29 Views

Por Prof. Dr. Francisco José Santos Milreu

A Fundação Santo André completou 56 anos e vive momento em que, pela primeira vez em sua história, está em pleno processo de recuperação de seu equilíbrio financeiro. Desde o início dessa gestão nos debruçamos para sanar as dívidas e ao mesmo tempo revitalizar a instituição.

Sem querer ser clichê, os desafios que encontramos ao chegar nos encorajaram a promover ajustes internos indispensáveis e necessários à causa maior, que não é outra senão a saúde, a perenidade e o avanço da Fundação Santo André.

Mais que isso, esses desafios nos impeliram à oportunidade de inovar, na mesma medida, a ponto de suplantarmos a desconfiança que costuma reinar nos períodos de instabilidade, ainda que esta tenha sido herdada.

Somos professores em uma instituição pública de direito privado, sem fins lucrativos e, como tal, nosso foco é fazer valer a confiança que os alunos, nosso maior patrimônio, têm depositado na Fundação, devolvendo a eles educação alinhada às novas demandas do mercado, para o seu futuro.

Também nos dirigimos à comunidade de Santo André, a qual queremos servir, trazendo-a para o nosso convívio por meio de novos eventos culturais e serviços que planejamos desenvolver.

Aos nossos docentes e funcionários, reafirmamos o compromisso de agir no cumprimento da lei e do respeito devido a cada um, que têm pautado o diálogo permanente em favor da saudável continuidade da atividade acadêmica e das boas relações.

Além disso, vimos a público declarar que estamos abertos a propostas adicionais e complementares da comunidade acadêmica para a consolidação do processo democrático desta gestão, desde que alinhadas aos princípios da responsabilidade fiscal e sustentabilidade econômica, elementos indispensáveis à manutenção dos compromissos assumidos perante a sociedade, o corpo de funcionários e os alunos da instituição.

Por fim, considero esta uma oportunidade histórica para a Fundação Santo André reafirmar seus valores, quais sejam: compromisso social na formação de profissionais, compromisso com a qualidade do ensino, gestão consciente com valorização e respeito aos princípios fundamentais da legalidade, da transparência e eficiência que deve pautar a administração pública, ética, respeito mútuo e qualidade no ambiente de trabalho.

Sobre a FSAwww.fsa.br – A Fundação Santo André (FSA) é uma instituição de caráter público e de direito privado. Foi criada em 1962 pela lei municipal no 1.840, para manter a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FAECO), primeira escola de ensino superior do ABC, também originada pelo poder público municipal, em 1953. Em 1966 foi autorizada a instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL). No final da década de 1980 a instituição criou o Colégio da Fundação Santo André, de ensino médio, instalado no campus universitário para incentivar a integração dos alunos no ambiente acadêmico. O Centro de Pós-Graduação surgiu em 1990, com cursos de Atualização, Especialização e MBA. No final dos anos 1990 foi criada a Faculdade de Engenharia Celso Daniel (FAENG). Atualmente a FSA é mantenedora do Centro Universitário, que abriga as três faculdades e o colégio.

A FSA possui 3,2 mil alunos e oferece 29 cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Atuariais, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Geografia, História, Letras, Tecnologia da Informação, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, Tecnologia em Logística, Tecnologia da Gestão da Qualidade, Tecnologia em Gestão de RH, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Marketing.

Francisco José Santos Milreu é Pós-Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista, Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Paulista, Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Paulista, Especializado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Licenciado e Bacharel em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Caetano do Sul.

Atualmente é Reitor e professor nas áreas de Administração: Gestão de Projetos, Pesquisa Operacional e Planejamento Estratégico; Engenharia: Engenharia de Produção e Logística; Tecnologia da Informação: Sistemas de Gestão e Sistemas Produtivo e em Projetos de Pesquisa nos temas de Gestão da Produção, Planejamento e Controle de Produção, Redes de Empresas e Redes Simultâneas do Centro Universitário Fundação Santo André.