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Pró-Reitoria de Graduação

Programa de Monitoria 2024.1

Confira o Programa de Monitoria 2023.2

Conheça o Projeto Pedagógico dos Cursos - PPC

NORMAS DE SEGURANÇA, FUNCIONAMENTO E UTILIZAÇÃO

Todos os laboratórios da FSA devem observar às normas a seguir (quando couber):

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Confira estatutos, regimentos e documentos importantes no nosso Portal da Transparência:

Plano de Atividades 2023

 FAECO

FAFIL

FAENG

Plano de Atividades 2022

 FAECO

FAFIL

FAENG

Plano de Atividades 2021

 FAECO

FAFIL

FAENG

Plano de Atividades 2020

FAECO

FAFIL 

FAENG

 

Plano de Atividades 2019

FAECO 

FAFIL

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Anos Anteriores

2018

2017

 

Plano de Atividades 2019

 FAECO

FAFIL

FAENG

Plano de Atividades 2018

FAECO

FAFIL

FAENG 

Plano de atividades 2017

FAECO

A Fundação Santo André possui sua Clínica-Escola de Psicologia que atende toda comunidade. Os atendimentos serão realizados pelos alunos do último ano do curso de Psicologia, supervisionados por professores com grande experiência e titulação, respeitando os critérios éticos e a legislação vigente.

Situações atendidas:

1) Orientação de estudos;
2) Conflitos pessoais: escola, família, trabalho.

Inscrições para o cadastro na Clínica-Escola de Psicologia da Fundação Santo André

Onde: Setor de Serviço Social localizado no (anexo I – Fundação Santo André)
Av. Príncipe de Gales, 821, Bairro Príncipe de Gales – Santo André,
Informações: telefone: 4979-3423 ou pelo e-mail: coepp@www.fsa.br

O Curso de Nivelamento que é oferecido aos calouros do curso e tem como objetivo principal proporcionar uma boa compreensão dos conceitos matemáticos básicos fundamentais para um bom aproveitamento das disciplinas iniciais do curso, permitindo desta forma, uma compreensão consistente das disciplinas específicas de cada curso alicerçada com uma base sólida dos conceitos fundamentais. Tal compreensão permitirá ao aluno dispor de ferramentas para uma avaliação crítica dos problemas apresentados nos vários níveis do curso durante o processo de aquisição de informações e apresentar soluções viáveis, criativas e inovadoras gerando-se assim novos conhecimentos.

O Curso de Nivelamento é oferecido em período anterior ao início das aulas.

Os alunos podem usufruir das atividades de monitoria. Trata-se de um importante suporte didático-pedagógico de grande auxílio para eliminar as dificuldades do grau médio, bem como oferecer a um contingente cada vez maior de alunos a oportunidade de superar gradualmente as dificuldades que surgem à medida que o curso avança. São funções do monitor: participar e desenvolver projetos junto ao professor; orientar estudos individualizados e/ou coletivos; colaborar na identificação das dificuldades das classes; fazer levantamento bibliográfico para a disciplina e desenvolver atividades de ensino.

A Semana dos Cursos é promovida pela Faculdade, mas é organizada pelos alunos e para os alunos, com a participação e orientação dos professores. São promovidas palestras, mini cursos, demonstrações, entre outras atividades que visam propiciar uma visão mais integrada entre os conteúdos desenvolvidos e a realidade prática encontrada no mercado de trabalho. No evento também são apresentados resultados dos trabalhos de pesquisa,Trabalhos de Conclusão de Curso.

Visitas a empresas e instalações complementam a visão do aluno em relação ao mercado de trabalho, e ao tipo de oferta de trabalho que poderá obter. Tais visitas fazem parte da programação didática do curso e são agendadas em função da demanda. A Grande São Paulo, sobretudo o grande ABC, oferece um laboratório de campo natural e incursões serão realizadas com os alunos com a finalidade de observarem em campo as questões discutidas em teoria. A classe sempre irá de ônibus, predominantemente dividida em turmas e, quando necessário, contará com um veículo de apoio para transporte de equipamentos.

