Instituto Fundação Santo André

UM INSTITUTO DIRECIONADO PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A EMPRESAS, ESCOLAS E INSTITUIÇÕES.

Quem Somos

O Instituto da Fundação Santo André (IFSA) foi criado para oferecer prestação de serviços em diversas áreas, como, assessoria, consultoria, orientações, treinamentos, entre outras. Contamos com profissionais capacitados e qualificados para potencializar soluções e gerar resultados para o seu empreendimento.

Cursos de Extensão

Conheça nossos cursos de extensão:

Professora Responsável
Profa. Me. Karina Alves Teixeira

O conhecimento produzido pela humanidade ao longo de sua história é imprescindível ao seu desenvolvimento. Conhecer, cuidar e colocar à disposição das sociedades sua origem, a trajetória de nossas criações, sejam elas individuais ou coletivas, das sociedades do presente e do passado, assim como de suas instituições, é missão dos locais conhecidos como Museus eInstituições afins.
Mas, como isso é feito? Como selecionamos e guardamos nossas memórias? Quais passos estão envolvidos, e quais processos são necessários a tal tarefa?
Diante dos desafios contemporâneos, e de sua nova definição, os museus precisam aprimorar cada vez mais seu trabalho, de modo a responder aos ideais de ética, partilha, diversidade, sustentabilidade, acessibilidade e inclusão, com a participação das comunidades.
Este curso trará uma introdução à área museológica, apresentando seus principais fundamentos, metodologias e práticas. Entre eles estão o planejamento, gestão, difusão e educação do patrimônio cultural e natural, material e imaterial.

Objetivo Geral: Proporcionar formação e conhecimento qualificado para atuação técnico-profissional nas áreas da preservação, difusão e usufruto social dos bens culturais e naturais, memórias e saberes ancestrais, voltados ao desenvolvimento humano, local e sócio-econômico-cultural de comunidades e cidades.

Objetivos
Introduzir ao universo da Cultura, Memória e Patrimônio Cultural, seus contextos e políticas públicas e políticas culturais.
Introduzir ao conhecimento das práticas e demandas necessárias a preservação do patrimônio histórico, artístico, natural e cultural brasileiro.
Introduzir a formação de habilidades e competências para o trabalho de preservação e difusão cultural em museus, centros culturais, centros de documentação e informação, órgãos de gestão cultural.
Apresentar e discutir conceitos e práticas atualmente realizados pela Museologia, bem como a Interdisciplinaridade da Museologia e dos Museus.
Refletir e trazer subsídios às necessidades concretas da realidade dos museus e instituições culturais, e à sua função educativa e comunitária

Público Alvo
Servidores Públicos, Gestores, Profissionais de Instituições públicas ou privadas, Membros da Comunidade, ligados a preservação de patrimônios culturais, naturais, acervos, Centros Culturais ou de Memória, Educação Patrimonial, produção e difusão cultural.
Carga Horária: Mínimo 20h (Práticas como componentes curriculares = 20h)
Tipo: Extensão Universitária
Modo: Presencial / Híbrido / EAD
DOCENTE RESPONSÁVEL: Profa. Mestre Karina Alves Teixeira

Historiadora, Museóloga, Pesquisadora e Educadora. Bacharael e Licenciada em História pela USP, é Mestre em Museologia pelo Programa de pós graduação interunidades em Museologia da mesma Universidade. É também Especialista em Museologia pelo CEMMAE – MAE – USP, e possui Master 1 Recherche en Histoire de l’Art pela Université de Bordeaux 3 – Michel de Montaigne. Atua também como Mediadora Cultural, Facilitadora Social, Professora e Educadora nas áreas do Patrimônio Cultural Material e Imaterial,com ênfase nos campos da Educação Patrimonial, Memória Social, História Oral, Museologia Social, Metodologias participativas e comunitárias. Tem experiência em áreas técnicas da Museologia da gestão, documentação, avaliação museológia, pesquisa de públicos e comunicação, educação museal,história, história da arte, fotografia; e conexão da Muesologia com as Ciências da informação, Arquivos e Bibliotecas, trabalhando em instituições, projetos e formação de profissionais. Reúne mais de 20 anos de prática profissional próxima dos temas das políticas culturais e públicas, comunidades, diversidade cultural, direitos humanos, direito à memória, inclusão, interdisciplinaridade, e projetos colaborativos nas áreas da Cultura e Educação, além de formações e experiência em Desenvolvimento Organizacional/Institucional/Humano e captação de recursos no Terceiro Setor.

