Especialização
Gestão Escolar
CARGA HORÁRIA: 360h
MODALIDADE: EAD+
DURAÇÃO: 12 MESES
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar subsídios teóricos e práticos para a formação de profissionais da educação, desenvolvendo competências que os possibilitem atuar na gestão escolar, na perspectiva da gestão democrática, do acesso e permanência, da qualidade, da inclusão e equidade, contribuindo para a efetivação do direito à educação.
PÚBLICO-ALVO:
Portadores de diploma de Curso Superior, Licenciatura, Pedagogia e áreas afins, que atuem ou que venham a atuar na área de gestão escolar.
PERFIL DO EGRESSO:
• O profissional com Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar, estará habilitado para atuar de maneira crítica, reflexiva e ética em Instituições Públicas e Privadas, Entidades não Governamentais no sentido da formulação e desenvolvimento de projetos e/ou gestão em instituições de educação formal e/ou não formal, contribuindo especialmente com o desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social;
• Desenvolver por meio da gestão democrática na perspectiva da escola inclusiva, projetos e ações que promovam a aprendizagem para os estudantes;
• Integrar a equipe de gestão, seja na coordenação pedagógica, na direção ou na supervisão de ensino numa perspectiva democrática, capaz de construir e valorizar os saberes docentes, bem como atuar como formador e intervir de forma a contribuir com o desenvolvimento profissional de todos e na melhoria da qualidade educativa;
• Atuar na formulação e desenvolvimento de projetos e/ou gestão em instituições de educação formal e/ou não formal,
• Atuar em serviços de apoio pedagógico em parceria colaborativa com profissionais;
• Contribuir com a melhoria da educação pública, por meio de uma atuação política, ativa e crítica, participando de debates, eventos, congressos científicos, entre outros que favoreçam a construção de ideias e a elaboração de propostas em uma perspectiva democrática e emancipadora, especialmente no que se refere à defesa da educação como um direito de todos.
DISCIPLINAS (40h/aula cada)
EDUCAÇÃO E LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Estudo e compreensão sobre a educação, a função social da escola como direito de todos, perpassando pelas principais legislações educacionais vigentes no país e das políticas públicas.
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA E OS SISTEMAS DE ENSINO
Estudo sobre os conhecimentos que englobam a evolução dos conceitos de gestão e os seus significados, com ênfase na gestão educacional e escolar da Educação Básica.
O TECER DE RELAÇÕES NA VIDA ESCOLAR ENQUANTO AÇÃO DO GESTOR ESCOLAR
Compreensão sobre o significado de Educação, Escola e políticas públicas segundo a legislação brasileira e os seus desdobramentos nos territórios com ênfase no papel do gestor escolar.
MULTIPLICIDADE DO SABER DO GESTOR ESCOLAR
Estudo sobre os múltiplos saberes do gestor escolar necessários para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade na escola do século XXI, comprometido com a qualidade educacional, a gestão democrática e a inclusão e equidade.
O PAPEL DO GESTOR DIRETOR, DO COORDENADOR E DO SUPERVISOR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Estudo sobre o papel articulador e transformador do gestor escolar na elaboração, acompanhamento e avaliação do Plano Político Pedagógico na educação formal.
O GESTOR ESCOLAR COMO AGENTE ARTICULADOR DO PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Estudo sobre o papel articulador e transformador do gestor escolar na elaboração, acompanhamento e avaliação do Plano Político Pedagógico na educação formal.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E A SUA APLICABILIDADE PARA O APRIMORAMENTO DAS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Compreensão sobre a avaliação educacional como instrumento potente para a tomada de decisões na gestão escolar, como forma de aprimoramento da qualidade educacional.
DIVERSIDADE E INCLUSÃO EM ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DOS ESTUDANTES
Entendimento sobre o papel do gestor escolar frente à diversidade, inclusão e equidade comprometido com a formação para a diversidade, considerando as diferentes etapas de ensino e a sala de aula como lócus do trabalho pedagógico na atualidade.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E A GESTÃO ESCOLAR RECURSOS FINANCEIROS NA ESCOLA
A ação do gestor escolar frente ao sistema educacional e a sua complexidade, seja para implementação dos projetos, na captação de recursos e posterior prestação de contas, articulando as redes de apoio para o atendimento das necessidades e especificidades de suas demandas.
