CARGA HORÁRIA: 360h

MODALIDADE: EAD+

DURAÇÃO: 12 MESES

OBJETIVO GERAL:

Com base nos conhecimentos e desenvolvimentos contemporâneos nessa área, o Curso de MBA em Finanças Corporativa visa capacitar e especializar os educandos para atuarem com eficiência e eficácia, em nível executivo, ou em funções correlatas, na gestão financeira e controle dos recursos e fluxos de caixa das organizações. Tendo adquirido as aptidões abaixo:
➔ Desenvolver habilidades e competências necessárias à moderna gestão em finanças;
➔ Ampliar os potenciais analíticos para enfrentar e solucionar os problemas e situações práticas e complexas na área financeira;
➔ Estimular a adoção de processos de tomadas de decisões sedimentados em dados, informações e na utilização de modelos de notórias e comprovadas eficiências;
➔ Aplicar as tendências atuais de prática da gestão econômico-financeira;
➔ Maximizar o valor das empresas, decorrente da competente administração de suas atividades, estruturada em uma eficiente e moderna gestão econômico-financeira e de controle.

PÚBLICO-ALVO:

O curso é dirigido a graduados em nível superior, que já trabalham na área de Finanças ou que pretendam se desenvolver profissionalmente em suas ramificações. Também é organizado para atender aqueles que exercem atividades em empresas industriais, comerciais, serviços e instituições públicas ou do terceiro setor. O curso de MBA em Finanças Corporativas pode ser realizado por profissionais liberais como administradores, contadores, economistas, advogados, engenheiros, consultores e assessores empresariais que buscam uma visão mais abrangente com especialização e excelência em suas atividades. Pode ser extremamente útil e aproveitado pelos diversos níveis hierárquicos de qualquer organização, tamanho ou modelo.

PERFIL DO EGRESSO:

Ao concluir o curso de MBA em Finanças Corporativas o estudante estará apto a entender como se realiza o planejamento e a execução dos recursos de uma organização. Também estará apto a efetuar as análises de informações das movimentações financeiras que podem ajudar as tomadas de decisões e conseguira visualizar a importância da liquidez financeira de curto média e longo prazo.
Compreendera a necessidade das análises de capital de giro, os riscos de liquidez e insolvência de uma organização por não gerir o correto fluxo de recursos. Será capaz de entender a necessidade de um bom relacionamento com as instituições do Sistema Financeiro Nacional e como o planejamento do desembolso tributário precisa de uma atenção especial.

DISCIPLINAS (40h/aula cada)

MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA

Ao cursar essa disciplina o estudante se apropriar de uma base conceitual sólida e aplicada de matemática financeira sob a ótica de juros ou capitalização composta, com o uso de planilha de cálculo, sendo capaz de aplicar na prática os conceitos básicos de valor do dinheiro no tempo, capitalização composta e contínua, taxas utilizadas pelo mercado financeiro, conversões de taxas, desconto comercial e racional, fluxo de caixa, sistemas de amortização de financiamentos, payback, valor presente líquido e taxa interna de retorno.

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA, ANÁLISES E BENEFÍCIOS

Será abordado como a contabilidade contribui de maneira significativa para a formação de informações fidedignas e confiáveis para o processo de tomada de decisões. Principais Demonstrativos Contábeis, Balanço Patrimonial ( B.P.) Demonstração de Resultados do Exercício(DRE), Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido ( DMPL), Demonstrativo do Valor Adicionado ( DVA). Como esses relatórios junto com as notas explicativas e seus relatórios complementares auxiliam a formação de analises e seus benefícios.

FINANÇAS CORPORATIVAS E VALUATION

Após estudar essa disciplina o estudante compreenderá os conceitos e termos necessários para administrar as finanças corporativas, estando apto para realizar diagnósticos e analisar relatórios financeiros e documentos contábeis, bem como planejar e tomar decisões que preservarão e desenvolverão a saúde financeira da empresa.

GESTÃO E ANÁLISE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO

Depois de cursar essa disciplina o estudante conhecerá a terminologia envolvida nos principais conceitos sobre custos e preços, estando apto a realizar classificações de custos e despesas de forma adequada, além de aplicar os sistemas e métodos de custeio para controle e tomada de decisão efetiva. Ele também estará capacitado para formar preços considerando o custo, o mercado, o markup e os impostos.

GESTÃO DE TESOURARIA E DO FLUXO DE CAIXA

O estudante que cursar essa disciplina conhecerá os conceitos e as finalidades da auditoria, sendo capaz de compreender e aplicar exames e procedimentos contábeis aplicando as técnicas básicas. Também estará apto a elaborar planejamento e propor programa de auditoria, montando pareceres e relatórios adequados às normas vigentes.

