Alunos do curso de Direito elaboram oficina de Direito e Cidadania à Comunidade no Dia da Responsabilidade Social da FSA
No dia 08 de novembro de 2025, a FSA abriu as portas para a comunidade participar do “Dia da Responsabilidade Social”, que integra atividades de diversos cursos da instituição com o objetivo de dar acesso à orientação e serviços essenciais à população.
Os estudantes do curso de Direito da FSA, ministraram uma oficina com os temas “Reconhecimento de paternidade” e “Regularização de documentos” para a comunidade.
A atividade foi organizada pelo curso de Direito, sob a coordenação da Professora Ana Paula Navarro Teixeira, e realizada pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), coordenado pela Professora Juliana Pereira, que acompanharam o desenvolvimento e apresentação do trabalho dos alunos.

Durante a oficina, os cidadãos presentes puderam compreender o funcionamento e a importância dos procedimentos extrajudiciais voltados à localização de genitores e à regularização de documentos, uma vez que os alunos objetivaram levar informação de qualidade à comunidade, promovendo o acesso facilitado a ferramentas disponibilizadas pelo Estado, muitas vezes desconhecidos pela população.
A iniciativa proporcionou aos alunos uma visão de responsabilidade social, uma vez que o curso de Direito oferece acesso a informações pouco conhecidas pela população. Ao reconhecerem isso, os estudantes tiveram a oportunidade e a gratificação não de reter o conhecimento, mas de compartilhá-lo, contribuindo para a construção de uma sociedade mais informada e justa.
Depoimento da aluna Melissa Vitória de Sales Farias:
“Participar dos eventos sociais promovidos pela Fundação Santo André é sempre satisfatório. Essas experiências proporcionam um senso de propósito, de estar no caminho certo, mas também são um respiro em meio a rotina de estudos, pois por algumas horas saímos da cadeira de estudantes e podemos colocar em prática aquilo que estamos absorvendo em sala de aula. Além da satisfação acadêmica, também encontrei nesta oficina satisfação pessoal, pois pude transmitir informações que podem mudar a vida de alguém. No fim, isso com certeza é o mais importante.”
