A Pedagogia hospitalar é uma área de atuação pedagógica extramuros escolares que garante o direito de crianças e adolescentes hospitalizados que precisam ficar ausentes da escola em decorrência de alguma enfermidade. Atende-se, assim, a Resolução nº. 41 que prevê “o direito a desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar, durante sua permanência hospitalar”.
Disciplina inicial de introdução abordando o histórico, os campos de atuação, identidade e ética da Pedagogia Hospitalar.
• Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos.
• Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.
Desenvolvimento humano nos vértices afetivo-emocional e das modalidades de aprendizagem que possibilitem uma organização adequada do psiquismo frente às exigências sociais, escolares e a doença. Referenciais teóricos psicossocial e psicanalítico na tentativa de compreensão dos estados emocionais e vinculares relacionando-os aos fenômenos psicopatológicos que causam sintomas e inibições no desenvolvimento cognitivo em condições de doença. Principais disfunções familiares. Aspectos psíquicos relacionados à hospitalização. O processo de luto.
• A intervenção pedagógica hospitalar e em outros espaços de atuação na saúde.
• Enquadre com o aluno.
• Contato com a família e a escola.
• Planejamento de trabalho.
• Desafios e dificuldades do trabalho.
• Interdisciplinaridade
• A intervenção pedagógica hospitalar e em outros espaços de atuação na saúde.
• Enquadre com o aluno.
• Contato com a família e a escola.
• Planejamento de trabalho.
• Desafios e dificuldades do trabalho.
• Interdisciplinaridade
Construção do corpo, brincar e psicomotricidade. Contribuições da música, do desenho, da pintura, da escultura, do teatro e da literatura. Arte terapia
Conceito de Saúde e doença. Legislação em saúde. SUS. Serviços de saúde no Brasil. O lócus da Pedagogia Hospitalar.
• Desenvolvimento do brincar.
• O brincar e aprendizagem.
• O brincar no contexto hospitalar.
• Brinquedotecas: construção e gestão
• A rede de serviços na saúde e na educação.
• A função de cada profissional.
• Atuação conjunta e projeto terapêutico singular.
• Papel do pedagogo hospitalar na equipe.
Definição de comunicação suplementar e alternativa. Estabelecendo estratégias de comunicação. Libras. Braile. Bliss. PCS. Tadoma. Libras tátil.
Estudo de ações para prevenção e minimização de atividades em Pedagogia Hospitalar. Eliminação de riscos inerentes ao desenvolvimento de atividades em Pedagogia Hospitalar. Equipamentos de proteção individual. Ética na abordagem do paciente e de sua família. Ética nas relações interdisciplinares
– Valor aplicável para o 2° semestre de 2021. Sujeito a reajuste nos próximos semestres.
a) Os vencimentos das parcelas ocorrerá sempre no dia 10 de cada mês, porém, o aluno que efetuar o pagamento até o último dia útil, gozará de 8% de desconto e, caso o pagamento seja efetuado até o 5° dia útil de cada mês, gozará de 4% de desconto.
b) Será concedido desconto de 0,5% ao mês, para os alunos que optarem pelo pagamento integral de semestralidade do curso no ato de matrícula.
c) Será concedido desconto de 10% para ingressantes na pós-graduação que tenham sido ex-alunos da Fundação Santo André desde que o pagamento ocorra até a data de vencimento da parcela. (Desconto acumulável com os descontos dos itens a e b).
d) Será concedido desconto de 10% para ingressantes na pós-graduação que sejam associados, funcionários, estagiários ou aprendizes (e respectivos dependentes) atuantes em empresas que tenham convênio com a Fundação Santo André. (Desconto acumulável com os descontos dos itens a e b).
Para mais informações, entre em contato através do telefone ou e-mail
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Proc. FSA n. 9081/08: A Fundação Santo André informa aos ex-alunos a respeito da decisão prolatada nos autos do processo nº 0000351-25.2008.4.03.6126, que garante o direito ao ressarcimento dos valores pagos no período de 24/01/2003 a 24/01/2008 a título de expedição e/ou registro da 1ª via de diplomas, excetuada a hipótese em que contratante optou pelo diploma de apresentação decorativa, com utilização de papel ou tratamento gráfico especiais (art. 32, §4º, da Portaria Normativa do MEC nº 40/2007). A íntegra da decisão pode ser consultada em:
https://pje1g.trf3.jus.br/pje/ConsultaPublica/listView.seam
(mediante o preenchimento do número do processo)
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A Fundação Santo André alerta que pessoas estão se apresentando no WhatsApp como advogados da Instituição e fazendo contato com alunos e ex-alunos propondo acordos e solicitando valores. Ressaltamos que a FSA não faz esse tipo de contato e que qualquer acordo deve ser tratado presencialmente na Instituição.
Além disso, lembramos que a FSA não envia boletos ou quaisquer cobranças pelos correios, telefone ou outras formas. Os boletos devem ser gerados pelo portal acadêmico, no caso de alunos, ou presencialmente no Setor de Arrecadação e Cobrança.
Se necessário, contatem o Setor de Arrecadação e Cobrança pelo telefone (11) 4979-3312/3331 ou pelo e-mail arrecadacao@fsa.br