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Essa disciplina capacitará o estudante para tomada de decisão economicamente fundamentada no que tange aos investimentos e financiamentos empresariais, tomando como base uma visão centrada no ponto de vista dos proprietários, investidores e financiadores das empresas que esperam um retorno adequado aos riscos assumidos e aos seus custos de oportunidade. O estudante tomará conhecimento das mais recentes teorias, modelos e técnicas, adaptadas à realidade brasileira, estando habilitado para realizar análise e avaliação conjunta dos retornos e riscos dos capitais aplicados na empresa no meio ambiente econômico brasileiro, assim como as características e funcionamento do mercado financeiro brasileiro, seus agentes e produtos.

PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FINANCEIRO E EMPRESARIAL

Após cursar essa disciplina o estudante para realizar o planejamento e exercer o controle empresarial, desempenhando as funções inerentes da controladoria, tomando decisões amparadas nos sistemas de informação, nos relatórios de controle, no resultado da avaliação de desempenho e no diagnóstico dos resultados econômicos e financeiros.

FONTES DE FINANCIAMENTOS E INVESTIMENTOS NO MERCADO

Essa disciplina tornará o estudante apto a fazer o planejamento tributário, reconhecendo as normas gerais de tributação, bem como os principais tributos e taxas. O estudante também aprenderá sobre os tributos na cadeia produtiva, sobre as possibilidades de crédito tributário, sobre os regimes especiais e sobre os incentivos fiscais.

ANÁLISE DE RISCOS E DE CRÉDITO

Esta disciplina apresentará aos estudantes tópicos contemporâneos de finanças e controladoria, com o objetivo de suprir conteúdos não apresentados em outras disciplinas, tornando o estudante mais bem preparado para realizar intervenções diferenciadas nas organizações.

PROFESSOR RESPONSÁVEL

Prof. Dr. Lucio Flavio Franco

DIFERENCIAIS

Aulas gravadas (assíncronas).
Flexibilidade nos estudos.
Aulas com ênfase na prática profissional.
Evolua rapidamente. Conclua seu curso em 12 meses.
Melhor custo-benefício do mercado.
Estude em uma Instituição nota máxima no MEC.

Perguntas frequentes

Quais as modalidades de cursos a distância que são oferecidas?

Aulas EAD+, nessas aulas somente são disponibilizadas aulas gravadas e o aluno poderá assistir com maior flexibilidade acessando a plataforma de aulas, seguindo todas as orientações e prazos estabelecidos.

Qual a dinâmica das aulas do EAD+ ?

As aulas estarão gravadas em 12 vídeos de aproximadamente 20 minutos cada. O estudante deverá realizar as atividades propostas no roteiro de estudos disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem pelo professor da disciplina. Ao finalizar as atividades, o estudante será submetido a uma prova (realizada no ambiente virtual) com 10 questões objetivas.

Quando vão começar as aulas?

Importante você verificar se o curso está sendo ofertado como "Turma Confirmada" ou não. Se estiver como "Turma Confirmada", você pode ingressar em turmas novas dos cursos EAD+ todos os meses, sendo o curso liberado para você do 1º ao 15º dia, de acordo com a data do pagamento da matrícula (que vence dia 10 de cada mês).  Caso contrário, deverá aguardar a confirmação de turma e início do curso.

Onde as aulas ocorrerão?

As aulas dos cursos EAD+ ocorrerão exclusivamente no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, seguindo roteiros estabelecidos pelo professor.

É possível tirar dúvidas com o professor e/ou interagir com os colegas de turma?

Para os cursos EAD+, onde as aulas são gravadas, a interação é possível entre estudantes e coordenação por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

É necessário fazer monografia no final do curso?

Não. A monografia final não é requisito obrigatório para os cursos de especialização na FSA.

Como o meu desempenho acadêmico será avaliado nos cursos de especialização ou MBA da FSA?

Haverá uma avaliação com 10 questões para cada uma das disciplinas cursadas.

Quais os critérios de aprovação?

Será aprovado na disciplina o estudante que realizar, no mínimo, 75% das atividades propostas e obtiver nota igual ou superior a 6, nas provas objetivas dos cursos EAD+.

O que acontecerá se eu não conseguir ser aprovado em alguma das disciplinas?

Caso você seja reprovado ou não faça a prova no prazo estipulado, em qualquer disciplina, você deverá solicitar um requerimento na Secretaria Geral para refazer a disciplina. Neste caso, haverá cobrança de taxa conforme previsto em contrato.

Como será registrada a frequência?

A frequência será contabilizada pela realização das atividades e avaliações propostas em cada disciplina.

Como recebo os boletos para os pagamentos? Posso baixá-los pelo Sistema Acadêmico?