A Iniciação Científica destina-se a alunos de graduação para desenvolvimento de pesquisa científica ou tecnológica sob a direção de um orientador com título de doutor, ou qualificação equivalente. Nessa modalidade de atuação deve ser incentivada a busca de apoio de agências de fomento para sua implementação.

Como regra geral, o aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto de pesquisa. A responsabilidade pelo projeto de pesquisa cabe ao orientador, mas o candidato deve estar preparado para discuti-lo e analisar os seus resultados. Essa forma de atuação deve ser proposta pelo orientador somente depois que estiver convicto de que o aluno tem interesse pelo projeto de pesquisa e tempo disponível para executá-lo, sem prejuízo para suas atividades escolares.

As condições gerais para essa forma de atuação devem ser estabelecidas pelo CUFSA de acordo com as práticas vigentes levando em conta, entre outros quesitos: tempo de dedicação do aluno, apresentação periódica de relatórios, assessoria ad-hoc para julgamento, regras no que diz respeito à publicações e patentes.

São objetivos específicos do Programa:

  • despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;
  • contribuir para a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores;
  • contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
  • estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação;
  • contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  • contribuir para a redução do tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação;
  • estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;
  • proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, assim como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
  • ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

O PIIC – Programa de Incentivo à Iniciação Científica/FSA tem regulamentação própria disponível no site da PROPPEX – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

O PIEX – Programa de Incentivo à Extensão/FSA visa incentivar a extensão universitária.

São objetivos específicos do Programa:

  • despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;
  • contribuir para a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores;
  • contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
  • estimular uma maior articulação entre a graduação e a pós-graduação;
  • contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  • contribuir para a redução do tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação;
  • estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;
  • proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, assim como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
  • ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

Tem regulamentação própria disponível no site da PROPPEX – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Anualmente a FSA promove o SAPEX (Simpósio de Atividades de Pesquisa e Extensão). O encontro será um momento de diálogo científico, em que a comunidade acadêmica divulga seus trabalhos e debate o tema proposto pelo evento. Durante o Simpósio Pesquisa são apresentados trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos RTI’s (Professores em Regime de Tempo Integral) da Instituição. No mesmo período, os alunos em iniciação científica também apresentam os resultados de suas pesquisas, acompanhados de alguns trabalhos dos alunos da graduação e da pós-graduação.

As unidades do Centro Universitário Fundação Santo André possuem seus próprios Centros ou Diretórios Acadêmicos sendo incentivado pela Instituição a participação docente. A realização de ativades integradoras juntos aos CAs ou DAs se dará por meio de atividades de recepção aos calouros e de atividades junto à semana de recepção à alunos visitantes quando do evento “FSA Portas Abertas”.

O incentivo à participação de alunos em programas de intercâmbio ocorre por meio de Programas Governamentais em editais específicos para este fim e também por meio da divulgação de programas externos de intercâmbio promovidos por agências de turismo voltadas ao estudante.

A FSA desenvolve diversas parcerias voltadas à Responsabilidade Social de sua comunidade acadêmica:

– desenvolvimento de TCCs – Trabalhos de Conclusão de Curso voltados à demandas da comunidade, geralmente locais de atuação do próprio corpo discente;
– desenvolvimento de ações de coleta seletiva no Campus;
– coleta de alimentos e agasalhos e distribuição à creches, asilos.

Além dessas ações, a FSA possui convênios com diversas empresas e entidades de classe para a oferta de descontos em suas mensalidades.

A FSA possui convênio com várias empresas e sindicatos, bem como, com a Prefeitura Municipal de Santo André – PMSA, nestes casos, sendo o aluno dependente, filiado ou funcionário, poderá apresentar uma declaração que comprove o vínculo, e obter um desconto de 10%, no caso das empresas ou sindicatos e de até 50%, para funcionários da PMSA. Há também descontos para EX-ALUNOS formados na FSA (10%), ou de 5%, na hipótese do aluno apresentar para matrícula 01 (um) irmão, filho ou cônjuge.

