Você está visualizando atualmente 6 motivos para fazer Arquitetura e Urbanismo

6 motivos para fazer Arquitetura e Urbanismo

  • Categoria do post:Blog
1.759 Views · 

Quer começar uma faculdade em 2024? A Fundação Santo André está com inscrições abertas para o vestibular. São muitas opções de cursos superiores para você escolher, como Arquitetura e Urbanismo. Se você ainda não decidiu qual área estudar, saiba que existem muitos motivos para fazer Arquitetura e Urbanismo.

Confira 6 motivos para fazer Arquitetura e Urbanismo aqui na Fundação Santo André!

Índice

Arquitetura e Urbanismo é uma profissão que explora o seu lado criativo

Um dos principais motivos para estudar Arquitetura e Urbanismo é que o curso explora o seu lado criativo. Nem todo mundo tem a criatividade como ponto forte, mas isso não deve ser um empecilho para quem deseja ser um arquiteto. Em geral, a profissão compreende a individualidade de cada pessoa.

O seu lado criativo é explorado no curso de Arquitetura e Urbanismo
A criatividade é explorada durante o curso de Arquitetura e Urbanismo

Se você gosta de pensar fora da caixa e usar da criatividade no dia a dia, saiba que Arquitetura e Urbanismo é o curso ideal para o seu perfil. As obras arquitetônicas costumam durar décadas e até mesmo séculos. Então, na rotina da profissão, os arquitetos precisam inovar, mesmo que isso signifique utilizar de recursos e tendências antigas nos projetos.

Ótima remuneração

Você sabia que arquitetos são bem remunerados? Um dos principais motivos para fazer Arquitetura e Urbanismo é o salário. De acordo com a Lei nº 4.950-A/66, o piso salarial do profissional Arquiteto e Urbanista deve ser, no mínimo, 6 vezes maior que o maior salário mínimo comum vigente no Brasil.

Arquitetos e urbanistas são bem remunerados
Arquitetos e Urbanistas são profissionais bem remunerados

Atualmente, o maior salário mínimo vigente é o do Paraná: R$ 1.749,02. Dessa forma, o piso de um Arquiteto e Urbanista deve ser, no mínimo, equivalente a R$ 10.494,12. Ainda de acordo com a Lei nº 4.950-A/66, o cálculo do salário mínimo do profissional deve ser feito baseado na quantidade de horas trabalhadas por dia.

Confira qual é a proporção de salários mínimos para arquitetos e urbanistas:

  • 6h diárias trabalhadas = 6 salários mínimos;
  • 7h diárias trabalhadas = 7,25 salários mínimos;
  • 8h diárias trabalhadas = 8,5 salários mínimos.

Arquitetura e Urbanismo é uma profissão em ascensão

Cada vez mais, estamos entrando na era da inteligência artificial. Profissões de áreas como Tecnologia da Informação (TI) e computação estão cada vez mais em alta. Porém, isso não significa que outras profissões estejam em baixa. Esse é o caso de Arquitetura e Urbanismo, uma profissão em ascensão.

Um dos motivos para fazer arquitetura e urbanismo é que a profissão está em ascenção
O número profissionais que trabalham com arquitetura aumentou nas últimas três décadas

De acordo com pesquisa feita pelo U.S. Bureau of Labor Statistics, o Departamento de Estatísticas dos Estados Unidos, o número de pessoas que trabalham com arquitetura aumentou nos últimos 30 anos. Apesar dos altos e baixos da economia, a procura por empregos na área está aumentando.

Em seu site oficial, o U.S. Bureau of Labor Statistics publicou que o número de empregos para arquitetos deve crescer 5% entre 2022 e 2032. Isso indica um crescimento mais rápido que qualquer outra profissão. Já imaginou trabalhar como Arquiteto e Urbanista nos Estados Unidos? O departamento também publicou que 8,2 mil vagas de emprego para arquitetos devem surgir a cada ano.

Inteligência Artificial está longe de substituir arquitetos e urbanistas

Os avanços tecnológicos ainda não são suficientes para automatizar o trabalho de arquitetos e urbanistas. Um estudo publicado pela Universidade de Oxford sobre como os empregos estão suscetíveis à computorização divulgou que arquitetos têm menos de 2% de chance de serem automatizados.

Em uma escala de 0 (não computorizável) a 1 (computorizável), essas são as probabilidades de arquitetos e urbanistas serem “substituídos por tecnologias”:

  • Arquitetos Navais: 0,01 (1%);
  • Gestores de Arquitetura: 0,017 (1,7%);
  • Arquitetos (com exceção de navais e paisagistas): 0,018 (1,8%);
  • Arquitetos Paisagistas: 0,045 (4,5%);
  • Arquitetos Desenhistas/Projetistas: 0,52 (52%).

Independência: seja o seu próprio chefe!

Um dos principais motivos para fazer Arquitetura e Urbanismo é a independência. Essa área de atuação permite que você seja um profissional independente. Além da possibilidade de trabalhar em escritórios de arquitetura, também é possível atuar de maneira liberal, ou seja, sem depender de escritórios e agências.

Muitos arquitetos e urbanistas escolhem trabalhar independentemente. Vale destacar que com a independência vem a flexibilidade. Uma das grandes vantagens dessa escolha é a flexibilidade de horários. Por ser o seu próprio chefe, você consegue definir a sua programação diária e como melhor atender os seus clientes.

Arquitetos e Urbanistas melhoram vidas

Existem muitas profissões que impactam diretamente as vidas de inúmeras pessoas. Arquitetura e Urbanismo é uma dessas profissões. Muitas pessoas acreditam que arquitetos trabalham apenas com decoração, o que é um erro enorme. Os arquitetos e urbanistas trabalham para projetar ambientes que melhorem a qualidade de vida do ser humano.

Um dos grandes exemplos do impacto da Arquitetura e Urbanismo na vida das pessoas são os sentimentos ocasionados pelos projetos arquitetônicos. O design de um ambiente pode afetar diretamente o conforto e bem-estar das pessoas. As escolhas dos arquitetos e urbanistas são feitas pensando em como a iluminação, a ventilação e outros componentes do ambiente podem afetar o humor e até mesmo a saúde de uma pessoa.

Venha fazer Arquitetura e Urbanismo na Fundação Santo André!

Agora que você conhece alguns motivos para estudar Arquitetura e Urbanismo, por que não começar a estudar na Fundação Santo André? Com mais de 60 anos de experiência, o Centro Universitário nota máxima no MEC oferece a melhor experiência para quem deseja estudar Arquitetura e Urbanismo.

Acesse a página do vestibular FSA e faça já a sua matrícula!

O Centro Universitário Fundação Santo André, Fundação Pública Municipal, tem mais de 60 anos, 100.000 alunos formados e conta com mais de 100 laboratórios, tem NOTA MÁXIMA 5 institucional junto ao MEC e conta com cursos na área de Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. Para 2024, as novidades serão os cursos de Ciência da Computação, Biomedicina e Design.

Deixe um comentário