O Instituto da Fundação Santo André (IFSA) foi criado para oferecer prestação de serviços em diversas áreas, como, assessoria, consultoria, orientações, treinamentos, entre outras. Contamos com profissionais capacitados e qualificados para potencializar soluções e gerar resultados para o seu empreendimento.
Conheça nossos cursos de extensão:
Professora Responsável
Profa. Me. Karina Alves Teixeira
O conhecimento produzido pela humanidade ao longo de sua história é imprescindível ao seu desenvolvimento. Conhecer, cuidar e colocar à disposição das sociedades sua origem, a trajetória de nossas criações, sejam elas individuais ou coletivas, das sociedades do presente e do passado, assim como de suas instituições, é missão dos locais conhecidos como Museus eInstituições afins.
Mas, como isso é feito? Como selecionamos e guardamos nossas memórias? Quais passos estão envolvidos, e quais processos são necessários a tal tarefa?
Diante dos desafios contemporâneos, e de sua nova definição, os museus precisam aprimorar cada vez mais seu trabalho, de modo a responder aos ideais de ética, partilha, diversidade, sustentabilidade, acessibilidade e inclusão, com a participação das comunidades.
Este curso trará uma introdução à área museológica, apresentando seus principais fundamentos, metodologias e práticas. Entre eles estão o planejamento, gestão, difusão e educação do patrimônio cultural e natural, material e imaterial.
Objetivo Geral: Proporcionar formação e conhecimento qualificado para atuação técnico-profissional nas áreas da preservação, difusão e usufruto social dos bens culturais e naturais, memórias e saberes ancestrais, voltados ao desenvolvimento humano, local e sócio-econômico-cultural de comunidades e cidades.
Objetivos
Introduzir ao universo da Cultura, Memória e Patrimônio Cultural, seus contextos e políticas públicas e políticas culturais.
Introduzir ao conhecimento das práticas e demandas necessárias a preservação do patrimônio histórico, artístico, natural e cultural brasileiro.
Introduzir a formação de habilidades e competências para o trabalho de preservação e difusão cultural em museus, centros culturais, centros de documentação e informação, órgãos de gestão cultural.
Apresentar e discutir conceitos e práticas atualmente realizados pela Museologia, bem como a Interdisciplinaridade da Museologia e dos Museus.
Refletir e trazer subsídios às necessidades concretas da realidade dos museus e instituições culturais, e à sua função educativa e comunitária
Público Alvo
Servidores Públicos, Gestores, Profissionais de Instituições públicas ou privadas, Membros da Comunidade, ligados a preservação de patrimônios culturais, naturais, acervos, Centros Culturais ou de Memória, Educação Patrimonial, produção e difusão cultural.
Carga Horária: Mínimo 20h (Práticas como componentes curriculares = 20h)
Tipo: Extensão Universitária
Modo: Presencial / Híbrido / EAD
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profa. Mestre Karina Alves Teixeira
Historiadora, Museóloga, Pesquisadora e Educadora. Bacharael e Licenciada em História pela USP, é Mestre em Museologia pelo Programa de pós graduação interunidades em Museologia da mesma Universidade. É também Especialista em Museologia pelo CEMMAE – MAE – USP, e possui Master 1 Recherche en Histoire de l’Art pela Université de Bordeaux 3 – Michel de Montaigne. Atua também como Mediadora Cultural, Facilitadora Social, Professora e Educadora nas áreas do Patrimônio Cultural Material e Imaterial,com ênfase nos campos da Educação Patrimonial, Memória Social, História Oral, Museologia Social, Metodologias participativas e comunitárias. Tem experiência em áreas técnicas da Museologia da gestão, documentação, avaliação museológia, pesquisa de públicos e comunicação, educação museal,história, história da arte, fotografia; e conexão da Muesologia com as Ciências da informação, Arquivos e Bibliotecas, trabalhando em instituições, projetos e formação de profissionais. Reúne mais de 20 anos de prática profissional próxima dos temas das políticas culturais e públicas, comunidades, diversidade cultural, direitos humanos, direito à memória, inclusão, interdisciplinaridade, e projetos colaborativos nas áreas da Cultura e Educação, além de formações e experiência em Desenvolvimento Organizacional/Institucional/Humano e captação de recursos no Terceiro Setor.
