Especialização

Psicopedagogia na Prática Clínica e Institucional

CARGA HORÁRIA: 360h​

MODALIDADE: EAD+

DURAÇÃO: 12 MESES

OBJETIVO GERAL:

Estabelecer a correlação entre as particularidades das redes de relacionamento da aprendizagem e fornecer elementos que subsidiem atitudes ética, critica e reflexiva sobre as tarefas do profissional em Psicopedagogia nos diferentes âmbitos onde ocorre a aprendizagem e que possam ter experiências práticas.

PÚBLICO-ALVO:

Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais, Administradores de Empresas, Licenciados em Letras, Biologia, Matemática, Física, Química, Ciências Sociais, História, Geografia, Educação Física, Educação Artística.

PERFIL DO EGRESSO:

O profissional formado no Curso de Pós graduação em Psicopedagogia na prática clínica e institucional estará habilitado para atuar de maneira crítica, reflexiva e ética nos mais diversos campos de ação, do psicopedagogo, incorporando na prática profissional todo o saber teórico-metodológico, pois este terá domínio e capacidade para utilizar em diferentes contextos que demandam análise, diagnóstico, prevenção e intervenção em processos psicopedagógicos.

DISCIPLINAS (40h/aula cada)

BASES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Disciplina inicial de introdução abordando o histórico, os campos de atuação, identidade e ética psicopedagógica. Fracasso escolar, o fracasso da aprendizagem e obstáculos na aprendizagem. Matrizes de aprendizagem.

ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM

Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO AFETIVO, FAMÍLIA E APRENDIZAGEM

Desenvolvimento humano nos vértices afetivo-emocional e das modalidades de aprendizagem que possibilitem uma organização adequada do psiquismo frente às exigências sociais e escolares. Referenciais teóricos psicossocial e psicanalítico na tentativa de compreensão dos estados emocionais e vinculares relacionando-os aos fenômenos psicopatológicos que causam sintomas e inibições no desenvolvimento cognitivo. Concepções. Contextos familiares e cultura social no século XXI. A organização e a estrutura relacional. A comunicação familiar. Estilos familiares. Diversidades familiares. O sofrimento relacional na família. A criança e o adolescente sintomáticos. Principais disfunções familiares.

CONHECIMENTO LÓGICO MATEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO E INTERVENÇÃO

Compreender a natureza e importância da competência matemática, bem como a forma de abordar a solução de problemas matemáticos e formas de intervenção.

LINGUAGENS, TECNOLOGIA E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Entender as dificuldades da linguagem tanto na expressão como na compreensão em suas várias formas e propor métodos alternativos de desenvolvimento como a arte e a expressão corporal e novas tecnologias.

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA LEITURA E NA ESCRITA

Elementos básicos necessários ao desenvolvimento da leitura e da escrita e dos distúrbios afetivos e cognitivos que permeiam a relação leitor/texto/produção. Seleção e utilização de material lúdico no planejamento de atividades.

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Entender a avaliação psicopedagógica em dimensões psicológicas, pedagógicas e sociais e compreender os possíveis elementos da avaliação bem como sua função tanto na clínica como nas instituições.

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: ESTUDOS DE CASOS

Avaliação e intervenção psicopedagógica clínica e institucional, bem como propor o modelo de intervenção psico-educativa e elaboração de estratégias de intervenção.

METODOLOGIA DA PESQUISA

Entender os aspectos éticos da pesquisa e apresentar estratégias de pesquisas adequadas para elaboração de projetos e para a escrita acadêmica.

PROFESSORA RESPONSÁVEL

Profa. Dra. Andreia Menarbini

DIFERENCIAIS

Aulas gravadas (assíncronas).
Flexibilidade nos estudos.
Aulas com ênfase na prática profissional.
Evolua rapidamente. Conclua seu curso em 12 meses.
Melhor custo-benefício do mercado.
Estude em uma Instituição nota máxima no MEC.

