Organização
Coordenação Geral de Extensão
Marcia Zorello Laporta
Biblioteca
Eliana Aparecida Rodrigues Alves
Gilles Henrique Tavares de Azevedo
Suporte Técnico
Ivan Kazuo Nagamatsu Kubota


PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO
PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO
RELATÓRIOS PARCIAIS E RELATÓRIOS FINAIS
PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO
PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO
CAPA
FOLHA DE ROSTO
FOLHA DE APROVAÇÃO
ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO PARTICIPANTE
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
DESENVOLVIMENTO
METODOLOGIA
INTERAÇÃO DIALÓGICA
RECURSOS
CRONOGRAMA
PLANO DE EXECUÇÃO
CAPA
FOLHA DE ROSTO
FOLHA DE APROVAÇÃO
ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO PARTICIPANTE
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
DESENVOLVIMENTO
METODOLOGIA
INTERAÇÃO DIALÓGICA
RESULTADOS PARCIAIS E DISCUSSÃO
PRÓXIMAS ETAPAS
CRONOGRAMA
CAPA
FOLHA DE ROSTO
FICHA CATALOGRÁFICA
FOLHA DE APROVAÇÃO
ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO PARTICIPANTE
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
LISTA DE TABELAS
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
LISTA DE SÍMBOLOS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
DESENVOLVIMENTO
METODOLOGIA
INTERAÇÃO DIALÓGICA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
DIRETRIZES PARA OS TRABALHOS ACADÊMICOS
MARGEM
ESPAÇAMENTO
TAMANHO DA FONTE
TÍTULOS E NUMERAÇÃO DAS SEÇÕES E SUBSEÇÕES
NOTAS DE RODAPÉ
PAGINAÇÃO
PROJETOS
RELATÓRIOS PARCIAIS
RELATÓRIOS FINAIS
NUMERAÇÃO PROGRESSIVA
ABREVIATURAS E SIGLAS
EQUAÇÕES E FÓRMULAS
ILUSTRAÇÕES
QUADROS
TABELAS
CITAÇÃO E REFERÊNCIA: COMO FAZER
PARA CADA TIPO DE RESPONSABILIDADE
UM AUTOR
ATÉ TRÊS AUTORES
A PARTIR DE QUATRO AUTORES
AUTOR ENTIDADE
ORGANIZADOR/EDITOR/COORDENADOR
SOBRENOMES IGUAIS
VÁRIAS PUBLICAÇÕES DO MESMO AUTOR
AUTORIA DESCONHECIDA
SEM DADOS DA PUBLICAÇÃO
LIVRO
CAPÍTULO DE LIVRO
ARTIGO
EVENTO OU DOCUMENTO DE EVENTO
LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS JURÍDICOS
TRABALHO ACADÊMICO
ENTREVISTA
VÍDEO/FILME
MÚSICA, PODCAST E OUTRAS PRODUÇÕES SONORAS
INFORMAÇÃO VERBAL
RECURSOS VIRTUAIS
FOTOGRAFIA E POSTAIS
CITAÇÃO E REFERÊNCIA
- Citação
- Definição
Citação é a menção no texto de informações retiradas de documentos consultados para a realização do trabalho acadêmicos. Tem a finalidade de esclarecer ou complementar as informações do trabalho que está sendo elaborado, evidenciando as bases para o desenvolvimento de uma ideia ou trazendo um trecho exato de um outro material para colaborar com a discussão realizada. A fonte de onde foi extraída a informação deve obrigatoriamente ser citada e esta citação deve relacionar-se com a referência desta fonte ao final do trabalho. A norma a ser seguida para elaboração de citações é a ABNT NBR 10520/2023.
Todos os documentos citados devem constar na lista de referências, ou seja, a citação remete à lista de referências.
Quando é necessário fazer uma citação em um trabalho acadêmico indicamos esta citação com uma chamada de citação, que seria a indicação do material consultado do qual foi extraída a ideia ou o texto apresentado.
Sistemas de chamada de citação
Consistem na forma de indicar, no texto, a fonte consultada. Há duas modalidades de sistemas de chamada para as citações: numérico e autor-data.
No Sistema numérico, as citações são numeradas consecutivamente para todo o trabalho.
Diz Rui Barbosa: “Tudo é viver, previvendo”.(1).
No Sistema autor-data, a citação é indicada pelo sobrenome do autor ou pelo nome da instituição ou pelo título do documento citado e pela data de publicação. Nos trabalhos acadêmicos da FSA é adotado o sistema autor-data, portanto, será o sistema abordado com ênfase por este manual.
Dados de projeção demográfica para a América Latina, no início da década de 90, estimavam 11,5 milhões de idosos no ano 2000, um pouco mais que o dobro do número encontrado nas décadas de 80-90 (Barros Neto, 1993). Dados mostram que em 1999 o número de pessoas acima de sessenta anos estava em torno de 13,5 milhões, com perspectiva de chegar aos 34 milhões no ano 2025 (IBGE, 1996-1997).
A capa deve apresentar os mesmos elementos que a folha de rosto (Guia […], 1998).
Ao se fazer uma citação podemos fazê-la de duas formas: trazendo a ideia, conceito ou dados de um outro material por meio de suas próprias palavras, neste caso chamada de citação indireta, ou reproduzindo de forma exatamente igual o trecho extraído de outro material, chamada de citação direta. O item a seguir “Tipos de citação” contém estas explicações, além de outros exemplos de citação.
- Tipos de Citação
- Citação indireta
É a reprodução livre sobre os conceitos do autor consultado, ou seja, quando não se transcreve as palavras do autor, mas sim escreve-se com texto próprio os conceitos da obra original.
Interpretar uma obra é contar uma história de leitura (Culler, 1990).
- Citação direta
É a transcrição literal dos conceitos do autor consultado. Importante que contenha o número da página, se houver, na qual o trecho citado aparece no documento.
Citação direta com menos de três linhas
Deve ser inserida na frase, entre aspas duplas, sem recuo, dentro do parágrafo normal. Não deve haver diferenciação de tamanho de letra.
Não deve haver diferenciação de tamanho de letra.
As características da “educação militar compartilhada pelos homens e pelas mulheres espartanas” são tão conhecidas que não vale a pena perdermos tempo em descrevê-las (Ponce, 1994, p. 42).
Bothwel (1963, p. 37) ressalta: “[…] lamento profundamente os sofrimentos que vós e todos os trabalhadores da Europa tivestes de suportar […]”.
Citação direta com mais de três linhas
Deve ter recuo em relação à margem esquerda, vir sem aspas e digitada em fonte menor que a do texto, em espaço simples. Recomenda-se um recuo de 4 cm e um tamanho 10 de fonte.
O jornalista Flávio Tavares, preso e torturado seguidas vezes, banido do país junto a 15 presos políticos trocados pela vida do embaixador americano e novamente enclausurado no Uruguai, denuncia, em narrativa pungente, a “deusa absoluta” das ditaduras:
a tortura – como a ameaça – não é uma invenção a esmo e, nela, não há qualquer acaso. É um sofisticado método de incriminação da vítima e nisso está a sua lógica e, por isso, se recorre a ela e é ela a deusa absoluta dos déspotas. Primeiro se tortura ou ameaça (Tavares, 1999, p. 219).
- Citação da citação (apud)
Para citação de fonte não consultada diretamente (citação de citação), deve-se fazer uso da expressão latina apud, em itálico, que significa “citado por”. Citar o sobrenome do autor ou a primeira palavra do título, ano e a página do documento original não consultado, se houver, seguido da expressão latina apud mais o sobrenome do autor ou a primeira palavra do título do documento efetivamente consultado, o ano e a página, se houver.