Professora Responsável
Profa. Dra. Célia Reis Camargo
O objetivo do curso é definir o papel que as instituições, públicas e privadas, desempenham na guarda e preservação de arquivos, visando disponibilizar para as gerações atuais e transmitir às gerações futuras, as informações e o conhecimento contidos nos seus diversos conjuntos documentais de natureza arquivística.
O curso trata do sentido e da natureza do trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam nessas instituições, no que diz respeito às ações possíveis de guarda, organização e criação de condições de acesso a documentos e informações.
Tópicos abordados: principais atos legais e normativos existentes no Brasil, de caráter preservacionista, para o campo dos arquivos; as atividades típicas desenvolvidas pela área da arquivística e pelas instituições culturais, que levam à preservação do patrimônio documental propriamente dito; as diferenças entre suas missões institucionais; e os pontos de convergência no cumprimentos de diretrizes para a preservação do patrimônio cultural brasileiro.
CÉLIA REIS CAMARGO
Bacharelado em História. Mestrado em História Social pela USP. Doutorado pela Unesp, Programa de Pós-Graduação em História e Sociedade, Campus de Assis.
Tese de Doutorado: à Margem do Patrimônio Cultural. Estudo sobre a rede de preservação do patrimônio histórico no Brasil (1838-1980). Assis, 1999.
Especialista em patrimônio cultural, memória social, história contemporânea do Brasil, história política e centros de documentação, com ênfase para os acervos arquivísticos.
Professora aposentada da Faculdade de Ciências e Letras/Departamento de História – UNESP, Campus de Assis.
Nos últimos anos atuou na área da museologia, em projetos de revitalização de museus municipais e de preservação do patrimônio cultural local.
Foi coordenadora do Centro de Memória da Unesp – CEDEM, entre 2007 e 2011.
Trabalhou no Arquivo Nacional como coordenadora do Programa de Modernização nos anos 1980.
Foi pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas e coordenadora do CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.
Implantou e coordenou o Centro de Documentação Histórica da Eletropaulo (antiga Light).
Professora Responsável
Profa. Me. Adriana Maria de Souza
Título: Introdução à de Biblioteconomia – 20h
Ementa: Apresentação dos conceitos fundamentais de Informação, Documentação e Ciência da Informação, considerando suas relações com as tecnologias de informação e comunicação. Contextualização histórica do campo de Biblioteconomia nacional e internacionalmente, com destaque para a Biblioteconomia paulista. Estudo sobre a formação pedagógica, legislação, entidades de classe e código de ética da(o) bibliotecária(o). Análise do mercado de trabalho do profissional, bem como a caracterização de diferentes tipologias de unidades de informação em que poderá atuar.
Título: Introdução à de Arquivologia – 20h
Ementa: Apresenta as origens da Arquivologia e suas relações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, como a Biblioteconomia, assim como a estreita relação com a área de Preservação e Conservação de Acervos na identificação de suportes e manuseio de documentos (suporte em papel). Aborda os conceitos arquivísticos, propriedades e características dos documentos, assim como políticas eficazes de conservação, preservação, gestão e guarda de documentos, refletindo a importância do arquivo como instrumento de função social.
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo – ECA-USP. Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atua como coach, consultora e é docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em Serviços de Informação (design thinking, atendimento ao cliente, SRI, capacitação de equipes), Tratamento da Informação, Coaching (carreira e liderança).
Promover e disseminar o conhecimento acumulado nas áreas de educação, pesquisa, extensão e gestão, proporcionando o crescimento e consolidação de práticas tecnológicas e educacionais, para o bem comum das entidades envolvidas.
Ser um centro de excelência na implantação de projetos customizados às necessidades empresariais, educacionais e sociais.
