Antes da era digital, as empresas mensuravam suas estratégias a partir de suposições, principalmente na área de marketing. Com os avanços tecnológicos, possibilitou-se quantificar todas as informações para tomar decisões que contribuam, efetivamente, para a melhoria dos resultados, e esta técnica ficou conhecida como Data Driven.
A maneira como essas informações são armazenadas, interpretadas e aplicadas está intrinsecamente ligada ao sucesso no ambiente empresarial competitivo de hoje, principalmente nos setores que mais apresentam maturidade digital para reconhecer o poder dos dados.
Pensando nisso, o objetivo principal deste artigo é definir o que é Data Driven, esclarecer como o conceito surgiu e explicar o impacto da cultura de dados para a estratégia de um negócio.
Índice
- O que é Data Driven?
- Como surgiu?
- Qual é a importância desta cultura?
- Conheça mais sobre Data Driven no MBA em Marketing Digital, Growth e Estratégia Data Driven
O que é Data Driven?
O termo Data Driven significa, em português, “Orientado por Dados”. Ou seja, toda empresa que possui uma cultura Data Driven possui uma gestão pautada nas informações concretas e analisadas para a tomada de decisões com base nos resultados quantificáveis, em vez de simples intuição.
Quanto mais informações, melhores e mais eficientes serão as decisões tomadas, aumentando consideravelmente as chances de personalizar todo o fluxo de relacionamento com o público-alvo, humanizando ainda mais sua atuação no mercado.
Por outro lado, os dados mostram que os novos processos do negócio geraram uma redução nos custos, o que permitiu a liberação do fluxo de caixa nos próximos meses.
Dessa forma, é possível tomar a decisão pela contratação, considerando que terá em breve os recursos para isso.
Como surgiu?
O conceito surgiu a partir da ciência de dados, especialmente com o termo Big Data, que se trata do gigantesco volume de informações de todos os tipos e formatos, permitindo-lhes obter uma melhor compreensão de suas operações.
Esse conceito era limitado no início, já que as empresas tinham acesso apenas às informações do próprio negócio e poucas sobre o mercado. O uso de big data fornece informações muito mais amplas, que seriam de difícil interpretação sem a tecnologia certa para isso.
Por isso, os dados passaram a ser uma necessidade na hora de desenhar os planos a longo prazo das organizações, uma vez que fazem parte da era da tecnologia e apresenta um volume cada vez maior de informações.
Qual é a importância desta cultura?
Com o Data Driven, as empresas conseguem aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, levando em conta que as decisões são tomadas de maneiras mais objetivas, eficazes e confiáveis.
Além disso, a estratégia voltada para os dados permite às corporações que identifiquem tendências, prevejam cenários futuros e respondam de maneira proativa às transformações do setor que estão inseridas, colocando-as em uma posição de vantagem competitiva.
Conheça mais sobre Data Driven no MBA em Marketing Digital, Growth e Estratégia Data Driven
Diante destas perspectivas, o profissional que deseja se capacitar no planejamento, execução e análise de estratégias de marketing digital fundamentadas em dados pode conhecer mais sobre o mercado na pós-graduação MBA em Marketing Digital, Growth e Estratégia Data Driven do Centro Universitário Fundação Santo André!
O curso é direcionado aos profissionais não apenas da área de TI, mas de todas as áreas, que tenham em comum a vontade de aprimorar seus conhecimentos e atuar em empresas que necessitem criar ou ampliar sua tecnologia no processo de coleta e estratégias de marketing baseada em dados.

O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Em 2024, as novidades são os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.