Você está visualizando atualmente Alunos de Arquitetura e Urbanismo expõem trabalhos sobre Modelagem e Expressão do Espaço Tridimensional
A exposição contou com projetos de alunos do 1º semestre de Arquitetura e Urbanismo da FSA - Foto: Daniel Gimenes

Alunos de Arquitetura e Urbanismo expõem trabalhos sobre Modelagem e Expressão do Espaço Tridimensional

  • Categoria do post:Blog
Compartilhe
518 Views · 

Na última semana, aconteceu a XXI Semana das Engenharias e XI Semana da Arquitetura. Uma série de palestras sobre “Os impactos das tecnologias emergentes na formação profissional” aconteceu no campus da Fundação Santo André. Junto delas, uma exposição dos alunos de Arquitetura e Urbanismo sobre Modelagem e Expressão do Espaço Tridimensional.

Realizada no 2º andar do prédio FAENG II, a exposição contou com os trabalhos de alunos do 1º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo. A responsável pela exposição foi a Profª Sandra Malvese, que ministra a disciplina de Modelagem e Expressão do Espaço Tridimensional.

A exposição dos alunos de Arquitetura e Urbanismo contou com três trabalhos desenvolvidos durante a disciplina.

1º – Composição com Cubos

O primeiro trabalho desenvolvido pelos estudantes do 1º semestre de Arquitetura e Urbanismo de 2023 foi o de composição com cubos. Em seus projetos, os alunos trabalharam com vários cubos pequenos, bem como utilizaram vários conceitos de organização espacial sobre esses cubos.

Composição com cubos – Foto: Daniel Gimenes

Em cada trabalho exposto, é possível notar diferentes conceitos da disciplina de Modelagem e Expressão do Espaço Tridimensional, como organização linear e organização agrupada.

2º – Composição com formas (curvas e dobras)

O segundo trabalho envolveu tiras de papel. O exercício proposto pela Profª Sandra Malvese era trabalhar curvas ou dobras nas tiras. Além disso, os alunos tinham que trabalhar conceitos espaciais em seus projetos.

O 2º exercício envolveu tiras de papel e conceitos de composição com formas curvas e dobras – Foto: Daniel Gimenes

“As tiras de papel não precisavam se tocar. Porém, elas precisavam ter, necessariamente, um diálogo entre as formas. Foi assim que os alunos fizeram essa composição” – explicou a professora.

Decomposição de quadrado plano

Em seguida, após o trabalho de composição com formas, houve outro exercício que os estudantes partiram de uma forma, no caso, um quadrado plano, e a decompuseram.

A decomposição do quadrado plano em várias formas trabalhou diferentes conceitos abordados na aula de Modelagem e Expressão do Espaço Tridimensional, como decomposição, rotação, subtração de formas, entre outros.

3º – Criação e Espaço

Por fim, o terceiro e último trabalho foi uma criação livre. Neste exercício, os estudantes receberam “carta branca” para utilizar todos os conceitos vistos na disciplina de Modelagem e Expressão do Espaço Tridimensional, como os de Gestalt, organização espacial, eixos estruturadores do espaço, entre outros.

Todos os conceitos da disciplina foram abordados no último exercício – Foto: Daniel Gimenes

Em cada um dos trabalhos de criação livre, os alunos tiveram que determinar a escala do objeto. Todas essas obras expostas são abstratas, ou seja, não foram pensadas com o objetivo de representar algo. Em cada uma delas, os estudantes representaram a escala do objeto por meio da representação da escala uma.

Quer aprender como desenvolver sua criatividade e visão espacial? Matricule-se no curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Santo André!

Com essa exposição dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, é possível observar diferentes conceitos trabalhados em sala de aula. Tenha em mente que Modelagem e Expressão do Espaço Tridimensional é apenas uma das diferentes disciplinas interessantes que os estudantes aprendem em cada semestre.

E aí, se interessou pelo assunto? Então, comece a estudar Arquitetura e Urbanismo agora mesmo e venha se apaixonar. Acesse o site da Fundação Santo André e faça sua matrícula no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário que é nota máxima no MEC.

Deixe um comentário