Você está visualizando atualmente Fundação Santo André inaugura Brinquedoteca vinculada ao seu curso de Pedagogia

Fundação Santo André inaugura Brinquedoteca vinculada ao seu curso de Pedagogia

  • Categoria do post:Notícias
1.883 Views · 

Na última sexta, dia 09 de abril, foi inaugurada a Brinquedoteca da FSA, vinculada ao curso de Pedagogia. Segundo o Reitor, Prof. Dr. Rodrigo Cutri, o espaço visa promover ainda mais as atividades práticas vinculadas ao curso e promover aos estudantes espaços de aprendizagem colaborativa e de vivências. O Prof. Dr. Roberto Sallai, Pró-Reitor de Graduação, ressaltou a importância da ação: “São espaços assim que permitem aos estudantes colocar em prática os conceitos e discussões trabalhados em sala de aula. Desejo que os estudantes usem-o com muito zelo e carinho, pois é um lugar de formação e conhecimento.” O espaço se localiza no Galpão próximo ao laboratório multiuso usado pelos cursos de Química e Biologia. O regulamento para uso é definido pela Resolução Consun 023/2020 (disponível em http://transparencias.fsa.br/).

Brinquedoteca: brincar para ser eu, conhecer os outros e o mundo!

Profa. Dra.Elsa Santana dos Santos Lopes
Docente do Colegiado de Pedagogia

O que percebemos quando vemos uma criança brincando mergulhada na
brincadeira?
Alegria?
Empenho?
Criação?
Concentração?
Pesquisa e experimentação?
Relações de amizade, conflitos e concessões?
Satisfação com as próprias realizações?
Expressão de sua cultura?
Muitas dessas situações são facilmente observadas quando as crianças
brincam. O que transparece é apenas parte do que acontece. Ao brincar, as
crianças se desenvolvem. Elas se desafiam, pensam em diferentes situações,
criam soluções para os problemas que surgem, relacionam-se e aprendem…
Na brincadeira há movimento, corpo, mente, agitação e quietude! Brincar
inaugura descobertas, pesquisas, investigações e questionamentos sobre si,
outro e a sua realidade (ROSSET, 2017).
A brinquedoteca é um espaço de exploração e desenvolvimento criativo a partir
da brincadeira simbólica, neste espaço, temos a disposição das crianças
diferentes brinquedos e recursos para as mais variadas brincadeiras, o espaço
que é pensado para que os pequenos possam realizar as suas escolhas: do
que brincar e como brincar, propiciando as mais variadas criações da
brincadeira simbólica.
Desta forma, a brinquedoteca passa a ser um espaço que contribui com o
desenvolvimento infantil – individual e coletivo das crianças. Esse espaço
proporciona imaginação, descontração, conhecimento, aprendizado,
interatividade, aconchego, alegria e por meio das brincadeiras as crianças se

expressam com mais facilidade, demonstrando seus sentimentos, emoções,
habilidades e capacidades.
Percebemos que as crianças quando estão na brinquedoteca se sentem
felizes, exploram o espaço com muita diversão e olhares atentos às cores e
aos objetos. Por fim, entendemos que a brinquedoteca é um espaço
transformador, um lugar em que a fantasia e jogo simbólico fazem parte das
crianças e também dos adultos que lá estão.
Se para as crianças a brinquedoteca é este espaço mágico, encantador, de
alegria e de múltiplas formas do brincar, para os docentes ele é também o
espaço do lúdico, da formação, da elaboração de projetos, de análise e
pesquisa da cultura lúdica.
Então, a brinquedoteca amplia sua dimensão e relevância de forma que
ultrapasse o foco da infância, atingindo todas as faixas etárias, na perspectiva
da formação do ser humano integral.