


26/08 | segunda-feira - Abertura
Marlene Bueno Zola: Psicóloga. Professora Universitária do CUFSA. Mestre e Doutora em Psicologia Social e Políticas Públicas. Coordenadora do Curso de Psicologia e da Area Acadêmica da FAFIL. Foi Vice-presidente do CRP-06.
Maria da Penha Tamburú Ivanchuk Lopes: Psicóloga e psicopedagoga. Subcoordenadora do Conselho Regional de Psicologia na subsede do grande ABC, Membro do Fórum de coordenadores de curso de psicologia do Grande ABC.
Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/evento/sp-psicologia-etica-e-sustentabilidade/2524449
Elaine Alves: Psicóloga. Mestre em Bioética. Doutora em Desenvolvimento Humano Perdas e Luto. Pós doutora em Emergências e Desastres. Formada em Redução do Risco de Desastres pelo Centro Internacional de Formação, Turim, Itália. Coordenadora do Núcleo de Intervenções Psicológicas em Emergências e Desastres. Membro do Laboratório de Estudos sobre a Morte.
Sandra Luzia Assis da Silva: Psicóloga CRP 06/120467. Mestre, Doutora e Pós-doutora em Psicologia Social. Integrante do Núcleo Grande ABC da Associação Brasileira de Psicologia Social e colaboradora da Comissão de Riscos, Emergências e Desastres do CRP/SP. Psicóloga consultora em saúde mental do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos.
Enrique Grunspan Staschower: Arquiteto. Especialista em Metodologia e Didática no Ensino Superior; Mestre em Filosofia em Culturas e Identidades Brasileiras. Doutorando em Ciências, Políticas Públicas e Gestão Participativa. Professor e Coordenador Adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Fundação Santo André. Pesquisa e escreve sobre Reestruturação Produtiva e Reestruturação Urbana, Neoliberalização do Espaço Urbano.
Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/evento/sp-psicologia-etica-e-sustentabilidade/2524662
27/08 | terça-feira - Saúde Mental, prevenção e promoção de saúde
Lilian Pereira de Medeiros Guimarães: Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica e Institucional. Mestre em Psicologia Clínica. Doutora em Psicoterapia Infantil. Pesquisadora na área de propensão de suicídio em adolescentes e adaptação de adultos. Professora universitária do CUFSA e coordenadora do Núcleo de Apoio Psicossocioeducativo.
Thiago Bloss: Psicólogo. Mestrado em Psicologia Social. Doutorado em Educação e Saúde. Coordenador de grupos de posvenção do suicídio.
Ana Beatriz Felix Faustino: Psicóloga. Aprimoramento em Psicologia Hospitalar. Atua na área de Psicologia Clínica e Hospitalar.
Inscreva-se:
https://www.sympla.com.br/evento/sp-mesa-o-sofrimento-em-crise-o-suicidio-em-seus-diversos-espacos/2524513
Oficina: Saude Mental e Geracao de Renda – A experiencia do NUPE.
Obs: É necessário o envio do trabalho para que seja realizada a avaliação deste.
Inscreva-se:
https://www.sympla.com.br/evento/sp-apresentacao-do-trabalho-dos-alunos/2526579
Rafael Dutra: Psicólogo. Mestrado em Educação. Psicoterapeuta e orientador profissional. Professor universitário, cofundador do Instituto de Psicologia do Grande ABC. Coordenador-geral da Sala ABC – coworking psi, do projeto Primeiros Passos na Clínica e da plataforma Procura Psi.
Gil Vicente: Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia Social. Professor aposentado do ensino superior privado, integrante do núcleo Grande ABC da Abrapso – Associação Brasileira de Psicologia Social
Adalberto Botarelli: Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP. Professor do CUFSA. Envolvido em estudos com foco na inserção da Psicologia em práticas interdisciplinares e multiprofissionais.