Ponce (1979 apud Silva, 1982, p. 23) declara que a instrução, no sentido moderno do termo, quase não existia entre os espartanos.
A instrução, no sentido moderno do termo, quase não existia entre os espartanos. (Ponce, 1979 apud Silva, 1982, p.23).
Jung e Kerenyi (1963 apud KerenyI, 1977) concluem que a divina criança é a representação de uma síntese, ainda incompleta, da personalidade.
- Citação de informação verbal
Informações extraídas de palestras, debates, comunicação, entrevistas, e-mails e outras fontes não publicadas devem ser indicadas diretamente no texto por meio da expressão informação verbal e em nota de rodapé. Não devem ser incluídas na lista de referências.
“A Biblioteca da UFMG pretende elaborar um projeto de acesso às Bases de Dados Nacionais na área de Biologia (informação verbal)”.1
_____________________
1Notícia fornecida por João da Costa Neves no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, em Florianópolis (SC), em maio de 2000.
- Citação de vários autores simultâneos
Nos casos de citações de vários autores simultaneamente, deve-se elencá-las por ordem alfabética e separá-las por ponto e vírgula.
A depressão tem sido considerada entre os idosos como a entidade clínica de diagnóstico diferencial mais difícil (Dagon; Raj,1993; Eisdofer et al., 1978; Kallman; May, 1989).
Dragon e Raj (1993), Eisdofer et al. (1978) e Kallman e May (1989) assinalaram que a depressão tem sido considerada entre os idosos como a entidade clínica de diagnóstico diferencial mais difícil.
- Adições ou supressões do texto
Supressões devem ser indicadas por […] no local do trecho suprimido.
“[…] Pode-se reproduzir informação já citada por outros autores, cujos documentos tenham sido efetivamente consultados” (França, 2001, p. 109).
Interpolações, acréscimos ou comentários devem ser indicadas entre [ ].
“As notas de rodapé [também] visam a transmitir informações complementares ao texto” (Guia […], 1998, p. 18).
- Ênfase ou destaque
Para enfatizar trechos da citação direta, deve-se destacá-los com uma das seguintes expressões: grifo próprio ou grifo nosso, como último elemento da chamada da citação. Quando o texto transcrito já tiver destaque, não existe necessidade de informar o grifo.
“[…] para que não tenha lugar a producção de degenerados, quer physicos quer moraes, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade” (Souto, 1916, p.46, grifo nosso).
O grifo foi feito na obra original pelo autor:
A análise dos conceitos e estruturas, apresentadas nas diversas obras de Metodologia Científica consultadas, autoriza concluir-se que a denominação resenha crítica é, no mínimo redundante (Andrade, 1999, p. 77).
- Referências
- Definição
Referência é o conjunto de elementos que permite a identificação de um documento, ou parte dele, efetivamente consultado para a elaboração do trabalho acadêmico. A construção da referência segue uma determinada ordem definida pela norma ABNT NBR 6023/2018.
As referências de um trabalho acadêmico são elencadas ao final do trabalho, após a conclusão. Na referência devem constar todas as obras citadas ao longo do trabalho.
A estrutura de uma referência pode variar a depender das características de responsabilidade do material e do tipo de material utilizado para composição do trabalho. Para livros, por exemplo, materiais comumente utilizados, o modelo de referência tem o seguinte formato:
SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro: subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, ano. Número de páginas ou volumes. (Nome e número da série).
E em caso de livros online, utiliza-se o modelo:
SOBRENOME, Nome do autor ou responsável ou entidade. Título do livro: subtítulo. Local de publicação (cidade, se houver): Editora (se houver), ano. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Referências para outros tipos de trabalho são semelhantes a estas apresentadas, mas trazem certas particularidades a depender do tipo e de outras informações do material. Navegando por “Citações e Referências: como fazer” é possível obter o modelo mais adequado para o material cuja referência você quer elaborar.
- Informações Gerais
- Após a elaboração de qualquer trabalho de pesquisa, deve-se indicar todas as fontes efetivamente utilizadas. As informações para esse registro podem ser obtidas na página de rosto, na ficha catalográfica e na página inicial do documento.
- Relacionam-se as referências em lista própria, ordenadas sequencialmente, em ordem alfabética de autor. Esta lista é colocada após as Considerações Finais.
- Toda referência deve mencionar a data do documento.
- Sempre anotar o endereço eletrônico (URL) e a data do acesso do documento provindo da internet. Nestes casos a referência deve apresentar as expressões: “Disponível em:” e “Acesso em:” especificando estes dados.
- É recomendável imprimir uma cópia ou criar uma cópia eletrônica dos textos extraídos da Internet, pois não existe garantia de que estarão disponíveis no próximo acesso.
- Consultar os catálogos e/ou bases de dados on-line de bibliotecas, caso não se tenham dados completos para a elaboração das referências.
- É importante ter uma padronização na elaboração da lista de referências.
Seguem algumas orientações sobre este processo:
- Adotar um único destaque para os títulos dos documentos, por exemplo, só negrito (ex.: Manual de economia política);
- Quando houver mais de três autores, recomenda-se citar todos, mas pode-se utilizar a expressão latina et al. em itálico, após a indicação do primeiro autor (ex.: BURNER, Bárbara et al.);
- Colocar todos os prenomes dos autores por extenso (ex.: WELLEK, René);
- Adotar a ordem alfabética de sobrenome de autor;
- Colocar por extenso os títulos de periódicos (ex.: Revista de Administração Pública e não RAP);
- Ao consultar periódicos, anotar o local de publicação, volume, número (ou fascículo), páginas e data (ex.: São Paulo, v. 2, n. 6, p. 12-30, abr. 2000);
- Alinhar pelo primeiro caractere à esquerda todas as linhas de cada referência;
- Separar os autores por ponto-e-vírgula (ex.: SARDELLA, Antonio; MATEUS, Edgar).
Citação e referências: como fazer
Esta seção destina-se a apresentar exemplos de como fazer citações e referências em alguns casos, sejam para diferentes responsabilidades ou diferentes formatos
- Para cada tipo de responsabilidade
- Um autor
CITAÇÃO
Citar o último sobrenome em letras maiúsculas e minúsculas, seguido do ano de publicação, entre parênteses.
Exemplos de citação indireta:
Interpretar uma obra é contar uma história de leitura (Culler, 1990).
Segundo Culler (1990), interpretar uma obra é contar uma história de leitura.
Culler, em 1990, disse que interpretar uma obra é contar uma história de leitura.
É possível observar que há mais de uma possibilidade de fazer esta citação no sistema autor-data. Note que quando finalizar a frase com a indicação da citação, deve-se colocar o ponto final somente após os parênteses.
Exemplos de citação direta:
As características da “educação militar compartilhada pelos homens e pelas mulheres espartanas são tão conhecidas que não vale a pena perdermos tempo em descrevê-las” (Ponce, 1994, p. 42).
É importante que na citação direta seja incluída a página na qual o excerto apareça no documento original. A página segue após o ano, precedida de uma vírgula.
REFERÊNCIA
A referência para um autor segue a seguinte estrutura:
SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra: subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, ano. Número de páginas ou volumes. (Nome e número da série).
Em caso de materiais online, utiliza-se a estrutura a seguir:
SOBRENOME, Nome do autor ou responsável ou entidade. Título da obra: subtítulo. Local de publicação (cidade, se houver): Editora (se houver), ano. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplo de referência para material impresso:
AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo: de Piaget a Emilia Ferreiro. 3. ed. São Paulo: Ática, 1984. 112 p. (Princípios, 235).
LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1999.
Exemplo de referência para material online:
GOMES, Hagar Espanha. Referência bibliográfica e citação. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: http://www.conexaorio.com/biti. Acesso em: 26 abr. 2003.
