Você está visualizando atualmente Alunas da Fundação Santo André realizam visita técnica ao Centro Comunitário Sacadura Cabral
Alunos da Fundação Santo André realizam visita técnica no Centro Comunitário Sacadura Cabral

Alunas da Fundação Santo André realizam visita técnica ao Centro Comunitário Sacadura Cabral

  • Categoria do post:Notícias
Compartilhe
585 Views · 

As alunas de Arquitetura e Urbanismo visitaram, na última quinta-feira (26), o Centro Comunitário Sacadura Cabral, em Santo André. O objetivo da visita foi dar continuidade do projeto responsável pela criação da biblioteca itinerante na Comunidade Andreense.

Na visita, as estudantes Leticia Kerr Sanches, Anna Luiza Triozzi Rodrigues e Jayane Gasparini Loureiro, em companhia da Prof.ª Marli Vizim, realizaram um levantamento das necessidades e demandas em conversa com moradores e lideranças locais para promover integração e melhorias ambientais.

Alunas de Arquitetura e urbanismo da Fundação Santo André realizam visita técnica no Centro Comunitário Sacadura Cabral
Alunas de Arquitetura e Urbanismo junto da Prof.ª Marli Vizim conversaram com moradores locais da Comunidade Sacadura Cabral

Esta visita dá continuidade aos contatos iniciados em 2023, na Semana de Responsabilidade Social, em que o Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo (EM_AU), em conjunto com o curso de Psicologia, estreitou relações com a comunidade da Sacadura Cabral com o intuito de buscar projetos capazes de atender demandas da comunidade: sendo eles projetos culturais, de lazer e ambientais – que serão apresentados aos moradores na próxima quarta-feira (09/11).

O Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo (EM_AU), enquanto Laboratório de Extensão dentro do Centro Universitário Fundação Santo André, tem, no seu Regulamento, o compromisso de “tornar disponíveis às comunidades carentes que não têm acesso, os profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo, recursos humanos, técnicos e científicos do Centro Universitário, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente construído”.

“Disponibilizar o acesso a profissionais da Arquitetura e Urbanismo para as comunidades menos favorecidas é um privilégio que os nossos estudantes vivenciam no dia a dia. O arquiteto é antes de tudo um cidadão que deve contribuir para a melhoria da qualidade de vida do coletivo”.

Rosângela Varlesi, docente ténica responsável pelo EM_AU.
Alunas da Fundação Santo André conversaram com moradores locais da Comunidade Sacadura Cabral
As estudantes Jayane, Anna Luiza e Leticia, acompanhadas da Prof.ª Marli Vizim fizeram o levantamento das necessidades da Comunidade

Leticia Kerr Sanches foi uma das alunas de Arquitetura e Urbanismo que participou da visita técnica à Comunidade Sadura Cabral, em Santo André. Para a estudante, a iniciativa do EM_AU é um grande diferencial no curso da Fundação Santo André. “[…] Os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula diretamente no campo, trabalhando com comunidades reais e enfrentando desafios complexos”, enfatizou.

Ele não só melhora a infraestrutura do bairro, mas também fortalece o vínculo entre os estudantes e a comunidade. Isso permite que os alunos compreendam a importância da arquitetura em contextos reais, proporcionando soluções que atendem às necessidades das pessoas, além de criar um espaço mais acolhedor e funcional.

Leticia Kerr Sanches, aluna de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Santo André.

Quer fazer visitas educativas como essa? Venha estudar Arquitetura e Urbanismo na Fundação Santo André!

Já imaginou fazer parte da melhoria urbana de comunidades da região do ABC? Aqui na Fundação Santo André, você tem a oportunidade de participar de diversas iniciativas sociais como parte do conteúdo programático da graduação em Arquitetura e Urbanismo.

E aí, está esperando o que para dar seus primeiros passos em sua carreira como arquiteto e urbanista? Matricule-se no curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Santo André!

Vista aérea da Fundação Santo André

O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Em 2024, as novidades são os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.

Deixe um comentário