Você está visualizando atualmente Alunos do curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André realizam viagem de estudos a Itu
Alunos da Fundação Santo André em viagem de estudos a Itu

Alunos do curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André realizam viagem de estudos a Itu

  • Categoria do post:Notícias
Compartilhe
136 Views · 

No último sábado (31), alunos do curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André realizaram uma viagem de estudos a Itu. Realizada anualmente desde 1978, sempre no mês de agosto, essa visita de campo tem como objetivo promover que os alunos vivenciem atividades fora do ambiente acadêmico, onde aprendem a distinguir rochas de diferentes tipos genéticos.

Na viagem de estudos desse ano, os alunos percorreram o trajeto que segue a Estrada dos Romeiros e passa por Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Salto e Itu, acompanhando o percurso do Rio Tietê. Ao todo, foram realizadas sete paradas de estudo durante a viagem, onde os alunos realizaram observações específicas e discutiram com os professores sobre diferentes assuntos, como:

  • Alterações ambientais relacionadas ao Rio Tietê;
  • Exploração de pedreiras;
  • Alteração de ambientes florestais.

Como dito anteriormente, o objetivo da viagem de estudos a Itu é possibilitar que os alunos do curso de Ciências Biológicas aprendam a distinguir rochas de diferentes tipos genéticos, por meio de suas características essenciais. Além disso, os estudantes foram instruídos a identificar afloramentos rochosos, reconhecer evidências de transformações geológicas e transformações produzidas pelo homem no ambiente.

O Prof. Dr. José Luis Laporta, coordenador do curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André, acompanhou os alunos durante a viagem de estudos a Itu e comentou sobre sua importância. “Ela é uma estratégia muito bem-sucedida de aprendizagem em espaços não formais e um exemplo de metodologia ativa”, destacou.

Profº Dr. José Luis Laporta orienta os alunos durante viagem de estudos a Itu
Profº Dr. José Luis Laporta orienta os alunos durante viagem de estudos a Itu

“Além de ser um momento para os alunos entrarem em contato com os ambientes que são estudados, há um convívio muito participativo que favorece o aprendizado de uma forma diferenciada, proporcionando uma integração entre alunos e professores, e entre os próprios alunos, em que todos participam em um ambiente bem amigável”

Profº Dr. José Luis Laporta, coordenador do curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André.

A última etapa da viagem de estudos a Itu foi realizada em dois parques temáticos: Parque da Rocha Motonée (Salto) e Parque do Varvito (Itu). Esses parques testemunham a existência da era do gelo, ou seja, a época da glaciação, que ocorreu entre 270 e 360 milhões de anos atrás. Na época, toda a região era coberta de gelo.

Durante essa última parada, os estudantes se reuniram em um anfiteatro ao ar livre, onde foram realizadas as avaliações finais dos estudos entre alunos e professores. Essa viagem sempre recebeu elogios dos estudantes, desde a primeira vez que foi realizada há 46 anos, em 1978. Não é à toa que se tornou um evento tradicional do curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André.

Bárbara Cole, uma das alunas que participou da viagem de estudos a Itu, comentou sobre o que achou da atividade. “As viagens de estudo […] são essenciais para integrar a teoria com a prática, permitindo uma compreensão mais detalhada dos conceitos abordados em sala de aula”, explicou.

Alunos de Ciências Biológicas da Fundação Santo André em visita de estudos a Itu
A viagem de estudos a Itu é realizada anualmente desde 1978

“Durante essa viagem, tivemos a oportunidade de observar fenômenos geológicos em seu ambiente natural, nos revelando evidências da história da Terra, como a formação da crosta terrestre, mudanças climáticas e até mesmo a evolução da vida, visualizado em fósseis presentes nas rochas sedimentares. E o melhor, tudo isso foi aplicado de maneira descontraída e divertida”.

Bárbara Cole, aluna do curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André.

Quer realizar uma viagem de estudos como essa? Faça o curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André!

Já imaginou realizar uma viagem de estudos para estudar rochas, o meio-ambiente e até mesmo a formação do mundo como conhecemos? No curso de Ciências Biológicas da FSA, você não aprende apenas o que é falado dentro de sala de aula, como também descobre um mundo de oportunidades nas visitas de campo.

E aí, está esperando o que para dar seus primeiros passos em sua carreira como biólogo? Matricule-se no curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André!

Estude Ciências Biológicas na Fundação Santo André
Vista aérea da Fundação Santo André

O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Em 2024, as novidades são os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.

Deixe um comentário