guia-do-aluno_desktop2

Boas-vindas! Desejamos sucesso e uma caminhada repleta de conquistas e realizações!

Este guia tem como objetivo orientar, esclarecer e oferecer a assistência necessária para você administrar sua vida acadêmica.

Para facilitar deixamos abaixo as principais informações de forma resumida. Para mais detalhes acesse o regimento geral do Centro Universitário disponível em: transparencias.fsa.br

Missão

Produzir, disseminar e aplicar o conhecimento tecnológico e acadêmico para a formação cidadã, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para o progresso socioeconômico local, regional e nacional, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da integração com as demandas da sociedade e do setor produtivo.

Visão

Ser reconhecida como uma instituição comprometida com uma educação de qualidade que atenda às necessidades da sociedade, em contínua busca da excelência acadêmica e de gestão.

Valores

  • Cidadania
  • Ética
  • Responsabilidade social
  • Inovação
  • Flexibilidade
  • Excelência
  • Transparência

Mapa do Campus

Encontre o que você precisa

Horário de Aulas, Salas de Aula e Calendário de Provas

O horário de aulas e a sala correspondente estão disponíveis diretamente no Portal do ALUNO.

Nivelamento

São ofertados Cursos de Nivelamento aos calouros do curso, que têm como objetivo principal proporcionar uma boa compreensão dos conceitos matemáticos básicos e da comunicação escrita, fundamentais para um bom aproveitamento das disciplinas iniciais do curso. Desta forma, permite-se uma compreensão consistente das disciplinas específicas de cada curso, alicerçada em uma base sólida dos conceitos fundamentais. Tal compreensão permitirá ao aluno dispor de ferramentas para uma avaliação crítica dos problemas apresentados nos vários níveis do curso durante o processo de aquisição de informações, e apresentar soluções viáveis, criativas e inovadoras, gerando assim novos conhecimentos.

O Curso de Nivelamento é oferecido em período anterior ao início das aulas e realizado diretamente pelo AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle).

Se você é calouro, consulte o e-mail recebido em seu processo de admissão após a matrícula.

Programa de Monitoria Acadêmica

Os alunos podem usufruir das atividades de monitoria. Trata-se de um importante suporte didático-pedagógico, de grande auxílio para eliminar as dificuldades do grau médio, bem como oferecer a um contingente cada vez maior de alunos a oportunidade de superar gradualmente as dificuldades que surgem à medida que o curso avança.

São funções do monitor: participar e desenvolver projetos junto ao professor; orientar estudos individualizados e/ou coletivos; colaborar na identificação das dificuldades das classes; fazer levantamento bibliográfico para a disciplina e desenvolver atividades de ensino.

As atividades de monitoria estão regulamentadas pela Resolução do CONSUN nº 024/2021

Programa de Monitoria Acadêmica

2024.1

Os alunos podem usufruir das atividades de monitoria. Trata-se de um importante suporte didático-pedagógico, de grande auxílio para eliminar as dificuldades do grau médio, bem como oferecer a um contingente cada vez maior de alunos a oportunidade de superar gradualmente as dificuldades que surgem à medida que o curso avança.

São funções do monitor: participar e desenvolver projetos junto ao professor; orientar estudos individualizados e/ou coletivos; colaborar na identificação das dificuldades das classes; fazer levantamento bibliográfico para a disciplina e desenvolver atividades de ensino.

As atividades de monitoria estão regulamentadas pela Resolução do CONSUN nº 024/2021

Transporte e Estacionamento

A Fundação Santo André conta com estacionamento terceirizado, além de contar com linhas de ônibus que acessam diretamente o campus.

Linhas que atendem:

  • B 49 – Centro/Vila Palmares
  • B 63 – Vila Palmares/Jardim Alvorada
  • I 01 – Jardim Alzira Franco/Fundação Santo André

Caso necessite solicitar passe escolar Bilhete Único (SPTrans) ou (EMTU – Cartão BOM), você estudante deve fazer o requerimento eletrônico pelo Portal do Aluno conforme orientações da Secretaria Geral de Atendimento.

Apoio à sua carreira

Mentoria

O Programa de Mentoria FSA: Começando Bem, é uma ação inovadora que busca ajudar na orientação aos estudantes quanto ao mercado de trabalho e consequentemente aumentar sua empregabilidade.

