PROJETO DE PESQUISA E/OU DE EXTENSÃO

Formatação

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
São elementos que antecedem o texto principal do projeto ou do trabalho acadêmico e auxiliam sua identificação e utilização.

CAPA
Elemento opcional no projeto de pesquisa e/ou de extensão. Deve conter as seguintes informações, em fonte 16: nome da instituição; nome do autor; título; subtítulo (se houver, precedido de dois pontos); local (cidade) da instituição; ano de entrega do trabalho.

FOLHA DE ROSTO
Elemento obrigatório no projeto de pesquisa ou de extensão. Deve conter os seguintes elementos:
em fonte 16:
      • nome do autor; título principal do trabalho; subtítulo (se houver, relacionado ao título principal e precedido de dois pontos).
em fonte 12:
      • natureza: tipo do trabalho (projeto de pesquisa ou de extensão); objetivo do trabalho (obtenção de grau – no caso de TCC; encaminhamento para concorrer à bolsa – no caso dos Programas PIIC e PIEX); nome da instituição; área de concentração (curso, programa); nome do orientador. Veja como deve ficar esse texto nos diferentes tipos de projetos. 

Projeto de pesquisa para elaboração do TCC

Projeto vinculado ao Programa de Incentivo à Iniciação Científica – PIIC

Projeto vinculado ao Programa de Incentivo à Extensão – PIEX

em fonte 16:
      • local (cidade) da instituição; ano de entrega do trabalho.

FOLHA DE APROVAÇÃO
Elemento obrigatório no projeto elaborado para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Deve conter os seguintes elementos, em fonte 12: nome do autor, título do trabalho, natureza (tipo de trabalho, objetivo, instituição, área de concentração), data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituição a que pertencem (veja o modelo de Folha de Aprovação: é o mesmo tanto para o projeto quanto para o TCC).

ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO
No caso de projeto elaborado para a produção do Relatório Final PIEX (Programa de Incentivo à Extensão) ou Relatório Final ACEx (Atividades Curriculares de Extensão), deve ser indicada a principal Área Temática da Extensão contemplada pela proposta.

As áreas temáticas da extensão são: Comunicação; Cultura; Direitos humanos e Justiça; Educação; Meio ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção e Trabalho.

ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável)
No caso de projeto elaborado para a produção do Relatório Final PIEX (Programa de Incentivo à Extensão) ou Relatório Final ACEx (Atividades Curriculares de Extensão), deve ser indicado o principal Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS contemplado pela proposta.

A Organização das Nações Unidas – ONU definiu 17 ODS com vistas a atingir a Agenda 2030. Os ODS podem ser consultados em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.

PÚBLICO-ALVO
No caso de projeto elaborado para a produção do Relatório Final PIEX (Programa de Incentivo à Extensão) ou Relatório Final ACEx (Atividades Curriculares de Extensão), deve ser indicado o público-alvo, ou seja, a quem se destina a ação de extensão. É importante caracterizar esse público-alvo, ou seja a comunidade, preferencialmente externa à instituição, envolvido e/ou atendido pela ação de extensão. 

Exemplo de público-alvo:
Público-alvo: 48 alunos do sexto ano do ensino fundamental, de uma escola municipal do município de Ribeirão Pires.

RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
Resumo
É escrito em um único parágrafo, com extensão entre 150 e 500 palavras, em fonte 12 e espaçamento 1,5. Deve apresentar, de forma clara e concisa, os pontos relevantes do projeto e deve incluir uma breve introdução sobre o assunto a ser estudado, os objetivos visados e os procedimentos metodológicos que serão adotados. Veja o exemplo a seguir.

Palavras-chave
Também conhecidas como descritores, são termos que indicam os assuntos essenciais abordados no trabalho. Podem ser formadas por uma única palavra ou mais (ex.: saúde; saúde pública; materiais de construção).
As palavras-chave facilitam a localização do trabalho, quando se faz uma consulta nas bases de dados.
O número de palavras-chave deve ficar entre três e cinco. Devem vir logo após o resumo, em fonte 12 e espaçamento 1,5, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. As letras iniciais das palavras-chave devem ser escritas em maiúsculo. Veja o exemplo a seguir.

IMPORTANTE
O resumo não pode incluir citações, siglas, abreviações, fórmulas, equações.

