Centro Universitário Fundação Santo André participa do “Projeto Santos às Cegas”
  • Post category:Notícias
162 Views · 

No dia 19/09/2021 um grupo de alunos e professores dos cursos de Direito e Psicologia da FSA foram até a cidade de Santo para conhecer e participar do Projeto Santos às Cegas.

O projeto “Santos às cegas”, aprovado no Prêmio Alcides Mesquita, da Secretaria de Cultura de Santos EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N° 006/2020, em novembro de 2020, propõe a realização de trajetos com bicicleta triciclo tandem (dupla) pela ciclovia da orla de Santos/SP com paradas culturais e sensoriais em monumentos e locais públicos.
Nas paradas são mediados acessos comunicacionais aos monumentos com uso de réplicas realizadas com fabricação digital (corte à laser e impressão 3D).
O projeto atinge pessoas com deficiência visual e outras interessadas nos temas relacionados à inclusão e patrimônio cultural. A justificativa deste roteiro está em multiplicar os horizontes de compreensão a partir da experiência cultural e sensorial e propiciar maior identificação com a história e identidade patrimonial da cidade a partir dos monumentos e das relações de diversidade.

A visita teve como objetivo aproximar estudantes do curso de Psicologia e Direito com o projeto “Santos às cegas” e dialogar temáticas relacionadas: a construção do projeto, escolhas dos monumentos, desenvolvimento e especificação da bike tandem triciclo, processos de fabricação digital (impressão 3D, cortadora laser, acabamentos), processos de mediação e formação nos âmbitos educacional e psicológico, realização dos roteiros, análises qualitativas.

A FSA tem orgulho em proporcionar aos seus alunos atividades de desenvolvimento e aprendizado na prática.