Os objetivos do programa são:

  • Desenvolver a empregabilidade do corpo discente da instituição, preferencialmente a parcela que está ingressando no mercado de trabalho.
  • Facilitar o ingresso no mercado de trabalho;
  • Orientar o planejamento de carreira;
  • Promover o autoconhecimento;
  • Contribuir com o desenvolvimento profissional;
  • Conscientizar sobre a importância do marketing pessoal;
  • Atender o estudante de modo personalizado.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPPEX é responsável por selecionar os alunos por meio de um edital amplamente divulgado a toda comunidade.

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

Portal de Vagas e Carreira

O portal de estágios, disponível a todos os alunos do CUFSA por meio do portal do aluno, é um espaço específico destinado à publicação de vagas de estágios para que o aluno se cadastre, pesquise ou então receba em seu e-mail vagas de acordo com sua procura e perfil.

Também é disponibilizado aos alunos, vídeos com dicas de como desenvolver um currículo interessante, criar um perfil no LinkedIn e perguntas usualmente feitas em uma entrevista de emprego. Tais vídeos podem direcionar o aluno de forma dinâmica e de fácil compreensão para que o mesmo tenha destaque na conquista de sua vaga de estágio. Além destes vídeos, os alunos podem acessar links de cursos extracurriculares sem custo para que o aluno possa acessar e obter certificado, como cursos e atividades em inglês da Universidade de Cambridge, diversos cursos e temas do SEBRAE e CIEE Saber Virtual divididos em 3 categorias (marketing digital, qualificação profissional e dados).

A divulgação de cursos gratuitos é uma ação para que os alunos aumentem suas qualificações e se tornem mais competitivos no mercado de trabalho, de modo a aumentar a empregabilidade.

CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES

Semana dos Cursos

A Semana dos Cursos é promovida pela Faculdade, mas é organizada pelos alunos e para os alunos, com a participação e orientação dos professores. São promovidas palestras, mini cursos, demonstrações, entre outras atividades que visam propiciar uma visão mais integrada entre os conteúdos desenvolvidos e a realidade prática encontrada no mercado de trabalho. No evento também são apresentados resultados dos trabalhos de pesquisa, Trabalhos de Conclusão de Curso.

Caso deseje participar da equipe de organização da semana de seu curso, procura a coordenação de seu curso.

Centro Acadêmico e Atlética

pessoas-atletica

As unidades do Centro Universitário Fundação Santo André possuem seus próprios Centros ou Diretórios Acadêmicos sendo incentivado pela Instituição a participação discente.

A realização de atividades integradoras juntos aos CAs ou DAs se dará por meio de atividades de recepção aos calouros e de atividades junto à semana de recepção à alunos visitantes.

A Atlética FSA é uma organização gerida diretamente pelos estudantes e está localizada no prédio 2 da Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FAENG.

A FSA conta com diversos espaços de convivência para descompressão e atividades dos estudantes.

Responsabilidade Social

Oportunidades para a Comunidade Acadêmica Exercitar a Responsabilidade Social

Responsabilidade Social é uma das Políticas previstas no PDI e uma disciplina que compõe o core Curriculum da FSA.

A FSA desenvolve diversas parcerias voltadas à Responsabilidade Social de sua comunidade acadêmica:

  • Desenvolvimento anual da Semana de Responsabilidade Social e participação da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES);
  • Recebimento desde 2019 do Selo Instituição Socialmente Responsável atribuida pela ABMES;
  • Desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e de Ação Curricular de Extensão (ACEX) voltados à demandas da comunidade, geralmente locais de atuação do próprio corpo discente;
  • Desenvolvimento de ações de coleta seletiva no Campus;
  • Coleta de alimentos e agasalhos e distribuição à (creches, asilos – proposta de supressão) Instituições Assistenciais;
  • Concurso de Bolsa Social;
  • Além dessas ações, a FSA possui convênios com diversas empresas e entidades de classe para a oferta de descontos em suas

Laboratórios

Olá, conheça as normas relativas aos espaços da instituição:

Laboratórios de informática regularmente abertos para uso fora do horário de aulas:

  • Prédio da FAFIL – Laboratório 1 – das 8h às 12h e das 14h às19h
  • Prédio da FAFIL – Laboratório 4 – das 8h às 12h e das 14h às 19h