Exemplo de resumo:

RESUMO
A contaminação de alimentos é uma questão preocupante dentro da saúde pública, e que pode ocorrer devido a diversos fatores, como produção, armazenamento e transporte inadequados e também pela má higiene por parte dos manipuladores, podendo levar a problemas de saúde, sendo os produtos de origem avícola os de maior incidência de surtos de doenças transmitidas por alimentos. Levando em consideração a importância das análises microbiológicas para avaliar a qualidade desses produtos e os riscos à saúde, o presente trabalho visa a analisar amostras de peitos de frango cru comercializados em feira livre de São Paulo, por meio da quantificação de Escherichia coli e microrganismos mesófilos totais, além da pesquisa de Salmonella typhimurium.

Palavras-chave: Escherichia coli. Salmonella typhimurium. Microrganismos mesófilos. Contaminação de alimentos.

SUMÁRIO
O sumário é uma listagem de todas as partes (seções) do trabalho, com a indicação das páginas em que essas seções são encontradas no trabalho. A mesma ordem e grafia utilizadas no sumário devem ser mantidas ao longo do trabalho. Veja o exemplo a seguir.

Exemplo de Sumário de projetos de pesquisa ou de extensão:

IMPORTANTE

  • Observe o alinhamento: palavras devem vir alinhadas com palavras; os números são alinhados com o primeiro número que indica uma determinada seção.
  • Observe que as seções indicadas por um numeral (numeração primária, por exemplo: 1) vêm escritas em letra maiúscula (por exemplo: 6 CRONOGRAMA).
  • Observe que as seções indicadas por um numeral (numeração primária, por exemplo: 4 MATERIAL E MÉTODOS) ou dois numerais (numeração secundária, por exemplo: 3.1 Objetivo geral) vêm escritas em negrito.
  • Observe que as seções indicadas por três números (numeração terciária, por exemplo: 4.2.1 Isolamento de E. coli) não vêm escritas em negrito. A partir da numeração terciária, a seção não vem escrita em negrito.
  • Observe que a ordem em que as seções aparecem no sumário e a grafia utilizada (todas as letras maiúsculas ou não, com negrito ou sem negrito) devem ser mantidas ao longo do texto.

ELEMENTOS TEXTUAIS

INTRODUÇÃO
Parte inicial do texto na qual devem ser descritos o tema do projeto, o problema, a(s) hipótese(s), o(s) objetivo(s), a(s) justificativas(s) e o referencial teórico que embasa o projeto de pesquisa.
A Introdução deve responder à pergunta “o quê”, ou seja, descrever o estado atual do tema, o que pressupõe ampla e criteriosa revisão da literatura pertinente. Geralmente, ao se redigir a Introdução, inicia-se por aspectos mais gerais do tema, confluindo para os aspectos mais específicos e diretamente relacionados ao objeto de estudo. À medida que forem descritos os dados da literatura, é necessário identificar as fontes dessas informações por meio de citações contendo o nome dos autores e o ano de publicação.
A Justificativa deve identificar o “porquê” da realização da pesquisa, sua importância e relevância.

IMPORTANTE

  • Projeto de pesquisa que envolve o estudo de seres humanos ou de animais deverá, previamente a sua realização, ser submetido a um comitê de ética.
  • A FSA tem a Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA. As normas para o envio de projetos a essa comissão estão disponíveis em: https://www.fsa.br/home/ → Serviços → CEUA – Comissão de Ética no Uso de Animais (ou acesse: https://www.fsa.br/ceua/).
  • Projeto de pesquisa que envolva o estudo de seres humanos deve ser cadastrado na Plataforma Brasil (https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf). Para isso, o pesquisador responsável pelo projeto deverá, inicialmente, se cadastrar na plataforma e, a seguir, registrar os dados de seu projeto.

DESENVOLVIMENTO
METODOLOGIA
Metodologia é a descrição clara e precisa dos procedimentos, materiais e equipamentos a serem utilizados. Deve responder às perguntas “com o quê” e “como” será feita a pesquisa ou a proposta de extensão.

A pergunta “com o quê” refere-se ao material a ser utilizado. Para respondê-la, deve-se explicitar o material a ser utilizado; se a opção for por um modelo experimental com seres humanos, deve haver, nessa parte, o motivo para isso. 

Deve-se explicitar a população a ser estudada, onde serão recrutados os indivíduos e quais serão os critérios de inclusão ou exclusão que prevalecerão para cada grupo.

Caso sejam analisados banco de dados, prontuários, arquivos de material biológico, artigos científicos, livros, teses etc. devem ser claramente informadas as fontes desse material, bem como se os dados serão obtidos no desenvolvimento do projeto ou se já estão disponíveis, sendo feita apenas a análise desses dados no projeto.

