253 Views · 

Laboratório de Soldas e Fornos da FSA para pesquisa e desenvolvimento da engenharia tem foco na indústria automobilística será inaugurado terça-feira, 16 de outubro

Santo André, 11 de outubro de 2018 – A Fundação Santo André (FSA) inaugura terça-feira, 16 de outubro, às 21h, o primeiro laboratório da região dedicado a estudos, pesquisa científica e desenvolvimento de soldas com foco na indústria automobilística. O ato marca a solenidade de abertura da XVI Semana das Engenharias do Centro Universitário da FSA, com início às 19h30. Programação preliminar completa aqui – https://goo.gl/VpT9EV.

Idealizado pelo professor e engenheiro Jose Augustin Castillo Lara, coordenador do curso de Engenharia de Materiais da Faculdade de Engenharia (Faeng) da FSA, o laboratório foi desenvolvido em parceria com empresas de tecnologia, como a suíça ABB, especializada em tecnologias nas áreas de energia e automação, e a sueca SSAB, fabricante de produtos de chapas e placas aço, além de usinas e produtora de gases para solda.

José Lara explica que o modelo seguido para a viabilização do laboratório da FSA é o de cessão em comodato de equipamentos de última geração: “Foi a forma que encontramos para manter o laboratório sempre atualizado em ferramentas e tecnologia, o que é fundamental nessa área”, destaca. Entre os itens que fazem parte do laboratório estão fornos de altas temperaturas para fundição de materiais e robô de solda e equipamento para união de chapas a frio.

De acordo com o engenheiro, o projeto visa a especialização de engenheiros em soldas, na graduação e pós-graduação.. “Há uma carência crescente na cadeia automotiva (fabricantes de autopeças e de veículos) de profissionais especializados em soldas aplicadas a esse segmento, uma vez que tanto os materiais quanto os processos industriais passaram por mudanças importantes nos últimos tempos”, aponta.

As atividades do novo laboratório serão orientadas por professores de engenharia da FSA e de outras universidades, na graduação e pós-graduação, todos profissionais oriundos da indústria automobilística.

XVI SEMANA DAS ENGENHARIAS 2018
Tema: Engenharia e os Desafios Contemporâneos
De 16 a 20 de outubro
Fundação Santo André (FSA) – Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André – SP
Entrada gratuita

Sobre a FSAwww.fsa.br – A Fundação Santo André (FSA) é uma instituição de caráter público e de direito privado. Foi criada em 1962 pela lei municipal no 1.840, para manter a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FAECO), primeira escola de ensino superior do ABC, também originada pelo poder público municipal, em 1953. Em 1966 foi autorizada a instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL). No final da década de 1980 a instituição criou o Colégio da Fundação Santo André, de ensino médio, instalado no campus universitário para incentivar a integração dos alunos no ambiente acadêmico. O Centro de Pós-Graduação surgiu em 1990, com cursos de Atualização, Especialização e MBA. No final dos anos 1990 foi criada a Faculdade de Engenharia Celso Daniel (FAENG). Atualmente a FSA é mantenedora do Centro Universitário, que abriga as três faculdades e o colégio.

A FSA possui 3,2 mil alunos e oferece 29 cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Atuariais, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Geografia, História, Letras, Tecnologia da Informação, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, Tecnologia em Logística, Tecnologia da Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de RH, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Marketing.

COMPANHIA DE IMPRENSA

Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br

Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br

Telefones – 94984-9581 – 4435-0000 – 4990-1806