Avaliações ao longo do curso

Colação de Grau

Para saber mais sobre a sua formatura, acesse:

www.fsa.br/colacao-de-grau/

Diplomas

Para saber mais sobre a obtenção de seu diploma, acesse: 

www.fsa.br/diplomas

 

Colação de Grau

Para saber mais sobre a sua formatura, acesse:

www.fsa.br/colacao-de-grau/

Diplomas

Para saber mais sobre a obtenção de seu diploma, acesse: 

www.fsa.br/diplomas

 

O Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA) é uma Instituição de Ensino Superior aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e é mantida pela Fundação Santo André. As normas internas e acadêmicas são elaboradas pelo Conselho Universitário, um órgão colegiado e representativo. A gestão do CUFSA é conduzida pelo Reitor, com o suporte das seguintes Pró-Reitorias:

Trilha 5 Estrelas da FSA

Veja suas notas, faltas e imprima seus boletos.

O Portal Acadêmico é o ambiente onde você poderá verificar suas notas, faltas e imprimir os boletos.

O acesso é simples e recomendamos que seja feito pelo computador. Para acessar o boletim e outras informações, basta acessar o portal em: https://www.fsa.br/home, clicando no item “Portal do Aluno” e, em seguida, inserindo seu usuário e senha.

Entrando pela primeira vez?

O acesso inicial do Portal Acadêmico FSA é:

  1. Acesse o portal institucional: https://www.fsa.br/home
  2. Clique no botão “Portal do Aluno” ou clique no link abaixo: https://www.portal.fsa.br/

Usuário: seu Registro de Aluno (RA)
Senha: senha enviada para seu e-mail pessoal.

Esqueceu a senha?

Acesse o portal do aluno e, na tela inicial, clique no link “Esqueceu a senha”. Um link será encaminhado para seu e-mail com informações para cadastrar uma nova senha. Se mesmo assim você não conseguir, encaminhe e-mail para: suporte@fsa.br.

Precisa emitir seu boleto?

Veja nosso Tutorial: “Como emitir o boleto pelo portal?”.

Ainda tem dúvidas sobre o Portal Acadêmico?

Confira nossos tutoriais disponíveis para ajudar na conclusão de tarefas no portal.

O Ambiente Educacional (Moodle) é responsável pelo apoio em sala de aula, onde você poderá adquirir material didático, realizar atividades e conversar com seu professor. O acesso é simples e recomendamos que seja feito pelo computador.

Aos novos alunos:

Recomendamos fortemente que alterem a senha inicial. Isso pode ser feito através clicando aqui. (incluir hiperlink)

Para acessar o ambiente:

Esqueceu como acessar?

Não lembra sua senha? Você pode solicitar a recuperação pelo ambiente, e um link será enviado para seu e-mail cadastrado! Para solicitar, clique aqui.

Se ainda tiver problemas, solicite a recuperação da senha entrando em contato pelo e-mail suporte@fsa.br, que um responsável entrará em contato com você.

Observação:

Para se cadastrar na disciplina, seu professor irá informar o código de inscrição. Depois, é só acompanhar as aulas e, se algo de diferente acontecer, entre em contato conosco.

before After

Facilidades no Campus

Com uma ampla área verde, nosso campus oferece a tranquilidade do interior dentro da cidade grande. Faça um tour presencial pelo nosso campus. 

Gastronomia

As cantinas do campus permitem lanches e refeições agradáveis com uma variedade de serviços e opções.

Passe escolar

Passe escolar é uma maneira de auxiliar os alunos a se locomover na cidade. Veja a lista de passe escolar.

WI-FI

O acesso à rede wifi é muito simples, basta utilizar o seu usuário e senha do moodle.

Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, basta enviar um e-mail para suporte@fsa.br. A equipe de suporte prontamente poderá auxiliar no que for necessário.

Laboratórios

O Centro de Informação da FSA é responsável pelos acessos nos laboratórios de informática. Caso precise trocar sua senha, o procedimento é simples: basta enviar um e-mail para a equipe de suporte da FSA (suporte@fsa.br), que prontamente auxiliará você na recuperação de sua senha.

O acesso inicial nos laboratórios:
usuário: seu Registro de aluno (RA)
senha: (mesma senha do moodle)

E-mail Institucional

Oi, você tem um e-mail institucional!