Professora Responsável
Profa. Dra. Célia Reis Camargo

O objetivo do curso é definir o papel que as instituições, públicas e privadas, desempenham na guarda e preservação de arquivos, visando disponibilizar para as gerações atuais e transmitir às gerações futuras, as informações e o conhecimento contidos nos seus diversos conjuntos documentais de natureza arquivística.

O curso trata do sentido e da natureza do trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam nessas instituições, no que diz respeito às ações possíveis de guarda, organização e criação de condições de acesso a documentos e informações.

Tópicos abordados: principais atos legais e normativos existentes no Brasil, de caráter preservacionista, para o campo dos arquivos; as atividades típicas desenvolvidas pela área da arquivística e pelas instituições culturais, que levam à preservação do patrimônio documental propriamente dito; as diferenças entre suas missões institucionais; e os pontos de convergência no cumprimentos de diretrizes para a preservação do patrimônio cultural brasileiro.

CÉLIA REIS CAMARGO
Bacharelado em História. Mestrado em História Social pela USP. Doutorado pela Unesp, Programa de Pós-Graduação em História e Sociedade, Campus de Assis.

Tese de Doutorado: à Margem do Patrimônio Cultural. Estudo sobre a rede de preservação do patrimônio histórico no Brasil (1838-1980). Assis, 1999.

Especialista em patrimônio cultural, memória social, história contemporânea do Brasil, história política e centros de documentação, com ênfase para os acervos arquivísticos.

Professora aposentada da Faculdade de Ciências e Letras/Departamento de História – UNESP, Campus de Assis.

Nos últimos anos atuou na área da museologia, em projetos de revitalização de museus municipais e de preservação do patrimônio cultural local.
Foi coordenadora do Centro de Memória da Unesp – CEDEM, entre 2007 e 2011.
Trabalhou no Arquivo Nacional como coordenadora do Programa de Modernização nos anos 1980.
Foi pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas e coordenadora do CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.
Implantou e coordenou o Centro de Documentação Histórica da Eletropaulo (antiga Light).

Professora Responsável
Profa. Me. Adriana Maria de Souza

Título: Introdução à de Biblioteconomia – 20h
Ementa: Apresentação dos conceitos fundamentais de Informação, Documentação e Ciência da Informação, considerando suas relações com as tecnologias de informação e comunicação. Contextualização histórica do campo de Biblioteconomia nacional e internacionalmente, com destaque para a Biblioteconomia paulista. Estudo sobre a formação pedagógica, legislação, entidades de classe e código de ética da(o) bibliotecária(o). Análise do mercado de trabalho do profissional, bem como a caracterização de diferentes tipologias de unidades de informação em que poderá atuar.

Título: Introdução à de Arquivologia – 20h
Ementa: Apresenta as origens da Arquivologia e suas relações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, como a Biblioteconomia, assim como a estreita relação com a área de Preservação e Conservação de Acervos na identificação de suportes e manuseio de documentos (suporte em papel). Aborda os conceitos arquivísticos, propriedades e características dos documentos, assim como políticas eficazes de conservação, preservação, gestão e guarda de documentos, refletindo a importância do arquivo como instrumento de função social.

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo – ECA-USP. Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atua como coach, consultora e é docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em Serviços de Informação (design thinking, atendimento ao cliente, SRI, capacitação de equipes), Tratamento da Informação, Coaching (carreira e liderança).

Missão

Promover e disseminar o conhecimento acumulado nas áreas de educação, pesquisa, extensão e gestão, proporcionando o crescimento e consolidação de práticas tecnológicas e educacionais, para o bem comum das entidades envolvidas.

Visão

Ser um centro de excelência na implantação de projetos customizados às necessidades empresariais, educacionais e sociais.

