Rafael Toledo de Souza

Sócio fundador da Toledo Arquitetura e Construção e ST Consultoria

Nome, Profissão atual e empresa na qual trabalha.

Rafael Toledo de Souza, Formação: Engenharia Civil e MBA Comunicação e Marketing; Atuo como Gestor de Projetos, Tenho atualmente 2 empresas a Toledo Arquitetura e Construção que atua com desenvolvimento de projetos e consultoria técnica para empresas, nossos principais clientes são indústrias de vidros, e tenho a ST Consultoria, focada em consultoria de gestão, comercial e marketing! 

Porque você escolheu a FSA?

Em um primeiro momento escolhi pelo nome e tradição dentro da região do ABC, acabei optando devido ao ótimo custo benefício do curso! 

Como foi sua trajetória de carreira até o momento? (do estágio até onde você trabalha atualmente)

Comecei como estagiário logo no início do 2° ano, a empresa se chamava MAC-Protensão, onde eu atuei diretamente em obras de grande expressão como Teatro JK Iguatemi, 5°Faixa da Rodovia dos Bandeirantes e Via Marginal da Rodovia Dutra, após 6 meses de estágio recebi uma nova proposta da construtora Lorenzini (São Caetano do Sul), onde tive oportunidade de administrar do zero 3 obras, estive nesta construtora durante 3 anos e 4 meses chegando ao cargo de Auxiliar de Engenharia, ainda durante esse tempo em paralelo ao meu trabalho nas construtora comecei a desenvolver projetos para empresas e escritório de arquitetura (terceirização), onde comecei a atuar também com projetos internacionais para uma arquiteta do Douro-Portugal, os ganhos começaram ser tantos que decidi por sair da construtora e focar somente em minha empresa, desenvolvi diversos projetos residenciais de médio e alto padrão e projetos corporativos, após alguns anos decidi por mudar para o interior de São Paulo em busca de novas experiências onde atuei no setor comercial de uma indústria de aço com o interesse de melhor desenvolver minhas habilidades de negociação, após 1 ano retornei a São Paulo e recomecei a empresa do zero, desta vez focando somente em empresas, apos 9 meses de nova operação decidi ampliar os negócios da empresa com mais uma marca (ST Ideias e Negócios) devido a necessidade dos clientes de planejamento estratégico em vendas e marketing. 

Quais foram as maiores dificuldades encontradas no seu início da sua carreira?

Após a conclusão do curso o mercado estava bem saturado, muito do mesmo, para isso foi necessário sair um pouco da caixinha e oferecer o que os outros engenheiros não oferecem, por isso decidi pelo MBA em Comunicação e Marketing.  

Quais são suas lembranças favoritas dos tempos de FSA?

Sem dúvida as aulas do nosso querido Prof. Dr. Antonio Laercio Perecin, uma figura ímpar em minha vida, que sempre lembrarei com muito carinho de todas suas palavras e orientações. 

Como a sua formação na FSA influenciou o trabalho que realiza atualmente?

Diria que é a base do meu conhecimento, me serviu muito mais do que só para me tornar um Engenheiro, todo o aprendizado e seus conceitos formaram uma base de conhecimento que posso aplicar em diversas áreas e setores. 

Quais conselhos você daria a um atual estudante da FSA?

Sai da caixinha, use do conhecimento adquirido como base para mais conhecimento não se limite apenas ao que está estudando, procure formas diversas de aplicar este conhecimento na prática.

(11) 4979-3300

fale com nossa equipe

(11) 4979-3333

entre em contato por WhatsApp

  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab
  • Opens in a new tab

© 2020 | Fundação Santo André