assim atingir objetivos para uma melhoria na comunidade. Diante disso, fica claro que ainda há muito que avançar nas melhorias em comunidades e lugares com mais necessidades como este entrevistado no Morro da Kibon, tendo uma visão maior na área da saúde, pois é o serviço básico na comunidade que mais faz falta para os moradores, sem contar com o auxílio do Governo sobre os outros recursos. Em geral é um assunto que se trata para até mesmo a população que não mora na comunidade, podendo-se se juntar para um trabalho conjunto e unidos para o bem de todos os Brasileiros, sem haver nenhuma desigualdade social e tendo assim, grandes melhorias em todas as comunidades do Brasil.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1tGCehzl6XMfyWkr7KKv0gDyyXdV3PZkS/view?usp=sharing

ODS 10 – Redução das desigualdades

Nomes: 
+ ALINE FREITAS CALDEIRAS
+ AMANDA FREITAS FERNANDES
+ KAROLINE CARVALHO RIBEIRO DE MOURA
+ MICHELE CRISTINA BEATO

Proposta:
O bairro Recreio da Borda do campo, localizado na cidade de Santo André, apresenta inúmeras desigualdades existentes. Foram identificados pontos de famílias carentes, das quais não recebem nenhum auxílio da parte do governo, foi-se observado também situações cotidianas como falta de saneamento, transporte público escasso, faltas repentinas de energia e crianças e adolescentes que não frequentam a escola regularmente.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1SYIsErFbH0BN6c0aR3C8a8-OFvG7Etd9/view?usp=sharing

COORDENADOR: PROF. ME. LUIZ ANDRÉ ALVES​

CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1º SEM B/ 2º SEM B/ 4º ANO B

ODS 5 – Igualdade de gênero

Nomes: 
+ DANDARA CRISTINA DE LIMA
+ VALÉRIA HONORATO DA SILVA

Proposta:
Evidenciar as dificuldades encontradas por mulheres no mercado de trabalho e as diferenças nas condições de trabalho impostas às mulheres e aos homens. Foi realizada uma pesquisa a partir de dados dos anos 2017 e 2018, publicados no ano de 2019 pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE – referente à Região Metropolitana de São Paulo. Por meio da pesquisa, foi possível observar a luta pela igualdade de gênero ao decorrer da história do Brasil e da região estudada.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1rChDkC8AWt8beITJU-lGvXb4mtnMMS_R/view?usp=sharing

Vídeo:
https://drive.google.com/file/d/16hxslLUUizyJ8fXuZNzOcTyceOJBo3B1/view?usp=sharing

COORDENADOR: Prof. Paulo Roberto Lucas de Oliveira

ADMINISTRAÇÃO 2º SEM B

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+ MURILO BOTTI OLIVEIRA
+ BÁRBARA ALVES RIBEIRO
+ NICOLAS SIMÕES RIBEIRO
+ LUIGI BORBA TINI

Proposta:
O objetivo é contribuir para a mobilização de doações de recursos para indivíduos com necessidades específicas, utilizando a tecnologia digital de maneira inovadora e prática. Para isso, será desenvolvido um aplicativo e realizado o cadastro de pessoas.

COORDENADOra: PROFA. MA. MAYRA COAN LAGO

CIÊNCIAS SOCIAIS 4º ANO B | HISTÓRIA 3º SEM B/ 4º SEM B/ 4º ANO B | RELAÇÕES INTERNACIONAIS 4º ANO B

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ BEATRIZ MARKOSKI
+ HELEN CAIRES
+ LETICIA FURLINE

Proposta:
Por meio de um perfil do instagram, buscamos mostrar as consequências do terrorismo de Estado, entre os anos 1960 e 1990, nas sociedades brasileira e chilena refletindo sobre quais são as marcas deixadas e os desafios.

Link:
https://www.instagram.com/p/CH1HAb7Dz_g/?igshid=7hnauw8kzjs7

ODS 10 – Redução das desigualdades

Nomes: 
+ CHELDA COSTA
+ LIVIA RAMOS
+ MARCUS VIDEIRA

Proposta:
A reflexão sobre a redução da desigualdade social no Brasil, correspondente ao décimo ODS, será realizada a partir de um podcast. Neste apresentaremos as metas do Brasil e analisaremos as atuais reformas estruturantes para compreendermos como elas podem impactar no décimo ODS. Com isso, pretendemos conscientizar as pessoas que a desigualdade social é um problema para todos e não de um grupo específico e refletir sobre as maneiras de reduzi-la.

Link:
https://open.spotify.com/show/6UzSdPXLwIpqqWmEo0Dl3O

ODS 10 – Redução das desigualdades

Nomes: 
+
FLÁVIA FERRARI
+ IGOR MARTINS

Proposta:
A mulher empreendedora busca seu próprio espaço no mundo dos negócios. No desenvolvimento de seus negócios e no mercado de trabalho, sofrem dificuldades e preconceitos. O objetivo deste trabalho é entender quais dificuldades e preconceitos essas mulheres suportam. Foi realizada uma pesquisa de campo, por meio da realização de entrevistas, pesquisas bibliográficas e informativos em sites especializados. Como resultado dessa iniciativa, percebemos que a desigualdade de gênero está muito presente no dia-a-dia das mulheres como já esperado, mulheres negras apesar de suas qualificações acadêmicas tendem a ter menos oportunidade de liderança no mercado que mulheres brancas, a desigualdade de gênero está presente em falas machistas, em salários desiguais e em pensamentos pequenos que ainda hoje acreditam que a mulher é um sexo frágil. Através das entrevistas podemos perceber que não foi fácil ambas conquistarem o que elas possuem hoje, sofreram muito preconceito e receberam falas desanimadoras e sem respeitos. Gabriela Guimarães demorou 5 anos para conseguir o que tem hoje o que geralmente o homem conquistaria em dois anos, ela disse que homens criticam muito o seu trabalho por ser mulher e que já tentou desistir muitas vezes de sua profissão, mas seu amor pela profissão foi maior. Assim como a outra entrevistada Manuela passou por muitos comentários machistas no mercado publicitário e que as oportunidades para mulheres não é a mesma que os homens recebem, e afirma dizendo que os homens não querem dar espaço para as mulheres e que precisa ralar muito mais, ou seja, fazer 100x melhor seu trabalho que os homens para ser reconhecida no mercado de trabalho. Contudo, podemos ver que mulheres contemporâneas ainda sofrem com o machismo e com oportunidade desigual entre gêneros no mercado de trabalho, tendo que ralar muito mais para receber ainda menos que os homens, e concluímos que o feminismo tem que ser divulgado cada vez mais não só nas redes sociais para mudanças a longo prazo ocorrerem e que traga oportunidades.

ODS 10 – Redução das desigualdades

Nomes: 
+
SARAH RIBEIRO

Proposta:
 Este projeto tem como objetivo avaliar por meio de artigos e dados se a desigualdade de gênero impacta o desenvolvimento de um país, fazendo um estudo de caso comparativo entre a Finlândia escolhido por ser um país pioneiro na luta contra a desigualdade de gênero, ocupando o 3° lugar no ranking mundial de igualdade de gênero em 2017, também sendo um país considerado como desenvolvido, em contraponto, o Brasil que no mesmo ranking ocupa a 90° posição, apesar de ser uma grande potência econômica continua sendo considerado subdesenvolvido. Divulgaremos os resultados encontrados na página do instagram afetavoce.

Link:
https://www.instagram.com/afetavoce_/

COORDENADOra: Profa. Dra. Priscilla Rodrigues Santana

PSICOLOGIA/4º SEM A

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+
DILMA PAZ LANDIM

Proposta:
Pesquisa referente a violência contra a mulher uma análise de uma mostra de mulheres que frequentam a Unidade de Atenção Primária da saúde pública e uma análise de comportameno dessas mulheres frente as agressões, e uma equiparação do conhecimento dessas mulheres quanto aos instrumentos de proteção existentes disponíveis e a quanto a viabilidade dessas políticas, visando a divulgação dessas políticas e através das experiencias vividas, viabilizar a comunicação e acesso. “Os dados demonstram a mudança do quadro de violência caminha a passos lentos, que houve muitos avanços, a forte crença e alienação do comportamento da sociedade incluindo as mulheres. Não somente ao cumprimento ao artigo da lei “”Maria da Penha””, quanto a promoção e a realização de campanhas educativas, mas partir dos dados, a implementação de ações que potencialize o alcance do objetivo da Lei, ou seja, erradicar a Violência contra a Mulher. Uma responsabilidade do setor da Público e da sociedade.”

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1dLZKv_t9IZZpH6s-ZFv5iCI9ZI7F-oMH/view?usp=sharing

ODS 04:  Educação de qualidade

Nomes: 
+
Anne Caroline Alves Cerqueira
+ Larissa Lima de Souza

Proposta:
Neste trabalho, abordamos a importância das brincadeiras no desenvolvimento cognitivo das crianças brasileiras. Mais afinal por que as crianças estão deixando de brincar? No brincar, além de se divertir, a criança consegue aprender a lidar com momentos de derrotas e vitórias, sem do assim, além de ser um direito vital, é necessário. Aprender a importância do brincar é importante pois no desenvolvimento cognitivo infantil, o brincar é onde a criança consegue aprender a lidar com momentos de derrotas e vitórias, sendo assim, além de ser um direito vital, é necessário. Por meio de um questionário no Google Forms, foi possível saber quanto tempo os pais e educadores que têm filhos ou são responsáveis por crianças, tiram do seu dia para brincar com as crianças. Perguntamos também sobre o conhecimento de algumas brincadeiras e quanto tempo as crianças ficam expostas a telas como: tablet, celular e TV.

Cartilha:
https://drive.google.com/file/d/1Sk7b8IcgnhRmrREorIFfIkg80ULcIpoa/view?usp=sharing

COORDENADOR: PROF. DR. ANTONIO FERNANDO GOMES ALVES

PSICOLOGIA 3º SEM B E 4º ANO B

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ GABRIELA BELO RAMALHO
+ JULIANNE TITO SILVA
+ RAQUEL SILVA DE ABREU

Proposta:
O presente trabalho tem como objetivo geral, entender como está sendo esse processo com os pais de crianças de 4 a 6 anos na execução das atividades propostas pelas escolas, tendo em vista proporcionar maneiras de estimular o desenvolvimento escolar das crianças em fase de isolamento social no município de Santo André.

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ELISÂNGELA BORGES FERREIRA
+ IZABEL JOSEFA DOS SANTOS VASCONCELOS
+ SAMARA TATIANE RAMOS ROCHA

Proposta:
O projeto tem como objetivo, fazer com que as crianças desde a mais tenra idade, criem paixão pela leitura, como ponte para um universo cheio de possibilidades, assim descobrindo sensações e emoções, sempre visando a leitura como fonte.

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ LUANA ANGILELI COSTA
+ MARCIA VIANA FACI PEREIRA

Proposta:
O objetivo geral é analisar os alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e suas características, o desempenho no processo de inclusão escolar, os métodos de ensino inseridos e as maiores dificuldades nesse processo

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ANA CAROLINA DA C. DAMASCENA
+ CAMILA MARQUES
+ THAIS RODRIGUES DOS SANTOS

Proposta:
Identificar e refletir a partir de narrativas de alunos, professores as possíveis práticas de bullying no cotidiano escolar.

ODS 10 – Redução das desigualdades

Nomes: 
+ CAMILLA MARIA RAMOS
+ FERNANDA FIBLA MORELLATO
+ LARISSA NEVES DA SILVA
+ MAGNES ENRIQUE

Proposta:
Promover o fomento e o acesso à história e cultura africana e afro-brasileira através da proposta de atividades pedagógicas nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEFs) da cidade de Santo André.

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+
CAMILA SILVEIRA DOS SANTOS 
+
JÉSSICA LARISSA FERREIRA DE ALMEIDA
+ MARILAYNE DE JESUS SOUSA
+ TEREZA DE FATIMA AMARO

Proposta:
Este projeto visa o auxílio e assistência na alfabetização, para os alunos e professores, com métodos elaborados na finalidade de facilitar a aprendizagem, que pode ser feito até mesmo em plataformas digitais, trabalhando através a cultura digital para minimizar a defasagem na educação infantil, gerada pelo isolamento social, como o cenário atual.

COORDENADOR: PROF. CELSO RAMOS DE OLIVEIRA

PSICOLOGIA 3º SEM B

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ CLAUDIA EDIVANI SOARES MARTINUCI
+ FELIPE DA SILVA POLETTI
+ MARIANA BASSO
+ RAQUEL SOUZA TORRES FERREIRA

Proposta:
O presente trabalho tem como objetivo principal determinar os atores emocionais que afetam o desenvolvimento de aprendizagem. Será feito um levantamento bibliográfico histórico e atual com do processo de aprendizagem. Inteligência e sua mensuração e as perturbações emocionais (ansiedade, raiva, agressividade e a luta pela sobrevivência) como fatores que afetam o processo de aprendizagem.

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+
LOURICÉLIA FERREIRA DA SILVA

Proposta:
O presente trabalho tem como objetivo refletir como o estado emocional influencia o desenvolvimento cognitivo na infância, tanto no ambiente escolar ou social, e a importância de o educador trabalhar o emocional da criança com atividades dentro da sala de aula para um melhor desempenho emocional de cada aluno.

ODS 03 – Saúde e bem estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ BARBARA MARTINS MARAVALHO
+ BRIDA CAROLINE DE SOUZA PASQUALINO
+ GABRIELA DECCO LEME
+ ISABELA MIDORI NAKAOKA DA FONSECA
+ LEONARDO OKOMURA LOPES

Proposta:
Este trabalho tem como objetivo mostrar como foi e como está sendo a inclusão dos surdos na sociedade. Desde a dificuldade na comunicação (pois a Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) ainda é desconhecida pela maior parte da população) até na escolarização e mercado de trabalho. A língua de sinais representa um papel expressivo na vida do sujeito surdo, conduzindo-o, por intermédio de uma língua estruturada, ao desenvolvimento pleno e nem todos tem acesso a essa aprendizagem.

ODS 03 – Saúde e bem estar
ODS 10 – Redução das desigualdades

Nomes: 
+ BRUNA SANTOS DA CUNHA
+ VITÓRIA SANCHES FRIZATTI

Proposta:
O projeto de pesquisa tem como objetivo investigar se essa pessoa passa por alguma orientação médica (como psicólogo, neurologista, psiquiatra e etc.), informando que o paciente sabe sobre sua condição, suas necessidades e suas limitações, mas também, podendo fortalecer seu desempenho na escola ou faculdade.

ODS 03 – Saúde e bem estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+
ANA PAULA DE CASTRO FERNANDES
+ ENZO SGRIGNOLLI
+ GABRIEL GRADIN 
+ MACIEL DA SILVA
+ KAROLINE ALVES VILELA
+ RAFAELA COSSA BRAVO

Proposta:
A iniciativa do projeto Van-Escola buscou, de uma forma inicial, definir parâmetros importantes para a implementação do projeto em campo. Visto que a pandemia de COVID-19 impossibilitou a realização de etapas presenciais do projeto, foi necessário estruturarmos previamente diretrizes para que a implementação possa ocorrer em um futuro breve. O objetivo de levar aulas de reforço e grupos de ação psicossociais reflete, não só a tentativa de formar indivíduos mais aptos para o ingresso no ensino superior e com menos evasão escolar, mas também, direcionar os jovens cidadãos ao exercício de viver plenamente a sociedade que se estabelece ao seu redor. A princípio foi elaborado um artigo sobre o tema abordado. Diante disto, esperamos que o projeto siga para etapas seguintes onde será possível verificar, junto com os participantes, a real contribuição do projeto na comunidade.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1Cm9jgOqQ5GashUVg6eqME82ZdKr3oSni/view?usp=sharing

COORDENADORA: PROFA. DRA. CARMEN BEATRIZ TAIPE LAGOS DA COSTA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 1º SEM B

ODS 03 – Saúde e bem estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ADRIANA ARAÚJO NEUMANN
+ MARYANA MENEZES
+ THAINÁ CARNEIRO MARQUESANI

Proposta:
Baseada em pesquisa de dados secundários e primários desenvolvida com alunos da rede pública sobre a importância do tema na BNCC (Base Nacional Curricular Comum). Essa estratégia visa contribuir com o conhecimento dos alunos sobre a prevenção das doenças HIV e SÍFILIS.