- Até três autores
CITAÇÃO
Citar o último sobrenome dos autores, na ordem em que aparecem na referência, em letras maiúsculas e minúsculas, seguido do ano de publicação, entre parênteses. Caso os sobrenomes venham dentro dos parênteses, separá-los por ponto e vírgula.
Exemplos de citação indireta:
Elas têm a impressão de que o doente se torna uma máquina e que a aparelhagem tecnológica atenta contra a humanidade do doente moribundo, afirmam Logeay e Gadbois (1985).
Em levantamento da avifauna do campus foram observadas 53 espécies de aves, porém, o tangará não foi avistado (Simone; Domenichelli, 2002).
Schön desenvolveu estratégias para provocar esses reenquadramentos, especialmente a partir do relato de experiências passadas e através das metáforas (Donnay; Charlier; Cheffert, 1994).
Lentz, Frenay e Meuris (1991) afirmam que os professores vivem conflitos de identidade.
Exemplos de citação direta:
“Não se mova, faça de conta que está morta” (Clarac; Bonrún, 1985, p. 72).
Lovelock, Wirtz e Hemzo (2011, p. 69) afirmam que “a satisfação do cliente é crucial para o conceito de marketing”.
REFERÊNCIA
Para obras com até três autores utiliza-se a seguinte estrutura de referência:
SOBRENOME, Nome do autor; SOBRENOME, Nome do autor; SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra: subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, ano. Número de páginas ou volumes. (Nome e número da série).
Exemplo de referência para material impresso:
BIGO, Pierre; ÁVILA, Fernando Bastos de. Fé cristã e compromisso social. São Paulo: Paulinas, 1982. 459 p.
Exemplo de referência para material online:
SIMÕES, Vanice Conceição de Melo; PERIOTTO, Fernando. Essa PET é PANC: proposta de uma sequência didática com plantas alimentícias não convencionais – guia de orientações didáticas. São Carlos, SP: Escola de Engenharia de São Carlos, 2023. Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1174. Acesso em: 18 dez. 2022.
- A partir de quatro autores
CITAÇÃO
Para obras com mais de quatro autores convém citá-los todos, mas é permitido também utilizar a expressão em latim “et al.” após o primeiro autor e omitir os demais. Caso os sobrenomes venham dentro dos parênteses, separá-los por ponto e vírgula. Expressões em outros idiomas, tal como et al., devem ser grafadas em itálico.
Exemplo de citação indireta:
As interações medicamentosas são os principais contribuintes de reações adversas, que por sua vez, configuram uma causa significativa de óbito dos Estados Unidos (Ciraulo; Shader; Greenblatt; Creelman, 2007).
Exemplos de citação direta:
Segundo Ciraulou, Shader, Greenblatt e Creelman, sobre o medicamente rifampicina, quando a medicação “for descontinuada depois da terapia combinada com nortriptialina ou antidepressivos relacionados, a dosagem do antidepressivo deverá ser reduzida” (2007, p. 81).
Segundo Longenecker et al. (2007, p. 53) “os periódicos são excelente fonte de ideias inovadoras, tendo em vista que fornecem artigos sobre a criatividade de empreendedores e diversas oportunidades empresariais”.
REFERÊNCIA
Para obras com mais de quatro autores convém citá-los todos, mas é permitido também utilizar a expressão em latim “et al.” após o primeiro autor e omitir os demais. Expressões em outros idiomas, tal como et al., devem ser grafadas em itálico. É importante ressaltar que, qualquer que seja a escolha, ela deve ser a mesma na citação e na referência de uma mesma obra, sendo possível relacioná-las.
A estrutura da referência quando todos os autores são citados segue o padrão a seguir:
SOBRENOME, Nome do autor; SOBRENOME, Nome do autor; SOBRENOME, Nome do autor; SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra: subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, ano. Número de páginas ou volumes. (Nome e número da série).
Para o caso de utilizar-se da expressão et al., a estrutura da referência é:
SOBRENOME, Nome do autor et al. Título da obra: subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, ano. Número de páginas ou volumes. (Nome e número da série).
Exemplos de referência para material impresso:
CIRAULO, Domenic A.; SHADER, Richard I.; GREENBLATT, David. J.; CREELMAN, Wayne. Manual de interações medicamentosas em psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2007. 480 p.
PINTO, Anibal et al. A inflação recente no Brasil e na América Latina. Rio de Janeiro: Graal, 1978. 214 p. (Biblioteca de Economia, 5).
Exemplos de referência para material online:
MACHADO, M. C. H. de S.; OLIVEIRA, J. de S.; PARADA, C. M. G. de L.; VENÂNCIO, S. I.; TONETE, V. L. P.; CARVALHAES, M. A. de B. L. Avaliação de intervenção educativa sobre aleitamento materno dirigida a agentes comunitários de saúde. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 10, n. 4, p. 459–468, out. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1519-38292010000400006. Acesso em: 10 ago. 2023.
PIRES, Luciana Rydz et al. Psicologia. Porto Alegre: SAGAH, 2018. Disponível em https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788595023741. Acesso em: 20 mar. 2022.
- Autor Entidade
CITAÇÃO
Para autores entidades, utiliza-se o nome da entidade por extenso ou abreviado, desde que em concordância com a referência da mesma obra. Não se utiliza qualquer tipo de separação ou vírgula na extensão de seu nome.
Exemplos de citação indireta:
Em 1999, o número de pessoas acima de sessenta anos pode atingir 13,5 milhões, com perspectiva de chegar aos 34 milhões no ano 2025 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1996, 1997).
Em 1999, o número de pessoas acima de sessenta anos pode atingir 13,5 milhões, com perspectiva de chegar aos 34 milhões no ano 2025 (IBGE, 1996, 1997).
Exemplo de citação direta:
Considerando um processo de avaliação psiquiátrica, a American Psychiatric Association discorre que:
Uma avaliação psiquiátrica geral tem como componente básico a entrevista com o paciente, cujos dados são integrados às informações obtidas por meio de outros elementos, como a revisão de prontuários médicos, exame físico, testes diagnósticos e a história relatada por terceiros próximos ao paciente. A avaliação geral normalmente leva bastante tempo, e várias consultas podem ser necessárias, dependendo da complexidade do problema e da capacidade e disposição do paciente para cooperar (American Psychiatric Association, 2008, p. 19).
REFERÊNCIA
Para compor a referência de obra com autor entidade, utiliza-se a seguinte estrutura:
NOME DO AUTOR. Título da obra: subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, ano. Número de páginas ou volumes. (Nome e número da série).
Exemplo de referência para material impresso:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Anuário estatístico 2001. São Paulo, 2001. 205 p.
Exemplo de referência para material online:
UNIVERSIDADE CATÓLICA. Impacto do diabetes na aprendizagem e frequência do aluno. Disponível em: http://www.literaturamedica.com.br. Acesso em: 19 nov. 2002.
- Organizador/Editor/Coordenador
CITAÇÃO
As citações de uma obra no texto sob um tipo distinto de responsabilidade não se alteram. São utilizadas as mesmas regras dos demais casos.
Exemplos de citação indireta:
A França representa um dos pilares da gastronomia mundial. Possui riqueza de técnicas e especialidades pautadas na tradição e na criatividade (Dominé, 2001).
Exemplos de citação direta:
Segundo Rezende (2020, p. 23) “o comportamento de uma população ante seus problemas de saúde-doença é estruturado a partir de seu nicho sociocultural”.
REFERÊNCIA
Na construção da referência, utiliza-se na composição a identificação do tipo de responsabilidade após o nome do autor. Esta indicação é abreviada e inserida entre parênteses. Utiliza-se (org.) para organizador/organizadores, (coord.) para coordenadores/coordenadores, (ed.) para editor/editores e assim por diante. A estrutura da referência é:
SOBRENOME, Nome do autor (ed./coord./org.). Título da obra: subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, ano. Número de páginas ou volumes. (Nome e número da série).