DIFERENCIAIS
Perguntas frequentes
Qual a modalidade de cursos a distância que são oferecidas?
A modalidade é assíncrona, ou seja, aulas 100% EAD+. Neste modelo são disponibilizadas aulas gravadas e o aluno poderá assistir com maior flexibilidade acessando a plataforma no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), seguindo todas as orientações e prazos estabelecidos.
Qual o funcionamento dos Cursos dentro do ambiente Virtual de EAD+?
Os cursos do formato EAD+ tem um total de 09 disciplinas, cada uma com de 40 horas aula, conforme Projeto Pedagógico do Curso (PPC) aprovado no Conselho Universitário da Fundação Santo André e conforme Resolução nº 1, de 06 de abril de 2018 do MEC.
Qual a dinâmica das aulas do EAD+ ?
As aulas são gravadas em 16 vídeos de 10 a 15 minutos cada, com uma apresentação do plano de ensino e uma conclusão da disciplina. Ao finalizar o cronograma de estudos, o estudante será submetido a uma avaliação, realizada no ambiente virtual, contendo 10 questões objetivas.
Quando começam as aulas?
Você poderá ingressar em turmas novas dos cursos EAD+ todos os meses, sendo o curso liberado para você do 1º ao 15º dia de cada mês, de acordo com a data do pagamento da matrícula (que vence dia 10 de cada mês). Caso contrário, deverá aguardar a confirmação de turma e início do curso.
Onde as aulas ocorrerão?
As aulas dos cursos EAD+ ocorrerão exclusivamente no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), seguindo roteiros estabelecidos pelo professor.
É possível tirar dúvidas com o professor e/ou interagir com os colegas de turma?
Para os cursos EAD+, onde as aulas são gravadas, a interação é possível entre estudantes e coordenação por meio do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, para tanto veja como se comunicar corretamente com ele através dos canais existentes.
É necessário fazer monografia no final do curso?
Não. A monografia final não é requisito obrigatório para os cursos de especialização ou MBA na FSA.
Como o meu desempenho acadêmico será avaliado nas disciplinas dos cursos de especialização ou MBA da FSA?
Ao final da 4º e última semana de estudos, haverá uma avaliação com 10 questões de múltipla escolha para cada uma das 09 disciplinas.
Quais os critérios de aprovação?
Será aprovado na disciplina o estudante que possuir conhecimentos para obter nota igual ou superior a 6,0 (seis) nas provas objetivas dos cursos EAD+, nas três tentativas possíveis.
O que acontecerá se eu não conseguir ser aprovado em alguma das disciplinas?
Caso você seja reprovado nas três tentativas ou não faça a prova no prazo estipulado, em qualquer disciplina, você deverá solicitar um requerimento na Secretaria Geral para refazer a disciplina. Neste caso, haverá cobrança de taxa conforme previsto em contrato.
Como será registrada a frequência?
A frequência será registrada pelos acessos a disciplina dentro do sistema Moodle e, conforme legislação pertinente.
É possível obter descontos para os cursos de Pós-Graduação?
A FSA tem uma política de descontos para organizações conveniadas (CLIQUE AQUI e confira as empresas conveniadas).
O aluno de Pós-Graduação consegue bolsa de estudo?
Apenas se estiver enquadrado em uma das nossas políticas disponíveis em Bolsas e Programas
O aluno de Pós-Graduação da FSA tem direito a carteirinha do estudante?
Sim, mas somente tem validade para descontos em cinemas e demais eventos e atrações, a carteirinha de estudante da UNE ou ISIC, que deve ser solicitada pelo estudante diretamente nestas instituições.
O curso de Pós-Graduação emite certificado de conclusão?