Vídeo
https://drive.google.com/file/d/1_DyhblRG-kF2FdQcVHper8VpeqShHt4d/view?usp=sharing_eil&ts=5f441e92

ODS 03 – Saúde e bem estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ LAYSA CRISTINA DINIZ
+ YASMIM VITÓRIA VIEIRA DE MORAES

Proposta:
Utilizando-se de um questionário virtual e coletando dados sobre “fake news” a partir das respostas dos internatuas. Essa estratégia visa conscientizar as pessoas sobre a importância de não acreditar em notícias divulgadas em fontes não confiáveis como as redes sociais e prevenir de efeitos que prejudicam a saúde da sociedade.

Vídeo
https://drive.google.com/file/d/1W2wIvKhp8VfmQAfYo428qH8uBdtu_dC9/view?usp=sharing_eil&ts=5f2b1274

ODS 04 – Educação de qualidade
ODS 14 – Vida na água
ODS 15 – Vida terrestre

Nomes: 
+ ALEX CALCIU NOVELLI
+ GUILHERME CASTELLI MEDINA

Proposta:
Os anfíbios são bioindicadores e controladores de pragas. Essa estratégia objetiva divulgar a importância biológica e ecológica desses animais, tendo em vista que, existem muitos tabus sobre esses animais.

Vídeo
https://drive.google.com/file/d/1-rTDOwTm7NJRULXm2jXVxFcmQIy7UdNv/view

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º SEM B/ 4º ANO B

ODS 03 – Saúde e bem estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ADRIANA ARAUJO NEUMANN
+ MARYANA DE MENEZES
+ THAINÁ CARNEIRO MARQUESANI

Proposta:
O objetivo foi realizar atividades socioambientais voltadas à comunidade da Represa Billings, no âmbito do Projeto Água Viva, com foco na conservação dos recursos hídricos, bem estar e qualidade de vida da população local e regional. As atividades socioambientais realizadas foram: produção e instalação do ecobarreira, mutirão de limpeza, criação de plaquinhas sinalizadoras informativas, fossa BET e reconhecimento e identificação de espécies nativas da mata atlântica.

Vídeo
https://drive.google.com/file/d/1qMJH9ZNueusLM7SCK21hUcI0w0-PeS0j/view?ts=5fbe9c6e

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ CICERA G. R. B. AZEVEDO
+ ERIC NUNES DE JESUS
+ LAYSA CRISTINA DINIZ
+ YASMIM VITÓRIA VIEIRA DE MORAES

Proposta:
O trabalho visa a explicar a ecologia, hábitos alimentares, cavidades bucais e cadeias tróficas dos insetos.Os insetos possuem uma diversidade muito grande nos tempos atuais e interagem diretamente com os seres humanos, essa interação pode ser positiva como é o caso da polinização, ou negativa pois podem transmitir doenças e se tornarem pragas nas plantações. Isso está intimamente ligado com a quantidade de insetos em determinado local e sua alimentação. Ao final, foi produzido um vídeo sobre os insetos e seus hábitos alimentares.

Vídeo
https://drive.google.com/file/d/1Es_hjQ54ZIokudqvAL4sH1JKiwCAhSRG/view?ts=5fc14590

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ALEX CALCIU NOVELLI
+ QUÉREN HAPUQUE DE CASTRO NOVELLI
+ MARCOS ALEXANDRE CORRADI

Proposta:
O objetivo foi produzir material de divulgação, em formato digital, com apresentação de informações técnico-científicas sobre a cigarra Quesada gigas e o impacto econômico que provoca.

Vídeo
https://drive.google.com/file/d/160OqklsyicllvRw9u_RzyrGa-_ZkA0u8/view?ts=5fc814c7

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+ LIVIA CATISSI
+ LIVIA TEIXEIRA RODRIGUES
+ VANESSA CAROLINE LIMA DIAS

Proposta:
O objetivo foi produzir material de divulgação, em formato digital, com apresentação de informações sobre a pandemia do COVID19, promovendo a orientação e a conscientização sobre os cuidados no enfrentamento dessa pandemia.

Vídeo
https://drive.google.com/file/d/1DD-eMgX7zOFy2iAFRdezlH8SzWS56kWP/view?ts=5fbe9a12

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ARTHUR FERREIRA DOS SANTOS
+ DANIELLE REIS DE TORRES
+ IZABELLE RAMALHO FONSECA
+ LETICIA DE OLIVEIRA CANEDO
+ THAINA MENDES GOBETTI

Proposta:
O objetivo foi produzir material de divulgação, em formato digital, com apresentação de informações técnico científicas sobre aranhas e escorpiões, o modo de vida desses animais, como identificar as principais espécies, como evitar o contato, o que fazer caso seja picado por aranha ou por escorpião, além de outras informações.
Para isso, foi construído os site NATEIA.

Link – Site:
https://nateia.weebly.com/

ODS 15 – Vida terrestre

Nomes: 
+ GIOVANNA PELAIS
+ CIBELE TORRES

Proposta:
O objetivo foi produzir material de divulgação, em formato digital, com apresentação de informações técnico científicas sobre as abelhas, o modo de vida e a importância ecológica desses insetos. Para isso, foi produzido um vídeo, a ser divulgado nas redes sociais.

Vídeo
https://onedrive.live.com/?authkey=%21AM6e%5FnZAwM%5F0vtM&cid=AFCE3BADBC279911&id=AFCE3BADBC279911%21433&parId=AFCE3BADBC279911%21110&o=OneUp

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+ GIULIA LUCHETA
+ ISABELA VEIGA
+ KEISY GABRIELLY
+ BEATRIZ BARRETO

Proposta:
O objetivo foi produzir material de divulgação, em formato digital, com apresentação de informações técnico científicas sobre o câncer de mama, fatores de risco, a prevenção, os sintomas e os tipos de tratamento. Para isso, foi produzido um vídeo, a ser divulgado nas redes sociais.

Vídeo
https://drive.google.com/file/d/16elHUqNJUYDCj2NPlUthddzkFnKss4ET/view?ts=5fbe9d73

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ GUILHERME CASTELLI MEDINA
+ TAYNARA DA SILVA VASCONCELOS

Proposta:
O objetivo foi produzir material de divulgação, em formato digital, com apresentação de informações técnico científicas sobre os insetos detritívoros e o papel ecológico desses insetos na cadeia trófica. Para isso, foi produzido um vídeo, a ser divulgado nas redes sociais

Vídeo
https://drive.google.com/file/d/1hGCmYU1mYQ7XTgZUUm2QrecaNifhTptb/view?ts=5fbea408

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ GIOVANNA HAMZO
+ RAPHAEL LUIZ SILVA

Proposta:
O objetivo foi produzir material de divulgação, em formato digital, com apresentação de informações técnico científicas sobre a importância veterinária dos insetos e seu envolvimento no processo saúde-doença humana e de outros animais. Para isso, foi produzido um vídeo, a ser divulgado nas redes sociais

Vídeo
https://drive.google.com/file/d/1wHvyyhGysmyFqrgC6eKgM0T68-Nh0x-3/view?ts=5fc1478e

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ HENRIQUE COTES DA COSTA
+ CESAR MOURA DO NASCIMENTO

Proposta:
O objetivo foi produzir material de divulgação, em formato digital, com apresentação de informações técnico científicas sobre as pragas urbanas e os problemas que causam. Para isso, foi produzido um vídeo, a ser divulgado nas redes sociais

Vídeo
https://drive.google.com/file/d/1WaAw65Mdh0FDiamGZefHMs2kgDbKyOH5/view?usp=sharing_eil&ts=5fc14978

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+ ANA BEATRIZ DE PAIVA MATOS
+ ANNY CAROLINY PICOLO PRUDÊNCIO
+ BEATRIZ CIRINO CREMA

Proposta:
O objetivo foi sensibilizar a comunidade sobre a febre maculosa. Foi elaborado um folder digital contendo informações sobre a doença, os patógenos envolvidos, o modo de transmissão e a profilaxia.

Folder
https://drive.google.com/file/d/1W8QGzITgCcv2yaCT2Bjm9mHRNOXZaVzY/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+ TAUANE K. DA C. SOUZA
+ JULIA PURCINELLI MELO COSTA
+ THYAGO BORELLA FERREIRA

Proposta:
O objetivo foi produzir material de divulgação, em formato digital, com apresentação de informações sobre a ocorrência de suicídio, fatores relacionados a esse sério problema de saúde pública, como identificar, como buscar ajuda, entre outras informações.

Folder
https://drive.google.com/file/d/1Y7IN4_HLS5BQpbbfQezgpixFoSKrkfLg/view?usp=sharing_eil&ts=5fce7ad6

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+ BEATRIZ FERREIRA GARCIA
+ CAROLINA BIZUTI TIOZO
+ LUCAS DINIZ DE CARVALHO
+ MARCIO VINÍCIUS PEREIRA

Proposta:
O objetivo foi produzir material de divulgação, em formato digital, com apresentação de informações técnico-científicas sobre a leptospirose, o patógeno envolvido, o papel dos roedores na transmissão da doença e a profilaxia.

Blog:
https://acexeducambiental.blogspot.com/

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+ BRUNO GUILHERME GOUVEIA NUNES
+ GABRIEL DE SOUZA MORAES
+ JOÃO PAULO NERY CORREA
+ MATHEUS FRANÇA DO SANTOS

Proposta:
O objetivo foi sensibilizar a comunidade sobre a doença de Chagas. Foi elaborado um folder digital contendo informações sobre a doença, o inseto Triatoma, o protozoário parasita Trypanossoma cruzi , o modo de transmissão e a profilaxia.

Folder
https://drive.google.com/file/d/1Z9MFBdPZmRiMHp_GfIUkbratofHKaDgh/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+ MARCELLI DA SILVA SANTOS
+ NICKOLAS LUQUE BOLGAR
+ THIAGO ZANESCO STIVALE

Proposta:
O objetivo foi produzir material de divulgação, em formato digital, com apresentação de informações técnico científicas sobre a pediculose. Foi elaborado um folder digital contendo informações sobre a doença, modo de transmissão e profilaxia.

Folder
https://drive.google.com/file/d/14u1imU4zoCuR3L-rc66-RzMBQHcBs-pc/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+ ANA CLARA CHINCHIO
+ NASCIMENTO
+ GABRIELLA SAMPAIO BIGONI

Proposta:
O objetivo foi produzir material de divulgação, em formato digital, com apresentação de informações técnico científicas sobre doenças transmitidas por vetores. Foi elaborado um folder digital contendo informações sobre essas doenças, modo de transmissão e ações profilaxia, principalmente voltadas a cuidados ambientais.

Cartilha
https://drive.google.com/file/d/1cAxel7l7uoJXB3aLiqSHi42UpCbZWRFo/view?usp=sharing

COORDENADOR: PROF.ME. LUIZ ANDRÉ ALVES

CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1º SEM B/ 4º ANO B

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ CLÁUDIA APARECIDA DA SILVA
+ BRUNA GITIRANA RICARDO
+ GUILHERME THEIS SCARAMBONI

Proposta:
O estudo sobre a qualidade da educação foi realizado no bairro Cidade São Jorge, localizado na cidade de Santo André, com o objetivo analisar qual o nível de educação que é dado aos moradores dessa região. Foi realizado pesquisas de dados detalhados sobre os índices de educação do local, quais os investimentos que foram feitos na educação durante os últimos anos e entrevista via questionário online com os moradores da região, optando por jovens da faixa etária de 16 à 18 anos. Pode-se observar que em sua maioria, alegam estar satisfeitos com o ensino fornecido pelo local onde estudam, pois conseguem adquirir conhecimento suficiente com os professores e gostam da sua metodologia de ensino, mencionando também que as refeições que são fornecidas possuem boa qualidade, fazendo com que a produtividade durante as aulas seja maior e bem aproveitadas. Por outro lado, a maioria dos alunos entrevistados disseram que falta segurança onde estudam e que isso os prejudica durante suas atividades escolares. Considera-se que deveria haver maior investimento do poder público para garantir a segurança de todos, para assim, os manter seguros e garantir o bem estar de todos no local, até mesmo dos profissionais onde atuam.

COORDENADOR: PROF. ME. LUIZ ANDRÉ ALVES​

ADMINISTRAÇÃO 3º SEM B

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ FERNANDO AUGUSTO DE SOUSA MOURA
+ JULIANA CAETANO CAVALLINI
+ LETÍCIA BEO
+ LUCAS LEMOS DE OLIVEIRA LIMA
+ MARCELO ABSALÃO DE SOUZA

Proposta:
Identificar o grau de conhecimento das ferramentas de análise financeira, por parte dos alunos do 3 ano do ensino médio. Esta análise objetiva identificar as principais deficiências e propor um modelo de educação a distância que possa ser oferecido aos alunos.

COORDENADORes: PROF. DR. MURILO ANDRADE VALLE & Profa. Dra. Priscila Reina Siliano da Silva

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 3º SEM B/ 4º SEM B/ 4º ANO B

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ ANA BEATRIZ MARQUES PEREIRA
+ JOÃO PAULO CEZARIO PRIVIATELLI
+ EMILY PESTANA PEGORARO

Proposta:
O objetivo é aproximar o público-alvo do conhecimento sobre as propriedades medicinais das plantas nativas e exóticas encontradas no país que, como aponta a doutora Sandra Fruehauf, “é um dos maiores detentores de biodiversidade no mundo. Posto a visão “zoocêntrica” que muito tem sobre a biologia, urge divulgar mais sobre outras áreas como a botânica, onde muitos conhecimentos populares se encontram com o ciêntifico, tendo em vista isto o projeto apresentado uma resposta a este cenário.

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ CAIO NOBREGA ZANOTTO
+ LEONARDO NOGUEIRA CAZEMIRO
+ SAMIR GABRIEL DE PADUA MELO

Proposta:
O objetivo é aproximar o público-alvo do conhecimento sobre as propriedades medicinais das plantas nativas e exóticas encontradas no país que, como aponta a doutora Sandra Fruehauf, “é um dos maiores detentores de biodiversidade no mundo.

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ANA BEATRIZ SANCHES
+ NATHÁLIA CRISTINA FATTORI
+ PATRICIA FIALHO ROGGERIO
+ REBECA FRANÇA LIMA

Proposta:
O presente projeto tem como objetivo avaliar os conceitos, habilidades e competências para ciências naturais em função da faixa etária. Sabe-se que, de modo geral, a informação hoje vem de diversas fontes, com predominância pelas fontes digitais. Por outro lado, as pessoas com idade avançada, usufruem do conhecimento científico a partir de outras bases, normalmente impressas.
Desta maneira, considerando que conhecimentos relacionados com biodiversidade, mudanças climáticas, sustentabilidade, climatologia e mesmo entender como funciona nosso planeta, dependem de informações atualizadas científicas e compreensão de novas teorias. Nosso trabalho busca identificar inicialmente se existe alguma diferenciação na compreensão das teorias de ciência em função da idade, mas também faz seus resultados em estabelecer os mecanismos para que tenhamos a equidade de informações e conhecimentos na população de um modo geral.    