Valores

  • Cidadania
  • Ética
  • Responsabilidade Social
  • Flexibilidade
  • Excelência
  • Inovação
  • Liderança
  • Autonomia
  • Transparência

O que Oferecemos

ASSESSORIAS, CONSULTORIAS, ORIENTAÇÃO E TREINAMENTO

Orientação de estudos a estudantes

Medição de conflitos pessoais: alunos, professores, funcionários e ex-alunos

Orientação profissional a estudantes do Ensino Médio

Formação de grupos de trabalho com estudantes

Formação de equipes

Equipes de alta performance

Coaching de carreira

Lean coaching

Experiência na realização de concursos para prefeituras e órgãos públicos

Apoio de TI para inscrições e seleção de candidatos

Pessoal qualificado em diversas áreas para elaboração de provas objetivas e dissertativas

Pessoal qualificado para entrevistas e dinâmicas em grupo

Experiência na realização de processos seletivos

Capacitação Docente

Cursos In Company

Desenvolvimento de cursos à distância

Consultoria para elaboração de PDI, PPI e PPC

Identificação do perfil do aluno, do prospect e da percepção de marca da instituição

Elaboração de Planos Estratégicos

Elaboração de Mapas estratégicos

Desenvolvimento e implantação de Balanced Score Card

Elaboração de Cenários

Outros serviços na área de planejamento estratégico “on demand”

Implantação de Indicadores de Performance

Lean game – Simulação de fábrica

Elaboração e implantação de sistemas de custeio

Estabelecimento de políticas e processos para formação de preços

Elaboração de projetos de investimentos para uso decisório e obtenção de financiamento em Bancos de Desenvolvimento

Prospecção de fonte de recursos para financiamento de investimento, produção de serviços e comercialização

Desenvolvimento e implantação de sistemas orçamentários

Desenvolvimento e implantação de sistemas para administração do fluxo de caixa

Treinamento para gerenciamento do capital de giro

Treinamento para gerenciamento de contas a receber e a pagar

Serviços de Perícia Contábil

Serviços de Perícia Econômica

Auditoria

Outros serviços relacionados a área finanças “on demand”

Apoio na definição e compra de Sistemas Integrados de Gestão (ERP)

Elaboração e implantação de projetos de reorganização de empresas

Elaboração e implantação de projetos de recuperação de empresas

Elaboração de planos de negócios

Implementação de gerenciamento por projetos

Outros serviços relacionados à área de gestão empresarial “on demand”

Políticas de Pessoal

Desenvolvimento e implantação de Plano de Cargos e Salários, Carreira e Políticas de Remuneração

Desenvolvimento de Avaliação de Desempenho

Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT)

Desenvolvimento de Programas de Treinamento Comportamental e Operacional

Medição e Diagnóstico de Clima Organizacional

Formação e Desenvolvimento de Equipes

Desenvolvimento, Implantação e Auditoria em Departamento Pessoal

Desenvolvimento e implantação das áreas de Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho (HSMT)

Recrutamento e Seleção de Pessoal

Elaboração de Normas, Procedimentos e Manuais da Empresa

Relações Trabalhistas – cursos e palestras

Coaching, Palestras e Programa de Desenvolvimento de Liderança

Planejamento e execução de Pesquisa de Mercado

Elaboração de planos de marketing

Elaboração de campanhas de marketing

Prospecção de novos mercados

Desenvolvimento e implantação de indicadores de desempenho da área de vendas

Elaboração de projetos de reposicionamento de mercado

Estudos e implementação de lançamento de novos produtos e serviços

Auditoria de Marketing

Treinamento de equipe de vendas

Outros serviços relacionados à área de produção e processos “on demand”

Análise do estoque e variação do emprego formal

Análise do setor de serviços

Indicadores de produção (valor adicionado)

Indicadores de produtividade

Análises econômicas

Desenvolvimento e implantação de sistemas de planejamento e controle da produção

Desenvolvimento e implantação de sistemas de planejamento e controle para empresas da área de serviços

Planejamento e implantação de processos para gestão de materiais

Desenvolvimento e implantação de sistemas de logística integrada

Implantação do sistema de manufatura enxuta (Lean Manufacturing)

Implantação do sistema Lean Office (Lean Administrativo)

Implantação do sistema Lean Health (Lean Saúde – Hospitas, Postos de Saúde, …)

Implantação do sistema Lean Construção Civil

Desenvolvimento e implantação de indicadores de desempenho de produção

Treinamento, desenvolvimento e implantação de projetos 6 sigmas

Elaboração de projetos de localização

Outros serviços relacionados à área de produção e processos “on demand” 