Exemplo de referência para material impresso:
BORDIN, Jussara (org.). Construtivismo pós-piagetiano: um novo paradigma em aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1993. 158 p.
Exemplo de referência para material online:
SILVA, José (coord.) Estudo da evolução do diabetes infantil. Disponível em: http://www.literaturamedica.com.br. Acesso em: 19 nov. 2002.
- Sobrenomes iguais
CITAÇÃO
Para citações com sobrenomes iguais são utilizados os prenomes para fazer a diferenciação. Caso a coincidência persista, utiliza-se o nome por extenso.
Exemplos de citação indireta:
O aparente comportamento organizacional reflete estratégias organizacionais de legitimação (Scott, M., 1995).
O ambiente técnico está relacionado com a troca de produção e serviços no mercado, no qual as organizações são premiadas pela eficiência no controle do sucesso (Scott, D., 1991).
Exemplo de citação direta:
Segundo Branco (2004, p.16), “existem dois significados distintos para a palavra cultura. O mais corriqueiro é ilustração, erudição, acúmulo de conhecimento”.
REFERÊNCIA
Para referência de obras distintas, cujos autores apresentam o mesmo sobrenome, utilizam-se as mesmas regras de referência dos demais casos, desde que estejam em concordância com as citações utilizadas no texto.
Exemplos de referência para material impresso:
FREUD, Anna. O ego e os mecanismos de defesa. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FREUD, Sigmund. Totem e Tabu. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
Exemplos de referência para material online:
AZEVEDO, Antonio Junqueira de. Negócio jurídico: existência, validade e eficácia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788553615629. Acesso em: 25 set. 2019.
AZEVEDO, Helder de. Empresa de família: uma abordagem prática e humana para a conquista da longevidade. São Paulo: Saint Paul, 2020. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788553615629. Acesso em: 12 ago. 2023.
- Várias publicações do mesmo autor
CITAÇÃO
As publicações de um mesmo autor são distinguíveis pelo ano nas citações, caso os anos de publicações sejam os mesmos devem ser utilizadas letras, em ordem alfabética, após o ano para diferenciá-las. Deve haver a correlação destas marcações entre as citações e as referências de uma mesma obra.
Exemplos de citação indireta:
O ajustamento às condições objetivas é, com efeito, perfeito e imediatamente bem-sucedido e a ilusão da finalidade, ou o que vem a dar no mesmo, é total no caso e somente no caso em que as condições de produção coincidam perfeitamente (Bourdieu, 1998a).
A partir dessa avaliação é que a pessoa determinará o significado e a intensidade dos acontecimentos, bem como o modo de enfrentá-los (Bourdieu, 1998b).
Bourdieu (1998b) conclui, a partir dessa avaliação, que a pessoa determinará o significado e a intensidade dos acontecimentos.
REFERÊNCIA
As referências de várias sobras de um mesmo autores devem ser distinguíveis por ano, caso sejam do mesmo ano, utiliza-se uma letra, seguindo ordem alfabética, após o ano. Esta marcação deve obrigatoriamente ser a mesma da utilizada na citação para a mesma obra.
Exemplos de referência para material impresso:
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Diferentes tipos de brinquedotecas. São Paulo: Scritta, ABRINQ, 1996a.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 1996b.
- Autoria desconhecida
CITAÇÃO
Para fazer a citação de uma obra cuja autoria é desconhecida, deve-se utilizar a primeira palavra do título da obra. Caso o título se inicie por palavra monossílaba ou artigo, deve-se incluir junto destes a próxima palavra. Se o título incluir mais palavras além das indicadas na citação, deve-se incluir […] ao final da citação. A citação deve utilizar-se da mesma palavra ou expressão destacada na referência de mesma obra.
Exemplo de citação indireta:
Crianças a partir de 5 anos são levadas às lavouras em Londrina (PR) (Nos canaviais […], 1995).
Exemplo de citação direta:
“em Nova Londrina (PR), as crianças são levadas às lavouras a partir dos 5 anos” (Nos canaviais […], 1995, p.12).
REFERÊNCIA
Caso seja uma obra de autoria desconhecida a referência deve destacar em maiúsculo a primeira palavra do título da obra. Caso o título se inicie por palavra monossílaba ou artigo, deve-se incluir junto destes a próxima palavra.
Exemplos de referência para material impresso:
- Sem dados de publicação
- Obra sem data
- Sem dados de publicação
Obra sem data
Usualmente, indica-se o ano de publicação em algarismos arábicos, sem ponto ou espaço entre eles. É considerado elemento essencial. Se a data não puder ser determinada, indica-se a data aproximada entre colchetes, conforme exemplos a seguir:
• [1985 ou 1986] um ano ou outro;
• [1985] data certa, não indicada;
• [1985?] data provável;
• [ca. 1985] data aproximada;
• [199-] década certa;
• [19–] século certo;
• [19–?] século provável.
Quando houver “duas datas”, ambas podem ser indicadas, desde que mencionadas a relação entre elas.
Exemplos de referência para material impresso:
PEREZ, José. Uma interpretação do “Quixote”. 2. ed. rev. São Paulo: Cultura Moderna, [1935 ou 1936]. 13 p.
- Sem local de publicação
Usualmente, o nome da cidade deve ser indicado tal como aparece no documento. Utiliza-se a expressão “sine loco”, de forma abreviada entre colchetes [S.l.] em itálico, quando não houver indicação do local de publicação.
Exemplos de referência para material impresso:
WALLACE, Lewis. Ben-hur. [S.l.]: Tecnoprint, 1971. 124 p.
- Editora
Indica-se o nome da editora tal como aparece no documento referenciado, suprimindo-se palavras que designam a natureza comercial, desde que dispensáveis à sua identificação.
Exemplos:
Kosmos e não Editora ou Livraria Kosmos
Ed. UNESP e não UNESP
Quando houver duas editoras, indicam-se ambas e seus respectivos locais (cidades). Quando houver mais de três editoras, indica-se a mais destacada ou a que aparecer em primeiro lugar na página de rosto.
Exemplos de referência para material impresso:
MIOTTO, Antonio Lacerda; GIMENES, Cristiano Marchi (org.). Administração: tendências e perspectivas. São Paulo: APG-PUC: Lorosae, 2002. 244 p.
Quando a editora for também autor (pessoa jurídica), pode-se adotar no campo Editora a forma abreviada (ou sigla), desde que esta conste no documento.
Exemplos de referência para material impresso:
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sinopse estatística da Região Centro Oeste. Rio de Janeiro: IBGE, 1982. 268 p
Quando a editora não é identificada, utiliza-se a expressão “sine nomine”, abreviada, entre colchetes [s.n.] e em itálico.
Exemplos de referência para material impresso:
MERCADANTE, Antonio Alfredo. História, 2: 2º Grau. [S.l.; s.n.], 1985. 110 p.
- Para cada tipo de material
- Livro
CITAÇÃO
Utiliza-se o sobrenome do autor seguido de uma vírgula, de um espaço e do ano de publicação da obra. Casos diferentes são especificados nas abas de regras gerais.
Exemplos de citação indireta:
Interpretar uma obra é contar uma história de leitura (Culler, 1990).
Segundo Culler (1990), interpretar uma obra é contar uma história de leitura.
Exemplos de citação direta:
As características da “educação militar compartilhada pelos homens e pelas mulheres espartanas são tão conhecidas que não vale a pena perdermos tempo em descrevê-las” (Ponce, 1994, p. 42).
REFERÊNCIA
Segue o modelo base de referência para um livro, tanto para versão impressa quanto online.
