ABC ganha Centro de Inovação e Empreendedorismo HUB/FSA
  • Post category:Notícias
199 Views +

A FSA (Fundação Santo André), responsável por formar mais de 100 mil profissionais ao longo dos seus 60 anos de atuação na região, acaba de anunciar a construção do Centro de Inovação e Empreendedorismo HUB. Trata-se de uma iniciativa, sem fins lucrativos, que fomenta o ecossistema de inovação de tripla hélice, ou seja, coloca a instituição de ensino, a iniciativa privada e o governo, em uma só linha de atuação, para atuar no desenvolvimento de startups.

Em entrevista ao RDtv, o pró-reitor de Administração e Planejamento da FSA, Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade, fala dos benefícios da iniciativa para o ABC. “O centro de inovação vem para somar aos esforços que a FSA já desempenha na região. Uma das grandes marcas que temos é na área da tecnologia e no avanço de estratégias, e a HUB surge com o intuito de facilitar e estreitar essas ideias, com uma visão mais arejada e ações coordenadas com o poder público”, explica.

A iniciativa, de acordo com o diretor, vai além, une atores políticos e empresariais e assim facilita também a inserção dos jovens no mercado de trabalho e no nicho de startups, que está cada vez mais em alta na Indústria 4.0. “Será um meio de inserir nossos alunos no mercado, e além de tudo, apresentá-los a um nicho de incubadoras de empresas, de startups, de trabalhos de co-working e inovação, tudo em um espaço ultramoderno e sofisticado que já está sendo estudado por uma equipe técnica”, enfatiza o diretor.

A ideia da iniciativa, segundo Andrade, surgiu com a necessidade de se atender demandas urgentes do dia-a-dia das empresas e do poder público. “Vimos a necessidade da sociedade civil e do empresariado e vimos que era possível associar isso ao que era desenvolvido na universidade. E por que não juntar as ideias com um centro de inovação para discutir novos projetos e colocar em prática? Foi então que surgiu o projeto”, explica.

Os investimentos para a construção do espaço, virão de empresas que pretendem colocar sua marca em evidência. “Estamos com estudos preliminares que apontam a ordem de R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões, valor que deverá vir de empresas que se interessarem pelo projeto em sua integralidade”, explica o diretor ao afirmar que a intenção é que o Centro inicie o funcionamento já em 2021, após o período de pandemia da Covid-19.

Na estrutura, o projeto contempla salas de reunião, estações de trabalho, salas de treinamento, espaço maker e auditório. Já o Projeto arquitetônico para ocupação conta com um espaço de 2000 m², no interior da Fundação Santo André.

REPÓRTER DIÁRIO

Disponível em: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/2895994/abc-ganha-centro-de-inovacao-e-empreendedorismo-hub-fsa/