Estudo de tempos e métodos

Identificação de gargalos e cálculos de capacidade e eficiência de produção

Implantação de fluxo balanceado de produção

Padronização de processos

Aplicação de 5S com ganhos de eficiência

Realização de kaizen

Aplicação de redução de tempos de set up – SMED

Aplicação de gestão visual de processos

Criação de sistema lean de produção

Aplicação de ferramentas lean manufacturing

Implementação de Sistema de Gestão da Qualidade Total – GQT

Mapeamento de Fluxo de Valor

Treinamentos em Importação e Exportação

Prospecção de mercados no exterior

Elaboração de cenários políticos e macroeconômicos externos

Consultoria em Importação e Exportação

Elaboração e implantação de sistemas de custeio para empresas da área de saúde

Apoio à implementação da legislação específica em empresas da área de saúde

Elaboração de projetos de viabilidade econômica para empresas da área de saúde

Planejamento estratégico do sistema de saúde municipal

Consultoria relacionada ao planejamento, organização e controle de serviços de saúde

Treinamento de funcionários da rede de serviço municipal de saúde na área de gestão

Realização de diagnóstico situacional dos serviços de saúde

Outros serviços relacionados à área de saúde “on demand”

Desenvolvimento e Implantação de softwares customizados

Desenvolvimento e Implantação de Sistema de Gestão da Segurança da Informação com base na ISO 27000

Desenvolvimento e implantação de Central de Serviços com base na ITIL

Apoio na definição de compra de hardwares e software’

Apoio na implantação de ferramentas de Business Intelligence

Elaboração de projetos de redes de computadores

Outros serviços relacionados à área de Tecnologia de Informação “on demand”

CAPACIDADES LABORATORIAIS E COMPETÊNCIAS
PARA SERVIÇOS TECNOLÓGICOS E DE GESTÃO

Espectrofotômetro de absorção atômica para caracterização geral de materiais

Analisador de carbono orgânico e inorgânico

Espectrofotômetro de ultravioleta visível para caracterização

Analisador de nitrogênio Kjeldahl

Analisador de condutividade Karl Fisher

Analisador de CO2 para análise de poluentes

Ensaios para parametrização microbiológica

Microscopia óptica para análise de água e ecologia aquática

Análise de esgoto e águas residuais — DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e DQO (Demanda Química de Oxigênio)

Análise físico-química de água quanto à portabilidade de parâmetros legais

Planejamento de infraestrutura de redes LAN e WAN

Implantação de base de dados em Cubos Business Intelligence (BI) — formação de banco de dados com massa crítica para extração de comportamentos e políticas

Tecnologias WEB com Java

Treinamentos empresariais e formação de pessoal em TI

Avaliação em bancada de testes de equipamentos elétricos em geral avaliação de atendimento a normas de performance e segurança

Testes, ensaios e desenvolvimento de circuitos eletrônicos e micro processados

Testes, ensaios e desenvolvimento de circuitos para telecomunicações

Testes e avaliações de sistemas de comunicação digital

Testes e avaliações de sistemas de comunicação óptica (fibra)

Medição e irradiação eletromagnética com sistema de antenas

Medições em guias de onda para micro-ondas

Análise de qualidade de energia e políticas de gestão de energia (juntamente com o curso de pós-graduação MBA em Gestão de Energia) 

Avaliação de processo de produção com avaliação de custo e performance

Desenvolvimento de processo de produção por meio de modelagem

Avaliação e desenvolvimento de métodos e processos de controle de produção

Estudo de tempos e métodos

Identificação de gargalos e cálculos de capacidade e eficiência de produção

Implantação de fluxo balanceado de produção

Padronização de processos

Aplicação de 5S com ganhos de eficiência

Realização de kaizen

Aplicação de redução de tempos de setup – SMED

Aplicação de gestão visual de processos

Criação de sistema lean de produção

Aplicação de ferramentas lean manufacturing

Treinamento Lean Thinking (Pensamento Lean)

Desenvolvimento e simulação de células de produção baseadas em “Robots”

Desenvolvimento de projetos mecânicos em plataforma MicroStation

Desenvolvimento de protótipos com centro de usinagem Siemens ou Fanuc

Desenvolvimento de sistemas automáticos baseados em microprocessadores voltados à manufatura e automatismos industriais

Projeto e desenvolvimento de sistemas eletromecânicos

Ensaios de caracterização reológica de polímeros

Ensaios mecânicos de tração

Caracterização de matérias por infravermelho

Medição de dureza em metais

Medição de dureza em polímeros

Caracterização por absorção atômica

Caracterização por ultravioleta

Microscopia óptica para determinação de teor de carga em polímeros e caracterização de partículas

Ensaios em câmara de envelhecimento por ultravioleta

Ensaios de corrosão por névoa salina

Testes e ensaios de injeção

Testes e ensaios de extrusão

Fornos de tratamento térmico para ensaios de calcinação, tratamento térmico, preparação de material cerâmico via polimérica

Caracterização de efluentes e poluentes com cromatografia

Caracterização térmica por DSC (Calorimetria Diferencial de Varredura)

Entre em contato através do e-mail ifsa@instituto.fsa.br.