A Fundação Santo André, em parceria com a Google, disponibiliza uma conta institucional para os alunos regularmente matriculados e ativos em nosso sistema. Junto com esta conta de e-mail, você pode usufruir dos serviços da Google.

Quer saber como acessar?

Acesse http://email.fsa.br e insira seu e-mail institucional e sua senha para habilitar os serviços disponíveis para você.

  • URL: http://email.fsa.br
  • Usuário: nome.ra@graduacao.fsa.br ou nome.ra@pos.fsa.br
  • Senha temporária: (sua senha será enviada para o e-mail cadastrado no ato da matrícula)

Tem mais de uma conta de e-mail? Não se preocupe.
Aprenda como acessar com mais de uma conta.

ESQUECEU A SENHA?

Solicite a redefinição da senha entrando em contato pelo e-mail suporte@fsa.br, e um responsável entrará em contato com você.

Obs.: Os serviços adicionais são fornecidos pelo Google de acordo com os Termos de Serviço e a Política de Privacidade e estão sujeitos a alterações.

Estamos sempre prontos para auxiliar você a ter uma excelente experiência com os serviços do Google.

BENEFÍCIOS DO NOVO E-MAIL

  • E-mail institucional para receber avisos e comunicados da FSA
  • Conta de e-mail personalizada
  • Melhor organização em suas atividades acadêmicas e melhor comunicação com seus professores
  • Compartilhe trabalhos, agendas e informações com quem você quiser com apenas alguns cliques
  • Espaço delimitado para documentos, fotos e outros arquivos
  • Ferramentas do Google como Drive, YouTube, Meet e outras

Office 365

A Fundação possui um convênio com a Microsoft para que os alunos possam acessar as aplicações do Office 365.

Para conhecer, basta acessar: nome.ra@graduacao.mail.fsa.br

QUER SABER COMO ACESSAR?

Acesse Office.com e insira seu e-mail Office e a sua senha para habilitar os serviços disponíveis para você.

  • Office.com
  • Usuário: nome.ra@graduacao.mail.fsa.br ou nome.ra@pos.mail.fsa.br
  • Senha temporária: (sua senha será enviada para o e-mail cadastrado no ato da matrícula)

ESQUECEU A SENHA?

Solicite a redefinição da senha entrando em contato pelo e-mail suporte@fsa.br, e um responsável entrará em contato com você.

Parcerias

Canadá Intercâmbio em parceria com a Fundação Santo André, está oferecendo desconto de 15% de qualquer programa de ensino de inglês na plataforma de auto-estudo Hubb Academy e 20% de desconto na taxa de matrícula de todos os programas fornecidos pela Canadá Intercâmbio, no link:

https://marketing.canadaintercambio.com/loja-abc

Informamos que a empresa Atitude Qualidade de Vida em parceria com a Fundação Santo André, está oferecendo 10% de desconto em serviços de fisioterapia para todos os nossos colaboradores e seus dependentes.

Para maiores informações:
Site: https://www.grupoatitude.net.br/
E-mail para contato: contato@grupoatitude.net.br
Whatsapp 11 93483-8097 | Telefone: 11 4451-6023

Agora você conta com grupos oficiais de WhatsApp da sua faculdade. Faça parte e fique por dentro do que acontece (Bolsas, Editais, Eventos e muito mais).

Principais Meios de Contato do Aluno com o CUFSA:

Para consultas, dúvidas, solicitações e emissão de documentos, proporcionando conforto e agilidade. 

Sítio Oficial da FSA:

Para informações adicionais: https://www.fsa.br 

Setores e Contatos Diretos

Telefones:

(11) 4979-3382 / 3325 / 3425 

E-mail:

secretaria.atendimento@fsa.br

Arrecadação e Cobrança

Telefones:

(11) 4979-3312 / 3331

E-mails:

arrecadacao@fsa.br ; cobranca@fsa.br

Telefone:

(11) 4979-3312

E-mail:

fies@fsa.br ; bolsas@fsa.br

Cobrança Judicial

Telefones:

(11) 4979-3434

E-mail:

juridico@fsa.br

Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (LGPD)

E-mail:

lgpd@fsa.br

Ações Desenvolvidas:

  • Ações de acolhimento: semana de recepção aos calouros;
  • Ações de permanência: programas de bolsa e financiamentos;
  • Ações de acessibilidade metodológica e instrumental: programa de acessibilidade;
  • Programas de monitoria e nivelamento;
  • Programas de iniciação científica e extensão;
  • Semana de talentos;
  • Ações de intermediação e acompanhamento de estágios não obrigatórios remunerados;
  • Apoio psicopedagógico;
  • Participação em centros acadêmicos ou programas de intercâmbios.

