Você conhece alguém que ficou famoso graças ao trabalho? Muitas pessoas alcançam a fama devido ao que fazem no âmbito profissional, seja com Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Direito ou outra área do mercado de trabalho. Esse é o caso de arquitetos, como Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos de todos os tempos. Além dele, existem outros arquitetos brasileiros famosos nacional e internacionalmente.
E aí, você conhece algum arquiteto brasileiro famoso? Conheça alguns deles a seguir!
Índice
- Oscar Niemeyer;
- Lúcio Costa: o mentor de Oscar Niemeyer;
- Lina Bo Bardi;
- Paulo Mendes da Rocha;
- Ruy Ohtake;
- Isay Weinfeld;
- Quer ser um arquiteto brasileiro famoso? Venha estudar na Fundação Santo André!
Oscar Niemeyer
É impossível pensar em arquitetos brasileiros famosos sem lembrar do mais famoso de todos: Oscar Niemeyer. O arquiteto é responsável por muitos projetos arquitetônicos no Brasil e em outros países. Entre as principais obras de Oscar Niemeyer, estão o Congresso Nacional (DF), o Memorial da América Latina (SP), a Igreja da Pampulha (MG), o Parque Ibirapuera (SP) e até mesmo a Sede da ONU (USA).
Nascido em 1907, Oscar Niemeyer viveu 104 anos. Sua trajetória profissional no ramo da Arquitetura começou em 1935, ano em que se juntou ao escritório de Lúcio Costa, arquiteto, urbanista e professor. Em seu primeiro ano atuando no escritório, o famoso arquiteto brasileiro fez parte de um projeto grandioso: ele ajudou a desenvolver o projeto do Ministério da Educação e Saúde (MES).
Ao longo de sua carreira no ramo da Arquitetura e Urbanismo, Oscar Niemeyer participou de inúmeros projetos de sucesso. Entre 1957 e 1958, o arquiteto brasileiro executou os projetos do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto, do Palácio da Alvorada e do Supremo Tribunal Federal. Em 1988, Oscar Niemeyer recebeu o maior prêmio do ramo: o Prêmio Pritzker de Arquitetura.
Oscar Niemeyer foi um dos pioneiros do modernismo no Brasil. Em seus pouco mais de 100 anos de vida, o arquiteto desenvolveu mais de 600 obras modernas ao redor do mundo, deixando um legado na arquitetura brasileira e mundial.
Lúcio Costa: o mentor de Oscar Niemeyer
Já que falamos sobre Oscar Niemeyer, por que não falar também sobre seu mentor? Lúcio Costa é um dos arquitetos mais famosos do Brasil, considerado o pioneiro da arquitetura moderna no país. Em 1957, o arquiteto concebeu o seu projeto mais famoso ao vencer o concurso mais importante de sua carreira: o Plano Piloto de Brasília, que viria a ser a nova capital brasileira.
Filho de brasileiro, Lúcio Costa nasceu na França em 1902 e se estabeleceu no Brasil com sua família em 1917. Em sua trajetória profissional, Lúcio Costa foi diretor da Escola Nacional de Belas Artes, onde conheceu o que se tornaria o maior arquiteto brasileiro: Oscar Niemeyer.
Entre as principais obras de Lúcio Costa, estão o Plano Piloto de Brasília, a sede do Ministério da Educação e Saúde Pública, o Estádio do Pacaembu, o Edifício Gustavo Capanema, a Torre de TV de Brasília e o Pavilhão Brasileiro de Nova York.
Lina Bo Bardi
Achillina Bo é uma das maiores arquitetas do Brasil. Popularmente conhecida como Lina Bo Bardi, ela é natural de Roma, na Itália, mas se naturalizou brasileira após o término da Segunda Guerra Mundial. Essa famosa arquitetura brasileira desenvolveu inúmeros projetos que renovaram a produção da arquitetura no Brasil, contribuindo para uma mudança no pensamento arquitetônico brasileiro e mundial.