Impresso
Modelo: SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro: subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, ano. Número de páginas ou volumes. (Nome e número da série).
Exemplo de referência para material impresso:
AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo: de Piaget a Emilia Ferreiro. 3. ed. São Paulo: Ática, 1984. 112 p. (Princípios, 235).
Online
Modelo: SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro: subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, ano. Número de páginas ou volumes. (Nome e número da série). Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplo de referência para material online:
GOMES, Hagar Espanha. Referência bibliográfica e citação. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: http://www.conexaorio.com/biti. Acesso em: 26 abr. 2003.
- Capítulo de livro
CITAÇÃO
As citações, neste caso, são feitas tal como os demais casos. A chamada da citação é feita a partir dos dados do capítulo utilizado e não da obra toda.
Exemplos de citação indireta:
O brinquedo parte então, sem sua função explicita para dar suporte a brincadeira da criança, mas estimula o brincante a expressão de momentos que representem a realidade, podendo também trazer em sua carga informativa um imaginário preexistente que é ligada ao objeto devido sua procedência (Kishimoto, 1996).
Exemplos de citação direta:
Segundo Denzin e Lincoln (2006, p. 17), em uma definição inicial, pesquisa qualitativa é “uma atividade situada que localiza o observador no mundo. Consiste em um conjunto de práticas materiais e interpretativas que dão visibilidade ao mundo”.
REFERÊNCIA
Nas referências dos capítulos de livros, indica-se por meio da expressão In, em itálico, a obra que contém o capítulo utilizado para composição do trabalho. Na sequência da referência primeiro apresenta-se o capítulo utilizado, ponto final, a expressão In, dois pontos e depois a obra completa.
Impresso
Modelo: SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do autor do livro. Título do livro: subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, ano. Número de páginas ou volumes. (Nome e número da série).
Exemplos de referência para material impresso:
DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna. O planejamento da pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed.
KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a Educação Infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.
Online
Modelo: SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do autor do livro. Título do livro: subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, ano. Número de páginas ou volumes. (Nome e número da série). Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplo de referência para material online:
WOOD, Elizabeth. Planejamento estratégico e o processo de marketing. In: SILVEIRA, Amélia (org.). Marketing em bibliotecas e serviços de informação. Brasília: IBICT, 1987. Disponível em: http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm. Acesso em: 8 mar. 1999.
- Artigo
CITAÇÃO
As citações para artigos são feitas tal como os demais casos. A chamada da citação é feita a partir dos dados e responsabilidade do artigo utilizado e não da revista, periódico ou meio em que o artigo se encontra, estes serão explicitados na referência.
Exemplo de citação indireta:
A política de indexação é um instrumento que define as regras em função dos interesses da instituição e dos usuários aos quais serve e, portanto, a indexação é diretamente influenciada por ela (Silva; Fujita, 2004).
Exemplos de citação direta:
Segundo Ferri e Soares (2023, p. 72), “a busca pela inserção de um tempo histórico na construção das cidades influencia a idealização que temos desse tempo”.
REFERÊNCIA
As referências para artigos seguem as estruturas evidenciadas nos modelos abaixo, tanto para versão impressa quanto online.
Em alguns casos pode-se encontrar informações divergentes àquelas comumente utilizadas para elaboração de referências, principalmente em artigos online cujo país de origem siga outros padrões de normalização. É possível incluir, nestas situações, campos complementares a fim de viabilizar a identificação e localização da obra, tal como instruído pela norma ABNT 6023/2018. Figuram, nos exemplos abaixo, algumas referências deste modelo.
Impresso
Modelo: SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo: subtítulo do artigo. Título do periódico, local de publicação (cidade), volume, n. fascículo, páginas inicial-final, mês abreviado ano.
Exemplos de referência para material impresso:
SILVA, M. R. da; FUJITA, M. S. L. A prática de indexação: análise da evolução e tendências teóricas e metodológica. TransInformação, Campinas, v. 16, n. 2, p. 133–161, mai./ago. 2004.
VELLOSO, Jacques. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 583-611, set. 2004.
Online
Modelo: SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo: subtítulo do artigo. Título do periódico, local de publicação (cidade), volume, n. fascículo, páginas inicial-final, mês abreviado ano. DOI (se houver). Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplos de referência para material online:
ZAPAROLLI, Domingos; RIGGI, Horacio. A lenta privatização dos bancos. Gazeta Mercantil, São Paulo, 14 out. 2000. Disponível em: http://www.uol.com.br/reutersultnot27052094.htm. Acesso em: 27 mai. 2001.
SERENO, Paul C. et al. Spinosaurus is not an aquatic dinosaur. eLife, v. 11, artigo e80092, nov. 2002. DOI: https://doi.org/10.7554/eLife.80092. Disponível em: https://elifesciences.org/articles/80092. Acesso em: 12 fev. 2024.
OLIVEIRA, Stefan Vilges et al. An update on the epidemiological situation of spotted fever in Brazil. Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, v. 22, artigo 22, 22 ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.1186/s40409-016-0077-4. Disponível em: https://jvat.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40409-016-0077-4. Acesso em: 17 mar. 2024.
Nos exemplos acima, alguns dos artigos não possuíam paginação. Este dado, portanto, não foi utilizado na referência. Foi incluído, no entanto, o item “artigo” que é como estes materiais são identificados em seus respectivos periódicos/plataformas. Tal situação descreve a utilização de campos complementares mencionada acima. O número do artigo em um periódico não é um item obrigatório, mas pode ser incluído na referência como campo complementar a fim de facilitar a localização do material.
- Evento ou documento de evento
CITAÇÃO
As citações para eventos ou documentos referentes a um evento são feitas tal como os demais casos. A chamada da citação é feita considerando a responsabilidade do item utilizado para composição do trabalho e não do evento ou documento da qual ele faz parte, a não ser que estes sejam os responsáveis pelo item.
Exemplos de citação indireta:
Houve intensificação da migração de haitianos para o Brasil na década de 2010 (Padilha, 2019).
Exemplos de citação direta:
Correa e Lima (2022, p.27) consideram que “o idoso se tornou, simultaneamente, uma categoria de análise e grupo de risco, populando o imaginário sobre o adoecimento e morte pela Covid-19”.
REFERÊNCIA
As referências para eventos ou obras referentes a eventos seguem as estruturas evidenciadas nos modelos abaixo. Caso a referência seja da parte de um evento, utiliza-se a expressão In, em itálico, tal como no capítulo de livro.
Impresso
Modelo: NOME do evento, numeração (se houver), ano, local de realização. Anais […] ou Resumos […] ou Proceedings […] Local de publicação (cidade): Editora, ano de publicação.
Exemplo de referência para material impresso:
SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE BIODIVERSIDADE, 1999, Brasília. Anais […]. Brasília: Ed. da UFB, 1999.
Online
Modelo: NOME do evento, numeração (se houver), ano, local de realização. Anais […] ou Resumos […] ou Proceedings […] Local de publicação (cidade): Editora, ano de publicação. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplo de referência para material online:
FIGUEIREDO, Carlos. A linguagem racista no futebol brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DO ESPORTE, LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA, 4., 1998, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos […]. Disponível em: http://www.geocities.com/Athens/Stux/9231/racismo.html. Acesso em: 14 abr. 2000.
- Legislação e documentos jurídicos
CITAÇÃO
As regras para composição da citação de documentos jurídicos e legislações são semelhantes as demais. Observa-se que quando a responsabilidade for de uma instituição governamental da administração direta, a indicação deve ser pelo nome do órgão superior ou pelo nome da jurisdição a que pertence.