ODS 03 – Saúde e bem-estar

Nomes: 
+ MARIANA DE NOBREGA BISPO
+ ROSALIA ALVES DE ALMEIDA

Proposta:
Esse projeto busca aproximar o público-alvo do conhecimento sobre precauções e riscos uso e consumo de água de fontes naturais em meio urbano, também mostra os riscos de contaminação dessa água, podendo ser causadas por vazamentos ou pelo modo como a pessoa abastece seu galão, também tem a questão do tratamento de água. Identifica-se latente necessidade de informar as pessoas sobre as principais parasitoses e os perigos da ingestão de água ou alimentos contaminados, bem como uma série de atitudes que podem ser evitadas e que podem facilitar a infecção de outros indivíduos. Aliada a esta condição, tem-se poucos materiais com informações com linguagem adequada ao público leigo, com respeito às terminologias e o adequado aprofundamento científico, para permitir sensibilização e informação de fácil acesso e compreensão.

ODS 03 – Saúde e bem-estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ BEATRIZ ESTAVORE SACOMAN DE OLIVEIRA
+ ELIZA LUCCA
+ LARISSA VIEIRA DE CARVALHO

Proposta:
O objetivo é sensibilizar a sociedade em relação a importância da ciência no cotidiano com ênfase nas ciências biológicas, o que pode minimizar os efeitos nocivos de notícias falsas que afetam a sociedade. Na atualidade a ciência de um modo geral tem apresentado algumas questões de forma não contextualizada, principalmente, das redes sociais apresentam-se nesse meio informações inverídicas e por vezes questionamentos sem fundamento nesse sentido o presente projeto. O objetivo é avaliar a relação do senso comum da população no seus respectivos conhecimentos científicos, essa questão faz com que tenhamos a seguintes etapas de trabalho: inicialmente uma avaliação sobre mídias existentes nas ciências biológicas, depois consequentes entrevistas por meio de rede social visando o entendido sobre as dificuldades de relacionamento com a ciência e compreensão das teorias temáticas científicas.

Link:
https://drive.google.com/file/d/1Wn3rlx5xF4q-sHAh32j0rE0Mi2MgxUoV/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem-estar
ODS 15 – Vida terrestre

Nomes: 
+ MARCELLI DA SILVA SANTOS
+ NICKOLAS LUQUE BOLGAR
+ THIAGO ZANESCO STIVALE

Proposta:
Pouco se conhece, dentro do senso comum, a respeito de animais sinantrópicos. Seu entendimento geral, como suas diferenças para os animais domésticos e principalmente como se relacionam conosco, por exemplo, podem ser de grande importância em nosso cotidiano, principalmente para pessoas que habitam regiões próximas à córregos, rios e outros ambientes que eventualmente se relacionem diretamente com problemas no sistema de saneamento ou que apresentem outras condições higiênicas indesejáveis. O objetivo deste projeto é levar informações técnico-científicas em formato digital para o maior número de pessoas possível, com a finalidade de compartilhamento deste conhecimento de forma simples para entendimento. Para isto, serão levantadas informações a respeito destes animais, que serão reunidas e organizadas em forma de panfletos virtuais, para compartilhamento em redes sociais e consequente obtenção de informação por parte de eventuais leitores. Espera-se que a distribuição deste conteúdo informativo auxilie no entendimento geral a respeito destes animais e no planejamento de suas ações cotidianas, buscando evitar maiores consequências da reação com eles.

Link:
https://drive.google.com/file/d/1px48fzQ0A8k0MQKTBNVUC9ywcQGqorub/view?usp=sharing

COORDENADOR: Prof. Roberto Bezerra Nóbrega

ADMINISTRAÇÃO 4º ANO B | CIÊNCIAS ECONÔMICAS 4º ANO B

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ALINE CAVINATTI FERNANDES
+ AYLA GUERREIRO BASILIO
+ CINTIA LEAL MACHADO
+ JESSICA ALVES LIMA
+ THAYNARA DA SILVA OLIVEIRA

Proposta:
Objetivo: orientar e ajudar a buscar o equilíbrio na vida financeira dos jovens que estão cursando ou finalizando o Ensino Médio e que ainda não estão no mercado de trabalho.
Justificativa: buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos.
Procedimentos: Primeiramente foi desenvolvida uma pesquisa/questionário na plataforma do Google Formulário com objetivo de conhecer a realidade dos jovens em relação ao dinheiro e vida adulta. Será elaborada uma cartilha digital: informativo, dicas sobre educação financeira a ser oferecido pelas redes sociais (instagran). A cartilha digital será enviada aos participantes da pesquisa e em seguida desenvolver um novo questionário para avaliar a absorção do conhecimento disponibilizado na cartilha.

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ BEATRIZ RODRIGUES DA SILVA
+ ANA CAROLINA BAIGORROTEGUI
+ LETICIA LISSONE
+ MILENA SOUSA

Proposta:
Objetivo: realizar interação social com os idosos em um asilo por meio virtual, proporcionando alegria, pois sabemos que esses idosos muitas vezes são abandonados pelas suas famílias ou estão na instituição por alguma outra historia triste.
Justificativa: atraves de uma ação social ajudar e entreter os idosos que muitas vezes vivem e se sentem abandonados e não amados. Nossa intenção não é demostrar pena mas mostrar que existem pessoas que se importam e querem vê-los bem independende das circunstâncias.
Procedimentos: foi elaborado um banner, aguardando a entrega dos materiais de higiene, que em seguida serão montados kits para o abrigo Irmã Tereza em São Caetano do Sul. Finalizando, será desenvolvida uma apresentação da execução do projeto.

ODS 12 – Consumo e produção responsável

Nomes: 
+ DANILO TAVARES MACHADO
+ MARCELA VILAS BOAS MIRANDA
+ NAIANE MENDES DOS REIS SÉRGIO
+ PAULO ALVES DA SILVA JUNIOR
+ THIAGO VINICIUS LIMA DE QUEROZ

Proposta:
Objetivo: conscientizar e incentivar o consumo responsável.
Justificativa: diminuir o desperdício de alimentos, reduzir a geração de resíduos.
Procedimentos: Reuniões para definição das ações, elaboração e entrega do plano de trabalho, abertura do canal (Youtube), criação do Instagram/ Facebook e divulgação do conteúdo por meio de vídeo aulas sobre as técnicas de cultivo de hortas caseiras.

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+ RODRIGO MENDES LIMA
+ GABRIEL CRIZOL DIAS
+ GABRIEL RODRIGUES PELICEO
+ KAUÊ LUCAS DOS SANTOS
+ MATHEUS TONELLI

Proposta:
Objetivo: O tema escolhido tem como finalidade ajudar pessoas a continuarem praticando algum tipo de exercício mesmo dentro de casa, bem como reiterar a importância de se exercitar.     
Justificativa: devido a situação atual do mundo com relação ao novo coronavirus, uma das medidas de prevenção da doença é o confinamento social. Por conta disto, muitas pessoas que iam à academia ou praticavam algum tipo de exercício ao ar livre, não podem mais fazê-lo.
Procedimentos: O profissional da área fará uma introdução por meio de vídeo, onde serão explicados os benefícios da prática de exercícios físicos e, também, quais exercícios serão ensinados a seguir. Os exercícios serão executados por vídeo com a demonstração passo a passo. Feito isso, uma cartilha digital será disponibilizada com todas as intruções necessárias por meio de vídeo aula contendo tutorial explicando como realizar exercícios físicos.

 ODS 12 – Consumo e produção responsável

Nomes: 
+ GUILHERME CAMPOS SIQUEIRA
+ DIEGO DE ALMEIDA SALAS
+ GIOVANNI MARIN BAINTIGER
+ RAINER MATEUS RIBEIRO DA SILVA

Proposta:
Objetivo: Reduzir substancialmente a geração de resíduos do plástico por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.
Justificativa: Conscientizar as pessoas sobre a importância desse tema para a geração futura.
Procedimentos: serão oferecidas palestras informativas sobre consumo sustentável, e atividades de reciclagem em escola infantil. 

 ODS 12 – Consumo e produção responsável

Nomes: 
+ LARISSA GARCES GEVESIER
+ MARIANE RODRIGUES
+ BIANCA TAMASSIA GARCIA
+ JAQUELINE APARECIDA CARVALHO SANTOS

Proposta:
Objetivo: Conscientizar as famílias sobre a importância de um consumo consciente.
Justificativa: No momento atual do mundo precisamos mais do que nunca consumir com mais inteligência.
Procedimentos: Será criada uma pesquisa online para identificarmos os assuntos relacionados à sustentabilidade que cada entrevistado possui maior dificuldade para colocar em prática. Após isso, criaremos uma página na web onde será postado, semanalmente, informações sobre determinado assunto relacionado à sustentabilidade, ensinando como obter ações adequadas e passando informações básicas sobre a mesma. Será construído um Blog com informações e dicas de consumo sustentável e reciclagem de produtos.

ODS 05 – Igualdade de gênero

Nomes: 
+ BIANCA RODRIGUES GENARO
+ GISELLY S.S.SILVA
+ KAROLINE DE SOUZA SANTOS

Proposta:
Objetivo: Divulgar informação à pessoas que não se identificam com seu sexo de nascimento.
Justificativa: Em uma sociedade onde somos cobrados e julgados o tempo todo pela nossa aparência, nosso corpo e nossos ideais, têm sido cada vez mais importante discutirmos sobre assuntos que até então eram vistos como “tabu” pela pessoas. É cientificamente comprovado que transgeneridade não é uma doença ou distúrbio psicológico, logo, promover encontros entre pessoas que se identificam entre si, discutir as dificuldades encontradas e tratamentos de apoio buscados durante a transição tornam-se fundamentais para que estes entendam que não estão sozinhos. A pessoa transgênero normalmente tem a sensação de estar no corpo errado, sofrendo um desconforto constante em relação ao próprio sexo. É preciso entender que, nestes casos, a identidade sexual sempre está ligada ao “sexo psicológico”, e não ao gênero de nascença. Nosso trabalho tem como objetivo reunir pessoas que passaram ou estão passando pela transição e compartilhar através de vídeos interativos e experiência de cada um.
Procedimentos: O projeto será desenvolvido na página Instagran e a proposta será reunir depoimentos, vídeos, fotos, frases de pessoas que já passaram pela transição e conectá-las a pessoas que estão em fase de descoberta. Será criada página no Instagran para divulgação de vídeos, fotos, frases e depoimentos (textos pequenos) sobre transgêneros.
Procedimentos: Elaboração de questionário referente as dificuldades enfrentadas, criação de uma pagina no Instagram, postagens de infomação e motivação para todo o público LGBTS.

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima

Nomes: 
+ AMANDA LEITE DO NASCIMENTO
+ ELIDA ELISIANE SANTOS OLIVEIRA
+ ELZA DA SILVA GONÇALVES
+ DANIELE APARECIDA DE MELO PEREIRA

Proposta:
Objetivo: Conscientizar e mover a população para tomarem ações contra as mudanças globais do clima.
Justificativa: A situação climática tem sido um fator de suma importância no decorrer dos anos, em decorrência das atitudes do homem. A falta de conhecimento faz com que as pessoas continuem tendo as mesmas ações e com isso, caminhando para a piora do aquecimento global, afetando o todo e, principalmente, aqueles de maior vulnerabilidade.
Procedimentos: 1. Pesquisas referente aos impactos ambientes, causa, efeito e ação. 2. Elaboração de perguntas (pesquisa de campo) através do Pesquisa online, com o intuito de interagir com o público alvo e extrair informações da realidade. 3. Uso do Facebook e Instagran.

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ WILLIAM DOS SANTOS BASTOS
+ JOÃO PEDRO ORSI DO VALE
+ GABRIEL BATISTA DE OLIVEIRA

Proposta:
Objetivo: Transmitir de forma lúdica conhecimentos básicos de economia através de uma ferramenta visual no Instagran.
Justificativa: A importância do público alvo em adquirir os conhecimentos básicos em economia.
Procedimentos: Retomada dos conhecimentos através das bibliografias; Na plataforma escolhida (Instagram), explicaremos conceitos básicos de economia de forma simplificada; Será disponibilizado por meio de plataformas digitais; Novas publicações estarão disponíveis a cada 15 dias.

Link:
https://www.instagram.com/p/CBbSaIHAPJP/

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ FELIPE BONAFÉ MAURICIO
+ LÍGIA ALVES BARBOSA
+ SOPHIA ROMÃO MASSON
+ VICTOR HUGO DE OLIVEIRA

Proposta:
Objetivo: Distribuir informações pontuais de Economia e explicar alguns termos e conhecimentos divulgados no canal de podcast.
Justificativa: A disseminação de conhecimentos básicos como esses de Economia e informações cotidianas da população são relevantes para que todos, mesmo quem possui pouco acesso ao conhecimento, entenderem o que ocorre com a situação atual em nosso país e algumas informações que são transmitidas, mas poucos compreendem como, realmente, isso altera a situação e vida nacionais.
Procedimentos: Espalhar os conhecimentos estudados durante o curso de Ciências Econômicas para o máximo de pessoas possível, fazer com que a população em si tenha uma melhor compreensão sobre Economia e auxiliar no entendimento de algumas questões nacionais e mundiais a partir dos conhecimentos que serão distribuídos. Serão elaborados Podcasts sobre alguns conceitos básicos de economia que serão disponibilizados através do spotify.

COORDENADORa: PROFA. DRA. KAREM SORAIA GARCIA MARQUEZ

QUÍMICA 3º SEM B/ 4º SEM B/ 4º ANO B/ 5º ANO B

ODS 03 – Saúde e bem estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ DANIEL DANTAS
+ LUANA DE OLIVEIRA
+ NAIDI RANY

Proposta:
É de grande importância para a sociedade ter o conhecimento dos produtos utilizados dentro de suas residências, em vista disso, este trabalho faz jus a tal questão. O objetivo do projeto é contribuir para a divulgação das aplicações do vinagre (Ácido acético). Como se sabe o vinagre tem concentrações adequadas de ácidos orgânicos, vitaminas, sais minerais e aminoácidos, auxiliando o metabolismo e melhorando o aproveitamento das substâncias nutritivas, além de ser utilizado na higienização de alimentos e como produto de limpeza em residência. Dessa forma, o trabalho contribui para desmistificar mitos sobre o uso do produto e apresenta as maneiras adequadas para o uso do vinagre, a partir de pesquisa e artigos que embasem nossos argumentos. O trabalho envolveu a elaboração de questionário, para fins de levantamento de dados sociais, visando o conhecimento público.

