Aluno da Fundação Santo André participa de competição de inovação Ambev
  • Post category:Notícias
451 Views · 

O Ambev Innovation Game é uma iniciativa que propõe que participantes pensem em soluções para um dos seus maiores desafios atualmente.
Os selecionados participaram do desafio de forma inteiramente remota. Os vencedores concorrem a ingresso para o evento Startup Summit e o grupo melhor colocado também tem a chance de jantar com o time de inovações da Cervejaria Ambev.
“O Game Innovation Ambev ocorreu no período de 09 a 16 de Julho, com o desafio de tornar a Ambev referência em inovação no ecossistema brasileiro de startups, empreendedores e universidades tendo como critérios de avaliação a conexão entre o desafio e solução, potencial de inovação do projeto, viabilidade da solução proposta, qualidade da apresentação.
A Ambev disponibilizou as chamadas “pílulas do conhecimento” que abordavam os cenários educacional, produtivo, inovação, empreendedor, macroeconômico, perspectiva digital e análise setorial brasileiro, sendo esse material da Liga Ventures, Relatório McKinsey, ACE, Distrito entre outros.
Meu time foi composto pela Laura Lisboa, Marina Vieira e eu, com o objetivo de resolver o problema da ausência de um Hub de inovação que potencialize e integre as universidades, empreendedores e startups a desenvolverem soluções para problemas reais da Indústria 4.0.
O conceito da solução foi chamado de “Lab Ambev”, que conectava problemas reais e dados de máquinas físicas com estudantes, startups e empreendedores utilizando-se tecnologias em nuvem, Big Data, Machine Learning e metodologias ágeis de validação de hipóteses e soluções.
Esse conceito foi idealizado a partir da análise das pílulas de conhecimento, vivências universitárias do time, e da minha experiência como empreendedor residente do Hub SP (https://hubsp.co/) e também como participante do Hackaday MindSphere da Siemens.
Esse desafio é importante, não só para mim mas para toda comunidade acadêmica e empreendedora brasileira, porque se colocado em prática podemos estimular os universitários a desenvolverem soluções baseadas em problemas reais com potencial de gerar negócios, e também de fomentar a aproximação dos empreendedores com a indústria 4.0 validando suas hipóteses e soluções com a maior cervejaria do Mundo AB InvBev.” – Peterson Moreira, aluno de Engenharia de Produção FSA.