Pró-Reitoria de Graduação
São ofertados Cursos de Nivelamento aos calouros do curso que tem como objetivo principal proporcionar uma boa compreensão dos conceitos matemáticos básicos e comunicação escrita fundamentais para um bom aproveitamento das disciplinas iniciais do curso, permitindo desta forma, uma compreensão consistente das disciplinas específicas de cada curso alicerçada com uma base sólida dos conceitos fundamentais. Tal compreensão permitirá ao aluno dispor de ferramentas para uma avaliação crítica dos problemas apresentados nos vários níveis do curso durante o processo de aquisição de informações e apresentar soluções viáveis, criativas e inovadoras gerando-se assim novos conhecimentos.
O Curso de Nivelamento é oferecido em período anterior ao início das aulas e realizado diretamente pelo AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle).
Se você é calouro, consulte o e-mail recebido em seu processo de admissão após a matrícula.
São ofertados Cursos de Nivelamento aos calouros do curso que tem como objetivo principal proporcionar uma boa compreensão dos conceitos matemáticos básicos e comunicação escrita fundamentais para um bom aproveitamento das disciplinas iniciais do curso, permitindo desta forma, uma compreensão consistente das disciplinas específicas de cada curso alicerçada com uma base sólida dos conceitos fundamentais. Tal compreensão permitirá ao aluno dispor de ferramentas para uma avaliação crítica dos problemas apresentados nos vários níveis do curso durante o processo de aquisição de informações e apresentar soluções viáveis, criativas e inovadoras gerando-se assim novos conhecimentos.
O Curso de Nivelamento é oferecido em período anterior ao início das aulas e realizado diretamente pelo AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle).
Se você é calouro, consulte o e-mail recebido em seu processo de admissão após a matrícula.
CERTIFICADOS DE NIVELAMENTO 2021
Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado)
Ciências Biológicas (Bacharelado)
Sistemas de Informação (Bacharelado)
Ciências de Dados e Inteligência Artificial (Bacharelado)
Ciências Contábeis (Bacharelado)
Ciências Econômicas (Bacharelado)
Engenharia Civil (Bacharelado)
Engenharia da Computação (Bacharelado)
Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado)
Engenharia Eletrônica (Bacharelado)
Engenharia Elétrica (Bacharelado)
Engenharia de Materiais (Bacharelado)
Engenharia Mecânica (Bacharelado)
Engenharia de Produção (Bacharelado)
Engenharia Química (Bacharelado)
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo)
Publicidade e Propaganda (Bacharelado)
PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA
Os alunos podem usufruir das atividades de monitoria. Trata-se de um importante suporte didático-pedagógico de grande auxílio para eliminar as dificuldades do grau médio, bem como oferecer a um contingente cada vez maior de alunos a oportunidade de superar gradualmente as dificuldades que surgem à medida que o curso avança.
São funções do monitor: participar e desenvolver projetos junto ao professor; orientar estudos individualizados e/ou coletivos; colaborar na identificação das dificuldades das classes; fazer levantamento bibliográfico para a disciplina e desenvolver atividades de ensino.
As atividades de monitoria estão regulamentadas por meio da Resolução do CONSUN nº 024/2021.
LABORATÓRIOS
Laboratórios de informática regularmente abertos para uso fora do horário de aulas:
A Semana dos Cursos é promovida pela Faculdade, mas é organizada pelos alunos e para os alunos, com a participação e orientação dos professores. São promovidas palestras, mini cursos, demonstrações, entre outras atividades que visam propiciar uma visão mais integrada entre os conteúdos desenvolvidos e a realidade prática encontrada no mercado de trabalho. No evento também são apresentados resultados dos trabalhos de pesquisa, Trabalhos de Conclusão de Curso.
Caso deseje participar da equipe de organização da semana de seu curso, procura a coordenação de seu curso.
VISITAS TÉCNICAS
Visitas a empresas e instalações complementam a visão do aluno em relação ao mercado de trabalho, e ao tipo de oferta de trabalho que poderá obter. Tais visitas fazem parte da programação didática do curso e são agendadas em função da demanda.
A Grande São Paulo, sobretudo o grande ABC, oferece um laboratório de campo natural e incursões serão realizadas com os alunos com a finalidade de observarem em campo as questões discutidas em teoria. A classe sempre irá de ônibus, predominantemente dividida em turmas e, quando necessário, contará com um veículo de apoio para transporte de equipamentos.
Você professor/estudante deseja organizar uma visita técnica? Procure a coordenação de seu curso.
Você empresa deseja oferecer uma visita? Envie e-mail para prograd@fsa.br
A FSA desenvolve um programa permanente de formação didática de seus docentes. Anualmente, conforme previsão do calendário acadêmico, é desenvolvida a Semana de Inovação Acadêmica. Esta semana é dedicada integralmente pelos docentes para a realização de palestras, oficinas e workshops voltados ao estudo de metodologias ativas de aprendizagem, acolhimento discente, AVA, uso de novas tecnologias e muito mais.