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ EDUARDA GOMES PEREIRA
+ FERNANDO ISSAMU NAGANO
+ MELISSA GONÇALVES E SILVA
+ SARA ROCHA DE SOUZA

Proposta:
A Química é um ramo das Ciências da Natureza que estuda a matéria, suas propriedades, constituição e transformações e, apesar de possuir um papel fundamental no desenvolvimento da nossa sociedade, ainda pode ser vista com maus olhos por algumas pessoas que desconhecem suas contribuições positivas ao longo de toda a história da humanidade. O projeto visa conscientizar a sociedade a ter um olhar mais amplo do papel do Químico para o ramo científico e tecnológico e desmistificar a química como sendo algo ruim e prejudicial ao planeta. Para tal, foi aplicado um questionário, online, composto por 10 questões, indagando sobre as experiências que as pessoas enfrentam ou enfrentaram na disciplina de Química durante o período do Ensino Fundamental e Médio, com vistas a ilustrar o cenário educacional ao qual estamos expostos e sugerir maneiras para aprimorar as estratégias de ensino. Foi elaborado um artigo com os dados levantados e também sobre a importância do estudo da química e de mostrar como essa ciência está amplamente presente em nosso cotidiano. Ao final, seriam desenvolvidos jogos, por meio de uma plataforma digital, transmitindo o aprendizado de uma forma mais lúdica e interativa.
Foi utilizado o aplicativo QuizLet, que possibilita estudar qualquer assunto de uma forma mais dinâmica. Auxilia professores a envolver alunos dentro e fora da sala de aula, com materiais interativos de estudos, atividades e jogos pedagógicos. Foi criada uma pasta com diversos assuntos sobre química para serem respondidas em forma de jogos e perguntas, podendo ser compartilhada pelo link a seguir.
Visando ter um levantamento de dados foi realizado uma pesquisa para analisar como o aluno desenvolveu o conhecimento químico e o que poderia ser feito para uma melhoria na qualidade de ensino.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1E-jeo93YbjaTP84L9Dqx1zJjGxAQTWSg/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem-estar
ODS 04 – Educação de qualidade
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis

Nomes: 
+ ANDRESSA RODRIGUES PEREIRA
+ BEATRIZ SILVA TSUTAKE
+ JENIFFER MOIA AVELINO
+ PATRICIA ALCALDE GUERRA

Proposta:
Com a finalidade de reduzir a frequência de acidentes em laboratórios químicos e também do descarte irregular de produtos químicos e a minimização dos impactos ambientais, torna-se absolutamente imprescindível que durante as jornadas de trabalhos e estudos a leitura das FISPQ’s como um suporte sobre o produto manuseado seja frequente, assim como o uso de equipamentos de proteção individual/coletivo. Diante a tantos acidentes em laboratórios químicos e do descarte incorreto de produtos químicos iremos abordar o assunto como uma forma de alerta trazendo informações adicionais sobre a leitura das FISPQ’s como um suporte sobre o produto manuseado, assim como o uso de equipamentos de proteção individual/coletivo. O objetivo geral do projeto é conscientizar os alunos, professores, empresas e funcionários da área química sobre a importância da leitura e elaboração das FISPQ’s a utilização dos equipamentos de proteção individual/coletivo e do descarte correto de produtos químicos. Através de pesquisas cientificas apresentaremos um trabalho cientifico, pesquisas de campo em plataformas online e uma cartilha para conscientização dos profissionais e estudantes da área química abordando a importância do descarte correto de produtos químicos destacando os impactos ambientais, a leitura e elaboração das FISPQ’s e a utilização dos EPI’s e EPC’s.

Cartazes:
https://drive.google.com/file/d/1zmymCWvztxOGTO3uFjeo6YlGiLPh14Zx/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ GABRIELA OLIVEIRA DAMACENA
+ JÉSSICA FERREIRA XAVIER DE SOUZA
+ KÁTIA NASSIMBENI
+ MATIAS MALTA MAGRO
+ NATALIA GUEDES FABRI

Proposta:
Com a atual situação vivenciada mundialmente por conta da disseminação do novo COVID-19, vemos muitas notícias e informações sobre o assunto. O intuito da disseminação de informações sobre o COVID-19 acaba sendo muitas vezes realizado de forma maliciosa, onde são compartilhados dados, entrevistas e relatos, receitas e estudos falsos, realizados com o objetivo de gerar pânico e preocupação ou a despreocupação frente a diversos temas. É de conhecimentos de todos que em uma era tecnológica a disseminação da informação ocorre de forma surpreendentemente rápida e que a veracidade destas informações nem sempre é conhecida, e muitas vezes baseada em senso comum. O conhecimento científico, em situações como estas, é fundamental para elucidar e desmentir muitas informações errôneas que são passadas pelas redes sociais. Este estudo visa verificar como o conhecimento científico básico pode mudar a visão das pessoas em frente a notícias disseminadas em situações de pandemia. O projeto tem como objetivo avaliar, por meio de um questionário, quais as fontes de conhecimento procuradas pela população, bem como sua reação frente a fake news e notícias publicadas em redes sociais. A aplicação de questionário foi feita por meio de Google Forms e repassado por e-mail/divulgação em redes sociais.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1_OYMZQL3Mse0hq9E7fW1pemNV44Mkc7S/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ZENILDE ALVES FERREIRA
+ VICTOR JOSÉ VAZQUEZ SABELLA

Proposta:
É relevante a pesquisa sobre a agroquímica, que tem como objetivo o estudo, técnica e prática da química destinados à agricultura. Esta área de conhecimento envolve-se tanto a produção quanto a análise e prevenção da ação de fertilizantes e defensivos utilizados na cultura agrícola, sobre os consumidores e os trabalhadores do setor. Os defensivos agrícolas, em particular demandam uma atenção maior, pois estes são possíveis causadores de efeitos colaterais nos seres humanos, humanos. Juntamente com o fato de que há falta de divulgação na área, para desenvolver dados que suportem a hipótese que o químico industrial é mal visto na comunidade pelo fato do conceito de substâncias estar interligado as substâncias causam alguns malefícios como os defensores agrícolas e são popularmente chamadas por produtos “Químicos”.

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ELAYNE LEAL
+ MARINA COELHO CUNHA
+ ROSÂNGELA LIMA

Proposta:
A utilização de novos meios de ensino se torna cada dia mais necessário principalmente nas escolas públicas. Sabe-se que para prender a atenção e despertar o interesse no aluno à necessidade de uma aula diferente do habitual. Os jogos lúdicos contribuem para o aprendizado, pois a aula se torna diferente e dinâmica, além de utilizar o meio conectado em que o aluno já está habituado para aprender. Foi elaborado um jogo didático, do tipo caça palavras, sobre a tabela periódica com o intuito de trazer o aluno para mais próximo da disciplina e mostrar a ele que a química pode ser super divertida se for explicada de maneiras diferentes. Esse jogo foi aplicado a 15 alunos selecionados de uma escola pública por meio da internet. Os alunos relataram que o jogo contribuiu para a aprendizagem do tema, de forma agradável e interessante.

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ EVANDRO LOPES MARÇOLA
+ LEANDRO GOMES MARTUCCI
+ LUCAS SCODELER

Proposta:
A proposta tem por objetivo a produção de material lúdico – jogo “Ecorbono”. Trata-se de um jogo com temática ambiental que busca sensibilizar os alunos quanto a sua atual conduta ecológica, assim como ser um material de suporte as aulas relacionadas a temáticas envolvendo meio ambiente. Foi produzido um jogo fisico de tabuleiro com peças e cartas chamado Ecorbono que trabalha temáticas envolvendo o meio ambiente. O jogo foi disponibilizado via email para os alunos tanto para consulta quanto para uso.O jogo demonstra ter uma boa jogabilidade, dinâmica e divertida, abordando situações do cotidiano do aluno, que por vezes o mesmo não se atenta para suas próprias boas práticas ecológicas. Futuras mudanças podem ser feitas no jogo como intuito de englobar novas possibilidades e situações, tornando o jogo mais expansivo. As principais dificuldades para criação do jogo foram adaptar as temáticas de meio ambiente de modo que o jogo se tornasse um material para ensino aliado com o lúdico e a diversão. Outra dificuldade foi na criação do tabuleiro e layout das cartas e adaptações das situações problemas no tabuleiro durante o jogo.

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ANDRESSA DE AZEVEDO
+ BRUNA PAGANELO
+ JULIANA GARCIA

Proposta:
O ato de ensinar química tem alguns obstáculos, pois ao falarmos de química é comum a associação com uma matéria difícil e chata, por isso existe a busca de novos métodos de ensino no intuito de facilitar a aprendizagem e entendimento do aluno. O método lúdico pode criar um ambiente descontraído e prazeroso que gera interação entre alunos e professores, assim admite-se o lúdico como um grande aliado no processo de ensino. Projetos já aplicados trouxeram resultados positivos e favoráveis ao lúdico na matéria de química, podemos abordar a ludicidade como um caminho comunicativo, além do verbal, que pode ser usado como recurso didático nos estudos em sala de aula, onde os alunos demonstrariam maior interesse e facilidade na aprendizagem. Identificado o pré-conceito existente na aprendizagem da química e visando transformar a matéria química em algo mais acessível é necessário abordar a ludicidade como um caminho comunicativo, além do verbal, que pode ser como recurso didático nos estudos em sala de aula, onde os alunos demonstrem uma mensagem positiva. O objetivo do trabalho é abordar o assunto do ensino de química e relacionar com o lúdico, utilizando-o para facilitar o ensino de química.

coordenadora: PROFA. MA. MAYRA COAN LAGO

CIÊNCIAS SOCIAIS 4º ANO B | HISTÓRIA 3º SEM B/ 4º SEM B /4º ANO B | RELAÇÕES INTERNACIONAIS 4º ANO B

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ANDRÉ LIMA DE ALCANTARA
+ BRUNO JUNSUKE SATO
+ MATHEUS CANASSA
+ RENAN LIMA

Proposta:
Buscaremos demonstrar a importância da verificação das fontes e da veracidade das notícias a fim de reduzir o compartilhamento das fake News. Atualmente, com as redes sociais, o número de notícias falsas aumentou consideravelmente, principalmente as notícias ligadas a política. Portanto, pretendemos através de nosso trabalho conscientizar cada vez mais a população a respeito da disseminação de Fake News.

Link:
https://www.facebook.com/Diga-n%C3%A3o-as-Fake-News-104831538121166/?view_public_for=104831538121166

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ JOÃO PEDRO GARCIA
+ TIAGO JESUS GENERAL
+ MATHEUS GAVILA DE MELO

Proposta:
Investigar e difundir a importância histórica da Faculdade de Filosofia e Letras do Centro Universitário Fundação Santo André para o desenvolvimento educacional da região do ABC a partir da ótica dos ex-alunos. A informação coletada será divulgada por meio de podcast.

Links:

https://drive.google.com/drive/folders/1yDs1cBe6NlWbCioIGU4IQlAfcE2crXLj?usp=sharing 

https://drive.google.com/drive/folders/1a4iX2pXR9G9tOPXlATGUfVnFJ0WxaTE1?usp=sharing

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ FÁBIO DA SILVA DE ANDRADE
+ JAMILE MOURA
+ LUCAS COSTA
+ MURILO SOARES

Proposta:
Mostrar os principais desafios encontrados pelo governo republicano do Brasil, durante toda história desse período, contribuindo para que as pessoas se interessam mais pela história de nosso país. Para isso, foi montada uma página no Facebook.

Link:
https://www.facebook.com/historiaememoria2020

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ GABRIEL OSMAR DOS SANTOS
+ GIOVANNA DE OLIVEIRA SANTOS

Proposta:
O objetivo é desenvolver materiais didáticos para o ensino de russo, inglês e francês à população da comunidade Montanhão, tendo em vista a dificuldade de acesso ao ensino de idiomas por essas comunidades. Dessa forma, o trabalho dissemina o conhecimento de outras línguas e abre caminho para que as pessoas de baixa renda possam conhecer diferentes culturas, adquirindo um novo aprendizado e tendo mais oportunidades dentro do mercado de trabalho.

Link:
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1qw55bPA60_TAfoDdp5Rv8Z9J5DEcgntF

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ RENATO MOLINARI
+ PEDRO SILVESTRE
+ IAN LUCAS C. S. MOURA
+ LUCAS RUY

Proposta:
Disponibilizar o conteúdo sobre as identidades latino-americanas fora do molde mecanizado e do molde jornalístico, destinado a vestibulares e concursos, mostrando as ações do homem no tempo e no espaço, e possibilitando ao leitor desenvolver o prazer em adquirir conhecimento. Para isso, foi criada a página Annales da América Latina no facebook e no instagram.

Link:
https://www.facebook.com/annalesdaamericalatina

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ CAROLINA LUI MERANTE
+ JESSILAYNE REGINA SILVA
+ JOSÉ ROBERTO BARBOSA JUNIOR
+ VÍTOR DE LERBO CARVALHO

Proposta:
O objetivo é realizar a análise histórica, etimológica e geográfica do Rio Tamanduateí, suas mudanças ao longo dos séculos e como suas águas influenciaram o nascimento, crescimento e desenvolvimento especialmente da região do ABC, por meio de uma página criada no instagram.

Link:
https://www.instagram.com/p/CGfzO28HtVK/

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ALESSANDRA BONONNI
+ ISABEL GUEDES
+ GUSTAVO PERUCCI NISHIZAWA

Proposta:
O presente projeto de extensão é voltado para o estudo das consequências sociais das pandemias de Peste Negra e Gripe Espanhola. Seu público alvo são os estudantes de ensino médio e sua divulgação se dará através do canal “Historiando”, vinculado a plataforma digital Youtube.

 

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ BRUNO ESCUDEIRO SOUZA
+ BIANCA LEITE
+ LUIZ GUILHERME

Proposta:
Sabe-se que no Brasil, há um grande desinteresse pela História de maneira geral, o que faz com que a ciência seja desvalorizada, e até mesmo ignorada pela maioria da população. Dito isso, esse projeto tem como objetivo a aproximação dos não acadêmicos e até mesmo dos acadêmicos de leituras essenciais da matéria, deixando de uma maneira mais prática e aproximando aqueles que não tem o interesse pela leitura, fazendo com que compreendam a importância do estudo de história. O procedimento que será usado para a produção desse audiobook é a divisão do livro em três partes, fazendo com que cada membro do grupo leia uma parte do livro, na sequência os áudios serão cortados e renderizados em forma de vídeo para que seja postado com a capa do livro no Youtube.

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+
BEATRIZ DA SILVA BRITO
+ LAÍS TELLO
+ LUANA ROCHA
+ VITÓRIA PEREIRA LIMA

Proposta:
Este projeto visa criar um canal na plataforma Youtube com o objetivo de divulgar conteúdos em vídeos sobre Movimentos Sociais e as Relações Internacionais, com o enfoque nos impactos culturais e politicos do movimento Black Lives Matter. Para lograr o objetivo, convidamos o professor Alexsandro Souza e Silva para gravar um video super completo e com detalhes sobre o Movimento Black Lives Matter. O vídeo a respeito do tema, que foi postado em um canal no Youtube, chamado “Internacionalistas de Saint Andreas” já disponível para toda a comunidade.

Link:
https://youtu.be/BIq4XDF8Od8

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+
ALESSANDRA BONONI

Proposta:
O presente projeto de extensão tem o intuito de trabalhar em prol do combate a discriminação contra a população cigana do Brasil. Deve-se considerar que a melhor maneira de alcançar tal objetivo é conhecendo a cultura do outro, levando em conta sua pluralidade. Mais especificamente, o trabalho se debruça, sobre as dificuldades enfrentadas pelos ciganos no decorrer de seu processo educativo, bem como está atento para a ausencia de representatividade encarada por esses indivíduos no ambiente escolar. Quanto a metodologia, destaca -se a elaboração de pod cast baseado em questionamentos feitos ao senhor Nicolas Ramanush e a senhora Ingrid Ramanush, diretores da organização não governamental Embaixada Cigana do Brasil. Por fim, salienta -se que há a expectativa de que o produto final do projeto auxilie na formação de educadores (as) mais preparados para lidar com a diversidade.