O semestre letivo independe do ano civil, têm a duração fixada em lei e atos normativos, não computados os dias reservados a exames, e distribuído em dois períodos letivos regulares.

As atividades do Centro Universitário Fundação Santo André em calendário acadêmico, aprovado pelo Conselho Universitário, do qual devem constar, no mínimo, o início e o encerramento dos períodos letivos e de matrícula.

Matrícula:

  • Realizada na Secretaria Geral de Atendimento, dentro dos prazos estabelecidos no calendário acadêmico.
  • Requerimento com documentação exigida por lei e normas complementares do edital respectivo.
  • Candidatos já diplomados ingressam apresentando o diploma registrado para ocupar vagas remanescentes.

Tipos de Matrícula:

  • Matrícula Inicial: Definida pela opção feita na inscrição do candidato convocado em Processo Seletivo.
  • Renovação de Matrícula: Obrigatória e responsabilidade do discente, para prosseguir nos estudos.

Detalhes da Matrícula:

  • Processo automático e eletrônico, com anuência tácita do discente mediante pagamento.
  • Possibilidade de antecipação em disciplinas de séries posteriores, com disponibilidade na matriz curricular.
  • Cursar disciplinas em período ou turma distinta mediante requerimento deferido.

Rematrícula:

  • Renovada semestralmente pelo estudante.
  • Não renovação implica abandono do curso e desvinculação do aluno.
  • Requerimento instruído com comprovante de pagamento ou isenção da primeira parcela da anuidade/semestralidade, além da quitação dos encargos educacionais do período anterior.

Trancamento:

  • Concedido para interromper temporariamente os estudos, mantendo a vinculação do aluno ao Centro Universitário.
  • Prazo máximo de dois anos, incluindo o ano em que foi solicitado, com encargos financeiros até o mês da solicitação.
  • O período de trancamento não conta para a integralização do curso.
  • Não se aplica a disciplinas específicas.
  • Máximo de dois anos para cursos anuais e quatro semestres para cursos semestrais.

Cancelamento:

  • Pode ser solicitado até o dia que antecede o início do período letivo, conforme o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
  • Protocolo na Secretaria Geral de Atendimento, encaminhado à Coordenação Acadêmica de Área e Setor de Arrecadação e Cobrança.

Para matrícula inicial em cursos de graduação, podem ser aceitas classificações de vestibulares em outras instituições credenciadas pelo MEC ou em anos anteriores no vestibular da própria instituição.

  • Obtém-se o grau acadêmico com a Integralização Curricular
  • Prazo máximo é o dobro de períodos letivos do curso, menos dois semestres  para cursos semestrais.
  • Discente é jubilado se não concluir o curso no prazo máximo de integralização, perdendo o vínculo acadêmico.
  • Jubilados podem retomar o vínculo através de novo processo seletivo, matriculando-se desde o início do curso.
  • Dilação de prazo de integralização para alunos com deficiência física ou limitações na capacidade de aprendizagem, ou em casos de força maior, mediante comprovação e solicitação na Secretaria Geral de Atendimento.
  • Casos excepcionais decididos pelo Conselho Universitário.

Não é permitida a matrícula em novas disciplinas sem a conclusão das disciplinas pendentes oferecidas pela instituição.

Os pesos para avaliação de aprendizagem de todas as disciplinas, incluindo presenciais ou a distância, regulares ou em dependência, são definidos como 8 para provas e 2 para atividades.