Sim, o certificado será emitido em até 60 dias após a conclusão do curso de acordo com a legislação pertinente.
Posso me matricular em um curso de Pós-Graduação mesmo ainda não tendo terminado o curso de graduação?
Não. Os cursos de Pós-Graduação são exclusivos para formados em curso superior que tenham obtido diplomas de tecnólogo e/ou bacharel.
A disciplina concluída na graduação poderá solicitar dispensa no curso de Pós-Graduação?
Não. Somente disciplinas de cursos de Pós-Graduação poderão ser analisadas para a possível dispensa.
Qual é a diferença entre a Pós-Graduação Especialização e o MBA?
São duas denominações de Pós-Graduação lato sensu:
A Especialização, que tem um caráter mais técnico, voltado ao aprofundamento em determinados temas na área do curso, como por exemplo um Administrador que deseja aprender mais sobre Marketing e Comunicação. É um tipo de Pós-Graduação Lato Sensu e seu público alvo são profissionais de mercado que buscam um diferencial em sua formação curricular para conseguir se destacar em sua área. Ao final da formação o estudante recebe um certificado de especialista na área em que se dedicou seus estudos.
O MBA é a sigla, em inglês, para Master in Business Administration ou, em português, Mestre em Administração de Negócios. É um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, destinado a profissionais das áreas de Gestão e Negócios e Administração. De forma geral, é uma formação procurada por profissionais que já tem experiência na carreira e querem evoluir. Também tem como propósito a atuação em cargos de liderança ou gestão nas organizações que atuam. O MBA deve gerar um aprofundamento dos conceitos em gestão e administração, além da visão estratégica do mundo corporativo nas suas mais diversas versões. Tanto as Especializações como os MBA (Master Business Administration) possuem uma carga mínima de 360 horas e seguem legislação do MEC específica.
Qual é a diferença entre a Pós-Graduação lato sensu e a Pós-Graduação stricto sensu?
Existem dois tipos de Pós-Graduação: O Stricto Sensu e o Lato Sensu.
1- O Stricto Sensu, compreende os cursos de mestrado e de doutorado e destina-se àqueles que pretendem aprofundar as práticas de pesquisador e que desejam aperfeiçoarem-se como docentes no ensino superior. Tais cursos demandam uma dedicação maior e duram, em média, de 24 a 48 meses. Exigem a elaboração de uma dissertação (mestrado) ou de uma tese (doutorado) e conferem diploma a quem concluir.
2- O Lato Sensu, possuem foco nas necessidades do mercado (seja ele público ou privado) e visam aperfeiçoar a graduação. Tais cursos demandam uma dedicação menor e tem uma duração média de 12 meses e conferem certificado a quem o concluir
Ambos são regulamentados pelo MEC com especificações e critérios para as Instituições de Ensino Superior.
O que acontece se o aluno concluir o curso de Pós-Graduação e ainda não tiver enviado seu Diploma de Conclusão de Graduação?
O aluno receberá um Certificado de Extensão para cada disciplina cursada. Reiteramos que é absolutamente obrigatória a apresentação do Diploma de Conclusão de Curso de Graduação para que o aluno receba seu Certificado de Conclusão de Pós-Graduação. Essa condição faz parte das exigências legais para a emissão de Certificado.
Por quanto tempo tenho acesso ao curso?
O tempo de acesso ao curso é por 13 meses.
Os cursos de Pós-Graduação da Fundação Santo André são reconhecidos pelo MEC?
Os cursos de Pós-Graduação lato sensu, que são as especializações e MBAs, não precisam de autorização ou reconhecimento específico do Ministério da Educação (MEC) para serem oferecidos. No entanto, precisam estar de acordo com a Resolução nº1 de 06 de abril de 2018.
Além disso, a Instituição de Ensino Superior (IES) que oferece o curso lato sensu deve ser credenciada pelo MEC. O Centro Universitário Fundação Santo André é recredenciado pelo MEC para oferta de cursos presenciais com conceito máximo (5) e credenciado na oferta de cursos a distância também com conceito máximo (5).
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