Nosso Portifólio

Adicione o texto do seu título aqui

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Adicione o texto do seu título aqui

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Adicione o texto do seu título aqui

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Edital:

Edital 001/2021 – [PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PROMOÇÃO VERTICAL – GUARDA MUNICIPAL]

Modalidade: Processo Seletivo Interno – Prefeitura Municipal de Santo André
Situação: ABERTO
Natureza: Promoção Vertical para Guarda Municipal
Objeto: A Prefeitura Municipal de Santo André, considerando a decisão no processo judicial no 1006409-06.2016.8.26.0554, divulga a abertura de inscrições para processo seletivo interno para promoção vertical de Guardas Municipais, para vagas previstas pela Lei no 6.835/1991, alterada pela Lei no 8.901/2006, regulamentada pelo Decreto no 15.644/2007, e define condições e critérios para participação, conforme estabelecido em Edital.
Data de Inscrição: As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela Internet, na aba do Instituto Fundação Santo André – IFSA no site www.fsa.br/institutofsa, no período de 06 a 18 de abril de 2021. Às 23h59 min do último dia para realizar a inscrição, a ficha de inscrição não estará mais disponível no link do Instituto Fundação Santo André.

1.EDITAL DE ABERTURA

2.CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO

3.TÉCNICAS OPERACIONAIS GUARDA MUNICIPAL

4.TIRO DEFENSIVO NA PRESERVAÇÃO DA VIDA

5.EDITAL DE RERRATIFICAÇÃO Nº01

6.TUTORIAL – PROCESSO DE INSCRIÇÃO ON-LINE

7.EDITAL DE RERRATIFICAÇÃO Nº02

8.DIVULGAÇÃO DE INSCRIÇÕES INDEFERIDAS

9.EDITAL DE RERRATIFICAÇÃO Nº03

10.DIVULGAÇÃO RESULTADO DE RECURSOS E CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO ESCRITA

11.EDITAL DE RERRATIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DE ANÁLISE DE RECURSOS CONTRA INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÕES E CONVOCAÇÃO PARA AVALIAÇÃO ESCRITA

12.DIVULGAÇÃO DO GABARITO, NOTAS E CLASSIFICAÇÃO PRÉVIA NA AVALIAÇÃO ESCRITA

13.ORIENTAÇÕES PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS AVALIAÇÃO ESCRITA

14.ORIENTAÇÕES SOBRE EMISSÃO DO ATESTADO MÉDICO EXIGIDO NA AVALIAÇÃO FÍSICA

15.EXERCÍCIOS DO TAF- COMO FAZER FLEXÃO DE BRAÇOS SOBRE O SOLO

16.EXERCÍCIOS DO TAF (TESTE DE APTIDÃO FÍSICA) – COMO FAZER REMADOR

17.DIVULGAÇÃO DA ANÁLISE DE RECURSO CONTRA O RESULTADO DA AVALIAÇÃO ESCRITA, CLASSIFICAÇÃO DEFINITIVA DA AVALIAÇÃO ESCRITA E CONVOCAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO FÍSICA

18. EDITAL DIVULGAÇÃO RESULTADO DA AVALIAÇÃO FÍSICA    

19. EDITAL RESULTADO DE RECURSOS – AVALIAÇÃO FÍSICA  

20. RESULTADO AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL DO CANDIDATO  

21. SUSPENSÃO DO PROCESSO SELETIVO  

22. EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO FÍSICA   

23. EDITAL DIVULGAÇÃO RESULTADO DA AVALIAÇÃO FÍSICA – VALDECIR MORGADO  





Link para inscrição: INSCREVA-SE

  • Abre em uma nova aba
  • Abre em uma nova aba
  • Abre em uma nova aba
  • Abre em uma nova aba

© 2023 | Fundação Santo André

Pular para o conteúdo