A pergunta “como” refere-se ao método a ser empregado, ou seja, os procedimentos a que o material será submetido, os quais devem ser descritos de forma clara e objetiva, na sequência de sua utilização ao longo do desenvolvimento do projeto.

A Metodologia deve incluir (de acordo com o que se propõe fazer):

  • a descrição e a(s) justificativa(s) do(s) procedimento(s) a ser utilizado(s); 
  • a população a ser estudada; 
  • a amostra e o processo de amostragem; 
  • a forma e a estratégia a ser utilizadas para a coleta de dados e informações; 
  • as atividades a ser realizadas antes da coleta de dados; 
  • as técnicas estatísticas a ser utilizadas para a análise dos dados.

INTERAÇÃO DIALÓGICA
Interação dialógica refere-se à troca de saberes entre a universidade e sociedade (o público-alvo). A interação dialógica é requisito essencial da extensão: corresponde à contribuição dos atores externos à universidade (público-alvo) na produção e difusão do conhecimento a ser gerado pela ação. Ou seja, o público-alvo é coparticipante. Assim, nos projetos de extensão, as atividades previstas devem ser dirigidas a um público-alvo. O ideal é utilizar metodologias com caráter interventivo, de investigação participativa, pesquisa-ação, pesquisa colaborativa. As atividades voltadas ao público-alvo podem ser DIRETAS (quando o público-alvo interage diretamente com os responsáveis pelo projeto, ou INDIRETAS (quando são produzidos vídeos, cartilhas, manuais etc.). Nesse item, devem ser descritas com detalhes como será a interação dialógica com o público-alvo, as atividades que serão realizadas com e/ou para o público-alvo.

RECURSOS
Recursos é a descrição detalhada dos recursos materiais, humanos e financeiros, caso sejam necessários ao desenvolvimento do projeto.

CRONOGRAMA
Cronograma é uma representação, geralmente na forma de uma tabela, das atividades a ser realizadas em um período estimado.

PLANO DE EXECUÇÃO
Plano de execução consiste de uma listagem das atividades a serem realizadas, de acordo com o cronograma estabelecido.

ELEMENTOS PÓS – TEXTUAIS

REFERÊNCIAS
Consulte no menu: CITAÇÃO E REFERÊNCIAS

APÊNDICE
Folha com documento que complementa o tema a ser tratado no projeto de pesquisa ou que foi tratado no trabalho acadêmico, elaborado pelo próprio autor. Pode ser formado por questionários, roteiros de entrevistas, representações gráficas etc. É identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos, em minúscula.

APÊNDICE A – Avaliação numérica de células inflamatórias totais aos 4 dias de evolução

APÊNDICE B – Avaliação das células musculares presentes nas caudas em regeneração

ANEXO
Folha com documento que complementa o tema a ser tratado no projeto de pesquisa ou que foi tratado no trabalho acadêmico, elaborado por outros autores. Pode ser formado por questionários a serem respondidos (projeto de pesquisa) ou respondidos (trabalho acadêmico), roteiros de entrevistas, representações gráficas etc. Deve ser citada a fonte. É indicado por letras maiúsculas consecutivas, travessão, seguido pelo respectivo título, em minúscula.

ANEXO A – Modelo de questionário para pesquisa

RELATÓRIO PARCIAL

CAPA
Elemento opcional. É idêntica à que foi colocada no projeto.  

FOLHA DE ROSTO
Elemento obrigatório para os relatórios parciais TCC, PIIC e PIEX. É idêntica à que foi colocada no projeto, com exceção do texto referente ao tipo de trabalho:

TCC

PIIC/PIEX

FOLHA DE APROVAÇÃO
Elemento obrigatório no Relatório parcial do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. É idêntica à que foi colocada no projeto.

ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO-ALVO
Elementos obrigatórios no Relatório Parcial PIEX e ACEX. São idênticos aos que foram colocados no projeto.

RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
Resumo
É similar ao do projeto: deve conter o tema abordado na proposta, problema, justificativa, o objetivo, a metodologia. Mas deve apresentar, também, os RESULTADOS PARCIAIS e as PRÓXIMAS ETAPAS. Veja o exemplo.

Palavras-chave: podem ser as mesmas que foram colocadas no projeto.

Exemplo de resumo para o Relatório Parcial

SUMÁRIO
É similar ao que foi colocado no projeto, acrescido dos seguintes itens: RESULTADOS PARCIAIS; PRÓXIMAS ETAPAS.  O item RECURSOS é excluído.