Conheça a programação e acesse as palestras das Semanas de Inovação Acadêmica já desenvolvidas na FSA:
Durante os dias 09 à 13 de agosto de 2021, a Fundação Santo André realizou sua 4ª Semana de Inovação Acadêmica, durante o evento os docentes da FSA tiveram a oportunidade de estar em contato com diversos especialistas e com diversas metodologias de ensino-aprendizagem para tornar as aulas cada vez mais dinâmicas trazendo o aluno para o centro da aprendizagem.
Na segunda-feira, houve a palestra com o Instituto Rodrigo Hubner que tratou da questão da acessibilidade em sala de aula, bem como com a palestra com a Profa. Magna Campos sobre como elaborar questões para o ENADE.
Na terça foi o dia da CPA – Comissão Própria de Avaliação apresentar os dados institucionais e resultados das conquistas obtidas a partir das questões realizadas junto à comunidade acadêmica. Ainda na terça a Universidade Celso Lisboa apresentou seu case de Ensino por Competências aplicado em salas de aula conquistando uma grande aceitação dos alunos e do mercado de trabalho aumentando o número de ações voltadas à mão-na-massa dos alunos e valorizando sua formação.
Na quarta foi a vez da temática da “Afetividade nas relações de ensino e a performance dos estudantes” ministrada pelo Prof. Paulo Roberto Teixeira Jr. da Universidade Sorocaba. Onde se ressalta a importância do acolhimento, da escuta ativa e da participação dos estudantes junto à dinâmica da sala de aula.Ainda na quarta, tivemos a palestra “Como implementar o Ensino por Competências no Ensino Superior” do Prof. Dr. Nilson Jose Machado que ressaltou a importância de se tratar de questões fundamentais para o desenvolvimento da disciplina quando da realização das avaliações junto aos estudantes. Paralelamente, tivemos a palestra sobre o CDIO, do Prof. Dr. Messias Borges Silva que apresentou aos docentes de Engenharia a metodologia e como a FAENG pode se diferenciar na formação de seus engenheiros e arquitetos.
Na quinta, a avaliação por competências foi tema da Profa. Dra. Cinthia B. Spricigo que reforçou a necessidade de modernização dos cursos e da abordagem de aprendizagem para se adequar ao perfil do aluno e das necessidades de empregabilidade. Tivemos também a palestra da Profa. Dra. Márcia Laporta relatando as atividades desenvolvidas pelos professores e alunos junto às atividades curriculares de extensão – ACEX e lançando o novo livro da FSA que retrata as ações desenvolvidas.
Na sexta foi a vez da parceria com a Ecofalante que abre um horizonte de ações acadêmicas voltadas à discussão de temáticas relacionadas à diversidade, cultura e meio ambiente com apoio de vídeos e filmes. Por fim, para encerrar as atividades da semana, tivemos a apresentação da Profa. Dra. Andréa Quintão, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, apresentando as oportunidades de ação dos docentes e discentes junto aos cursos de Pós-Graduação, Comitês de Ética em Pesquisa Humana e Animal, Iniciação Científica, Políticas afirmativas e o SAPEX – Simpósio de Atividades de Pesquisa e Extensão da FSA.
O Programa de Mentoria FSA: Começando Bem, é uma ação inovadora que busca ajudar na orientação aos estudantes quanto ao mercado de trabalho e consequentemente aumentar sua empregabilidade.
Os objetivos do programa são:
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPPEX é responsável por selecionar os alunos por meio de um edital amplamente divulgado a toda comunidade.
O portal de estágios, disponível a todos os alunos do CUFSA por meio do portal do aluno, é um espaço específico destinado à publicação de vagas de estágios para que o aluno se cadastre, pesquise ou então receba em seu e-mail vagas de acordo com sua procura e perfil.
Também é disponibilizado aos alunos, vídeos com dicas de como desenvolver um currículo interessante, criar um perfil no LinkedIn e perguntas usualmente feitas em uma entrevista de emprego. Tais vídeos podem direcionar o aluno de forma dinâmica e de fácil compreensão para que o mesmo tenha destaque na conquista de sua vaga de estágio. Além destes vídeos, os alunos podem acessar links de cursos extracurriculares sem custo para que o aluno possa acessar e obter certificado, como cursos e atividades em inglês da Universidade de Cambridge, diversos cursos e temas do SEBRAE e CIEE Saber Virtual divididos em 3 categorias (marketing digital, qualificação profissional e dados).
A divulgação de cursos gratuitos é uma ação para que os alunos aumentem suas qualificações e se tornem mais competitivos no mercado de trabalho, de modo a aumentar a empregabilidade.
Centros Acadêmicos e Atlética
A realização de atividades integradoras juntos aos CAs ou DAs se dará por meio de atividades de recepção aos calouros e de atividades junto à semana de recepção à alunos visitantes.
A Atlética FSA é uma organização gerida diretamente pelos estudantes e está localizada no prédio 2 da Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FAENG.
A FSA conta com diversos espaços de convivência para descompressão e atividades dos estudantes.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Responsabilidade Social é uma das Políticas previstas no PDI e uma disciplina que compõe o core Curriculum da FSA.
A FSA desenvolve diversas parcerias voltadas à Responsabilidade Social de sua comunidade acadêmica:
© 2024 | Fundação Santo André