Link:
https://open.spotify.com/show/4IakcOYY4FCyVPgW8K4sLk

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+
BARBARA DA CRUZ PEREIRA
+ INGRID CLAUDIANO DE OLIVEIRA

Proposta:

A Educação Sexual dá aos jovens uma chance de pensar criticamente sobre o gênero e sobre o papel dentro da sua cultura e de sua sociedade. Ensinam sobre tolerância, não violência, respeito, igualdade e empatia. A educação sexual molda valores, atitudes e decisões sobre relacionamentos e estas habilidades de vida são mais fáceis para os jovens decidirem quando e com quem fazer sexo e como dizer não caso seja algo que não queiram. Nosso objetivo é orientar as crianças e adolescentes sobre sexualidade, como lidar com seu próprio corpo num período de tantas mudanças, como se proteger de abusos já que os abusos sofridos são majoritariamente em casa, por alguém conhecido.
Para lográ-lo criamos uma Página na Rede Social Instagram e a partir dessa plataforma online temos a oportunidade de divulgar informações de sobre o tema com qualidade, pois devido à pandemia não conseguimos fazer o trabalho nas escolas. Para que a gente soubesse como transmitir essas informações conversamos com duas psicólogas infantis que trabalham/trabalhavam na área lidando com crianças que sofreram violência sexual. Fizemos as seguintes perguntas: Há quanto tempo você trabalha nessa área ? Como é feito o primeiro contato com a criança? Quais são os procedimentos que acontecem durante o tratamento? Quais são as “dicas” que você daria para que as crianças estivessem mais seguras. A página “@quemeducacuida” está funcionando e as postagens estão tendo visibilidade.

Link:
https://www.instagram.com/quemeducacuida/

 

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+
ALINE CARVALHO DOS SANTOS
+ GIOVANNA RODRIGUES CORDEIRO

Proposta:
O projeto consiste em esclarecer dúvidas referentes aos conteúdos de história do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que estão tendo ensino remoto por conta da pandemia causada pela COVID-19. A criação do mesmo visa preencher as lacunas que o ensino à distância deixa na medida em que o professor não consegue sanar todas as dúvidas necessárias durante a aula. Para tanto, atendemos via Google Meet tais alunos, visando auxiliá-los a compreender o conteúdo dado em aula através das respostas das suas perguntas.
Destarte, criamos um flyer com as informações necessárias e fizemos a divulgação, para que os alunos interessados no projeto pudessem nos contatar via WhatsApp ou Email, onde os mesmos explicitaram suas dúvidas e, também, onde foi agendado um momento propício para que pudessemos levar esclarecimento, sempre na tentativa de manter a qualidade do ensino de história, mesmo em quarentena. Os atendimentos foram iniciados no início do mês de outubro, e mantidos o final da Ação de Extensão em novembro de 2020.

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+
GUSTAVO PERUCCI 
+ NISHIZAWA MURILO
+ LUÍS SOARES
+ RODRIGO GONÇALVES DOS SANTOS

Proposta:

Este projeto visa divulgar em na página Despertando Historiadores, criada por nós recentemente no Facebook, alguns conteúdos produzidos por alunos e alunas no segundo ano de história, da turma iniciada em 2019 no CUFSA, na intenção de aproximar a sociedade à visão historiográfica dos fatos. Bem como divulgar também o CUFSA, com ênfase no colegiado de história sob a coordenação da FAFIL, incentivando assim uma maior procura nas licenciaturas e bacharelado neste centro universitário.

Link:
https://www.facebook.com/Despertando-Historiadores-112460447293249

 

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+
BIANCA LEITE
+ BRUNO ESCUDEIRO
+ LUCAS RUY
+ LUIZ GUILHERME

Proposta:
Esse projeto tem como objetivo levantar dados a respeito da adaptação do estudante, no contexto geral, ao novo modelo educacional ao qual o mesmo foi inserido. A metodologia utilizada nesse caso, é a de pesquisa, utilizando como ferramenta formulários e enquetes em redes sociais, com o objetivo de coletar os dados e posteriormente produzir um artigo com os resultados para possibilitar nos estudos sobre esse período histórico. O público-alvo focado para a execução desse projeto seria o dos estudantes, em especial nos alunos que cursam algum tipo de licenciatura, mas também naqueles que ainda não ingressaram na faculdade e estão enfrentando o dilema dessa nova realidade para dar continuidade a seus estudos durante a pandemia.

 

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+
ALBERT PINHEIRO
+ DIEGO MILAN

Proposta:

A atividade será executada em forma de uma ou mais lives, através de páginas que possuímos no Facebook que são direcionadas para conteúdo social e político, com o intuito de levantar discussões e reflexões sobre temas pertinentes ao exercício da cidadania.

Link:
https://www.facebook.com/bibliotecamarighella

COORDENADOR: PROF. DR. VALTEIR BENEDITO VAZ

LETRAS 3º SEM e 4º ANO B

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ GABRIELA SAMPAIO COSTA
+ FELIPE FEITOSA SALGUEIRO
+ MATHEUS JOSÉ DA SILVA

Proposta:
Pessoas com deficiência muitas vezes não se vêm contempladas quando o assunto é Literatura. Pensando nisso, propusemos este projeto que vai de encontro a esta necessidade, qual seja, levar a literatura a pessoas com deficiência. O objetivo do projeto é elaborar panfletos e gibis destinados a pessoas com algum tipo de deficiência, procura estabelecer uma nova forma de interação entre este público.

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ BRUNA SILVA DA COSTA
+ LOWEYNE SOERES
+ MARIA EDUARDA RODRIGUES E SILVA
+ RAÍRA OLIVEIRA CRESCINI
+ SUELLEN TEODORO DE BARROS DO SANTOS

Proposta:
A amplamente conhecido que a prática da leitura é fundamental para a formação de qualquer indivíduo. Também se sabe que o brasileiro lê pouco. Pensando nisso, este projeto procura apresentar uma alternativa a este quadro, ainda que numa dimensão micro. O objetivo é apresentar uma série de estratégias que podem nortear o professor no que se refere ao incentivo à leitura entre o público infanto-juvenil. Por meio da leitura de diversas obras sobre o processo da leitura entre jovens, proporemos um catálogo suscinto, mas preciso, sobre como agir e quais as melhores maneiras de incentivo a leitura.

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ CARLOS VINÍCIUS LOPES DA SILVA
+ ENZO SORIANO LAZZERINI
+ JULIANA BOTELHO MARQUES
+ YAN MATEUS KITZBERGER

Proposta:
Muitas empresas têm adotado a prática da entrevista em inglês nos seus processos seletivos. Isso se dá, certamente, em decorrência da interconectividade possibilitada, particularmente, pelo avanço do capitalismo e pelo fato de uma das maiores potências econômicas do mundo, Os Estados Unidos, ter como língua materna o Inglês. Pensando nisso, este projeto visa a elaboração de material de apoio a estes candidatos. Por se tratar de público muito amplo, o projeto será restrito a alunos da Fundação Santo André que deseje melhor suas habilidades neste âmbito. O tema deste material é exclusivo de entrevistas de emprego para os níveis básico, intermediário e avançado. Além da necessidade de ser aluno da FSA, o projeto visa atender alunos de baixa renda que procuram um melhor desempenho na parte de inglês numa entrevista.

ODS 03 – Saúde e bem estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ IARA PESSOTA
+ GISLEIDE SANTOS
+ RENATA ROMÃO

Proposta:
O projeto consiste em visitar crianças em hospitais e ONGs e ler histórias que tenham como personagem principal uma jovem forte. A partir daí, será aberta a discussão sobre a importância da garota naquela história, bem como a importância de diversas mulheres em nossas vidas. Após tais atividades serem realizadas, as crianças serão desafiadas a desenhar uma grande mulher que admiram, seja ela uma amiga, alguém da família ou uma celebridade. Ao final do projeto, as produções serão transformadas em um livro ilustrado e escrito, com a ajuda dos executores, pelas crianças. Por ocasião da pandemia, este projeto sofreu a seguinte alteração: no primeiro semestre de 2020, as atividades deste se concentrarão na elaboração de material a ser utilizado durante a visita às ONGS. Estes materiais são compostos por narrativas selecionadas no cânone literário mundial, na elaboração de narrativas próprias, na seleção e confecção de elementos que comporão os cenários, no levantamento de recursos eletrônicos necessários para os eventos, na confecção de vestimenta daqueles que contarão a história entre outras ações.

ODS 05 – Igualdade de gênero

Nomes: 
+ BIANCA TORRES
+ LARRISA OLIVEIRA
+ LETÍCIA PAOLETTI

Proposta:
O projeto consiste em visitar crianças em orfanatos e ler histórias em que uma figura feminina seja a protagonista. Após a contação de diversas histórias desta natureza, será aberta a discussão sobre a importância da mulher naquelas histórias, bem como a importância de diversas mulheres em nossas vidas. Após tais atividades serem realizadas e estarmos convictas de que os ouvintes intenderam as histórias narradas, as crianças serão desafiadas a ilustrar grandes figuras femininas que admiram, seja ela uma amiga, alguém da família ou uma celebridade.

Observação: Por ocasião da pandemia, este projeto também sofreu a seguinte alteração: no primeiro semestre de 2020, as atividades deste concentrar-se-ão na elaboração de material a ser utilizado durante a visita às ONGS. Estes materiais são compostos por narrativas selecionadas no cânone literário mundial, na elaboração de narrativas próprias, na seleção e confecção de elementos que comporão os cenários, no levantamento de recursos eletrônicos necessários para os eventos, na confecção de vestimenta daqueles que contarão a história entre outras ações. Se aprovadas formos, nosso segundo semestre de 2020, será a realização em loco das ações previstas.

MATEMÁTICA 2º SEM B

ODS 03 – Saúde e bem estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ ISABELA ERLACHER STERN ALVES
+ GUSTAVO MINARELLI BELMONTE
+ JORGE GABRIEL ORLANDO MACHADO
+ LUANNY APARECIDA DE ALMEIDA

Proposta:
A pesquisa procura entender quais são as condições socioeconômicas e culturais do universo dos estudantes, matriculados no curso de Psicologia da FSA, e como estas interferem, de forma negativa, na sobrevivência e permanência do aluno na instituição de ensino. Realizaremos uma pesquisa estatística e apresentaremos as nossas conclusões.

Obs.: Este projeto teve a participação inicial do prof. Celso Ramos de Oliveira.

ODS 03 – Saúde e bem estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ DANIEL SANTOS DA CRUZ OLIVEIRA
+ DANIELA SILVA DE SOUZA
+ FERNANDA CASSIA CLEMENTE
+ GABRIEL TAVARES GOLDMAN
+ JOÃO LUIZ ANDRADE DE CARVALHO

Proposta:
Por meio de um questionário abrangente, este projeto procura reunir informações suficientes para que seja estabelecido um perfil do aluno de psicologia do Centro Universitário Fundação Santo André. Após a coleta de dados, traçar-se-á, por meio de uma análise estatística, quais as linhas gerais do perfil deste universitário.

Obs.: Este projeto teve a participação inicial do prof. Celso Ramos de Oliveira.

COORDENADOR: Prof. Marcos Farineli

Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) / 4º SEMESTRE

04 – Educação de Qualidade

Nomes: 
+ Carlos Henrique Oliveira
+ Jaqueline da Cruz Viel
+ Lucas Farias Piasentin
+ Mikhael Stachurski Donizeti de Carvalho
+ Pedro Henrique De Los Rios

Proposta:
Este projeto vem com o intuito de compartilhar informação e conhecimento através de vídeos aulas publicados em um determinado canal do Youtube, o conteúdo será didático, voltado à usabilidade e interação do usuário com as ferramentas digitais mais exigidas no dia a dia de estudantes e trabalhadores. Nem todos os estudantes e trabalhadores têm facilidade ou conhecimento apropriado da utilização de determinadas ferramentas digitais, para isso, são desenvolvidos os vídeos, que por sua vez, vem com o objetivo de ensinar e trazer consigo uma educação de qualidade voltada a informática.

Link do Canal do YouTube Desenvolvido:
https://www.youtube.com/channel/UCH-YQoyHvLO4YqDOGp_tWHA/videos

COORDENADOR: PROF. DR. ANTONIO FERNANDO GOMES ALVES

PSICOLOGIA 3º SEM B

ODS 03 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+ ANDREZA MIQUILIN GOMES
+ CARLA ALEXANDRA DOS SANTOS LIMA
+ EDUARDA MIRELLY GOMES
+ ELISA SILVA DE ANDRADE

Proposta:
O principal objetivo é levantar dados referente à transição do jovem para o mercado de trabalho. Identificar se há diversos fatores que influenciam e marcam a transição que jovem tem ao entrar no mercado de trabalho, sendo que estas influenciam diretamente no emocional e psicológico dos indivíduos.

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes

Nomes: 
+ ELIANA CARDOSO

Proposta:
O presente trabalho tem como objetivo detectar a percepção de valores organizacionais percebido por seus funcionários e detectar os construtos motivacionais declarados pela organização aos construtos motivacionais desejados por seus funcionários e sua importância na motivação dos funcionários e percepção dos clientes.

COORDENADOR: PROF. JEFERSON ROBERTO DE LIMA

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 4º ANO B

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ FELIPE MATA
+ GIOVANNI GRATIERI
+ KELLY CRISTINA
+ PRISCILLA SOUTO GUEDES
+ VITOR THOMAS

Proposta:
A utilização da internet pela sociedade tem se tornado cada vez mais comum e abrangente, com isso, o processo de digitalização de processos, seja de compras, de pagamentos, transações bancárias, busca de emprego, estudos, troca de informações e entre outros tem se tornado de utilização frequente e sem os devidos cuidados com as informações. Com essa maior utilização da internet, faz-se necessários que as pessoas se tornem conscientes dos riscos e cuidados mínimos que devem ter com seus dados, informações e equipamentos. Será criado um canal no Youtube onde serão apresentados gradativamente cuidados básicos e casos reais de ataques virtuais e como as pessoas ou empresas poderiam ter reduzido os as chances do ataque. A pesquisa de casos será efetuada com o apoio de materiais disponíveis na internet e auxilio dos professores da Fundação Santo André de casos ocorridos com maior frequência e facilidade sobre como ocorreram e como poderiam ter sido evitados para conscientizar o máximo de pessoas através de um canal de acesso público na plataforma de vídeos online, o Youtube chamado Segurança OnWeb. Os principais resultados esperados são de proporcionar a disseminação do conhecimento sobre como se proteger e consequentemente reduzir a recorrência de pessoas prejudicadas por ataques virtuais com exposição/mal uso de suas informações e demais ações que possam causar prejuízo aos usuários de internet. Projeto para ensinar Jovens através da Internet baseado em Vídeos, sobre Segurança na Internet.

COORDENADOR: PROF. ME. JOÃO CARLOS MUCIACCITO

ADMINISTRAÇÃO 3º SEM B/4º SEM B

ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico

Nomes: 
+ VINICIUS SIQUEIRA BRAGHINI
+ LUCAS GUILHERME MUNHOZ
+ GUSTAVO RODRIGUES PEREIRA
+ DÉBORA VALENTIM PEREIRA

Proposta:
A pesquisa apresenta a análise de dados e estudo sobre a comunidade do Jardim Elba em Santo André (São Paulo), visando verificar como a informalidade atinge seus residentes, tornando-os vulneráveis à instabilidade econômica e gerando desigualdades. O trabalho se baseou em informações divulgadas pelo IBGE, livros, artigos, sites e por meio de entrevistas realizadas com os moradores da localidade em questão, via formulários na plataforma GOOGLE FORMS, fontes de resultados que expressaram claramente a necessidade de maiores cuidados do governo por pessoas em condições informais de trabalho e demonstrando o papel importante realizado por ONGs e políticas públicas na busca de qualidade de vida para essas pessoas.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1Q-j0CJUGimI58016xxyyx_daKY3-wodb/view?usp=sharing

COORDENADOR: PROF. ME. LUIZ ANDRÉ ALVES

CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1º SEM B/ 2º SEM B/ 4º ANO B

ODS 09 – Indústria, inovação e infraestrutura.