  • A realização e atribuição de notas nas avaliações competem aos professores das disciplinas, alinhadas com seus planos de ensino.
  • Em casos de impedimento do professor, a Coordenação Acadêmica de Área toma medidas para regularização da avaliação.
  • Resultados de avaliações em cursos de pós-graduação são expressos por conceitos ou notas finais.
  • Nos de graduação, as avaliações no período letivo são expressas por média de aproveitamento, de 0 a 10.
  • Critérios de aprovação incluem frequência mínima de 75%, média de aproveitamento igual ou superior a 6,0 para dispensa da prova final, e média final igual ou superior a 5,0 após a prova final.
  • Provas finais são escritas, restritas aos alunos que atingiram frequência mínima, e podem ser realizadas em época especial por motivos relevantes.
  • O aluno pode interpor recurso sobre notas, conforme regulamentação específica.
  • A prova integrada faz parte do processo avaliativo e é regulamentada pela Resolução Consun 059/21.
  • Pessoas com dislexia ou outros transtornos funcionais têm direito a realizar provas com recursos adequados, conforme Resolução Consun 045/22.

Prazo para Vista de Prova:

  • Vista de prova deve ser concedida em até um mês letivo após a prova em data definida pelo docente da disciplina.
  • Para a última prova do período, a vista deve ocorrer até 48 horas antes da prova final.

Revisão de Nota:

  • Aluno pode solicitar revisão da nota conforme artigo 110 do Regimento do Centro Universitário Fundação Santo André.
  • Pedido de revisão em segunda instância deve ser protocolado na SGA até 1 dia útil após a resposta da primeira instância.

Condições para Revisão:

  • Não comparecer à revisão em primeira instância indefere novas solicitações de revisão.
  • Primeira instância: professor da disciplina.
  • Segunda instância: comissão indicada pelo Coordenador Acadêmico de Área (Graduação) ou professor responsável (Pós-Graduação).

 Formação da Comissão:

  • Comissão de 3 professores da área da disciplina, excluindo o professor da primeira instância.
  • Prazo máximo de 7 dias para parecer da Comissão após pedido de revisão em segunda instância.

Documentação e Resposta:

  • Professor deve fornecer gabarito e critérios de avaliação ao Coordenador Acadêmico.
  • Resposta do recurso em segunda instância deve ser dada com no mínimo 48 horas de antecedência da próxima avaliação.
  • Um discente regular pode optar por um curso diverso, sujeito à disponibilidade de vaga após a matrícula dos demais alunos.
  • A transferência de aluno de curso superior de outra instituição credenciada é concedida, desde que haja vagas, com documentação exigida e tramitação direta entre as instituições.
  • Disciplinas realizadas com aprovação podem ser aproveitadas, com adaptações curriculares, determinadas pelo Coordenador Acadêmico de Área, ouvido o NDE.
  • O aluno transferido ou que cursou disciplinas em outra instituição está sujeito a adaptações curriculares.
  • Portadores de diploma de licenciatura de 1º grau de outras instituições têm requisitos específicos para matrícula.
  • A aprovação em disciplina isolada não garante diploma de graduação, apenas certificado da disciplina.
  • Dispensa total ou parcial de pré-requisitos pode ser concedida quando disciplinas semelhantes foram cursadas em outra instituição credenciada.
  • Alunos podem solicitar substituição de disciplinas dentro do prazo determinado, mediante aprovação do Pró-Reitor de Graduação.
  • O ensino é conduzido por situações teórico-práticas, conforme plano estabelecido pelo professor e programa aprovado pelo Colegiado de Curso.
  • Quando necessário, turmas podem ser divididas para garantir eficiência do ensino e aprendizagem.
  • Professores têm liberdade nos métodos de ensino e avaliação.
  • Avaliação do desempenho escolar incide sobre frequência e aproveitamento, com possibilidade de convalidação em programas de intercâmbio entre instituições credenciadas.
  • A frequência é obrigatória e aferida pelo professor, sendo necessária para prestação de prova final.
  • Alunos têm direito a solicitar impugnação do registro de ausência até o final do período letivo.
  • São definidos tipos de falta: justificada, abonada e exercícios domiciliares, cada um com procedimentos específicos.

Faltas Justificadas:

  1. Recomendação médica com afastamento até 14 dias.
  2. Obrigações com serviço militar.
  3. Necessidade de acompanhamento médico familiar.
  4. Convocação para atividades excepcionais (forças armadas, segurança pública, etc.).

Faltas Abonadas:

  1. Convocação militar para reservistas.
  2. Participação em comissões ou órgãos acadêmicos.
  3. Convocação pelo Poder Judiciário ou Justiça Eleitoral.
  4. Falecimento de cônjuge, parente de até 2º grau.
  5. Falecimento de parente de 2º grau.
  6. Participação em eventos desportivos nacionais ou atividades acadêmicas de interesse institucional.

