Nesse início de semestre rolou a 9ª Semana de Inovação Acadêmica: uma semana inteira dedicada a parar a instituição e pensar o pedagógico, renovar práticas e fortalecer a experiência de aprendizagem dos nossos estudantes.
Por que paramos para inovar?
Durante essa semana, reunimos professores e colaboradores para discutir novas metodologias, formas de acolhimento e estratégias que visam proporcionar o sucesso do nosso estudante. Foi um momento para refletir sobre como a educação pode transformar vidas — ajudando nossos alunos a brilhar, se transformar, obter emprego, empreender e contribuir com a sociedade.
Atividades e temas que marcaram a semana
A programação foi pensada para promover imersão, troca e capacidade prática. Entre as ações realizadas, destacamos:
- Palestras inspiradoras sobre educação e inovação;
- Oficinas práticas para adoção de novas metodologias;
- Workshops sobre acolhimento e saúde mental;
- Sessões sobre inteligência artificial e novas tecnologias aplicadas ao ensino;
- Espaços de diálogo entre docentes para compartilhar experiências e recursos didáticos.

O papel das oficinas
As oficinas trouxeram ferramentas concretas para renovar práticas em sala de aula — desde abordagens para avaliação até o uso de tecnologia e estratégias de engajamento. Nosso objetivo foi conectar teoria e prática, criando soluções que possam ser aplicadas já no semestre letivo que se iniciava.
Capacitação docente: aperfeiçoando competências
Uma parte essencial da semana foi dedicada ao aperfeiçoamento do corpo docente. A ideia é clara: investir nas competências e habilidades dos professores para incrementar a qualidade do ensino, das atividades, das avaliações e do acompanhamento dos alunos ao longo do semestre.

ENAD e a importância do papel docente
Entre os temas tratados, conversamos bastante sobre o ENAD — sua relevância para a instituição e como os docentes podem contribuir para melhorar as competências e habilidades dos alunos, visando melhores resultados no exame. Mais do que um teste, o ENAD é um indicador importante para orientar práticas pedagógicas e alinhar o ensino às demandas do mercado.
Resiliência: um tema para além da teoria
Em uma das noites nos reunimos para um diálogo sobre resiliência — um tema fundamental que não tem receita pronta e não se resolve com fórmulas de autoajuda. Resiliência é construída no dia a dia: é um processo de constituição e reconstituição que permite viver em superação diante dos desafios.
“…um tema muito do dia a dia, onde a gente constrói, onde a gente se constitui, se reconstitui e consegue viver em superação diante dos desafios…”

Por que falar de resiliência na academia?
Porque formar profissionais resilientes é também preparar cidadãos capazes de enfrentar mudanças, adaptar-se às inovações e liderar transformações. Trabalhar resiliência com estudantes e professores fortalece a comunidade acadêmica e cria um ambiente propício à inovação contínua.
Resultados esperados e próximos passos
Ao final da semana, saímos motivados e com várias iniciativas práticas para implementar no semestre. Esperamos:
- Integrar novas metodologias em diferentes cursos;
- Aprimorar o acolhimento e a atenção à saúde mental dos alunos;
- Ampliar o uso de ferramentas tecnológicas e inteligência artificial com responsabilidade pedagógica;
- Fortalecer a preparação para avaliações institucionais, como o ENAD;
- Continuar promovendo espaços de formação e troca entre docentes.
Um compromisso com a transformação
Desejamos a toda comunidade acadêmica um excelente semestre. A 9ª Semana de Inovação Acadêmica reforçou o compromisso da Fundação Santo André em inovar e trazer o melhor tanto para estudantes quanto para docentes. Seguiremos juntos, fazendo uma Fundação cada vez melhor.
Parabéns a todos os envolvidos por mais uma edição de sucesso!