Nomes: 
+ ANA KAROLINA XAVIER ROCHA
+ CAMILA PEREIRA BALBINO DE OLIVEIRA
+ CLAUDEMIR FERREIRA SOARES JUNIOR
+ GISLAINE LETICIA DOS SANTOS
+ JANAINA ALVES RODRIGUES COSME
+ JULIA DE ARAUJO OLIVA GARCIA

Proposta:
Identificar as vantagens da contabilidade 4.0 para as empresas tomadoras do serviço (custo, qualidade etc), buscando identificar se elas confiam na aquisição dos serviços. Separar os resultados por porte das empresas pesquisadas.

ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico

Nomes: 
+ GUSTAVO DA SILVA SOARES
+ LÍVIA AYUMI SAKIMURA
+ JÉSSICA DE LOURDES SILVEIRA NOGUEIRA
+ LUÍS EDUARDO UEDA BARBOSA
+ GUILHERME CORREIA FERNANDES
+ GIOVANA MORETI LIMA

Proposta:
Identificar nas empresas pesquisadas sua opinião e perspectiva sobre as condições de trabalho (qualificação, salário, espaço físico etc). Fazer uma comparação entre o que a empresa espera da relação empregatícia e a opinião dos empregados. Realizar uma pesquisa com as empresas e outra com empregados.

ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico

Nomes: 
+ ALICE MASCHIO DE ALMEIDA
+ APOLIANA DE MELO TEIXEIRA
+ ELVIS FIORI SPACOV
+ LARISSA DE SOUZA FERREIRA
+ LUANA DO NASCIMENTO DAVID
+ MÔNICA APARECIDA DE SOUZA SANTOS

Proposta:
Identificar nos empreendedores quais são as principais características que um contador deve ter para que ele faça parte de sua equipe. Analisar quais características poderiam convencer o empreendedor para contratar os contadores. Analisar também os motivos que levam os empreendedores a não contratarem os contadores (custo, qualificação, falta de mão de obra etc).

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1i6Bh37VoQIpvblh0Sp6yNueuzR7Ys2IU/view?usp=sharing

ODS 09 – Indústria, inovação e infraestrutura.

Nomes: 
+ BEATRIZ ALVES DOS REIS
+ BRUNA PARIZOTTO
+ ISABELE MATOS MORAIS
+ JAQUELINE VEIGA ALVES
+ NATHALIA HOLANDIA GERALDI TOGNELLI
+ REBECA SEGURA DEL SORDI

Proposta:
Identificar nas empresas quais são os motivos ou fatores que levam as indústrias a inovarem (políticos, estratégicos, econômicos etc). Avaliar as questões macro e microeconômicas que influenciam e direcionam as indústrias a buscarem por inovação. Focar a pesquisa na opinião dos proprietários.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1_bbo2YC5ABsNKmzG2JJhc2i6WKW0jmFC/view?usp=sharing

Vídeo:
https://drive.google.com/file/d/1bMdV-l85s3hHU-_FX7L_HdU6tuJnbm8N/view?usp=sharing

ODS 09 – Indústria, inovação e infraestrutura.

Nomes: 
+ EDUARDO ALVES PAES
+ VITÓRIA GOMES FERREIRA
+ SIDNEI EVANGELISTA SOUZA

Proposta:
Identificar nas empresas quais são os motivos ou fatores que provocam o crescimento das indústrias (políticos, estratégicos, econômicos, tecnológicos…etc). Avaliar as questões macro e microeconômicas que influenciam e direcionam as indústrias a buscarem por expansão. Focar a pesquisa na opinião dos proprietários.

COORDENADOR: Prof. Paulo Roberto Lucas de Oliveira

ADMINISTRAÇÃO 2º SEM B

ODS 04 – Educação de qualidade
ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico

Nomes: 
+ GIOVANA SOUZA MORALEZ
+ LUIZA MARIA RIBEIRO FERREIRA
+ FRANCISCA JESSICA PEREIRA DA SILVA
+ ISABELA HASSELMANN RIBEIRO
+ THAMIRES TOLEDO SUHADOLNIK

Proposta:
O objetivo é estimular o crescimento pessoal e profissional do aluno, estimulando o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação e aproximando-o do mercado de trabalho, pois a empresa júnior contribui ativamente para o desenvolvimento da sociedade a qual está inserida, oferecendo serviços de baixo custo para a comunidade local, além de preparar o aluno para o mercado de trabalho da sua área.
A empresa júnior possibilita ao aluno reconhecer problemas, pensar estrategicamente e exercer o processo de tomada de decisões; desenvolver a iniciativa, determinação e vontade de aprender, capacidade de solucionar conflitos e trabalhar em equipe, entre outros.

ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico

Nomes: 
+ CAROLINE DE OLIVEIRA LOPES
+ GABRIEL BORGES DE MESQUITA GOMES
+ JESSICA FERREIRA SILVA
+ MARIANA APARECIDA ZACHARIAS PEREIRA
+ MAURICIO SOUZA DOS SANTOS

Proposta:
O objetivo é ajudar as pessoas mais afetadas dentro da comunidade no cenário de pandemia, em relação à busca de emprego. Para isso, será realizada a abertura de startup para o aumento da economia e vídeos aulas e palestras online para o incentivar microempreendedores a alavancarem seus negócios.

ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico

Nomes: 
+ ANDRE ODOARDI RAMAZOTTI
+ IZADORA SILVA DOS SANTOS
+ JESSICA CHRISTINA DE SOUSA MOURA
+ NICOLE CRISTINA DOS REIS TRINDADE
+ VINICIUS DE MORAES LIMA

Proposta:
O objetivo é auxiliar jovens que estão com dificuldade em entrar no mercado de trabalho, divulgando informações sobre oportunidades e sobre como buscar essas oportunidades. Para isso, serão oferecidas palestras divulgadas pela internet, youtube e redes sociais.

COORDENADOR: Prof. Roberto Bezerra Nóbrega

ADMINISTRAÇÃO 4º ANO B | CIÊNCIAS ECONÔMICAS 4º ANO B

ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico

Nomes: 
+ DANIELA MESQUITA GUIRADO
+ DAVI SANTOS PEREIRA
+ GABRIELA BURGANI
+ LUIZ FERNANDO MILANI DE FIGUEIREDO TORRES

Proposta:
Objetivo: gerar conhecimento e promover uma nova perspectiva de alternativa aos alunos do ensino médio do colégio Fundação Santo André sobre as diferentes possibilidades de carreiras profissionais proporcionadas por cursos técnicos na região do ABCD.
Justificativa: Com esta atividade, acreditamos que se fomentará o interesse dos alunos do ensino médio de profissionalizarem-se e, uma vez alcançando este objetivo, há a expectativa de crescimento econômico da classe social local. Levar à comunidade estudantil o conhecimento das diversas opções de carreiras profissionais proporcionadas pela formação técnica, a fim de gerar conhecimento e promover uma nova perspectiva de alternativa aos empregos base.
Procedimentos: desenvolver a pesquisa, estruturar o material e a apresentação; agendar uma pré-avaliação para os professores e instituição; gravar, editar e publicar no You Tube o conteúdo; apresentar conteúdo para os alunos, e coletar as dúvidas e feedbacks e será elaborado vídeo aula sobre as profissões mais promissoras que exigem curso técnico.

coordenadora: PROFA. MA. MAYRA COAN LAGO

CIÊNCIAS SOCIAIS 4º ANO B | HISTÓRIA 3º SEM B/ 4º SEM B/ 4º ANO B | RELAÇÕES INTERNACIONAIS 4º ANO B

ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico

Nomes: 
+ LUIZ GUSTAVO SOUZA DIAS
+ BRUNO COUTO
+ DANIELE CRISTINA MARIOTE
+ ROGÉRIO ROMBOLI SAMPAIO

Proposta:
O projeto, por meio de uma página no Facebook, apresenta o tema Indústria, desenvolvimento e inovação, fazendo consequentemente, ligações históricas com a atualidade, a situação atual da indústria e sua importância na sociedade. Vários aspectos são analisados, como por exemplo a importância da indústria para a sociedade, e como elas afetam a região do ABC.

Link:
https://www.facebook.com/Recortes-da-Hist%C3%B3ria-103703851375100

ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico

Nomes: 
+ ARIANE PETEK
+ ARIANE RIVERA
+ GABRIELLI RICCI
+ GIOVANNA NIERO

Proposta:
Abordaremos os empasses e as dificuldades que as mulheres inseridas no mercado de trabalho sofrem com a contratação, a recontratação e o retorno após a maternidade, principalmente em relação às mães-solo. A intenção é analisar e identificar desamparo realizado pelas empresas, pelo Estado, pela prefeitura da cidade de acordo com os dados demográficos disponíveis acerca do assunto e com os dados coletados a partir das entrevistas com mulheres que passaram ou passam por essa situação. A análise dos dados tem objetivo de estruturar as hipóteses sobre as adversidades que tais mulheres enfrentam, sendo que seus resultados serão divulgados em mídias sociais.

coordenadora: Profa. Ma. Elaine Maria Sarapka

Engenharia Civil 6º semestre B

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação
ODS 09 – Inovação infraestrutura

Nomes: 
+ ANA PAULA BUENO
+ MARCO ANTONIO DA SILVA SANTOS
+ MATHEUS ALVES MOLGORA
+ SCARLETT WERNER SILVA SANTOS

Proposta:
Este trabalho tem como principal ação a criação de um calendário digital onde será colocado mês a mês um lembrete para a realização das ações preventivas dos sistemas e de instalações hidráulicas e prediais, voltados a uma edificação residencial. Um calendário que ajude a sociedade a se habituar com as manutenções que devem ser feitas durante o ano. Tem como público alvo os alunos da FSA, assim como a comunidade. Sua finalidade é de alertar a população da importância de uma manutenção preventiva em alguns aspectos e sistemas, que contribuem para uma economia financeira, com o meio ambiente e com a segurança. Foram feitas pesquisas a bibliografias especializadas atendendo a NBR 5626, NBR 7198 relacionadas ao tema de manutenções hidráulicas prediais, e ODS 17-Parcerias e meios de implementação e 09-Inovação e infraestrutura. Foram feitas pesquisas referentes ao tema utilizando as bibliografias específicas e para identificar o conhecimento das pessoas com relação a importância da realização das manutenções hidráulicas prediais e sua periodicidade. Foi criado um calendário que demonstra a importância de fazer as manutenções hidráulicas prediais, e a periodicidade para a população realizar este acompanhamento de uma forma prática e acessível. resultando em melhorias na saúde, no meio ambiente e financeira.

Calendário:
https://drive.google.com/file/d/1ufyAjzFmi5qr7SrDRVz3oJrIUArfMbbY/view?usp=sharing

coordenador: Prof. Marcos Farinelli

Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) / 4º SEMESTRE

08 – Trabalho decente e crescimento econômico
10 – Redução de Desigualdades

Nomes: 
+ Kawe Menezes da Silva
+ Daniel Colombo de Melo
+ Danilo Santos Silva
+ Jonathan Miranda Lúcio da Silva
+ Almir Libório Batista Junior

Proposta:
O projeto “Gerador de Currículos Online” tem o propósito de facilitar a criação de currículos online para pessoas que buscam seu primeiro emprego ou pessoas que buscam uma nova oportunidade profissional. Uma pesquisa da Trabalhando.com feita com 460 profissionais brasileiros revela que para 24% deles, a principal dificuldade para arrumar emprego está no desenvolvimento de um bom currículo. Sendo assim, iremos desenvolver um web site que disponibiliza diversos modelos de currículos em que o usuário deverá somente preencher campos com seus dados, sem a necessidade de formatação de textos. E por fim o usuário poderá imprimir seu currículo em formato PDF.

Link do Site Desenvolvido:
http://geradordecurriculo.lovestoblog.com/?i=2

COORDENADORA: PROFA. DRA. CARMEN BEATRIZ TAIPE LAGOS DA COSTA

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 1º SEM B

ODS 04 – Educação de qualidade
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis

Nomes: 
+ LIVIA CATISSI DE LIMA
+ LIVIA TEIXEIRA RODRIGUES
+ VANESSA CAROLINE LIMA DIAS

Proposta:
Baseada em pesquisa sobre sustentabilidade e reciclagem de tampinhas de material plástico. Essa estratégia vem promovendo campanhas para a arrecadação de tampinhas como meio de conscientizar a população sobre como a reciclagem, separação e arrecadação dessas tampinhas plásticas podem transformar a realidade de entidades assistenciais.  

Vídeo:
https://drive.google.com/file/d/18OccFCRWJPaAMJl-z_2H7zoaJ3cF3OL3/view?usp=sharing

ODS 04 – Educação de qualidade
ODS 14 – Vida na água

Nomes: 
+ ARTHUR FERREIRA DOS SANTOS
+ LETICIA DE OLIVEIRA CANEDO
+ THAINA MENDES GOBETTI

Proposta:
Utilizando um questionário virtual no formato Google Forms, insternatuas de diversas faixas etárias, manifestram sua preocupação em relação ao meio ambiente e o descarte dos resíduos nas praias. A estrategia visa contribuir com a conscientização e precvenção dos fatores associados com a poluição das praias e seu impacto na biodiversidade marinha.

Vídeo:
https://drive.google.com/file/d/1xpYUJbNbu8argAFr-9UdjXl-MotGcFxl/view?usp=sharing_eil&ts=5f2c7bec

ODS 04 – Educação de qualidade
ODS 14 – Vida na água

Nomes: 
+ DANIELLE REIS DE TORRES
+ IAN RODRIGUES ANDRADE
+ IZABELLE RAMALHO DA FONSECA

Proposta:
Conscientizar sobre a importância de preservar o equilíbrio ecológico no ecossistema marinho, enfatizando os nichos ecológicos e o papel biológico da biodiversidade marinha para a sobrevivência humana.

Vídeo:
https://youtu.be/T1SnxvMPqoM

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ MARCOS ALEXANDRE CORRADI
+ QUÉREN HAPUQUE DE CASTRO

Proposta:
Tendo em vista que, o descarte incorreto de solventes de origem orgânica pode afetar diretamente a fauna e a flora, pois em sua maioria os solventes são produzidos a partir de substancias como o tolueno, xilol, n-hexana, acetato de etila, tricloroetileno e benzeno. Estes produtos causam problemas tanto aos seres humanos, como a animais e plantas. Essa estratégia visa contribuir com a conscientização da população desses riscos e tomar atitudes minimizando os impactos para o meio ambiente.

Vídeo:
https://drive.google.com/file/d/1z5I2KdIfzNkUMR824WvJOZnyj-66-BXr/view?usp=sharing_eil&ts=5f442392https://youtu.be/T1SnxvMPqoM

COORDENADOR: PROF. JEFERSON ROBERTO DE LIMA

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 4º ANO B

ODS 14 – Vida na água
ODS 15 – Vida terrestre

Nomes: 
+ GABRIEL GAMA
+ MATHEUS RODRIGUES
+ FERNANDO HENRIQUE
+ GRAZYELE VENDAMETRO SILVA

Proposta:
Este trabalho propende informar e conscientizar os jovens sobre a vida nos ambientes aquáticos e terrestres, a neces-sidade e os benefícios da conservação do meio ambiente, através da criação e desenvolvimento de conteúdo a ser postado em um portal a ser desenvolvido. Foi realizado o levantamento de diversas informações em portais, livros e artigos sobre os temas ecossistemas aquáticos, como oceanos, mares, rios, lagoas etc, e terrestres e suas respectivas formas de preservação de espécies e de ambientes. As informações serão veiculadas em um portal com vistas a divul-gar a contribuir para a conscientização sobre a importância desses ambientes e de sua conservação.