ASSESSORIAS, CONSULTORIAS, ORIENTAÇÃO E TREINAMENTO
Orientação de estudos a estudantes
Medição de conflitos pessoais: alunos, professores, funcionários e ex-alunos
Orientação profissional a estudantes do Ensino Médio
Formação de grupos de trabalho com estudantes
Formação de equipes
Equipes de alta performance
Coaching de carreira
Lean coaching
Experiência na realização de concursos para prefeituras e órgãos públicos
Apoio de TI para inscrições e seleção de candidatos
Pessoal qualificado em diversas áreas para elaboração de provas objetivas e dissertativas
Pessoal qualificado para entrevistas e dinâmicas em grupo
Experiência na realização de processos seletivos
Capacitação Docente
Cursos In Company
Desenvolvimento de cursos à distância
Consultoria para elaboração de PDI, PPI e PPC
Identificação do perfil do aluno, do prospect e da percepção de marca da instituição
Elaboração de Planos Estratégicos
Elaboração de Mapas estratégicos
Desenvolvimento e implantação de Balanced Score Card
Elaboração de Cenários
Outros serviços na área de planejamento estratégico “on demand”
Implantação de Indicadores de Performance
Lean game – Simulação de fábrica
Elaboração e implantação de sistemas de custeio
Estabelecimento de políticas e processos para formação de preços
Elaboração de projetos de investimentos para uso decisório e obtenção de financiamento em Bancos de Desenvolvimento
Prospecção de fonte de recursos para financiamento de investimento, produção de serviços e comercialização
Desenvolvimento e implantação de sistemas orçamentários
Desenvolvimento e implantação de sistemas para administração do fluxo de caixa
Treinamento para gerenciamento do capital de giro
Treinamento para gerenciamento de contas a receber e a pagar
Serviços de Perícia Contábil
Serviços de Perícia Econômica
Auditoria
Outros serviços relacionados a área finanças “on demand”
Apoio na definição e compra de Sistemas Integrados de Gestão (ERP)
Elaboração e implantação de projetos de reorganização de empresas
Elaboração e implantação de projetos de recuperação de empresas
Elaboração de planos de negócios
Implementação de gerenciamento por projetos
Outros serviços relacionados à área de gestão empresarial “on demand”
Políticas de Pessoal
Desenvolvimento e implantação de Plano de Cargos e Salários, Carreira e Políticas de Remuneração
Desenvolvimento de Avaliação de Desempenho
Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT)
Desenvolvimento de Programas de Treinamento Comportamental e Operacional
Medição e Diagnóstico de Clima Organizacional
Formação e Desenvolvimento de Equipes
Desenvolvimento, Implantação e Auditoria em Departamento Pessoal
Desenvolvimento e implantação das áreas de Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho (HSMT)
Recrutamento e Seleção de Pessoal
Elaboração de Normas, Procedimentos e Manuais da Empresa
Relações Trabalhistas – cursos e palestras
Coaching, Palestras e Programa de Desenvolvimento de Liderança
Planejamento e execução de Pesquisa de Mercado
Elaboração de planos de marketing
Elaboração de campanhas de marketing
Prospecção de novos mercados
Desenvolvimento e implantação de indicadores de desempenho da área de vendas
Elaboração de projetos de reposicionamento de mercado
Estudos e implementação de lançamento de novos produtos e serviços
Auditoria de Marketing
Treinamento de equipe de vendas
Outros serviços relacionados à área de produção e processos “on demand”
Análise do estoque e variação do emprego formal
Análise do setor de serviços
Indicadores de produção (valor adicionado)
Indicadores de produtividade
Análises econômicas
Desenvolvimento e implantação de sistemas de planejamento e controle da produção
Desenvolvimento e implantação de sistemas de planejamento e controle para empresas da área de serviços
Planejamento e implantação de processos para gestão de materiais
Desenvolvimento e implantação de sistemas de logística integrada
Implantação do sistema de manufatura enxuta (Lean Manufacturing)
Implantação do sistema Lean Office (Lean Administrativo)
Implantação do sistema Lean Health (Lean Saúde – Hospitas, Postos de Saúde, …)
Implantação do sistema Lean Construção Civil
Desenvolvimento e implantação de indicadores de desempenho de produção
Treinamento, desenvolvimento e implantação de projetos 6 sigmas
Elaboração de projetos de localização
Outros serviços relacionados à área de produção e processos “on demand”
Estudo de tempos e métodos
Identificação de gargalos e cálculos de capacidade e eficiência de produção
Implantação de fluxo balanceado de produção
Padronização de processos
Aplicação de 5S com ganhos de eficiência
Realização de kaizen
Aplicação de redução de tempos de set up – SMED
Aplicação de gestão visual de processos
Criação de sistema lean de produção
Aplicação de ferramentas lean manufacturing