O boleto fica disponível para pagamento no Portal do Aluno. Assim que finalizar sua matrícula, você receberá um e-mail com seu login e senha de acesso.

Como funciona o processo de inscrição?

A inscrição deve ser feita na página do curso, até a data de início das aulas. O processo envolve as seguintes etapas:
1ª: Preencher a ficha de inscrição com informações pessoais e criação de usuário e senha (para acesso à Área do Aluno);
2ª: Escolher a forma de pagamento (boleto ou cartão de crédito);
3ª: Pagar o boleto referente à taxa de inscrição, gerado logo após o preenchimento da ficha;
4ª: Após o pagamento da taxa, é preciso anexar a documentação requerida na Área do Aluno no box “Documentos” e na opção “Documentos pessoais”, e aguardar retorno da Secretaria quanto à análise dos documentos (até 5 dias úteis);
5ª: Acompanhar a evolução do status de matrícula pela Área do Aluno;
6ª: Ao concluir todas as etapas, o aluno receberá uma mensagem de aprovação da sua matrícula.

Quais documentos preciso para matrícula?

É preciso incluir no momento da matrícula, via Portal do Aluno os seguintes documentos:
*RG (CNH não o substitui);
*CPF;
*Certidão de Nascimento/Casamento;
*Diploma de curso superior.
*Certificado de Conclusão de Curso Superior com data de colação de grau para os recém-formados que ainda não possuem Diploma.

Os candidatos com nacionalidade diferente da brasileira devem encaminhar cópias do documento de identidade (passaporte, Registro Nacional Estrangeiro (RNE), Registro Nacional Migratório (RNM) ou o documento de identidade do país de origem.

Para ingresso nos cursos de pós da FSA, é necessário que o candidato tenha concluído a graduação (bacharelado, licenciatura ou graduação tecnóloga) até a data de início do MBA e que, sobretudo, apresente o diploma de curso superior. Os candidatos com diploma superior de instituição de ensino fora do Brasil devem enviar diploma e histórico escolar.

É possível obter descontos para os cursos de pós-graduação?

A FSA tem uma política de descontos para organizações conveniadas (CLIQUE AQUI e verifique se a sua tem convênio conosco).

O aluno de pós consegue bolsas de estudo?

Apenas se estiver enquadrado em uma das nossas políticas disponíveis em: https://www.fsa.br/bolsas-e-programas/

O aluno de pós da FSA tem direito a carteirinha do estudante?

Somente tem validade para descontos, em cinemas e demais eventos e atrações, a carteirinha de estudante da UNE ou ISIC, que deve ser solicitada pelo estudante diretamente nestas instituições.

O curso de Pós emite certificado de conclusão?

Sim, o certificado será emitido em até 60 dias após a conclusão do curso.

Eu ainda não terminei o meu curso de graduação, posso me matricular em um curso de pós mesmo assim?

Não, os cursos de pós são exclusivos para formados em curso superior (tecnólogo e/ou bacharel).

A disciplina concluída na graduação poderá solicitar dispensa no curso de Pós-Graduação?

Não. Somente disciplinas de cursos de Pós-Graduação poderão ser analisadas para a possível dispensa.

Qual é a diferença entre a Especialização e o MBA?

Existem dois tipos de pós-graduação lato sensu: MBA e Especialização. MBA é a sigla, em inglês, para Master in Business Administration, ou, em português, Mestre em Administração de Negócios. Traduzindo, MBA é um curso de formação de executivos, nas diversas disciplinas da administração, em que são estudadas matérias de marketing, finanças, RH, contabilidade, etc., voltadas à gestão em determinada área ou segmento. Especialização tem um caráter mais técnico, voltado ao aprofundamento em determinados temas na área do curso.

Qual é a diferença entre a Pós-Graduação lato sensu e a Pós-Graduação stricto sensu?

Existem dois tipos de pós-graduação: o lato sensu e o stricto sensu. O stricto sensu compreende os cursos de mestrado e de doutorado e destina-se àqueles que pretendem aprofundar as práticas de pesquisador e que desejam aperfeiçoarem-se como docentes no ensino superior. Tais cursos demandam uma dedicação maior e duram, em média, de 24 a 48 meses. Exigem a elaboração de uma dissertação (mestrado) ou de uma tese (doutorado) e conferem diploma.
Os cursos de lato sensu possuem foco nas necessidades do mercado (seja ele público ou privado) e visam a aperfeiçoar, atualizar ou complementar conhecimentos adquiridos na graduação. Tais cursos demandam uma dedicação menor e tem uma duração média de 12 meses. 

Av. Príncipe de Gales, 821, Santo André, SP, CEP: 09060-650

Pular para o conteúdo