Vídeo:

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima

Nomes: 
+ GUILHERME SANTOS DE OLIVEIRA
+ MURILO FANTINATI DA SILVA
+ VINICIUS PEREIRA SAUGO,
+ CARLOS EDUARDO FELIX

Proposta:
O objetivo é contribuir para a conscientização sobre o aquecimento global, e os problemas que esse processo está causando no presente e no futuro. As informações serão postadas no Instagram e também pretende-se elaborar uma série de 5 vídeos educativos e informativos retratando o passado, presente e futuro do aquecimento global, as consequências e possíveis soluções. Dessa forma, será possível alcançar vários tipos de público, divulgando amplamente o tema.

Vídeo:

COORDENADOR: PROF. ME. JOÃO CARLOS MUCIACCITO

ADMINISTRAÇÃO 3º SEM B/4º SEM B

ODS 06 – Água limpa e saneamento

Nomes: 
+ IARA MARQUES
+ IASMIM SILVA
+ JOYCE DA SILVA
+ RAFAELA RIBEIRO

Proposta:
O estudo buscou investigar a real situação sobre condições de Saneamento básico e água potável de uma determinada comunidade chamada Tamarutaca, localizada na cidade de Santo André, se os moradores tem o mínimo de direito a essas condições básicas de sobrevivência, e se lhes são oferecidos os devidos recursos ou se ainda os faltam, e ouvir e compreender a opinião dos moradores em relação a pesquisa e identificar se é assegurado a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos que moram no bairro Tamarutaca.

Link vídeo:
https://drive.google.com/file/d/1bcEHl05iWSvlug5Vq7gNe0awJ90iHgDR/view

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1Dsaf-JSVSP5TjhOHOno2wWpGRQSpptM8/view?usp=sharing

ODS 15 – Vida terrestre

Nomes: 
+ MATHEUS GRAUSO OLIVEIRA
+ ALAN QUELHAS ITO
+ RENAN VICTOR SANTOS
+ IGOR VIEIRA MAGALHÃES

Proposta:
O estudo visa a discutir a importância do conhecimento da Vida Terrestre e suas biodiversidades, tanto da fauna quanto da flora mundial. Com intuito de alertar e conscientizar a população sobre a importância desse tema, quanto à preservação ambiental verificamos fontes como a própria ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como um de seus projetos de agenda, metas para a preservação da Vida Terrestre que visam, por exemplo, deter as queimadas as arvores e a caça ilegal de animais. Consideramos que muito tem de ser feito ainda quanto a este assunto, pois não são tão fáceis, muitas pessoas ainda tapam os olhos perante a este assunto, inclusive os próprios chefes de alguns Estados julgam essas medidas como “desnecessárias” mesmo não sendo.

ODS 13 – Ação contra mudança global do clima

Nomes: 
+GRACIELLY DE ARAUJO BRASIL
+ DIEGO DE LIMA FERREIRA
+ LUANA GARCIA PONTES

Proposta:
O estudo foi realizado na comunidade Parque Capuava, localizada na cidade de Santo André, tendo como foco absorver a realidade vivenciada na região, esta devido as atividades exercidas no Polo Petroquímico de Capuava, estabelecido entre os municípios de Mauá e Santo André. Sendo feito o levantamento de dados pertinentes de fontes fidedignas, tão como entrevista com moradores em forma de questionário remoto. Observou-se que o bairro tem rotineiramente desde que instalada a primeira refinaria na região, enfrentado modificações perceptíveis e irremediáveis em seu ambiente, tais como, poluição de rios e córregos, decorrentes de efluentes químicos afetando também diretamente a saúde e bem-estar dos moradores, tão como consequentemente o agravamento de alterações climáticas.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Nomes: 
+ BEATRIZ ALENCAR RODRIGUES
+ BIANCA CARDOSO ANGELILLO
+ TALYSON GUSTAVO LAGO
+ GEOVANE NEVES BREDA

Proposta:
O intuito desse trabalho é uma análise da comunidade Cidade São Jorge, que está localizado na região de Santo André, com o objetivo principal de identificar problemas de sustentabilidade na região da comunidade. Para alcançar um estudo sobre a região foram preparados um questionário contendo 7 perguntas sobre a convivência na região, em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19 este questionário foi realizado em formato online, para preservação da saúde dos entrevistados e dos membros do grupo. A partir das respostas dos entrevistados é possível perceber que a comunidade tem diversos problemas de sustentabilidade, dos quais não possuem auxílio do governo para uma melhor vivencia na região. Com tudo é notório que o governo atue intensamente na comunidade com objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias presentes na comunidade, através de iniciativas e programas governamentais que possam ajudar a região como um todo possibilitando uma sustentabilidade melhor para a comunidade Cidade São Jorge e seus moradores.

ODS 07 – Energia limpa e acessível

Nomes: 
+ REGIANE PEREIRA COIMBRA
+ INGRID BERNARDO PIRES
+ GABRIEL SOARES SILVA
+ FRANCISCO CASSIANO RODRIGUES

Proposta:
O estudo foi realizado de forma on line com os moradores da Favela do Amor, Santo André, com o objetivo de conhecer a situação referente a energia, se é obtida de forma legal, se estão satisfeitos com suas instalações e com o valor pago pela energia elétrica. Foi verificado que a falta de investimento em energia elétrica na comunidade da Favela do Amor, gera prejuízos e riscos aos moradores. Muito moradores optam por fazer as instalações inadequadas nas suas residências. Com a falta de investimentos, não tem uma energia tão eficaz que gera curtos elétricos e queda pelo menos uma vez por mês, colocando em risco a vida dos moradores e também como a queima dos aparelhos domésticos de suas residências.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1_77n2q-Z-YPNr7NI1-ckCmzI19RxK77t/view?usp=sharing

COORDENADOR: PROF. ME. LUIZ ANDRÉ ALVES​

CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1º SEM B/ 4º ANO B

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis

Nomes: 
+ LUCAS FREIRE DE AQUINO
+ RAFAEL ELIZIARIO BARBOSA
+ ANDERSON DE SOUSA BRANDAO
+ VINICIUS LOPES DE ALMEIDA
+ DAYSON ROGER DOS SANTOS GIYASAK

Proposta:
O objetivo é identificar se as pessoas tem o hábito de reciclar o óleo de cozinha. Nesta análise são examinados os procedimentos de descarte pela sociedade, o conhecimento da sociedade em relação aos procedimentos corretos do óleo e se as pessoas têm consciência sobre o impacto ambiental do óleo de cozinha.

COORDENADORes: PROF. DR. MURILO ANDRADE VALLE & Profa. Dra. Priscila Reina Siliano da Silva

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 3º SEM B/ 4º SEM B/ 4º ANO B

ODS 06 – Água limpa e saneamento
ODS 15 – Vida terrestre

Nomes: 
+ GIOVANNA VOLPI
+ SOPHIA LAURA AMARO IMENE

Proposta:
O objetivo é informar sobre os problemas à saúde pública, causados por compostos químicos emergentes que podem estar presentes na água, tratada ou não. Para isso, serão acompanhados e estudados, principalmente, os componentes químicos endócrinos do esgoto, para onde vão, e se tem um fim biologicamente correto, pois há probabilidade desses compostos extremamente danosos à saúde, terem contato direto com águas disponibilizadas para a ingestão, em locais com baixa ou nenhuma estrutura de saneamento básico.

ODS 07 – Energia limpa e acessível
ODS 15 – Vida terrestre

Nomes: 
+ ANY MARY ALVES DE OLIVEIRA
+ LARISSA VIEIRA DA SILVA
+ ROGÉRIO SANTOS VIEIRA

Proposta:
O objetivo é analisar as matrizes energéticas que suprem a demanda energética do país, avaliando sua influencia no consumo de energia elétrica em relação a perda do habitat de animais e biodiversidade. Ao mesmo tempo, o Brasil possui potencial para a utilização de recursos energéticos renováveis, que é colocado em segundo plano. Nesse sentido, o projeto busca promover nas pessoas, o entendimento sobre o quanto o desperdício gera impactos ambientais e sensibilizar a comunidade no consumo sustentável.

ODS 14 – Vida na água
ODS 15 – Vida terrestre

Nomes: 
+ LUAN ZANQUETA DE OLIVEIRA
+ MARIAH ISABELL NERIS DE OLIVEIRA ASSI
+ WESLEY FARIA FERREIRA

Proposta:
O objetivo é avaliar se o canudo plástico de bebidas é inocente ou vilão com respeito aos impactos ambientais nos ecossistemas terrestres. Para isso, será analisada a trajetória de canudos plásticos descartados indevidamente, analisando os impactos ambientais, expondo ao público alvo resultados e informações, a partir de mídias sociais, plataformas digitais e de georreferenciamento. Foi observado na sociedade cada vez mais o aumento do descarte inadequado de canudos plásticos. Queremos orientá-las para que vejam que um canudo apenas, pode causar grandes estragos.

Link:
https://instagram.com/sasa.lamo?igshid=fq1ls3akxk9h

ODS 15 – Vida terrestre

Nomes: 
+ BEATRIZ FERREIRA GARCIA
+ CAROLINA BIZUTI TIOZO
+ LUCAS DINIZ DE CARVALHO
+ MARCIO VINICIUS PEREIRA

Proposta:
O objetivo é contribuir para a conscientização do público sobre a importância de sapos, saruês, lagartixas e morcegos e de sua preservação, considerando o meio natural e urbano. Para isso, será disponibilizada material digital acessível com informações necessárias para essa conscientização, visto que a população tem um certo preconceito por falta de informação. produzir um material de divulgação em formato digital com informações importantes técnico-científicas sobre sapos, saruês, lagartixas e morcegos. Esses animais pertencem a uma classe cujas espécies têm certa interação com seres humanos. Essas interações têm causado um conjunto de impactos ecológicos nos respectivos animais que em certos locais trazem prejuízos de morte e impactos ambientais significativos, que ocorrem em função da falta de informações acessíveis ou de informações equivocadas. Uma rápida observação das mídias sociais mostrou uma carência de bases acessíveis à população sobre esse tipo de animais, motivo pelo qual o propósito é construir um tipo de material que permita o público entender as particularidades, a importância e o significado que cada animal tem ecologicamente em nosso sistema. Por fim, a partir dos resultados e impressões que adotarmos por entrevista com pessoas, será produzido e disponibilizado o material digital para promover a educação científica e mudar a percepção das pessoas em relação a suas atitudes e comportamentos, e por sua vez promover a proteção e um compreensão do significado desses animais.

ODS 15 – Vida terrestre

Nomes: 
+ BRUNO GUILHERME DE GOUVEA NUNES
+ MATHEUS FRANÇA DOS SANTOS
+ JOÃO PAULO NERY

Proposta:
Dentre o grupo dos artrópodes guiando-se pelas as classificações taxonômicas, é possível encontrar a classe que abrange os insetos que se destaca por ser, dentro do grupo dos artrópodes, a que possui a maior quantidade de indivíduos classificados. Na classe Insecta, possuímos a ordem Homóptera, uma subordem do grupo Hemíptera, que abrange as cigarras e pulgões, das quais têm sido focos de estudos dos cientistas nos últimos anos devido a sua capacidade de indicação da qualidade do solo no ambiente em que estão inseridos e também a sua importância na cadeia alimentar. As cigarras são insetos encontrados normalmente em regiões tropicais e subtropicais, regiões das quais o campus do Centro Universitário Fundação Santo André está inserido e possuindo ciclos de aparição dos animais abordados. O objetivo é contribuir para a sensibilização do público-alvo a respeito da importância das cigarras em meios urbanos e sejam capazes de tomar medidas de precaução e cuidado com os animais, em seus diversos estágios de vida. Para isso, serão feitos estudos bibliográficos e em dados científicos que permitam mostrar a importância das cigarras no meio e sensibilizar o público que frequenta o prédio central – FAFIL – do campus da CUFSA. Os resultados serão colocados de modo informativo no acesso principal do prédio através de placas que contenham textos explicativos que ressaltem que tipo de inseto é a cigarra, sua importância biológica, informações relacionadas ao seu clico de vida e outras informações pertinentes que forem adquiridas no decorrer da pesquisa.

Link – E-book:
https://drive.google.com/file/d/1x10AzHockKpV1WHM5ZeYXyBvdj1TqxCv/view?usp=sharing

COORDENADOR: Prof. Paulo Roberto Lucas de Oliveira

ADMINISTRAÇÃO 2º SEM B

ODS 12 – Produção e consumo responsáveis

Nomes: 
+ CLEISLA MARIA GONÇALVES MAGALHÃES
+ EDUARDA SILVA DE OLIVEIRA
+ LAIANY LUNA DE OLIVEIRA
+ LÍVIA SILVA VASCONCELO
+ LUCAS MARQUES LOUZADA

Proposta:
O objetivo é contribuir para a conscientização sobre o descarte correto de medicações, levando informação à população, e elaborar um projeto de distribuição de pontos de coleta. Foi feito o levantamento das informações sobre como a população descarta os medicamentos e foi verificado que a maioria das pessoas o faz de maneira inadequada. Essas informações serão a base para a elaboração de campanha de conscientização, a ser divulgada nas redes sociais, youtube, facebook e instagram.

ODS 07 – Energia limpa e acessível

Nomes: 
+ ALEXANDRO PODGORSKI DA SILVA JUNIOR
+ GIOVANA ALMEIDA DE CAMARGO
+ IURY TADASHI SILVA
+ LUCAS FERNANDES LIDONE
+ PEDRO HENRIQUE SENEDESI MARCOLIN

Proposta:
O objetivo é divulgar informações sobre características dos aerogeradores (turbinas eólicas) e seus benefícios, como diminuição dos gases de efeito estufa, da poluição e geração de resíduos. Para isso, será elaborado um vídeo explicando o funcionamento e benefícios da energia eólica. Pretende-se com esse trabalho, contribuir para o aumento da utilização de energia eólica, visando aspectos positivos e sustentáveis aomeio ambiente.

COORDENADOR: Prof. Roberto Bezerra Nóbrega

ADMINISTRAÇÃO 4º ANO B | CIÊNCIAS ECONÔMICAS 4º ANO B

ODS 12 – Produção e consumo responsáveis

Nomes: 
+ BIANCA TEIXEIRADE CARVALHO
+ CAIQUE OLIVEIRA
+ LUCAS CAMARA PEREIRA
+ VITOR RODRIGUES MARCILI

Proposta:
Objetivo: Identificar o nível de conhecimento da comunidade á respeito da reciclagem e uso consciente de plástico a fim de promover a conscientização ambiental.
Justificativa: O Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo, conforme relatório “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização” realizada pela WWF publicado em março de 2019, e apenas 1,28% deste são efetivamente recicladas. Dessa maneira, conforme informado pelo IBGE, o lixo, em sua maior parte, é depositado em espécies de “lixões”, onde se acumula montanhas de lixo á céu aberto, oferecendo diversos riscos ao meio ambiente e à saúde pública. Dessa forma, a reciclagem é um processo extremamente importante para a diminuição da quantidade de lixo produzida, revertendo em benefícios ao meio ambiente, à saúde pública e à renda do cidadão.
Procedimentos: Os indivíduos entrevistados serão contatados pessoalmente, admitindo que este poderá ser dado com aqueles que estiverem nos comércios e residências, de quaisquer sexos e idade. A entrevista buscará saber se realizam reciclagem e buscam diminuir o uso de plástico no dia a dia em seus comércios/residenciais, e se possuem consciência da importância destes processos. Ao final, serão entregues panfletos com informações importantes à respeito do tema tratado. Os dados obtidos serão devidamente tabelados e observados, a fim de que seja possível a construção de um cenário da região a partir de tais informações. Serão elaborados panfletos informativos impressos e digitais sobre a importância da reciclagem e como fazê-la de forma correta.