28/08 | quarta-feira - Processos Educativo
Caroline Aparecida Aguiar: Psicóloga clínica e escolar. Neuropsicóloga. Membro da Subcomissão Educacional do Conselho Regional de Psicologia – Subsede ABC. Membro do Conselho Municipal de Educação
Francinete Menezes Ribeiro: Psicóloga. Psicopedagoga da Educação Especial. Neuro Psicanalista Clínica. Funcionária Pública da Prefeitura Municipal de Santo André.
Vinicius Candido Fenero: Graduado em Nutrição. Especialização em Nutrição Clínica e em Pediatria. Atualmente Coordenador das Equipes Multi do Município de Santo André
OFICINAS
Oficina 1: “Introdução à Psicomotricidade: Da Embriogênese ao Início da Psicomotricidade Global” (Prof. Beatriz Picolo Gimenes). Obs. roupa confortavel
Oficina 2: “Psicologia Positiva: a ciência do bem-estar” (Prof. Marcos Messias da Silva Justiniano)
Oficina 3: “Mais paz e menos violência” (Prof. Lilian Andreuccetti)
Oficina 4: “Psicologia, Ética e Sustentabilidade: Conexões Cotidianas” (Prof. Simone Cunegundes)
Rodrigo Cutri: Engenheiro Elétrico. Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica. Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo. Professor Titular do Instituto Mauá de Tecnologia. Professor e Reitor no CUFSA.
Marcos Silva e Silva: Filosofo. Mestre em Filosofia. Doutor em Ensino da Filosofia. Pós-Doutor em Psicologia Social. Professor na ESPM. Pesquisador e Orientador de Negócios de Impacto Social. Docente Permanente no Mestrado Profissional em Filosofia na Universidade Federal do ABC.
Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/evento/sp-mesa-tecnologia-inteligencia-artificial-e-processos-educativos/2524672
Edital de Inscrição
Obs: É necessário o envio do trabalho para que seja realizada a avaliação deste.
Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/evento/sp-apresentacao-do-trabalho-dos-alunos/2526579
Oficina 1: “Mais paz e menos violência” (Prof. Lilian Andreceutii)
29/08 | quinta-feira - Ética e Ações de Responsabilidade Social
Carolina Zaparolli: Psicóloga. Mestre em Psicologia. Especialista em Saúde Mental. Instrutora de Movimento Vital Expressivo pelo Sistema Psicocorporal Rio Abierto. Psicóloga da Estratégia de Saúde da Família. Docente convidada da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF) e Professora do CUFSA.
Gabriel Gradin: Psicólogo formado pela CUFSA. Realizou estágio em Psicologia Institucional estando presente no dia da FundAção Cidadania, um dos autores do artigo “Livro ConVida: contação de histórias de vida na Fundação e Cidadania”.
Neri Silvestre: Produtor cultural, articulador e gestor cultural, guia de turismo, cozinheiro e poeta. Idealizador do Sarau na Quebrada e coordenador do 1° Ponto de Cultura de Santo André, produziu diversos eventosrelacionados ao audiovisual, música, literatura, gastronomia, turismo e economia criativa.
Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/evento/sp-mesa-arte-ciencia-e-cultura-na-comunidade/2524629
Oficina 1: “Inteligência Artificial” (Prof. Rodrigo)
Oficina 2: “Oficina com pais: sobre comunicação não violenta” (Prof. Lilian Andreceutii)
Oficina 3: “Atuação na Psicologia do Esporte” (Anna Beatriz Vargas Panfili)
Oficina 4: “Incluir ou Integrar, Integrar e incluir” (Prof. Marli Vizim)
Oficina 5: “Qual é o papel do psicólogo no fenômeno da Medicalização da vida? Considerações teórico práticas e reflexões produzidas na disciplina de ACEX e Iniciação Científica” (Prof. Carolina T Zaparoli, Prof. Adil M Vicentini Kitahara, Mirella Cestari, Isadora Benedetti)
Mariana Basso, Guilherme Bianchi, Kauê Rodes, Renan Scapim, Beatriz Tenis, Vitoria Bamidele
Oficina 1: “Oficina com pais: sobre comunicação não violenta” (Prof. Lilian Andreceutii)
Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/evento/sp-oficina-com-pais-sobre-comunicacao-nao-violenta/2548010
Oficina 2: “Psicologia Hospitalar: A Prática Psicológica no Setting Hospitalar” (Gabriella Leticia Ferreira Fernandes).