A relação completa de entidades conveniadas pode ser encontrada em: http://www.fsa.br/convenios

CERTIFICADOS DA II SEMANA DE INOVAÇÃO ACADÊMICA:

CERTIFICADOS DE NIVELAMENTO 2021

SEMANA DE INOVAÇÃO ACADÊMICA

A FSA quer que você conheça novas metodologias de ensino e aprendizagem e coloque em prática no dia a dia de suas salas de aula.

Clique e acesse o material disponível das Semanas já realizadas:

ACESSIBILIDADE METODOLOGICA

ACEX FSA

Diversidade e vivências - reflexões para uma melhor

EDUCACAO EMPREENDEDORA

PESQUISA E EXTENSAO NA FSA

PPT FSA MICROLEARNING

PPT FSA REITORIA 2022

SUPLEMENTO-DIDATICO

Durante os dias 09 à 13 de agosto de 2021, a Fundação Santo André realizou sua 4ª Semana de Inovação Acadêmica, durante o evento os docentes da FSA tiveram a oportunidade de estar em contato com diversos especialistas e com diversas metodologias de ensino-aprendizagem para tornar as aulas cada vez mais dinâmicas trazendo o aluno para o centro da aprendizagem.

Na segunda-feira, houve a palestra com o Instituto Rodrigo Hubner que tratou da questão da acessibilidade em sala de aula, bem como com a palestra com a Profa. Magna Campos sobre como elaborar questões para o ENADE.
Na terça foi o dia da CPA – Comissão Própria de Avaliação apresentar os dados institucionais e resultados das conquistas obtidas a partir das questões realizadas junto à comunidade acadêmica. Ainda na terça a Universidade Celso Lisboa apresentou seu case de Ensino por Competências aplicado em salas de aula conquistando uma grande aceitação dos alunos e do mercado de trabalho aumentando o número de ações voltadas à mão-na-massa dos alunos e valorizando sua formação.

Na quarta foi a vez da temática da “Afetividade nas relações de ensino e a performance dos estudantes” ministrada pelo Prof. Paulo Roberto Teixeira Jr. da Universidade Sorocaba. Onde se ressalta a importância do acolhimento, da escuta ativa e da participação dos estudantes junto à dinâmica da sala de aula.Ainda na quarta, tivemos a palestra “Como implementar o Ensino por Competências no Ensino Superior” do Prof. Dr. Nilson Jose Machado que ressaltou a importância de se tratar de questões fundamentais para o desenvolvimento da disciplina quando da realização das avaliações junto aos estudantes. Paralelamente, tivemos a palestra sobre o CDIO, do Prof. Dr. Messias Borges Silva que apresentou aos docentes de Engenharia a metodologia e como a FAENG pode se diferenciar na formação de seus engenheiros e arquitetos.

Na quinta, a avaliação por competências foi tema da Profa. Dra. Cinthia B. Spricigo que reforçou a necessidade de modernização dos cursos e da abordagem de aprendizagem para se adequar ao perfil do aluno e das necessidades de empregabilidade. Tivemos também a palestra da Profa. Dra. Márcia Laporta relatando as atividades desenvolvidas pelos professores e alunos junto às atividades curriculares de extensão – ACEX e lançando o novo livro da FSA que retrata as ações desenvolvidas.

Na sexta foi a vez da parceria com a Ecofalante que abre um horizonte de ações acadêmicas voltadas à discussão de temáticas relacionadas à diversidade, cultura e meio ambiente com apoio de vídeos e filmes. Por fim, para encerrar as atividades da semana, tivemos a apresentação da Profa. Dra. Andréa Quintão, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, apresentando as oportunidades de ação dos docentes e discentes junto aos cursos de Pós-Graduação, Comitês de Ética em Pesquisa Humana e Animal, Iniciação Científica, Políticas afirmativas e o SAPEX – Simpósio de Atividades de Pesquisa e Extensão da FSA.

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