ODS 06 – Água potável e saneamento

Nomes: 
+ SDENITA NERES BASTOS RODRIGUES
+ LUCAS SIQUEIRA SOUZA
+ GUILHERME DE ARAUJO

Proposta:
Objetivo: Descrever o conhecimento dos moradores da região de Santo André a respeito da escassez de água.
Justificativa: A escassez de água afeta mais de 40% da população mundial, número que deverá subir ainda mais como resultado da mudança do clima e da gestão inadequada dos recursos naturais.
Procedimentos: Os moradores de Santo André serão entrevistados, sobre a importância de não desperdiçar água potável. Também será elaborada uma cartilha impressa sobre como economizar água e sua importância para a saúde e qualidade de vida. Essa cartilha será enviada a todos os participantes para divulgação na região participante.

COORDENADORa: PROFA. DRA. KAREM SORAIA GARCIA MARQUEZ

QUÍMICA 3º SEM B/ 4º SEM B/ 4º ANO B/ 5º ANO B

ODS 07 – Energia limpa e acessível

Nomes: 
+ DAVID VERAS
+ RAFAEL VILLEGAS
+ VICTOR CRUZ
+ VIVIAN RIBEIRO

Proposta:
Por se tratar de um tema importante e relevante para a sociedade mundial, o projeto tem por objetivo trazer informações para leitores, sobre energias limpas. Foi realizada uma pesquisa online com 100 pessoas para investigar o seus conhecimentos sobre energia limpa, como solar, energia eólica, maremotriz.

ODS 03 – Saúde e bem-estar
ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ BRUNA MARIA CARROZA
+ ROBERTA FERNANDA MOREIRA HIPOLITO
+ VITORIA ALMEIDA COSTA

Proposta:
O objetivo foi pesquisar os meios de higiene para as mãos, e hábitos de higiene da população. Para isso, foi elaborado um questionário via Google Forms, respondido por 119 participantes, sobre hábitos de higiene da população. Também foi feita a pesquisa na literatura pertinente sobre lavagem correta das mãos, resistência de vírus e bactérias à lavagem das mãos com produtos comuns ao dia a dia, e como funcionam os produtos utilizados na higienização das mãos. A pesquisa é necessária, visto que muitas pessoas não sabem qual a maneira correta de lavar as mãos, e quais os riscos de contaminação que a falta de higiene das mãos pode trazer.

Artigo:
https://drive.google.com/file/d/1EA91tzaDeOrIDnx6AZLXvzjcWSLhr674/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem-estar
ODS 06 – Água limpa e saneamento

Nomes: 
+ EMILY RAMOS PEREIRA
+ ROBSON CALHEIRA DOS SANTOS

Proposta:
O objetivo foi descrever o conhecimento das pessoas de diferentes comunidades sobre o saneamento básico na região do grande ABC. Todos os moradores devem saber e ter o conhecimento de ter um saneamento e o que pode causar a falta dele, considerando que em vários munícipios há o fornecimento desigual e também os municípios que ainda não tem. Para isso, foi aplicado em ambiente virtual, um questionário via google forms, a moradores de diferentes cidades da região do grande ABC, com vistas a descrever o conhecimento das pessoas sobre o saneamento básico, e se têm acesso ao saneamento básico em seus municípios.

ODS 04 – Educação de qualidade
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis

Nomes: 
+ NATÁLIA NAKAMURA
+ TÁBATA AMÉRICO

Proposta:
Pretendemos conscientizar o público sobre as consequências do descarte incorreto das pilhas e baterias e mostrar as alternativas para fazer de forma correta. O projeto visa compartilhar com o público alvo informações sobre o descarte correto de pilhas e baterias, pesquisando e indicando locais apropriados de coleta. O trabalho envolverá:
– Pesquisar sobre as consequências do descarte incorreto.
– Pesquisar pontos de coleta próximos ao público alvo.
– Elaborar um questionário para o público alvo para que obtenhamos dados sobre o êxito da proposta.
– Foi elaborado um panfleto digital para ser divulgado através da internet.

Folder:
https://drive.google.com/file/d/1Zk25Ws6Pqaen_YAGG5B33CRcUf3sTWCk/view?usp=sharing

ODS 03 – Saúde e bem-estar
ODS 04 – Educação de qualidade
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis

Nomes: 
+ LARISSA DE CAMARGO MORI
+ MARIANA ASSIS DE MORAES
+ NATHÁLIA AGARBELLA MENEZES

Proposta:
A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água. Para a vida humana atual, a água é de extrema importância para sobreviver. Compõe de 60% a 70% do nosso peso corporal, regula nossa temperatura e ajuda no funcionamento interno do corpo. Porém a quantidade de água doce no mundo representa apenas 3% do total, e destes 3%, 99% está congelada nos polos, ou então em rios e lagos subterrâneos. O mundo está vivendo uma pandemia causada por um vírus, o Covid-19. E a melhor forma de controlá-lo é o isolamento e distanciamento social. E este isolamento tende a aumentar o gasto residencial de água e energia elétrica, que no Brasil é majoritariamente distribuída por usinas hidrelétricas. Assim, este trabalho tem por finalidade apresentar o projeto de extensão desenvolvido em ambientes virtuais, onde foi realizado a divulgação de dicas para o consumo consciente de água, bem como publicações e formulários voltados para o diálogo, conscientização, informação para as pessoas que estão em isolamento poderem pensar um pouco a respeito do assunto. Conclui-se que o projeto tem contribuído de forma positiva para a informação sobre o uso de água, bem como fortalecido a consciência ambiental para a mudança de hábitos durante o isolamento social.  

Facebook  – https://www.facebook.com/consumodeaguaquarentena

Instagram – https://www.instagram.com/consumodeagua/   

ODS 04 – Educação de qualidade
ODS 14 – Vida na água

Nomes: 
+ GABRIELA DE CARVALHO SILVA DOS SANTOS
+ LARISSA GRAZIELLE FONSECA DAVID
+ MARIANA NOVAIS DE ANDRADE
+ MATHEUS FAVERO

Proposta:
Como a principal contaminação de rios por metais pesados são pelo descarte inadequado de residuos industrias, temos como objetivo, conscientizar a eliminação/substituição correta em seu devido lugar e alertar os danos causados a qualidade de vida animal e humana. Com o aumento da tecnologia, o ser humano cada vez mais depende de aparelhos eletrônicos, que por sua vez, dependem de uma fonte de energia como pilhas ou baterias. No entanto, o descarte direto ao meio ambiente pode afetar o solo, que transmite para o lençóis freáticos prejudicando a agricultura no local. Com esse objetivo de minimizar os danos causados, criou-se um folder explicativo sobre areas atingidas, as consequencias e locais adequados para o descarte desse metais. Criou-se também um questionário com um público entre 18 a 40 anos, focando nos alunos da FSA.

ODS 03 – Saúde e bem-estar
ODS 04 – Educação de qualidade
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis

Nomes: 
+ MAIARA DE FÁTIMA DA SILVA
+ MATHEUS CARNIZELLA NEPOMUCENO
+ MATHEUS OLIVEIRA DE SOUZA

Proposta:
Existem muitos pontos de coleta seletiva, porém a maioria das pessoas não sabem ou não se interessam em fazer o descarte correto. O folheto desenvolvido, visa mostrar as vantagens ambientais de se fazer esse descarte corretamente, além de informar como o mesmo deve ser realizado tendo como foco a separação e descarte corretos do lixo. O folheto foi compartilhado nas redes sociais atingindo um público alvo maior do que o esperado, pela facilidade do alcance à informação. 

ODS 04 – Educação de qualidade
ODS 07 – Energia limpa e acessível

Nomes: 
+ ANDRÉ RODRIGUES PACHECO
+ CARLOS HENRIQUE SILVA ANDRADE DO CARMO
+ GABRIEL ALVARES INFANTAS

Proposta:
Por se tratar de um tema muito importante para o desenvolvimento do planeta, foi decidido colocar o foco do trabalho na energia limpa, ou seja, proveniente de meios renováveis, como a luz solar ou o ar. O enfoque principal será informativo, onde serão reunidos dados a respeito de diversas fontes alternativas que existem e assim será feito um compilado das informações a fim de descrevê-las, ressaltando a importância de cada uma. Também será realizada pesquisa para analisar o conhecimento do público a respeito deste tipo de energia. O objetivo do trabalho é elaborar plano informativo a respeito da energia renovável e suas vantagens que será repassado via redes sociais para o público-alvo.

ODS 04 – Educação de qualidade
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis

Nomes: 
+ DANIELLE CHIARI DE OLIVEIRA

Proposta:
Esse trabalho tem como principal objetivo mostrar a relação da química com a sustentabilidade, a mudanças da indústria química que hoje tem uma responsabilidade muito grande, A indústria química tem contribuído para a preservação do meio ambiente por meio da diminuição dos impactos ambientais e do aumento de eficiência em seus produtos e processos. No Brasil, as empresas associadas à Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), adotam o Programa de Atuação Responsável como código de ética industrial. Além da área da indústria também saber sobre a educação se temos o conhecimento da área da química mais limpa e as responsabilidades que a sustentabilidade trouxe. O trabalho envolverá o levantamento de dados da relação da química e a sustentabilidade nos dias atuais. Avaliar diferentes faixas etárias sobre conhecimento gerais de sustentabilidade e a relação da química, através de aplicação de questionário.

Folder:
https://drive.google.com/file/d/1HPDabbBoIRJdrso0cfF9NRMA-tFa1-vA/view?usp=sharing

ODS 04 – Educação de qualidade
ODS 07 – Energia limpa e acessível

Nomes: 
+ NICOLAS FERNANDO DE OLIVEIRA
+ ELTON DE SOUSA VILELA
+ FABIO DIAS ROSSI
+ LUIZ CARLOS PEREIRA

Proposta:
É apresentada uma proposta de como economizar energia e maneiras alternativas para produção com menor impacto ambiental, exemplos de energia limpa, e como um mini gerador de energia limpa pode ser benéfico. O uso de energia elétrica apesar de importante para o desenvolvimento de uma sociedade, assim como para o cotidiano de uma família, é também prejudicial para o meio ambiente, pois a geração dessa energia requer o uso de algum recurso disposto da natureza, sendo que para obtenção destaca-se os pontos positivos e negativos. O recurso hídrico atual tem sido a forma mais utilizada de obter energia elétrica no Brasil, porém a construção de uma usina hidroelétrica provoca uma distribuição do ambiente escolhido de forma negativa para implementação da usina além de prejudicar a fauna e flora do local, pois as alteração nos desvios de água e terra modificam a estrutura do ambiente original. Foi-se produzido um vídeo explicativo, a ser divulgado no youtube, sobre meios de energia sustentável e conscientização da economia de energia, utilizando como tema principal energias renováveis e fontes renováveis como o sol. Cada membro do grupo se dispôs a explicar um pouco sobre o tema abordado no vídeo produzido, com o foco principal em energia solar que pode ser um meio sustentável que não agride o meio ambiente além de ajudar a economizar na hora de pagar a conta de luz, é importante termos consciência de nossos gastos quando passamos por situações difíceis e de aperto como a pandemia que estamos vivendo, pois o homem vem gastando os recursos da natureza de uma forma desenfreada.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis

Nomes: 
+ KLEBER STRUFALDI
+ IDA CRISTINA LISSONE BARBOSA

Proposta:
O objetivo do trabalho é revisitar o tema do reuso da água em condomínios residenciais e contribuir com pequenas e simples soluções cotidianas, como por exemplo, o reaproveitamento da água cinza, que é a água proveniente de banho, máquinas de lavar roupa e lavatórios. Os benefícios do reuso de água são diversos, pois é uma solução sustentável pra preservação do meio ambiente e ainda traz economia financeira ao condomínio. O trabalho será feito abrangendo quinze condomínios, através de contatos com os síndicos, incluindo a apresentação de palestra virtual e envio de folders digitais.

Folder:
https://drive.google.com/file/d/13vp__-hsfKk4XUNnQ-c4mZ9gHhC17j4M/view?usp=sharing

COORDENADOR: Prof. Paulo Roberto Lucas de Oliveira

ADMINISTRAÇÃO 2º SEM B

ODS 07 – Energia limpa e acessível

Nomes: 
+ ALEXSANDER SOUZA DO NASCIMENTO
+ EMERSON GOES PAIVA
+ ERICK MACARINO FILIPINI
+ LUIZ VITOR RIBEIRO AZEVEDO
+ MATHEUS DANTAS TORQUATO DA SILVA

Proposta:
O objetivo é preparar os alunos diante as inovações do mercado automobilístico no setor de carros, apresentando as evoluções ecológicas e sustentáveis, vantagens, desvantagens e obstáculos de sua implementação no Brasil. Para isso, foi feita a seleção de temas a respeito de carros sustentáveis e foi elaborado cartaz para a divulgação dessas informações.

ODS 07 – Saúde e bem estar

Nomes: 
+ ESTEFANNY LUANA MORAES DOS SANTOS
+ GIOVANNA CORRÊA RENTSCHLER
+ JENNIFER CAETANO ROSA FERREIRA
+ THIAGO DE CASTRO SILVA

Proposta:
O objetivo é divulgar os conteúdos da reeducação alimentar para controle da obesidade em nosso país, tendo em vista o aumento dessa doença crônica em nosso país. Para isso, serão elaborados 2 vídeos com orientações e dicas para a mudança alimentar e inserção de atividades físicas no cotidiano. Os vídeos serão divulgados pelas redes sociais.

coordenadora: PROFA. MA. MAYRA COAN LAGO

CIÊNCIAS SOCIAIS 4º ANO B | HISTÓRIA 3º SEM B/ 4º SEM B/ 4º ANO B | RELAÇÕES INTERNACIONAIS 4º ANO B

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ BEATRIZ BRITO
+ LAÍS TELO
+ LUANA ROCHA
+ VITÓRIA PEREIRA LIMA

Proposta:
Enquadrar os temas mais atuais presentes na sociedade relacionado a questões culturais buscando trazer uma ligação com as Relações Internacionais e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para isso, criaremos uma página do Facebook onde analisaremos filmes e séries. Assim, pretendemos mostrar como a cultura impacta na vida das pessoas e nas Relações Internacionais.

ODS 04 – Educação de qualidade

Nomes: 
+ JÚLIA GARCIA DA SILVA
+ VITÓRIA RODRIGUES WASSERMANN

Proposta:
Pesquisa que visa abordar a possibilidade da utilização da música como estudo documental viável, que, por ser produzida por um indivíduo em determinado tempo carrega suas visões sociais e experiências que possam embasar discussões históricas. Além de, a partir de uma visão mais integradora, visar a abordagem da história de maneira que a mesma possa ser compreendida e conhecida por pessoas que estão fora da academia.

(11) 4979-3300

fale com nossa equipe

(11) 4979-3333

entre em contato por WhatsApp

  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab

© 2021 | Fundação Santo André