Exemplo de citação indireta:
Considerando o transporte público da cidade de Santo André, compete ao município planejá-lo e administrá-lo de forma a garantir que seu usuário possa usufruí-lo de forma digna com eficiência, regularidade, segurança e conforto (Santo André, 1990).
Exemplo de citação direta:
No preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil está descrito que:
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (Brasil, 1995, p. 115).
REFERÊNCIA
As referências para documentos jurídicos e legislações seguem as estruturas evidenciadas nos modelos abaixo. Tal como informado na citação, quando a responsabilidade for de uma instituição governamental da administração direta, a indicação deve ser pelo nome do órgão superior ou pelo nome da jurisdição a que pertence.
Impresso
Modelo: NOME DO PAÍS, ESTADO OU MUNICÍPIO. Nome do Ministério ou Secretaria. Título (especificando o tipo e o n. da legislação, dia, mês e ano da assinatura ou promulgação). Título do jornal ou da coletânea, local, n. do volume, n. do fascículo, página, dia, mês abreviado ano da publicação. Seção ou parte.
Exemplos de referência para material impresso:
BRASIL. Medida provisória n. 1.569, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1.
BRASIL. Constituição (1998). Emenda Constitucional n. 09, de 9 de novembro de 1995. Da nova redação do artigo 177 da Constituição Federal, alterando e inserindo parágrafos. Lex: Coletânea de legislação e jurisprudência: legislação federal e marginalia, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.
Online
Modelo: NOME DO PAÍS, ESTADO OU MUNICÍPIO. Nome do Ministério ou Secretaria. Título (especificando o tipo e o n. da legislação, dia, mês e ano da assinatura ou promulgação). Título do jornal ou da coletânea, local, n. do volume, n. do fascículo, página, dia, mês abreviado ano da publicação. Seção ou parte. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplo de referência para material online:
SÃO PAULO (Estado). Assembleia Legislativa. Proposta de Emenda Constitucional n. 4, de 2001, objetiva dar nova redação ao § 2° do artigo 11 da Constituição do Estado de São Paulo, a fim de possibilitar a reeleição dos membros da Mesa Diretora para um período subsequente. Nos termos do artigo 253 da X Consolidação do Regimento Interno. Parecer n. 438 de 2001.Relator: Nabi Abi Chedid. Diário Oficial do Estado de São Paulo: Poder Legislativo, São Paulo, v. 111, n. 93, 18 mai. 2001. Disponível em: http://www.imesp.com.br. Acesso em: 5 jun. 2001.
- Trabalho acadêmico
CITAÇÃO
As citações para trabalhos acadêmicos são feitas tal como os demais casos e o sistema de chamada deve fazer referência ao autor da obra.
Exemplo de citação indireta:
Na brincadeira a criança consegue externalizar por meio de ações concretas sentimentos que ficariam guardados (Rastelli, 2004).
Exemplos de citação direta:
Segundo Azevedo (2018, p. 89), “diferente do que acontece quando se indexa um documento textual, atribuir termos indexadores para uma ficha técnica [de preparo] exige um conhecimento que está além da leitura documentária”.
REFERÊNCIA
As referências para trabalhos acadêmicos seguem as estruturas evidenciadas nos modelos abaixo. O orientador do trabalho pode ser inserido na referência após o título do documento, junto da expressão “Orientador:”.
Impresso
Modelo: SOBRENOME, Nome do autor. Título: subtítulo. Ano da defesa. Volume ou páginas. Tipo de trabalho (área de concentração ou disciplina(s)) – Unidade de Ensino ou nome da escola, instituição, local, ano da entrega.
Exemplos de referência para material impresso:
PEREIRA, Sandra Francisca. Controle de estoque. 2001. 70 f. Monografia (Especialização em Controladoria e Finanças) – Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Centro Universitário Fundação Santo André, Santo André, 2001.
CHAGAS, Marcio Zalceu. Fatores associados à dengue no bairro São José, município de São Caetano do Sul – São Paulo. 2002. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André, Centro Universitário Fundação Santo André, Santo André, 2002.
SANTOS, Marlene Alencar dos. A revitalização de Paranapiacaba. 2000. 150 f. Trabalho apresentado à disciplina Estudos do Meio Ambiente – Faculdade de Gestão Ambiental, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
Online
Modelo: SOBRENOME, Nome do autor. Título: subtítulo. Ano da defesa. Volume ou páginas. Tipo de trabalho (área de concentração ou disciplina(s)) – Unidade de Ensino ou nome da escola, instituição, local, ano da entrega. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplos de referência para material online:
HERNANDEZ VERGARA, Walter. Simulação cognitiva da tomada de decisão em situações complexas: modelagem do raciocínio humano por meio de caso. 1995. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995. Disponível em: http://www.eps.ufsc.bt/teses/vergara/index/index.html. Acesso em: 21 jul. 2000.
- Entrevista
CITAÇÃO
As citações para entrevistas são feitas tal como os demais casos e o sistema de chamada faz referência ao entrevistado.
Exemplos de citação direta:
Durante uma entrevista concedida em 1946, Mahatma Gandhi diz que “as dificuldades fazem o homem” (Gandhi, 1995, p.186).
REFERÊNCIA
As referências para entrevistas seguem as estruturas evidenciadas nos modelos abaixo.
Impresso
Modelo: SOBRENOME, Nome do entrevistado. Título da entrevista. Entrevistadores: Nome Sobrenome; Nome Sobrenome. Título do periódico, cidade, ano, volume, número, p. XX-XX, data.
Exemplos de referência para material impresso:
BAKKER, Mitchekk. Como obter sucesso na era do código aberto. Entrevistadores: Lenny Mendonça; Robert Sutton. HSM Management, São Paulo, ano 12, v. 5, n. 70, p. 102-106, set./out. 2008.
Online
Modelo: SOBRENOME, Nome do entrevistado. Título da entrevista. Entrevistadores: Nome Sobrenome; Nome Sobrenome. Título do periódico, cidade, ano, volume, número, p. XX-XX, data. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplos de referência para material online:
BIANCO, Antonio Carlos. Ajuste no tratamento do hipotireoidismo. Entrevistadores: Marcos Pivetta; Ricardo Zorzetto. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, 2024, n. 340, jun. 2024. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/antonio-bianco-ajuste-no-tratamento-do-hipotireoidismo/. Acesso em: 25 jun. 2024.
- Vídeo/filme
CITAÇÃO
Para compor a chamada de citação de vídeos, filmes e outros materiais audiovisuais utiliza-se a primeira palavra do título do material, em consonância com o destaque dado ao mesmo trecho nas referências. Caso o título se inicie por palavras monossílabas e/ou artigo, deve-se incluir junto destes a próxima palavra. Se o título incluir mais palavras além das indicadas na citação, deve-se incluir […] ao final da citação.
Exemplos de citação indireta:
Por conta do crescimento da presença variante ômicrom, aumento nos casos de Covid e alta demanda por testes feitos em clínicas, hospitais e farmácias, a ANVISA decidiu rever as proibições sobre os testes feitos em casa como opção de diagnóstico (Tire […], 2022).
Exemplos de citação direta:
Segundo vídeo publicado pela BBC News Brasil em seu canal do Youtube “o país chegou a um preocupante recorde de 38% de inflação em setembro deste ano e já desvalorizou a sua moeda, a libra egípcia, três vezes desde o início de 2022 […]” (Egito […], 2023).
REFERÊNCIA
Deve destacar em maiúsculo a primeira palavra do título da obra. Caso o título se inicie por palavra monossílaba ou artigo, deve-se incluir junto destes a próxima palavra. É possível incluir, assim como nos demais casos, campos complementares na referência a fim de viabilizar a identificação da obra, tal como instruído pela norma ABNT 6023/2018. Em vídeos e filmes, pode-se incluir, por exemplo, outras responsabilidades como edição, roteiro, coordenação, etc.
