Você está visualizando atualmente ORIENTAÇÕES AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO RETORNO ÀS AULAS

ORIENTAÇÕES AOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO RETORNO ÀS AULAS

  • Categoria do post:Notícias
1.778 Views · 

Prezado professor,

Em atenção às recomendações das autoridades de saúde, estamos trabalhando para mitigar o impacto das consequências acarretadas pela pandemia do  Coronavírus. Foram adotadas providências para evitar aglomerações e, por essa razão, desde 13/03 as aulas de todos os cursos (Graduação, Pós-graduação e Colégio) foram suspensas temporariamente. 

Visando manter a qualidade do Ensino oferecido pela Fundação Santo André, informamos que foi desenvolvido um plano emergencial para atendimento aos alunos de forma virtual.

O Núcleo de Educação a Distância em conjunto com o Centro de Informação da FSA estruturou um plano para ajudar os professores a ministrar suas aulas de uma nova maneira: a virtual. 

Ressaltamos que este formato não pressupõe qualquer mudança do curso, que ao término deste período de emergência sanitária retornará ao seu formato presencial, é um formato temporário para que os estudos de nossos alunos não fiquem comprometidos

Assim, as aulas retornam no formato virtual a partir de 23 de março. A partir de sábado (21/03) os alunos já deverão se inscrever no Moodle das disciplinas em que está matriculado.

Caberá ao docente durante o período de duração deste formato, para cada aula:

  • disponibilizar o material semanal de estudo de suas respectivas disciplinas por meio de um novo ambiente Moodle estruturado para atender esta demanda, antes de cada aula.
  •  interagir com os alunos de suas respectivas disciplinas por meio de um fórum de discussão virtual dentro do ambiente Moodle.
  •  preencher, até o dia de sua respectiva aula, conforme orientações a serem enviadas pela Pró-Reitoria de Graduação,  um formulário de registro informando o conteúdo ministrado, o qual deverá funcionar como documento base para solicitação de pagamento das respectivas horas aulas ministradas pelo docente.

Treinamentos

Serão ofertados nesta semana diversos treinamentos online com orientações a fim de oferecer maneiras alternativas para que o docente possa ministrar suas aulas.

Haverá suporte tanto online quanto presencial para os professores que necessitarem de ajuda para operacionalizar este processo. 

O Núcleo de Educação a Distância por meio de seu coordenador o Prof. Diogo Veri fará uma apresentação sobre como o professor deverá executar as ações. As apresentações serão no dia 18/3/2020 em 3 horários, às 10h, às 15h e às 20h. A apresentação terá duração de aproximadamente 30 minutos e vai mostrar como o docente poderá carregar seu material no Moodle. Para esclarecimento de dúvidas, envie mensagens para nead@fsa.br

Primeiro horário: 18/3/2020 – 10h – acessar a sala.

Segundo horário: 18/3/2020 – 15h – acessar a sala.

Terceiro horário: 18/3/2020 – 20h – acessar a sala.

Reflexões sobre a Aprendizagem

Aproveite o período sem aulas para repensar as dinâmicas e avaliações da sua disciplina à luz dos objetivos de aprendizagem. Considere de modo realista o que pode ser executado. Provavelmente será necessário reordenar tópicos, adaptar dinâmicas para o formato on-line, ou mesmo priorizar conteúdos em detrimento de outros. Não deixe de discutir com seu coordenador as possibilidades de adaptação.

Durante o período das aulas virtuais, também é essencial manter uma comunicação consistente com os alunos. Invista tempo em uma boa comunicação. Alinhe expectativas e defina regras de comunicação ao longo do período de contingência. Deixe claro que você está construindo a experiência on-line com eles em um processo de aprimoramento contínuo.

Manter contato com os alunos é vital durante qualquer alteração nas suas aulas. Informe sempre aos alunos os casos de alterações de horários, tarefas, procedimentos e expectativas.

Adaptar atividades de laboratório é um dos maiores desafios do ensino on-line. Como muitos laboratórios exigem equipamentos específicos, eles são difíceis de reproduzir fora do espaço físico. No entanto, teremos restrição de acesso ao prédio, assim considere as orientações a seguir:

  • Pesquise laboratórios virtuais: recursos e ferramentas virtuais podem ajudar a replicar a experiência de alguns laboratórios.
  • Forneça dados brutos para análise: nos casos em que o laboratório incluir a coleta de dados e sua análise, considere mostrar como os dados podem ser coletados e forneça alguns conjuntos brutos de dados para os alunos analisarem. Essa abordagem não é tão abrangente quanto fazer com que os alunos coletem e analisem seus próprios dados, mas pode mantê-los envolvidos com partes da experiência do laboratório durante o período de restrição de acesso às instalações.

A mesma adaptação deve ocorrer em relação aos trabalhos de graduação (TCC) que envolvam pesquisas de campo ou em laboratórios, tais temas devem ser revistos para pesquisas conceituais e teóricas com encontros e orientações virtuais.

As atividades de estágio por meio da Clínica de Psicologia, Núcleo de Práticas Jurídicas ou pelo Escritório Modelo de Arquitetura devem ser desenvolvidas na forma de estudos de caso com posterior apresentação de análise por envio de estudo desenvolvido e enviado via Moodle.

Atividades de Avaliação e Provas

As atividades de avaliação devem ser repensadas para o formato virtual via Moodle, cabendo aos docentes avaliar o melhor formato junto da característica de sua disciplina. 

A participação nos fóruns poderá ser computada, a critério dos docentes, dentro das notas de atividade das disciplinas.

Alterações no calendário acadêmico

Ficam determinadas as seguintes alterações nos calendários acadêmicos dos cursos semestrais e anuais de 2020:

a) o período destinado a primeira prova bimestral presencial dos cursos semestrais, e se aplicável, dos cursos anuais, passa a ser destinado à oferta de aulas pelo formato virtual. 

b) o período destinado à reposição ou antecipação de aulas no primeiro semestre passa a ser destinado à oferta de aulas pelo formato virtual.

A primeira prova bimestral presencial não será realizada na forma presencial para os cursos semestrais e, se aplicável, aos cursos anuais, e deve ser repensada para o formato de outras atividades de avaliação unicamente a distância, realizadas ao longo do semestre, que possam ser corrigidas automaticamente ou enviadas para o Moodle.

Considerações finais

A previsão é que este formato virtual se estenda até o final de maio. O término será comunicado oficialmente pela Reitoria.

Queremos oferecer a maior tranquilidade e facilidade neste momento tão turbulento que enfrentamos.

Sabemos da complexidade do momento e da colaboração de todos, vamos juntos superar esta grande crise de saúde pública.

Saudações acadêmicas.

Prof. Dr. Rodrigo Cutri

Reitor

Presidente 

Fundação Santo André

Portaria da Reitoria no 036/2020

Vídeo Reitoria