Exemplo de Sumário de relatórios parciais:

ELEMENTOS TEXTUAIS
INTRODUÇÃO
Similar à que foi colocada no projeto. Pode ser ampliada a partir de informações coletadas em publicações analisadas ao longo do trabalho.

DESENVOLVIMENTO
• METODOLOGIA
Deve descrever detalhadamente o que foi feito até o momento, as dificuldades encontradas e se alguma mudança foi necessária para a realização da proposta. 

• INTERAÇÃO DIALÓGICA
Deve descrever com detalhes como está sendo realizada a interação dialógica com o público-alvo, as atividades que foram ou estão sendo realizadas com e/ou para o público-alvo.

• CRONOGRAMA
Deve apresentar as etapas que serão realizadas no período restante da proposta. 

• PLANO DE EXECUÇÃO
Deve apresentar a listagem das atividades a serem realizadas, de acordo com o cronograma estabelecido.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
• REFERÊNCIAS
Consulte no menu: CITAÇÃO E REFERÊNCIAS, e veja as informações a respeito. Inserir novas referências, se for o caso.

• APÊNDICE
Consulte no menu: PROJETOS DE PESQUISA E/OU EXTENSÃO, e veja as informações a respeito. Pode ser idêntico ao que foi colocado no projeto, se for o caso.

• ANEXO
Consulte no menu: PROJETOS DE PESQUISA E/OU EXTENSÃO, e veja as informações a respeito. Pode ser idêntico ao que foi colocado no projeto, se for o caso.

RELATÓRIO FINAL

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
São elementos que antecedem o texto principal do projeto ou do trabalho acadêmico e auxiliam sua identificação e utilização.

CAPA
Elemento opcional. É idêntica à que foi colocada no projeto.

FOLHA DE ROSTO
Elemento obrigatório para os relatórios finais TCC, PIIC e PIEX. É idêntica à que foi colocada no projeto, com exceção do texto referente ao tipo de trabalho:

TCC

PIIC/PIEX

FICHA CATALOGRÁFICA
Elemento obrigatório do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). 

A ficha catalográfica apresenta a descrição bibliográfica de uma obra, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano – 2a edição – AACR2.  Deve ser colocada após a folha de rosto e elaborada, considerando:  

  • um formato de 7,5cm x 12,5cm (aproximadamente); 
  • margem esquerda padronizada, com parágrafos preestabelecidos ou totalmente alinhada; 
  • margem direita livre;
  • padrão adotado na Biblioteca Comunitária Jacob Daghlian com relação aos termos utilizados para descrever os assuntos principais da obra.

A Biblioteca disponibiliza vários modelos de Ficha Catalográfica. Para elaborar a ficha catalográfica do seu trabalho, acesse os endereços a seguir, escolha o modelo de ficha catalográfica, de acordo com o tipo de trabalho, e preencha-o com seus dados: 

https://www.fsa.br/biblioteca/ → Guias e Normas para trabalhos Acadêmicos → Ficha catalográfica

Ou acesse: https://www.fsa.br/ficha-catalografica/

Veja o modelo de Ficha Catalográfica – TCC 1 autor:

Veja a ficha preenchida com os dados do aluno

FOLHA DE APROVAÇÃO
Elemento obrigatório do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). É idêntica à que foi colocada no projeto.

ÁREA TEMÁTICA DA EXTENSÃO, ODS, PÚBLICO-ALVO
Elementos obrigatórios no Relatório final PIEX e ACEX. São idênticos aos que foram colocados no projeto.

DEDICATÓRIA
Elemento opcional no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). Contém homenagens feitas pelo autor em seu trabalho a outras pessoas. Não é colocado título nesse item.

AGRADECIMENTOS
Elemento opcional no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). Contém os agradecimentos, feitos pelo autor, a quem contribuiu na elaboração do seu trabalho. Nesse item, é colocado o título. 

EPÍGRAFE 
Elemento opcional no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). Consiste em uma citação com indicação de autoria, relacionada com o tema tratado no trabalho. Não é colocado título nesse item.

RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
Resumo
É similar ao do projeto: deve conter o tema abordado na proposta, problema, justificativa, o objetivo, a metodologia. Mas deve apresentar, também, os RESULTADOS e as CONSIDERAÇÕES FINAIS. Veja o exemplo.

Palavras-chave: podem ser as mesmas que foram colocadas no projeto.

Exemplo de resumo para o Relatório Final

LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Elemento opcional do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). Consiste em uma lista das ilustrações apresentadas no trabalho, com cada item designado por seu nome específico (fotografias, gráficos, quadros, mapas e outros) ou designado pelo nome geral de Figura, de acordo com a ordem em que aparecem no texto e com o respectivo número da página. Veja o modelo a seguir.  Obs.: a abreviação Fig. não deve ser utilizada.