Impresso
Modelo: TÍTULO (com a primeira palavra em maiúsculo). Direção de. Local: Produtora ou distribuidora, ano. n. de unidades tipo de suporte (duração), indicador de som, cor, informações relevantes.
Exemplos de referência para material físico:
A ORIGEM dos mandamentos. Direção de Bruno de André. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da USP, 1980. 1 filme (12 min), son., color., 35 mm.
Online
Modelo: TÍTULO (com a primeira palavra em maiúsculo). Direção de. Local: Produtora ou distribuidora, ano. n. de unidades tipo de suporte (duração), indicador de som, cor, informações relevantes. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplos de referência para material online:
EGITO, o país sob mão forte militar que vai construir nova capital no deserto em meio a crise. Direção de Caio Quero. Apresentação e roteiro de Julia Braun. Edição de João da Mata. Coordenação de Rogério Wassermann. BBC News Brasil, 2023. 1 vídeo (11 mim.). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FKMHJKxGdDc. Acesso em: 18 dez. 2023.
- Música, podcast e outras produções sonoras
CITAÇÃO
Para compor a chamada de citação de músicas, podcast e outras produções sonoras utiliza-se a primeira palavra do título da obra, em consonância com o destaque dado ao mesmo trecho nas referências. Caso o título se inicie por palavra monossílaba ou artigo, deve-se incluir junto destes a próxima palavra. Se o título incluir mais palavras além das indicadas na citação, deve-se incluir […] ao final da citação.
Exemplos de citação indireta:
Pode-se encontrar elementos do gênero narrativo em músicas que possuem como objetivo contar a trajetória de uma personagem. Como exemplo, temos a canção à moda de viola Chico Mineiro, interpretada pela dupla Tonico e Tinoco, na qual o protagonista da narrativa descobre por meio de documentos que seu melhor amigo, Chico Mineiro, era na verdade seu irmão após o mesmo ter sido assassinado (Chico […], 1945).
Exemplos de citação direta:
Conforme pode ser observado no trecho da música Iracema Voou de Chico Buarque “Iracema voou / Para a América / Leva roupa de lã / E anda lépida” (Iracema […], 1998), Iracema já não assiste mais no Brasil, mas sim nos Estados Unidos da América.
REFERÊNCIA
Deve destacar em maiúsculo a primeira palavra do título da obra. Caso o título se inicie por palavra monossílaba ou artigo, deve-se incluir junto destes a próxima palavra. Pode-se colocar a responsabilidade total sobre a obra ou especifica-se o tipo de autoria (intérprete, compositor, ledor, apresentador entrevistador, entre outros) a depender de cada caso. Caso a referência seja da parte de um todo, por exemplo uma música pertencente a um álbum completo, utiliza-se a expressão In, em itálico, tal como na referência para o capítulo de um livro, identificando a faixa ou número da música dentro do álbum completo.
Impresso
Modelo: TÍTULO (com a primeira palavra em maiúsculo). Responsável (Intérprete. Compositor). Local: Editora ou produtora, ano. n. de unidades tipo de suporte.
Exemplos de referência para material físico:
PANTANAL: um passeio pelo paraíso ecológico. EMBRAPA. Rio de Janeiro: Sony Music, 1990. 1 CD-ROM.
Online
Modelo: TÍTULO (com a primeira palavra em maiúsculo). Responsável (Intérprete. Compositor. Apresentador.). Local: Editora ou produtora, ano. n. de unidades tipo de suporte. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplos de referência para material online:
IRACEMA voou. Intérprete e Compositor: Chico Buarque. Produção: Luiz Claudio Ramos e Vinicius França. In: AS CIDADES. Intérprete: Chico Buarque. [S. l.]: Sony Music Entertainment Brasil, 1998. Faixa 2. Disponível em: https://open.spotify.com/intl-pt/album/6vnil9KBqtHEECoyvjc4YE. Acesso em: 15. nov. 2023.
O ASSUNTO #755. Eleições 2022: segurança dos candidatos. Apresentado por Renata Lo Prete. [s. l.]: G1, 22 set. 2022. Podcast. Disponível em: https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2022/07/22/o-assunto-755-eleicoes-2022-seguranca-dos-candidatos.ghtml. Acesso em: 20 jan. 2023.
PODCAST: rádio sob demanda. [Locução de]: Otávio Fernandes. Entrevistados: Paula Marques, Cíntia Bailey, Filipe Teixeira e Carolina Areal. Fortaleza: Rádio Universitária FM, 24 out. 2017. Podcast. Disponível em: https://soundcloud.com/rduniversitariafm/podcast-radio-sob-demanda. Acesso em: 18 jan. 2019.
ANTICAST 66: as histórias e teorias das cores. Entrevistada: Luciana Martha Silveira. Entrevistadores: Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Marcos Beccari. [S. l.]: Braimstorm9, 31 jan. 2013. Podcast. Disponível em: https://soundcloud.com/anticastdesign/anticast-66-as-hist-riase/s-OImz9. Acesso em: 22 ago. 2014.
- Citação de informação verbal
Informações extraídas de palestras, debates, comunicação, entrevistas, e-mails e outras fontes não publicadas devem ser indicadas diretamente no texto por meio da expressão informação verbal e em nota de rodapé. Não devem ser incluídas na lista de referências.
“A Biblioteca da UFMG pretende elaborar um projeto de acesso às Bases de Dados Nacionais na área de Biologia” (informação verbal).1
____________________
1Notícia fornecida por João da Costa Neves no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, em Florianópolis (SC), em maio de 2000.
- Recursos virtuais
Os itens a seguir são alguns exemplos de como citar e elaborar referências para conteúdos disponíveis em meio digital. Por meio deles é possível observar os modelos de referências, assim como exemplos de citação e referências para alguns tipos de conteúdo virtual.
- Blog
CITAÇÃO
Exemplos:
Machado (2013)
(Machado, 2013)
REFERÊNCIA
Modelo: ÚLTIMO NOME, Primeiro nome de autor do post. Título do post. Nome do blog. Cidade, dia do post, mês do post abreviado. ano do post. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.
Exemplo:
MACHADO, Mário. A barriga da CNN: um “cautionary tale”. Blog Coisas internacionais. São Paulo, 17 abr. 2013. Disponível em: http:www.coisasinternacionais.com/2013/04/a-barriga-da-cnn-um-cautionary-tale.html. Acesso em: 10 jun. 2013.
- Redes Sociais
Twitter (X)
CITAÇÃO
Exemplo:
C&A Brasil (2016)
(C&A Brasil, 2016)
REFERÊNCIA
Modelo: ÚLTIMO NOME, Primeiro nome. Texto do Tweet. Cidade, dia, mês abreviado. ano. Twitter: @nome de usuário. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplo:
C&A Brasil. E se ele escolher o look dela? Vale apostar no conjuntinho de blusa e saia estampadas no #DiaDosMisturados. Brasil, 1 jun. 2016. Twitter: @cea_brasil. Disponível em: https:twitter.com/cea_brasil/status/738128768921833472. Acesso em: 2 jun. 2016.
Perfil de Facebook
CITAÇÃO
Exemplo:
Padilha (2016)
(Padilha, 2016)
REFERÊNCIA
Modelo: ÚLTIMO NOME, Primeiro nome (nome de usuário). Texto do post. Cidade, dia mês abreviado. ano. Facebook: usuário Facebook. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplo:
PADILHA, José (Zé Padilha). Netflix anuncia série sob minha direção sobre a Operação Lava-Jato: produção deve estrear em 2017. Rio de Janeiro, 16 abr. 2016. Facebook: padilhajose. Disponível em: https:www.facebook.com/photo.php?fbid=268996613442320&set=a.233286560346659.1073741827.100009959490068&type=3&theater. Acesso em: 2 jun. 2016.
