Você está visualizando atualmente Fundação Santo André participa da Jornada Amazônia das Crianças

Fundação Santo André participa da Jornada Amazônia das Crianças

Compartilhe
329 Views · 

Estudantes, professores e educadores dos cursos de Ciências Biológicas, Design e Propaganda e Marketing da Fundação Santo André participam da Jornada Literária Amazônia das Crianças nesta sexta, 28/3, a partir das 19h30.

No formato de palestra dialogada, o prof. Dr. Zysman Neiman, da Cátedra Sustentabilidade da Unifesp, apresenta o conteúdo do livro Amazônia das Crianças como importante recurso pedagógico interdisciplinar a ser utilizado por professores e educadores, sobretudo do Ensino Fundamental.

Apesar do título, o livro não é uma publicação para o público infantil. Trata-se de um documentário fotográfico do premiado fotógrafo Araquém Alcântara que, com olhar sensível e artístico, retratou a realidade e os sonhos de 15 crianças de diversas regiões da Amazônia.

Com textos de Morris Kachani e ilustrações de Angelo Abu, a obra mostra   uma importante região do Brasil ainda pouco conhecida dos brasileiros sob o olhar das crianças que lá vivem.  O objetivo é valorizar e preservar a maior floresta tropical do mundo com toda a sua sociobiodiversidade como forma de garantir a sobrevivência do planeta e da espécie humana.

Para professores

Além do livro, Zysman Neiman apresenta também o Guia de Navegação, destinado a professores e educadores como material complementar e transversal a diversas áreas do conhecimento.   

A ideia é que os docentes sejam mediadores da leitura dos textos do livro, proporcionando aos alunos a compreensão das características socioambientais daquela região, sua importância para o planeta, além de despertar a curiosidade em relação a vida de outros brasileiros da mesma faixa etária com hábitos, culturas e experiências bem diferentes.

“As crianças são a principal esperança de que os processos de degradação e mau uso dos recursos naturais da Amazônia sejam revertidos. A educação de uma nova geração de brasileiros pode pacificar as relações entre sociedade humana e meio ambiente. Só assim a sociobiodiversidade ímpar da região estará garantida no futuro”, destaca Neiman na apresentação do Guia.

A Jornada Literária Amazônia das Crianças é um evento gratuito promovido pelo Instituto Physis Cultura e Ambiente, com incentivo da Lei Rouanet, patrocínio do C6 Bank e apoio da Cátedra Sustentabilidade da Unifesp.

Instituições de ensino e organizações que quiserem receber o projeto, devem entrar em contato pelo e-mail: juliana@physis.org.br Para saber a agenda das jornadas no estado, acesse o site www.physis.org.br/jornada ou a página do Instagram @jornada_amazonia_das_criancas.

Deixe um comentário