Programação
05/10 | segunda-feira
+ 18h30: Acolhimento com estudantes de Pedagogia [Pátio da FAFIL]
+ 19h: Apresentação do grupo de música Boycott [Pátio da FAFIL]
+ 19h30: Abertura da VIII Semana Integrada da Educação, seguida da palestra:
+ Palestra presencial: Educação em saúde e vacinação: prevenção, cuidado e proteção coletiva
Palestrante: Profa. Dra. Priscila Reina Siciliano
Bióloga, formada pela FSA. Mestre em Ciências pela Microbiologia e Imunologia pela USP (Universidade de São Paulo) Doutora em Ciências pela Nefrologia da Unifesp- EPM (Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina), Estágio pós doutorado na Unifesp-EPM. Também é graduada em Educação Física, com aperfeiçoamento em Ciências e Especialização em Neurociências. É professora desde 1994, com experiência em ensino infantil, fundamental, médio, técnico, supletivo, graduação e pós graduação. Desde 2002 é docente da FSA, hoje nos cursos de Biologia e Psicologia. Também atua na Pós graduação em Microbiologia na Oswaldo Cruz.
Local: Auditório da FAFIL
06/10 | terça-feira
Palestrante: Prof. Me. Caio Vinicius de Castro Gerbelli
Professor de História na Educação de Jovens e Adultos de Santo André, militante do Fórum EJA de São Paulo e doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Local: Auditório da FAFIL
07/10 | quarta-feira
Palestrante: Profa. Me. Liliane Garcez
Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, psicóloga pelo Instituto de Psicologia da mesma universidade e administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas. Tem especialização em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais. Atualmente atua como Coordenadora Geral de Articulação do Sistema Nacional de Educação da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (SASE / MEC). Desenvolveu projetos internacionais junto ao Banco Mundial, Unicef e Unesco, com destaque para a consultoria internacional ao Ministério da Educação da República de Angola para elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação Especial, do Plano Estratégico para Implementação da Política de Educação Especial na perspectiva Inclusiva e da Política de Educação Especial orientada para Inclusão Educacional, bem como para formação dos quadros técnicos envolvidos. Realizou assessorias, consultorias e projetos de formação continuada em redes de ensino brasileiras, com ênfase na elaboração e apoio técnico-formativo para elaboração e implementação de Políticas de Educação Especial Inclusiva e Direitos Humanos. É autora de diversos artigos e capítulos em livros, com destaque para o livro “Educação Inclusiva de Bolso”. Em 2022, recebeu medalha de mérito da Pró-Inclusão (Portugal) pelas contribuições para uma educação escolar culturalmente mais desafiante e socialmente mais justa e equitativa.
08/10 | quinta-feira
Palestrante: Profa. Dra. Teise de Oliveira Guaranha Garcia
Mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação – USP (1995,2003). Livre-docente pela USP-FFCLRP (2017). Professora associada na FFCLRP, Departamento de Educação, Informação e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP. Coordena a Seção Ribeirão Preto/USP do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, GREPPE. Integra a coordenação executiva da Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da educação, Relaape. Coordena, juntamente com Raquel Borghi, a pesquisa interinstitucional Estratégias Municipais para a Oferta da Educação básica: processos de privatização no estado de São Paulo (2008-2023), com financiamento da Fapesp (Proc. No 20023/09248-7). Bolsista Produtividade-C/ CNPq.
© 2026 | Fundação Santo André