Perguntas frequentes

Qual a modalidade de cursos a distância que são oferecidas?

A modalidade é assíncrona, ou seja, aulas 100% EAD+. Neste modelo são disponibilizadas aulas gravadas e o aluno poderá assistir com maior flexibilidade acessando a plataforma no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), seguindo todas as orientações e prazos estabelecidos.

Qual o funcionamento dos Cursos dentro do ambiente Virtual de EAD+?

Os cursos do formato EAD+ tem um total de 09 disciplinas, cada uma com de 40 horas aula, conforme Projeto Pedagógico do Curso (PPC) aprovado no Conselho Universitário da Fundação Santo André e conforme Resolução nº 1, de 06 de abril de 2018 do MEC.

Qual a dinâmica das aulas do EAD+ ?

As aulas são gravadas em 16 vídeos de 10 a 15 minutos cada, com uma apresentação do plano de ensino e uma conclusão da disciplina. Ao finalizar o cronograma de estudos, o estudante será submetido a uma avaliação, realizada no ambiente virtual, contendo 10 questões objetivas.

Quando começam as aulas?

Você poderá ingressar em turmas novas dos cursos EAD+ todos os meses, sendo o curso liberado para você do 1º ao 15º dia de cada mês, de acordo com a data do pagamento da matrícula (que vence dia 10 de cada mês). Caso contrário, deverá aguardar a confirmação de turma e início do curso.

Onde as aulas ocorrerão?

As aulas dos cursos EAD+ ocorrerão exclusivamente no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), seguindo roteiros estabelecidos pelo professor.

É possível tirar dúvidas com o professor e/ou interagir com os colegas de turma?

Para os cursos EAD+, onde as aulas são gravadas, a interação é possível entre estudantes e coordenação por meio do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, para tanto veja como se comunicar corretamente com ele através dos canais existentes.

É necessário fazer monografia no final do curso?

Não. A monografia final não é requisito obrigatório para os cursos de especialização ou MBA na FSA.

Como o meu desempenho acadêmico será avaliado nas disciplinas dos cursos de especialização ou MBA da FSA?

Ao final da 4º e última semana de estudos, haverá uma avaliação com 10 questões de múltipla escolha para cada uma das 09 disciplinas.

Quais os critérios de aprovação?

Será aprovado na disciplina o estudante que possuir conhecimentos para obter nota igual ou superior a 6,0 (seis) nas provas objetivas dos cursos EAD+, nas três tentativas possíveis.

O que acontecerá se eu não conseguir ser aprovado em alguma das disciplinas?

Caso você seja reprovado nas três tentativas ou não faça a prova no prazo estipulado, em qualquer disciplina, você deverá solicitar um requerimento na Secretaria Geral para refazer a disciplina. Neste caso, haverá cobrança de taxa conforme previsto em contrato.

Como será registrada a frequência?

A frequência será registrada pelos acessos a disciplina dentro do sistema Moodle e, conforme legislação pertinente.

É possível obter descontos para os cursos de Pós-Graduação?

A FSA tem uma política de descontos para organizações conveniadas (CLIQUE AQUI e confira as empresas conveniadas).

O aluno de Pós-Graduação consegue bolsa de estudo?

Apenas se estiver enquadrado em uma das nossas políticas disponíveis em Bolsas e Programas

O aluno de Pós-Graduação da FSA tem direito a carteirinha do estudante?

Sim, mas somente tem validade para descontos em cinemas e demais eventos e atrações, a carteirinha de estudante da UNE ou ISIC, que deve ser solicitada pelo estudante diretamente nestas instituições.

O curso de Pós-Graduação emite certificado de conclusão?

Sim, o certificado será emitido em até 60 dias após a conclusão do curso de acordo com a legislação pertinente.

Posso me matricular em um curso de Pós-Graduação mesmo ainda não tendo terminado o curso de graduação?

