O Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) comemora a aprovação de um trabalho acadêmico inovador para apresentação no 52° Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE 2024), que acontecerá de 16 a 19 de setembro na cidade de Vitória, Espírito Santo, que nesta edição terá como tema: Engenharia do Futuro: Formação, Desafios Complexos e Demandas da Sociedade.
O artigo, intitulado “Desenvolvendo a Mentalidade Empreendedora em Alunos de Engenharia e Arquitetura com Ferramentas de Inteligência Artificial“, aborda a integração de uma disciplina inovadora no currículo dos cursos de Engenharia e Arquitetura, focada no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e no uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA).
Segundo o Prof. Me. Régis Pasini, coordenador adjunto do curso de engenharia da FSA e um dos autores do trabalho, o estudo destaca como a disciplina “Projeto Integrado em Inteligência Artificial – Do Conceito à Construção de Soluções“, recentemente implementada, tem contribuído para ampliar as perspectivas de empregabilidade dos alunos. Através de uma metodologia prática e interativa, a disciplina capacita os estudantes a aplicarem ferramentas de IA, como o ChatGPT e o Gemini, no desenvolvimento de projetos com impacto social, empresarial e institucional. Com uma abordagem que vai além do ensino teórico, os alunos são incentivados a desenvolver soluções inovadoras desde o início de sua formação acadêmica, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho contemporâneo.
A participação no COBENGE 2024 ressalta o compromisso da FSA com a formação de profissionais capacitados e com uma visão crítica sobre o uso da tecnologia na engenharia e arquitetura. O trabalho reflete o esforço da FSA em adaptar seu currículo às demandas do século XXI, formando profissionais preparados para atuar em um mercado de trabalho em constante evolução, com foco na inovação e na responsabilidade social.
O COBENGE é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Trata-se de um evento anual realizado pela ABENGE – Associação Brasileira de Educação em Engenharia, reunindo gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à Educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional.
O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Em 2024, as novidades são os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.