Modelo de lista de ilustrações

Modelo de lista de ilustrações

LISTA DE QUADROS E TABELAS
Elemento opcional do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). Consiste em uma lista dos quadros e tabelas apresentadas no trabalho, de acordo com a ordem em que aparecem no texto e com o respectivo número da página. Veja o modelo.

Modelo de lista de quadros e tabelas

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
Elemento opcional do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). Consiste em uma lista, em ordem alfabética, de abreviaturas e siglas utilizadas no trabalho e seus significados. Veja o modelo.

Modelo de lista de abreviaturas e siglas

LISTA DE SÍMBOLOS
Elemento opcional do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (relatório final). Consiste em uma lista de símbolos e seus significados, de acordo com a ordem apresentada no trabalho. Veja o modelo.

Modelo de lista de símbolos

SUMÁRIO
É similar ao que foi colocado no projeto, acrescido dos seguintes itens: RESULTADOS E DISCUSSÃO; CONSIDERAÇÕES FINAIS.  Os itens CRONOGRAMA e PLANO DE EXECUÇÃO são excluídos. Veja o exemplo.

Exemplo de Sumário de relatórios finais

ELEMENTOS TEXTUAIS
INTRODUÇÃO
Similar à que foi colocada no projeto. Pode ser ampliada a partir de informações coletadas em publicações analisadas ao longo do trabalho.

DESENVOLVIMENTO
• METODOLOGIA (MATERIAL E MÉTODOS)
Deve descrever detalhadamente todas as atividades realizadas para a finalização da proposta.

• INTERAÇÃO DIALÓGICA
Elemento obrigatório no relatório final PIEX e ACEX. Deve descrever com detalhes como foi realizada a interação dialógica com o público-alvo, as atividades que foram realizadas com e/ou para o público-alvo. Deve explicitar se as ações voltadas ao público-alvo foram diretas (o público-alvo interagiu diretamente com os representantes do projeto) ou indiretas (foram elaborados vídeos, blogs, manuais, cartilhas, e-books etc., dirigidos ao público-alvo). Também deve ser explicitada a quantidade de pessoas que a proposta conseguiu atender.

• RESULTADOS E DISCUSSÃO
Deve apresentar todos os dados obtidos ao longo do desenvolvimento da proposta, de forma clara e objetiva, frequentemente utilizando tabelas, gráficos, fotografias e outras representações visuais para auxiliar na compreensão.

Na discussão, devem ser explicadas as relações entre os fatos observados e o que significam os resultados obtidos. A discussão fornece, também, elementos para as considerações finais. Geralmente, a discussão apresenta uma análise dos resultados frente àqueles publicados em outros trabalhos (livros, artigos, dissertações, teses) pertinentes ao tema estudado. Podem ser abordadas as limitações do estudo e apresentadas sugestões para futuros trabalhos.

No caso de Relatório Final PIEX ou ACEX, é importante, na discussão, descrever claramente o impacto da ação de extensão sobre o público-alvo, e também seu impacto sobre a formação acadêmica e profissional da equipe de alunos que desenvolveu a proposta.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Correspondem a uma síntese do assunto abordado, dos resultados encontrados, e de sua relação com os objetivos propostos. Devem ser escritas de forma clara e concisa. Devem apresentar resumidamente os principais achados da pesquisa, destacando os resultados mais significativos, como eles se relacionam com os objetivos do estudo, como contribuem para a compreensão do problema de pesquisa e como podem ser aplicados em contextos práticos ou teóricos. Pode, apresentar, resumidamente, sugestões para futuras pesquisas.

No caso de Relatório Final PIEX ou ACEX, é importante destacar, resumidamente, o impacto da ação sobre o público-alvo e sobre os responsáveis pela proposta.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
• REFERÊNCIAS
Consulte no menu: CITAÇÃO E REFERÊNCIAS, e veja as informações a respeito. Inserir novas referências, se for o caso.

• APÊNDICE
Consulte no menu: PROJETOS DE PESQUISA E/OU EXTENSÃO, e veja as informações a respeito. Pode ser idêntico ao que foi colocado no projeto ou no relatório parcial, se for o caso.

• ANEXO
Consulte no menu: PROJETOS DE PESQUISA E/OU EXTENSÃO, e veja as informações a respeito. Pode ser idêntico ao que foi colocado no projeto ou no relatório parcial, se for o caso.

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