Você está visualizando atualmente Alunos da Fundação Santo André visitam obras do Spettacolo Patriani
Alunos do 9º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo visitaram o canteiro de obras do Spettacolo Patriani

Alunos da Fundação Santo André visitam obras do Spettacolo Patriani

  • Categoria do post:Notícias
Compartilhe
245 Views · 

No último sábado (08), alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Santo André visitaram o canteiro de obras do Spettacolo Patriani. Durante a visita técnica, os estudantes puderam ver de perto o processo construtivo do edifício e aprender sobre a implementação da metodologia Lean Construction, resultado de uma parceria entre Patriani e Porsche Consulting.

A visita monitorada contou com a presença de 17 alunos do 9º semestre de Arquitetura e Urbanismo, que foram acompanhados pela Profª Rosangela Varlesi, responsável pela disciplina de Planejamento e Controle de Construções. “Os alunos tiveram a oportunidade de ver na prática aquilo que é ensinado na sala de aula”, destacou a professora.

Os estudantes da Fundação Santo André foram recepcionados pelo engenheiro José Correia, coordenador de obras da Patriani, que foi o responsável por organizar e conduzir a visita técnica. Além dele, esteve presente também o arquiteto Fábio Rakauskas, analista de produtos da construtora.

Índice

O que é metodologia Lean Construction?

Durante a visita ao Spettacolo Patriani de São Bernardo do Campo, os alunos da Fundação Santo André aprenderam muito sobre a metodologia Lean Construction. Resultado de uma parceria entre a construtora e a consultoria de gestão Porsche Consulting, essa metodologia visa trazer uma série de melhorias para as obras, como:

  • Reduzir desperdícios;
  • Aumentar a eficiência das atividades diárias;
  • Agilizar processos;
  • Facilitar a identificação e solução de problemas.

Enquanto conduzia os estudantes pelo canteiro de obras do Spettacolo Patriani, o engenheiro José Correia compartilhou detalhes sobre o gerenciamento do canteiro de obras. Ele abordou desde a instalação de infraestruturas como refeitórios e vestiários até o gerenciamento de materiais e pessoas, destacando a relevância de cada etapa para o controle de custos e estrutura.

José Correia, coordenador de obras do Spettacolo Patriani, recebeu os alunos da Fundação Santo André
José Correia, engenheiro coordenador de obras da Patriani, conduziu a visita técnica com os estudantes da Fundação Santo André

“A Patriani pensa muito na inovação. Eu acredito que essas novas gerações, elas vêm cheias de ideias e pensamentos diferentes que vêm de encontro ao que a Patriani sempre prega nos empreendimentos. É sempre bom ter essa galera trazendo o conhecimento teórico e vendo na obra como é a realidade e o dia a dia” – José Correia, coordenador de obras da Patriani.

Qual é o impacto dessa metodologia?

O impacto da metodologia da parceria entre Patriani e Porsche Consulting é notável. De acordo com o engenheiro José Correia, a metodologia Lean Construction melhorou a circulação da informação, facilitando o dia a dia na construtora e otimizando os processos das obras.

“Antes, fazíamos reuniões quinzenais ou semanais. Agora, temos mais controle com as conversas diárias e mais poder de reação”, comentou José Correia.

Conheça o Spettacolo Patriani

Os alunos de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Santo André tiveram a oportunidade de visitar o canteiro de obras do Spettacolo Patriani. De acordo com a própria construtora, esse edifício é, de longe, o prédio mais moderno e tecnológico de São Bernardo do Campo. Localizado no bairro Jardim do Mar, o novo empreendimento da Patriani tem previsão de entrega em abril de 2025.

O Spettacolo Patrini está previsto para ser entregue em abril de 2025
O Spettacolo Patrini está previsto para ser entregue em abril de 2025 – Reprodução/Patriani

Com duas torres em um terreno de mais de 8,5 mil m², esse novo edifício da construtora foi pensado para as pessoas que buscam cidades inteligentes e que reúnam características específicas, como baixo custo com condomínio, mobilidade e bons espaços nas áreas comuns.

Para mais informações sobre o Spettacolo Patriani SBC, acesse o site da construtora.

Quer fazer visitas técnicas como essa? Venha estudar Arquitetura e Urbanismo na Fundação Santo André!

Já imaginou visitar um canteiro de obras como o do Spettacolo Patriani como parte de sua graduação? Aqui na Fundação Santo André, você tem a oportunidade de realizar diversas visitas técnicas durante o curso de Arquitetura e Urbanismo. Não perca tempo e matricule-se para começar a estudar no segundo semestre.

Quer fazer Arquitetura e Urbanismo ainda em 2024? Matricule-se no vestibular da Fundação Santo André!

Estude Arquitetura e Urbanismo na Fundação Santo André e faça visitas técnicas durante o curso
Vista aérea da Fundação Santo André

O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Em 2024, as novidades são os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.

Deixe um comentário