Oficina 3: “Metodologias e Ética na Pesquisa em Psicologia” (Prof. Tony Ely O Cunha)
Oficina 4: “A Metodologia da Revisão Bibliográfica Integrativa: Um Estudo Sobre o Papel da Rede de Apoio para Mulheres Puérperas” (Isis Gomes Oliveira França, Rafaela Fernanda Lima de Oliveira, Rosiani do Amaral e Silva Moraes)
30/08 | sexta-feira - Processos clínicos e contexto social - Psicologia Crítica
Sueli Cominetti Corrêa: Psicóloga (CRP 06/50926). Psicóloga. Mestranda em Psicologia Organizacional. MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios. Consultora em gerenciamento e desenvolvimento de pessoas e equipes. Docente, supervisora e orientadora no CUFSA.
Marinês Oliveira: Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Saúde Coletiva pelo. Instituto de Saúde – SP. Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fiocruz.
Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/evento/sp-acolhimento-na-clinica-psicologica-um-modelo-de-plantao-psicologico/2524653
Oficina 1: “Atividade Física” (Professor Denis – CRPD)
Oficina 2: “Qual a relação entre atividade física, microbiota intestinal e saúde mental?” (Prof. Priscila Reina Siliano da Silva)
Oficina 3: “Conhecendo as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) Movimento Vital Expressivo (Sistema Rio Abierto): O corpo como abertura a experiência” (Prof. Carolina T Zaparoli) Obs. roupa confortável
Ana Bock: Psicóloga. Mestre e doutora em Psicologia Social. Professora titular da PUC-SP. Tem várias publicações como organizadora, autora ou coautora. Participa de comissões editoriais de várias revistas na área de Psicologia. Preside o Instituto Silvia Lane -Psicologia e Compromisso Social.
Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/evento-online/sp-psicologia-etica-e-compromisso-social/2580565
31/08 | sábado
Fórum de Coordenadores de Cursos de Psicologia do ABC, CRP e CFP
62 anos de Psicologia e 50 anos do Sistema Conselhos
Com grande satisfação, convidamos você para o evento “Atuações e Reflexões: Revivendo o Passado, Falando do Presente e Refletindo sobre o Futuro”, que acontecerá no dia 31 de agosto de 2024, no auditório da Fundação Santo André. Contaremos com a presença especial do conselheiro Davi Ruivo, da conselheira presidenta Talita Fabiano e da convidada especial Marlene Zola.
Neste ano, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP) celebra 50 anos de existência, marcados por desafios, conquistas e uma longa trajetória de lutas. Ao longo dessas décadas, temos nos empenhado em acompanhar e responder às mudanças sociais e transformações tecnológicas, cientes de que ainda há muito a ser feito para garantir o acesso pleno a direitos essenciais como saneamento, saúde e educação, especialmente no que se refere à saúde mental.
Acreditamos que a saúde mental é fruto de uma harmonia entre diferentes aspectos da vida, e compreendemos o impacto significativo que isso tem na vida das pessoas. Por isso, é fundamental que o CRP-SP esteja em constante autocrítica e revisão, considerando os aspectos científicos, sociais, econômicos, políticos e culturais que moldam nossa sociedade. Nosso objetivo é caminhar ao lado da população na construção de uma sociedade mais justa, onde todos tenham acesso pleno aos seus direitos.
Este evento é uma oportunidade de refletir sobre nosso passado, compreender o presente e planejar um futuro que começa hoje, com a participação de todos que, assim como nós, acreditam na força da psicologia para transformar realidades. Venha conosco construir este futuro.
Local Auditório Fafil- Fundação Santo André
Data: 31/08/2024
Horário: 8h30 as 16h00
Inscreva-se: https://www.crpsp.org/evento/view/1164
© 2025 | Fundação Santo André