Exercícios Domiciliares:

  1. Recomendação médica com afastamento superior a 15 dias.
  2. Participação em eventos esportivos ou atividades acadêmicas nacionais.
  3. Gravidez no último mês, com possibilidade de ampliação mediante atestado.
  4. Portadores de afecções congênitas ou adquiridas, com atestado médico.

Procedimentos para Faltas Justificadas, Abonadas e Exercícios Domiciliares:

  1. Protocolo na Secretaria Geral de Atendimento pelo discente ou procurador.
  2. Possibilidade de processo eletrônico no sistema acadêmico.
  3. Acompanhamento dos documentos exigidos conforme prazos estabelecidos.
  4. Análise e decisão pela Secretaria Geral de Atendimento em até 30 dias.
  5. Encaminhamento em caso de deferimento.
  6. Possibilidade de complementação de solicitação pela Secretaria Geral de Atendimento.
  7. Uso de documentação falsa resulta em indeferimento e consequências disciplinares.
  8. Competência do Coordenador Adjunto de Área para avaliar situações excepcionais e casos omissos.
  9. Validade dos documentos médicos está condicionada a requisitos específicos.

Procedimentos para Ausência por Motivo Religioso  (Resolução Consun 001/21).

  1. Incluem ausência em aulas ou provas.
  2. Previsão de realização de prestação alternativa.
  • São atividades obrigatórias para todos os alunos de graduação.
  • Contribuem para a formação integral do aluno, proporcionando experiências em diferentes áreas do conhecimento.
  • Podem ser realizadas em 3 eixos:
    • Eixo 1: Atividades de complementação da formação social, humana, ambiental e cultural.
    • Eixo 2: Atividades de cunho comunitário, de interesse coletivo e vinculadas à representação estudantil.
    • Eixo 3: Atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional.
  • O TCC é um componente curricular obrigatório para a obtenção do diploma em alguns cursos, conforme previsto no projeto Pedagógico
  • O tipo de TCC pode variar de acordo com o curso, podendo ser monografia, projeto de iniciação científica, projeto de extensão científica, entre outros.
  • O TCC deve ser desenvolvido sob a orientação de um professor e apresentado e defendido oralmente.
  • O estágio curricular pode ser obrigatório ou não obrigatório, de acordo com o curso.
  • O objetivo do estágio é proporcionar ao aluno experiências práticas na área de atuação do curso.
  • O estágio deve ser realizado em empresas ou instituições conveniadas com o Centro Universitário.
  • O aluno é supervisionado por um professor orientador do curso e um supervisor da empresa ou instituição.
  • A colação de grau é o ato oficial de entrega do diploma aos alunos que concluíram o curso.
  • A colação de grau é obrigatória e deve ser realizada pelo aluno.
  • Para mais informações, acesse a página: https://www.fsa.br/colacao-de-grau/
  • Os alunos têm direito de frequentar as aulas, utilizar os serviços da instituição, votar e ser votado nas eleições para os órgãos colegiados, entre outros.
  • Os alunos também têm o dever de respeitar as normas da instituição, zelar pelo patrimônio e se comportar de forma ética.
  • O Centro Universitário possui um regime disciplinar que visa garantir o bom funcionamento da instituição e o respeito às normas.
  • As infrações disciplinares podem ser punidas com advertência oral ou escrita, suspensão ou desligamento.
  • Para mais informações, consulte o Regimento Geral da instituição.

Este resumo é apenas informativo e não substitui a consulta às Resoluções do CONSUN na íntegra.

  • O seu sucesso no curso depende do seu esforço e dedicação.
  • Utilize os recursos disponíveis para te auxiliar no aprendizado.
  • Em caso de dúvidas, procure a Coordenação do seu curso. https://www.fsa.br/corpo-diretivo/

Ficou doente? Faltou? Esperamos que você melhore logo. Mas não se esqueça de entrar no portal do aluno e fazer seu requerimento de Licença médica/gestante. É importante ficar atendo nos prazos, a solicitação de falta abonada deverá ser protocolada em até 2 (dois) dias úteis após o término do seu fato gerador, com a apresentação da documentação comprobatória.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da FSA! 

© 2024 | Fundação Santo André