Professoras do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Santo André participam de atividade na Escola Estadual Dr. Generoso Alves de Siqueira
  • Post category:Notícias
145 Views · 

Na quarta-feira, 24 de agosto de 2022, as professoras do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Santo André, profas. Sandra Malvese e Suraia Farah, participaram de atividade interdisciplinar de extensão com os alunos terceiroanistas da EE Dr. Generoso Alves de Siqueira, na Vila Vitória em Santo André.
A atividade foi idealizada pelo professor Carlos Henrique Nobre Baptista, formado em Química na Fundação Santo André, e pela professora Rosangela Diorge, e baseava-se na construção pelos alunos, de maquetes de casas, envolvendo a aplicação de conhecimentos de física, matemática, artes, sociologia, entre outros. Os alunos, além de projetarem as casas, foram responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisas que iam desde o levantamento estimativo de custos básicos de uma construção a estudos sobre a questão da moradia no país.

Nas palavras das professoras: “O projeto nos mostrou o quanto os alunos são protagonistas do aprendizado: comprometidos e engajados. Neste processo houve sensibilização, sinergia, participação, desenvolvimento de competências socioemocionais, primordiais para o desenvolvimento do aluno.
No sentido da construção de competências, a escola apresenta espaços de receptividade, propiciando a aprendizagem ativa que pressupõe que os alunos tenham a oportunidade de vivenciar situações estimulantes significativas do ponto de vista dos saberes que correspondem a interesses e necessidades reais de cada aluno.
Por conseguinte, o exercício promove o desenvolvimento do curriculum de forma integrada a partir dos conhecimentos trabalhados.”
E concluem: “A universidade tem como pilar o compromisso com a sociedade e a construção da ponte entre a instituição de ensino superior e o ensino médio garante a consequente promoção do desenvolvimento.
O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo desenvolve as competências e habilidades para formar um profissional Arquiteto e Urbanista que compreenda a pluralidade de necessidades humanas e suas dimensões histórico, artístico e culturais para propor soluções adequadas e comprometidas com o interesse do conjunto da sociedade. Embora a profissão esteja classificada no campo do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas, a formação também exige conhecimentos nas áreas das Ciências Humanas, Exatas, Ambientais e Artes Visuais.”