Você está visualizando atualmente 27 de fevereiro: Dia Nacional do Livro Didático

27 de fevereiro: Dia Nacional do Livro Didático

  • Categoria do post:Blog
Compartilhe
589 Views · 

Você sabia que o Dia Nacional do Livro Didático é celebrado em 27 de fevereiro? Anualmente, essa data comemorativa homenageia uma das ferramentas mais essenciais para o conhecimento: o livro didático. Essa ferramenta não é apenas importante para os estudantes, mas também para os educadores.

Índice

O que é um livro didático?

O livro didático tem a função de auxiliar e orientar o aprendizado dos alunos. Esse tipo de livro possui informações sobre as mais diversas áreas do conhecimento (português, literatura, matemática, química, física, história, geografia, entre outros). De acordo com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), mais de 126 milhões de livros didáticos foram distribuídos por todo o país em 2019, beneficiando mais de 35 milhões de estudantes.

Confira o que é um livro didático e qual a sua importância

Os livros didáticos também são muito importantes para orientar os professores (educadores) durante o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Agindo de maneira determinante na organização curricular e prática pedagógica dos educadores, os livros didáticos auxiliam os professores em todo o processo de construção do ensino.

Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)

Você sabia que existe um programa dedicado a avaliar e disponibilizar obras didáticas desde 1985? O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) surgiu com o objetivo de fornecer obras didáticas, literárias e pedagógicas, entre outros materiais de apoio à educação, às escolas públicas de educação básica do Brasil.

O PNLD distribui livros didáticos à educação

Para que possam receber os livros didáticos do PNLD, as escolas públicas precisam participar do Censo Escolar do Inep. Além disso, as redes às quais estão vinculadas devem ter feito adesão formal ao programa, conforme a resolução CD/FNDE nº 42, de 28 de agosto de 2012.

Qual é a importância do livro didático?

Ao longo da história, muitos autores brasileiros produziram obras que explicam o conceito e tratam da importância do livro didático. Por exemplo, a obra “A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio” diz que a importância do livro didático está envolvida com o processo de formação dos alunos.

“[…] é a pedra fundamental no processo de formação dos […] alunos devendo, então, ser objeto de constante pesquisa na qualidade de seu serviço à educação”.

XAVIER, M. C. F.; FREIRE, A. de S.; MORAES, M. O. – 2006.

Além disso, os autores escreveram que o livro didático tem papel determinante na organização curricular e na prática pedagógica dos professores. Como dito anteriormente, os livros didáticos não servem apenas para os estudantes, mas também para os educadores. Com eles, os professores conseguem se planejar melhor para montar uma organização curricular e um plano de ensino.

Se interessa pela área pedagógica? Venha estudar na Fundação Santo André!

Agora que você sabe o que é o livro didático e qual sua importância na formação dos estudantes, provavelmente deve ter se interessado um pouco pela área pedagógica, não é mesmo? Se sim, saiba que a Fundação Santo André é o melhor lugar para quem deseja fazer uma licenciatura em Pedagogia e até mesmo se especializar com uma pós-graduação em Psicopedagogia!

O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Para 2024, as novidades serão os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.

Deixe um comentário