Implementação de Sistema de Gestão da Qualidade Total – GQT
Mapeamento de Fluxo de Valor
Treinamentos em Importação e Exportação
Prospecção de mercados no exterior
Elaboração de cenários políticos e macroeconômicos externos
Consultoria em Importação e Exportação
Elaboração e implantação de sistemas de custeio para empresas da área de saúde
Apoio à implementação da legislação específica em empresas da área de saúde
Elaboração de projetos de viabilidade econômica para empresas da área de saúde
Planejamento estratégico do sistema de saúde municipal
Consultoria relacionada ao planejamento, organização e controle de serviços de saúde
Treinamento de funcionários da rede de serviço municipal de saúde na área de gestão
Realização de diagnóstico situacional dos serviços de saúde
Outros serviços relacionados à área de saúde “on demand”
Desenvolvimento e Implantação de softwares customizados
Desenvolvimento e Implantação de Sistema de Gestão da Segurança da Informação com base na ISO 27000
Desenvolvimento e implantação de Central de Serviços com base na ITIL
Apoio na definição de compra de hardwares e software’
Apoio na implantação de ferramentas de Business Intelligence
Elaboração de projetos de redes de computadores
Outros serviços relacionados à área de Tecnologia de Informação “on demand”
CAPACIDADES LABORATORIAIS E COMPETÊNCIAS
PARA SERVIÇOS TECNOLÓGICOS E DE GESTÃO
Espectrofotômetro de absorção atômica para caracterização geral de materiais
Analisador de carbono orgânico e inorgânico
Espectrofotômetro de ultravioleta visível para caracterização
Analisador de nitrogênio Kjeldahl
Analisador de condutividade Karl Fisher
Analisador de CO2 para análise de poluentes
Ensaios para parametrização microbiológica
Microscopia óptica para análise de água e ecologia aquática
Análise de esgoto e águas residuais — DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e DQO (Demanda Química de Oxigênio)
Análise físico-química de água quanto à portabilidade de parâmetros legais
Planejamento de infraestrutura de redes LAN e WAN
Implantação de base de dados em Cubos Business Intelligence (BI) — formação de banco de dados com massa crítica para extração de comportamentos e políticas
Tecnologias WEB com Java
Treinamentos empresariais e formação de pessoal em TI
Avaliação em bancada de testes de equipamentos elétricos em geral avaliação de atendimento a normas de performance e segurança
Testes, ensaios e desenvolvimento de circuitos eletrônicos e micro processados
Testes, ensaios e desenvolvimento de circuitos para telecomunicações
Testes e avaliações de sistemas de comunicação digital
Testes e avaliações de sistemas de comunicação óptica (fibra)
Medição e irradiação eletromagnética com sistema de antenas
Medições em guias de onda para micro-ondas
Análise de qualidade de energia e políticas de gestão de energia (juntamente com o curso de pós-graduação MBA em Gestão de Energia)
Avaliação de processo de produção com avaliação de custo e performance
Desenvolvimento de processo de produção por meio de modelagem
Avaliação e desenvolvimento de métodos e processos de controle de produção
Estudo de tempos e métodos
Identificação de gargalos e cálculos de capacidade e eficiência de produção
Implantação de fluxo balanceado de produção
Padronização de processos
Aplicação de 5S com ganhos de eficiência
Realização de kaizen
Aplicação de redução de tempos de setup – SMED
Aplicação de gestão visual de processos
Criação de sistema lean de produção
Aplicação de ferramentas lean manufacturing
Treinamento Lean Thinking (Pensamento Lean)
Desenvolvimento e simulação de células de produção baseadas em “Robots”
Desenvolvimento de projetos mecânicos em plataforma MicroStation
Desenvolvimento de protótipos com centro de usinagem Siemens ou Fanuc
Desenvolvimento de sistemas automáticos baseados em microprocessadores voltados à manufatura e automatismos industriais
Projeto e desenvolvimento de sistemas eletromecânicos
Ensaios de caracterização reológica de polímeros
Ensaios mecânicos de tração
Caracterização de matérias por infravermelho
Medição de dureza em metais
Medição de dureza em polímeros
Caracterização por absorção atômica
Caracterização por ultravioleta
Microscopia óptica para determinação de teor de carga em polímeros e caracterização de partículas
Ensaios em câmara de envelhecimento por ultravioleta
Ensaios de corrosão por névoa salina
Testes e ensaios de injeção
Testes e ensaios de extrusão
Fornos de tratamento térmico para ensaios de calcinação, tratamento térmico, preparação de material cerâmico via polimérica
Caracterização de efluentes e poluentes com cromatografia
Caracterização térmica por DSC (Calorimetria Diferencial de Varredura)
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
© 2024 | Fundação Santo André