Página do Facebook
CITAÇÃO
Exemplo:
Coca-cola (2016)
(Coca-cola, 2016)
REFERÊNCIA
Modelo: NOME DA ENTIDADE. Texto do post. Cidade, dia mês abreviado. ano. Facebook: usuário do Facebook. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplo:
COCA-COLA. Bruna Vieira conduziu hoje a Tocha Olímpica Rio 2016 em Salvador. São Paulo, 24 mai. 2016. Facebook: cocacolabr. Disponível em: https://www.facebook.com/cocacolabr/photos/a.403402943147968.1073741828.357274534427476/627696444051949. Acesso em: 2 jun. 2016.
E-mail
CITAÇÃO
Exemplo:
Souza (2015)
(Souza, 2015)
Biblioteca Comunitária (2022)
(Biblioteca Comunitária, 2022)
REFERÊNCIA
Modelo: ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor da mensagem. Assunto do e-mail. Mensagem recebida por <e-mail> em dia mês abreviado. ano. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplos:
SOUZA, P. M. Relatório mensal. [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <klucas@yahoo.com.br> em 15 mar. 2012.
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA. Biblioteca – Recibo de devolução. Mensagem recebida por <gilleshasilva@gmail.com> em 25 jan. 2022.
Homepage
CITAÇÃO
Exemplos:
O Boticário, 2013
(O Boticário, 2013)
FSA (2023)
(FSA, 2023)
REFERÊNCIA
Modelo: DOMÍNIO. [Site institucional]. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Ou
Modelo: DOMÍNIO. Título da seção. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplo:
O BOTICÁRIO. [Site institucional]. Disponível em: http:www.boticario.com.br/institucional. Acesso em: 25 mai. 2013.
FSA. História da Fundação Santo André. Disponível em: https://www.fsa.br/fundacao-santo-andre/. Acesso em: 10 ago. 2023.
- Fotografia e postais
CITAÇÃO
A chamada de citação para uma fotografia, postais, imagens e outros elementos iconográficos é feita pelo autor dela, seja ele pessoa física ou entidade.
Exemplo:
Kobayashi (1980)
(Kobayashi, 1980)
French Press (2001)
(French Press, 2001)
REFERÊNCIA
Seguem os modelos de referência para fotografias, postais, imagens e outros elementos iconográficos, tanto para itens avulsos, quanto para publicadas em jornais, revistas e outros meios de comunicação.
Impresso
Modelo: SOBRENOME, Nome do autor ou ENTIDADE (ou entrada pelo título, no caso de autoria desconhecida). Título: subtítulo. Local: Editora ou publicadora (se houver). Ano. Características físicas do material (cor, dimensões).
Ou
Modelo: SOBRENOME, Nome do autor ou ENTIDADE (ou entrada pelo título, no caso de autoria desconhecida). Título: subtítulo. Título da publicação onde consta a fotografia, local, data, página. Características físicas do material (cor, dimensões).
Exemplos de referência para material físico:
KOBAYASHI, Kioto. Doença dos xavantes. 1980. 1 fotografia, color., 16 cm x 56 cm.
FRANCE PRESS. Gustavo Kuerten comemora o terceiro título em Roland Garros, com a camiseta que ele mesmo desenhou na véspera. Folha de S. Paulo, São Paulo, 11 jun. 2001, p. A1. 1 fotografia, color.
Online
Modelos:
SOBRENOME, Nome do autor ou ENTIDADE (ou entrada pelo título, no caso de autoria desconhecida). Título: subtítulo. Local: Editora ou publicadora (se houver). Ano. Características físicas do material (cor, dimensões). Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
ou
SOBRENOME, Nome do autor ou ENTIDADE (ou entrada pelo título, no caso de autoria desconhecida). Título: subtítulo. Título da publicação onde consta a fotografia. Características físicas do material (cor, dimensões). Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado ano.
Exemplos de referência para material online:
FIRMO, Walter. Cartola. Rio de Janeiro. 1963. 1 fotografia digital, color. Acervo digital do Instituto Moreira Sales. Disponível em: https://ims.com.br/titular-colecao/walter-firmo/. Acesso em: 7 ago. 2023.
FONTES CONSULTADAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023/2023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024/2012: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027/2013: sumário. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028/2021: resumo. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6034/2005: Informação e documentação: índice: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520/ 2023: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724/2011: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287/2011: informação e documentação: projeto de pesquisa: apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. 3 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. 62 p.
LAPORTA, Marcia Zorello; FOGO, Marilim; FUZARI, Daniela Foppa (org.). Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. 4 ed. revista e ampliada. Santo André: Editora da Fundação Santo André, 2013. 122 p.
NUNES, Eliana L. G.; LAPORTA, Marcia Zorello; CARNEIRO JUNIOR, Nivaldo (org.). Manual de instrução para o encaminhamento de protocolos de pesquisa. 1 ed. Santo André: Prefeitura de Santo André, 2016. 29 p.
MENU
PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO
PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO
RELATÓRIOS PARCIAIS E RELATÓRIOS FINAIS
PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO
PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO
CAPA
FOLHA DE ROSTO
FOLHA DE APROVAÇÃO
ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO PARTICIPANTE
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
DESENVOLVIMENTO
METODOLOGIA
INTERAÇÃO DIALÓGICA
RECURSOS
CRONOGRAMA
PLANO DE EXECUÇÃO
CAPA
FOLHA DE ROSTO
FOLHA DE APROVAÇÃO
ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO PARTICIPANTE
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
DESENVOLVIMENTO
METODOLOGIA
INTERAÇÃO DIALÓGICA
RESULTADOS PARCIAIS E DISCUSSÃO
PRÓXIMAS ETAPAS
CRONOGRAMA
CAPA
FOLHA DE ROSTO
FICHA CATALOGRÁFICA
FOLHA DE APROVAÇÃO
ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO PARTICIPANTE
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
LISTA DE TABELAS
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
LISTA DE SÍMBOLOS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
DESENVOLVIMENTO
METODOLOGIA
INTERAÇÃO DIALÓGICA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
DIRETRIZES PARA OS TRABALHOS ACADÊMICOS
MARGEM
ESPAÇAMENTO
TAMANHO DA FONTE
TÍTULOS E NUMERAÇÃO DAS SEÇÕES E SUBSEÇÕES
NOTAS DE RODAPÉ
PAGINAÇÃO
PROJETOS
RELATÓRIOS PARCIAIS
RELATÓRIOS FINAIS
NUMERAÇÃO PROGRESSIVA
ABREVIATURAS E SIGLAS
EQUAÇÕES E FÓRMULAS
ILUSTRAÇÕES
QUADROS
TABELAS
CITAÇÃO E REFERÊNCIA: COMO FAZER
PARA CADA TIPO DE RESPONSABILIDADE
UM AUTOR
ATÉ TRÊS AUTORES
A PARTIR DE QUATRO AUTORES
AUTOR ENTIDADE
ORGANIZADOR/EDITOR/COORDENADOR
SOBRENOMES IGUAIS
VÁRIAS PUBLICAÇÕES DO MESMO AUTOR
AUTORIA DESCONHECIDA
SEM DADOS DA PUBLICAÇÃO
LIVRO
CAPÍTULO DE LIVRO
ARTIGO
EVENTO OU DOCUMENTO DE EVENTO
LEGISLAÇÃO E DOCUMENTOS JURÍDICOS
TRABALHO ACADÊMICO
ENTREVISTA
VÍDEO/FILME
MÚSICA, PODCAST E OUTRAS PRODUÇÕES SONORAS
INFORMAÇÃO VERBAL
RECURSOS VIRTUAIS
FOTOGRAFIA E POSTAIS