Ela se casou com Pietro Maria, jornalista e marchand fundador do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Juntos, fundaram o Instituto Quadrante, hoje conhecido como Instituto Bardi/Casa de Vidro. O objetivo do casal era desenvolver atividades culturais e estudos relacionados à história da arte e da arquitetura, seja de maneira isolada ou em parceria com o Museu de Arte de São Paulo.
Entre as principais obras de Lina Bo Bardi, destacam-se a Casa de Vidro, o SESC Pompéia e a Casa do Chame-Chame.
Paulo Mendes da Rocha
Natural de Vitória, Espírito Santo, Paulo Mendes da Rocha é mais um dos arquitetos brasileiros famosos que se destacaram nacional e internacionalmente. Formado em São Paulo, o arquiteto foi professor da FAU-USP entre 1961 e 1999. Em 1969, foi afastado pela ditadura militar, sendo reintegrado apenas em 1980. O arquiteto brasileiro também foi presidente do IAB SP (Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo) em duas oportunidades.
Ao longo de sua carreira, Paulo Mendes da Rocha fez sucesso com seus conceitos de arquitetura modernista. Porém, foi nos últimos anos de sua vida que ele foi coroado com a maior honraria da Arquitetura: o Prêmio Pritzker, em 2006. Anos depois, em 2010, o arquiteto brasileiro foi eleito o Arquiteto do Ano em premiação realizada pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas.
Entre as principais obras de Paulo Mendes da Rocha, destacam-se o Edifício Guaimbê, em São Paulo, o Pavilhão Oficial do Brasil, em Osaka (Japão), o Ginásio de Esportes do Clube Atlético Paulistano, o Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), em São Paulo, e a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Ruy Ohtake
Ruy Ohtake é mais um dos arquitetos brasileiros famosos que se destacaram no século passado. Filho da artista plástica Tomie Ohtake, japonesa naturalizada brasileira, o arquiteto desenvolveu mais de 300 obras ao longo de sua carreira. De acordo com Oscar Niemeyer, Ruy Ohtake é um dos representantes mais legítimos da arquitetura brasileira.
Nos anos 1970, Ruy Ohtake se tornou um dos adeptos do movimento brutalista, desenvolveu alguns projetos com essa linha de pensamento. Esse movimento consiste em construções minimalistas que destacam os elementos estruturais e os materiais utilizados na construção.
Entre as principais obras de Ruy Ohtake, destacam-se a Embaixada Brasileira em Tóquio, o Parque Ecológico do Tietê, os hotéis Renaissance e Unique, e a sede social e cultural do São Paulo Futebol Clube.
Isay Weinfeld
Isay Weinfeld é um dos arquitetos brasileiros mais famosos da atualidade. Além de arquiteto, ele também é cineasta, cenógrafo e designer de interiores. Nascido em São Paulo em 1952, o brasileiro tem Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer como duas de suas principais inspirações.
Pode-se dizer que Isay Weinfeld é um arquiteto diversificado. O brasileiro já desenvolveu projetos de diferentes magnitudes, desde edifícios, hotéis e resorts até espaços culturais, lojas e galerias de arte. Em sua carreira, Isay Weinfeld conquistou muitos prêmios individuais. Entre eles, destacam-se o Prêmio Top (categoria espaço comercial) e a Medalha de Ouro concedida pela IDEA Award, com seu projeto da Livraria da Vila.
Entre as principais obras de Isay Weinfeld, destacam-se a Livraria da Vila, as Lojas Havaianas, o Edifício 360º, a Casa Cubo, o Edifício Oka e o Edifício W305, onde mantém o seu escritório.
Quer ser um arquiteto brasileiro famoso? Venha estudar na Fundação Santo André!
Se você tem algum desses famosos arquitetos brasileiros como inspiração, está esperando o que para começar a estudar Arquitetura e Urbanismo? O curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Santo André é a melhor escolha para quem deseja fazer um curso superior em 2024 e se preparar para ingressar no mercado de trabalho.
Quer estudar Arquitetura e Urbanismo em 2024? Acesse a página do vestibular da FSA e faça já a sua matrícula!
O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Para 2024, as novidades serão os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.
Pingback: Dia da Engenharia: conheça as maiores obras de engenharia do Brasil - FSA - Centro Universitário Fundação Santo André