Especialização

Educação Matemática

carga horária

360 horas

modalidade

presencial

duração

18 meses

Por que fazer este curso?

Este curso possui uma grande importância social, pois pretende oferecer a oportunidade de qualificação a profissionais da educação com o objetivo de melhorar a qualidade da Educação Básica no país. Por estar fundamentado no estudo de teorias relacionadas ao ensino-aprendizagem de Matemática, este programa se constitui em excelente meio de desenvolvimento profissional de professores ou profissionais interessados no ensino de Matemática, contribuindo, desta forma, para a melhoria da qualidade de ensino na Educação Básica. Principalmente em função da escassez de cursos dessa natureza na região do Grande ABC, os alunos interessados em continuar seus estudos nesta área não precisarão se locomover para outras regiões.

DISCIPLINAS E EMENTAS

Fundamentos teóricos dos processos de ensino-aprendizagem de Geometria. As demonstrações em Geometria. Estudos dos objetos científicos para objetos de ensino. A Geometria Plana e a Espacial e seus fundamentos teóricos e didáticos.

Análise das propostas curriculares para o ensino de Álgebra constante nos PCNs. O estudo comparativo dos aspectos relacionados à forma como a Álgebra é apresentada nos Ensinos Fundamental II e Médio e a análise das principais dificuldades dos alunos na aprendizagem desta disciplina e as propostas para lidar com essas dificuldades.

O estudo dos fundamentos básicos para a compreensão dos diversos tipos de aprendizagem é o foco desta disciplina, particularmente, quanto às teorias construtivistas no que se refere ao ensino e à aprendizagem de Matemática, trabalhando-se assim os principais resultados de pesquisas oriundas da Psicologia da Educação Matemática.

Estudo das construções dos conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e reais detalhados por seus sistemas axiomáticos. Definições das operações e demonstrações das respectivas propriedades. Abordagens metodológicas para ensino dos números inteiros, racionais e irracionais no ensino fundamental e médio.

Estudos fundamentados na evolução de conceitos matemáticos contextualizados. Serão estudados conceitos como os de números irracionais, números negativos e outros que causaram impacto entre as evidências históricas. Serão estudados à luz da História também temas que, sem sombra de dúvida, causam sérios problemas na aprendizagem de seus conceitos como trigonometria, probabilidade, logaritmos, etc.

Com base nas teorias estudadas na disciplina Metodologia do Trabalho Científico, este módulo tem o objetivo de orientar os alunos na elaboração, execução e apresentação de uma pesquisa científica na área de Educação Matemática.

A disciplina se propõe a construir um cenário da Educação Matemática, a partir da análise de seus campos de investigação, de sua articulação com outras ciências e das principais referências de pesquisas internacionais e nacionais. Para isso, serão desencadeados estudos sobre teorias e investigações na área de Educação Matemática, buscando compreender a contribuição das mesmas para a melhoria das aprendizagens dos alunos nos diversos níveis de ensino e a formulação de algumas práticas em sala de aula baseadas nessas investigações.

O curso tem por objetivo estudar as ideias e tendências em resolução de problemas para ensino de Matemática, desde Polya até os dias atuais. O curso também se propõe a apresentar possibilidades de aplicações da resolução de problemas nas aulas de matemática nos níveis fundamental e médio.

Análise das potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino e a aprendizagem da Matemática, analisando, principalmente, o uso do computador e softwares específicos em sala de aula.

Fornecer aos alunos um embasamento teórico em relação às teorias mais atuais sobre formação de professores; Discutir algumas tendências e experiências atuais sobre a formação do professor de Matemática, Identificar as necessidades formativas básicas do professor de matemática, em especial para os níveis fundamental e médio, rompendo com visões simplistas ou de “senso comum”; Analisar criticamente a formação atual dos professores de Matemática, confrontando-as com as teorias.

+ informações sobre o curso

18 parcelas de R$420,74*

Valor aplicável para o 2° semestre de 2021. Sujeito a reajuste nos próximos semestres.
a) Os vencimentos das parcelas ocorrerá sempre no dia 10 de cada mês, porém, o aluno que efetuar o pagamento até o último dia útil, gozará de 8% de desconto e, caso o pagamento seja efetuado até o 5° dia útil de cada mês, gozará de 4% de desconto.
b) Será concedido desconto de 0,5% ao mês, para os alunos que optarem pelo pagamento integral de semestralidade do curso no ato de matrícula.
c) Será concedido desconto de 10% para ingressantes na pós-graduação que tenham sido ex-alunos da Fundação Santo André desde que o pagamento ocorra até a data de vencimento da parcela. (Desconto acumulável com os descontos dos itens a e b).
d) Será concedido desconto de 10% para ingressantes na pós-graduação que sejam associados, funcionários, estagiários ou aprendizes (e respectivos dependentes) atuantes em empresas que tenham convênio com a Fundação Santo André. (Desconto acumulável com os descontos dos itens a e b).

Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

explore nosso campus

OBJETIVOS

professor responsável

Profa. Dra. Eliana Borba Cattaruzzi

INTERESSADO?

Para mais informações, entre em contato através do telefone ou e-mail

8h às 12h e 13h às 17h

8h às 12h e 13h às 17h

  • Abre em uma nova aba
  • Abre em uma nova aba
  • Abre em uma nova aba
  • Abre em uma nova aba

© 2024 | Fundação Santo André

Pular para o conteúdo