Paper com participação da Fundação Santo André é menção honrosa no SIMEA 2018
  • Post Category:Notícias
36 Views

Santo André – Ao trabalho conjunto entre Fundação Santo André (FSA), Instituto Mauá de Tecnologia e General Motors Mercosul, apresentado durante o SIMEA 2018, foi outorgada a “Menção Honrosa” na categoria Materiais e Reciclagem ao professores José Castillo Lara, coordenador da Engenharia de Materiais da FSA, Susana Lebrão, Rafael Alves de Amorim, e Marcos Colosio pela apresentação do trabalho técnico intitulado “Analysis of intergranular corrosion in welded joints with ferritic stainless steel isi 409 and aisi 439 for application in vehicular exhaustion systems”.

O SIMEA é um simpósio internacional que reúne engenheiros e especialistas do setor automobilístico, além de representantes do governo, universidades, lideranças empresariais e formadores de opinião ligados à engenharia da mobilidade.  Realizado anualmente pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) há 34 anos, tem como objetivo discutir de estratégias, soluções, técnicas e inovações para a mobilidade.

O paper – O trabalho premiado avaliou a sensibilidade da corrosão em juntas soldadas com aço inox ferrítico AISI 409 e AISI 439, aplicadas a sistemas veiculares de exaustão, focalizando dois tipos de processo de soldagem – manual e automático – realizados em aços inoxidáveis.

“O objetivo do trabalho foi avaliar a sensibilidade da corrosão intergranular em juntas soldadas de aços ferríticos aplicadas em sistemas de exaustão veicular, que apresentam fácil conformação, boa soldabilidade e boa resistência à fadiga térmica, o que significa um bom desempenho” explica o professor José Castillo Lara. Os resultados mostraram que a corrosão depende dos elementos de liga nesses aços e o aumento da temperatura no metal base devido à velocidade do fio de solda.

A cerimônia de entrega do certificado Menção Honrosa será no próximo dia 20 de setembro, às 11h40, na sede da UNIP (José Maria Whitaker 373, São Paulo).