Não. Os cursos de Pós-Graduação são exclusivos para formados em curso superior que tenham obtido diplomas de tecnólogo e/ou bacharel.

A disciplina concluída na graduação poderá solicitar dispensa no curso de Pós-Graduação?

Não. Somente disciplinas de cursos de Pós-Graduação poderão ser analisadas para a possível dispensa.

Qual é a diferença entre a Pós-Graduação Especialização e o MBA?

São duas denominações de Pós-Graduação lato sensu:

A Especialização, que tem um caráter mais técnico, voltado ao aprofundamento em determinados temas na área do curso, como por exemplo um Administrador que deseja aprender mais sobre Marketing e Comunicação. É um tipo de Pós-Graduação Lato Sensu e seu público alvo são profissionais de mercado que buscam um diferencial em sua formação curricular para conseguir se destacar em sua área. Ao final da formação o estudante recebe um certificado de especialista na área em que se dedicou seus estudos.


O MBA é a sigla, em inglês, para Master in Business Administration ou, em português, Mestre em Administração de Negócios. É um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, destinado a profissionais das áreas de Gestão e Negócios e Administração. De forma geral, é uma formação procurada por profissionais que já tem experiência na carreira e querem evoluir. Também tem como propósito a atuação em cargos de liderança ou gestão nas organizações que atuam. O MBA deve gerar um aprofundamento dos conceitos em gestão e administração, além da visão estratégica do mundo corporativo nas suas mais diversas versões. Tanto as Especializações como os MBA (Master Business Administration) possuem uma carga mínima de 360 horas e seguem legislação do MEC específica.

Qual é a diferença entre a Pós-Graduação lato sensu e a Pós-Graduação stricto sensu?

Existem dois tipos de Pós-Graduação: O Stricto Sensu e o Lato Sensu.


1- O Stricto Sensu, compreende os cursos de mestrado e de doutorado e destina-se àqueles que pretendem aprofundar as práticas de pesquisador e que desejam aperfeiçoarem-se como docentes no ensino superior. Tais cursos demandam uma dedicação maior e duram, em média, de 24 a 48 meses. Exigem a elaboração de uma dissertação (mestrado) ou de uma tese (doutorado) e conferem diploma a quem concluir.

2- O Lato Sensu, possuem foco nas necessidades do mercado (seja ele público ou privado) e visam aperfeiçoar a graduação. Tais cursos demandam uma dedicação menor e tem uma duração média de 12 meses e conferem certificado a quem o concluir

Ambos são regulamentados pelo MEC com especificações e critérios para as Instituições de Ensino Superior.

O que acontece se o aluno concluir o curso de Pós-Graduação e ainda não tiver enviado seu Diploma de Conclusão de Graduação?

O aluno receberá um Certificado de Extensão para cada disciplina cursada. Reiteramos que é absolutamente obrigatória a apresentação do Diploma de Conclusão de Curso de Graduação para que o aluno receba seu Certificado de Conclusão de Pós-Graduação. Essa condição faz parte das exigências legais para a emissão de Certificado.

Por quanto tempo tenho acesso ao curso?

O tempo de acesso ao curso é por 13 meses.

Os cursos de Pós-Graduação da Fundação Santo André são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos de Pós-Graduação lato sensu, que são as especializações e MBAs, não precisam de autorização ou reconhecimento específico do Ministério da Educação (MEC) para serem oferecidos. No entanto, precisam estar de acordo com a Resolução nº1 de 06 de abril de 2018.
Além disso, a Instituição de Ensino Superior (IES) que oferece o curso lato sensu deve ser credenciada pelo MEC. O Centro Universitário Fundação Santo André é recredenciado pelo MEC para oferta de cursos presenciais com conceito máximo (5) e credenciado na oferta de cursos a distância também com conceito máximo (5).

Av. Príncipe de Gales, 821, Santo André, SP, CEP: 09060-650

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