Fundação Santo André e Prefeitura de Santo André oficializam parceria para requalificação de espaços urbanos
  • Post category:Notícias
299 Views · 

A Prefeitura de Santo André assinou, nesta sexta-feira (10/12), Termo de Cooperação com a FSA (Fundação Santo André). A cerimônia ocorreu na sede da reitoria da instituição. Com a oficialização da parceria, o Escritório Modelo do Curso de Arquitetura e Urbanismo auxiliará a prefeitura nas propostas de intervenção urbana no âmbito da Rede Ruas Completas SP.

O objetivo é a implementação de projetos-piloto de segurança viária de curto prazo, com baixo custo, de alto impacto e que possam ser avaliados e aperfeiçoados para se tornarem uma política para a redução dos acidentes e das mortes no trânsito. O município de Santo André foi selecionado e integra a rede composta por 20 cidades do Estado de São Paulo.

O superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Santo André, José Police Neto, destaca que a cidade tem buscado parceiros externos com o objetivo de viabilizar ações concretas. “Ter a Fundação Santo André ao nosso lado será fundamental para realizar intervenções pontuais de mobilidade mais seguras e sustentáveis, para que a população perceba o trabalho que estamos priorizando na cidade”, diz.

Na ocasião, alunas do curso de arquitetura e urbanismo apresentaram um projeto para ser implementado em trecho da rua Carijós, no cruzamento com a rua das Hortências, na Vila Linda, com intervenções que permitem maior segurança a pedestres e motoristas, incluindo implantação e requalificação das áreas de lazer do entorno.

Rodrigo Cutri, reitor da FSA, afirma que o laboratório de extensão da fundação e os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo terão muito a contribuir com a administração. “Será uma mistura de experiências, por meio da interação entre o setor público e o setor acadêmico para capacitação, renovação e estímulo profissional na área de urbanismo. Todos ganham com essa iniciativa”, destaca.

A rede Ruas Completas SP é uma iniciativa da WRI Brasil, Vital Strategies, FNP (Frente Nacional de Prefeitos), Instituto Cordial e Campanha Respeito à Vida do Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), do Governo do Estado, e parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, que trabalhará no apoio à redução de mortes e lesões causadas por acidentes no trânsito.

Para entrarem na rede, as 20 cidades se comprometem a implementar ações, estratégias ou projetos de segurança viária, com foco em gestão de velocidades por meio do redesenho da infraestrutura urbana. O ano de 2021 marca o início da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU (Organização das Nações Unidas), cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

A seleção das cidades se baseou em critérios como o compromisso com redução de mortes e lesões no trânsito e com a redução das velocidades máximas em vias urbanas, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Fonte: Repórter Diário – https://bit.ly/3ykHkke